cropped-Logo_azul.png

Deus quer lhe falar

COMPARTILHE

DEUS QUER LHE FALAR 

Lucas 8:8 “Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.

 Este recado prioriza o entendimento das pessoas para ouvirem a voz de Deus e com certeza vai ser um dos temas mais densos, mais profundos. É do ouvir a voz de Deus que vem a prosperidade, a paz dentro da família, a educação de um filho, os bons negócios.

Uma das frases mais perigosas que eu ouvi no meio evangélico durante minha experiência de trinta e cinco anos de pregador é: Deus me disse, Deus me mostrou. Estas são frases extremamente perigosas quando não é Deus a falar. É talvez o assunto menos compreendido na obra de Deus, o que suscita mais confusão, mais abuso. Com esta frase, muitas vezes, se manipulam as pessoas.

Como se sabe que é Deus a falar? Às vezes trata-se de uma imitação. Mas a verdade é que Deus fala ao seu povo.

Eu posso comprar um rádio da melhor marca, mas se eu não aprender a sintonizar a estação que eu quero ouvir, eu não vou ter um som nítido. Eu não terei uma sintonia perfeita.

Como se reconhece que é Deus a nos falar?

A Bíblia nos mostra quando é Deus e quando não é Deus a falar. Fomos criados à sua imagem e à sua semelhança, por isso, podemos ouvir Deus falar. Mas temos que aprender a sintonizar a voz de Deus, temos que aprender a reconhecer a voz que nos fala. Temos que reconhecê-la.

Lucas 8:8 “Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Ele está dizendo que é preciso aprender como sintonizar Deus na sua percepção para poder dizer que é Deus que está me falando!

Lucas 8:4-9“Afluindo uma grande multidão e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse Jesus por parábola: Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.

Quando Jesus proferiu esta parábola, Ele teve o cuidado de explicá-la, porque se Ele não a explicasse seria um problema grave.

Lucas 8:10-15 “E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta? Respondeu-lhes Jesus: A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam. Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus. A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos.  A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam.A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança”.

Eu confesso que eu queria ter aprendido isto há trinta anos. Porque eu também errei em algumas coisas na vida por não ter ouvido Deus. Eu não conseguia sintonizar, eu não sabia se era Deus ou não.

É importante ouvir a voz de Deus, porque isto prova, primeiro, que tu és um cristão, que estás na família de Deus, que és uma pessoa salva por Cristo, que és uma pessoa de bom e reto coração.

Se tu ouves Deus, é porque tens uma boa relação com Ele; logo, tens bom e reto coração. Ao fingido, falso e mentiroso, Deus não fala.

João 10:27 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”. Elas estão na minha igreja, elas me seguem, elas têm um bom e reto coração. Deus só fala às suas ovelhas, Deus não fala ao lobo.

Assim também como uma criança aprende a reconhecer a voz dos pais, nós temos que aprender a reconhecer a voz de Deus. Eu sei que isto não é fácil! Eu não aprendi a ouvir a voz de Deus de um dia para o outro. Durante muitos anos, eu precisei que alguém fosse a voz de Deus para mim, eu precisei de um tutor, de um Pastor que me ensinasse a distinguir a voz de Deus.

Eu me recordo de alguns momentos em que eu não sabia o que fazer, então, eu ia ao meu tutor espiritual, o meu pai na fé, Pastor William WandicK, um homem como poucos que existiram nesta terra.  Eu chegava lá e lhe falava da agonia do meu coração, e ele dizia que já sabia o que era e que Deus já lhe falara a respeito. E eu regressava tranqüilo porque tinha a certeza de que era Deus que tinha falado.

Portanto, não é fácil, no meio de tantas vozes, discernir qual é a voz de Deus.

Provérbios 3:6 “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”.

Tu reconheces a voz de Deus. Essa voz te protege de erros, porque Ele endireitará os teus caminhos; Ele vai evitar erros, acidentes, armadilhas. Quando Deus te fala e reconheces que é Ele a falar, é porque Ele está imprimindo a Sua voz no teu coração, na tua consciência e erros são totalmente evitados. Deus fala por impressões, por pressão do Espírito Santo.

Muitas vezes, estás tão envolvido com aquilo que queres e mesmo Deus falando, não vais ouvir e aí tu não vais te dar bem.

Saber ouvir a voz de Deus evita muitos erros. Ouvir a voz de Deus produz sucesso pessoal na vida. Não há ninguém bem-sucedido nesta terra se não ouvir a voz de Deus!  A pessoa pode ser muito rica, mas se não ouve a voz de Deus, vem um problema da bolsa, leva-lhe o dinheiro todo.

Salmo 32:8 “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho”.

Deus instrui para que saibas o que deves fazer. Alguém que instrui e ensina, fala. Tu vais receber as instruções e as direções de Deus, porque, quando Ele dá conselhos, vem o sucesso na vida daquele que recebeu instruções e direções e as pôs em prática. Não é suficiente ouvir, é preciso praticar.

Quantas vezes Deus está usando o altar da igreja orientando quanto ao dízimo, mas a pessoa não quer ouvir a palavra dizimista. Questionam em vez de seguirem a voz de Deus, suas instruções e ensinos.

Quando Deus dá conselhos, Ele também dá o sucesso à medida que Seu conselho é posto em prática.

Quando eu falo de sucesso, eu me refiro a ter uma vida com significado.  Quanto mais ouvires Deus, mais bem-sucedido, mais benefícios maravilhosos verás na tua vida.

Como te preparas para ouvir Deus?

1º – Cultivando uma mente aberta, sendo receptivo, estando aberto e pronto para ouvir. Quando entras na igreja, não vês Deus. Vês pessoas que reproduzem Deus para te ensinar o que Deus lhes ensinou.

Quando eu digo que não acredito que Deus fale, crio resistência, ou então eu não preciso que Deus fale. Muitas pessoas têm a mente fechada para a voz de Deus.

Lucas 8:5, 12 “Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos”.

Quer dizer que há a possibilidade de uma pessoa não estar aberta para Deus e o diabo pisar essa pessoa e arrebatar a palavra que caiu em seu coração. Não há chance para a palavra operar, quer por orgulho, quer por medo de ouvir a voz indicando-lhe direção diferente. Outras vezes a mente se fecha por amargura, ressentimentos, pois acusam Deus daquilo que Ele não fez. Normalmente são pessoas que foram traídas, rejeitadas, feridas e vão se perguntando onde estava Deus quando casei, quando fui explorada pelo meu patrão? Rejeitada pelo meu marido? Sem receber uma palavra de gratidão, de afeto, de carinho, de valorização e de cuidado; onde estava Deus? São questionamentos existenciais e importantes que as pessoas se fazem e se não estiverem firmes na fé e não tiverem uma espiritualidade alicerçada sobre a rocha, ficam culpando Deus. Então, não fujas de Deus, não te feches para Ele, não O culpes por nada, vem a Ele e não permitas que alguém ou que alguma vivência ou fato te afastem de Deus. Não permitas que a tua vida seja emperrada e pisada por causa das circunstâncias, estejas aberto, humildemente, para ouvir Deus falar e não tenhas medo de fazer o que Deus manda. Não tenhas medo do que Deus lhe disser, Deus só quer o teu bem! Nós temos que cultivar uma mente aberta, temos que ser receptíveis à voz de Deus.

2º – Tendo um tempo para ouvir Deus. Porque as preocupações, as ansiedades, os afazeres, os compromissos impedem a pessoa de ter um tempo para Deus. Jesus tem que ser o centro da nossa vida, e tem que haver um tempo para Ele.

Lucas 8:6 “Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade. A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam”. Ou seja, a palavra tem que internalizar-se e criar raízes.

O texto esclarece que creem, mas só por algum tempo; na hora da provação se desviam, têm uma vida superficial!

Tu não podes viver uma vida superficial, tens que ter raiz, tens que ter um tempo com Deus. Cultiva uma intimidade com Deus e Ele te falará sempre que precisares ouvir a sua vontade.

Hebreus 10:25 “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”.

Amado, quanto mais difícil está a vida, mais nós precisamos estar na igreja, estar em comunhão com Deus, ouvir Sua palavra e comungar com os irmãos na congregação.

3º – elimina o que te rouba o tempo para estar com Deus. Lucas 8:7, 14 “Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer”.

Portanto, se eu estiver muito ocupado, se eu não tenho tempo para as coisas de Deus, para colocar Deus em primeiro lugar, eu estou andando em círculos.

O que são os espinhos dos quais fala o texto? São as negligências da vida espiritual. Há muito Deus quer te falar, mas, talvez, estejas muito ocupado. Há pessoas que pensam que Deus fala no berro. Normalmente, não é assim que Deus fala. Lembremos como Deus falou a Elias.1ª Reis 19:11-13 “Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto;depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave. Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?

Deus fala num cicio suave. Temos que perceber o que Deus está falando. Não precisa que se ouça um trovão, não precisas de vento, não precisas de fogo, precisas de um cicio suave.

– Em Lucas 8:8 “Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.

A que caiu na boa terra são os que tendo ouvido de bom e reto coração retêm a palavra; estes frutificam com perseverança.

Nas leis estabelecidas por Deus, nós não podemos mexer; precisamos respeitá-las. Deus não fala a quem O questiona, Deus não fala a quem tem outras opções além de Deus. Se realmente queres ouvir a voz de Deus, tenhas bom e reto coração, retém a palavra e o mais Ele fará.

Quando nós ouvimos Deus, Ele endireita as nossas veredas e nos instrui para que sigamos os caminhos em que devemos andar. Não há como dar errado, tem que frutificar, mas para isto tem que haver perseverança.

A proposta é para que as pessoas cresçam, evoluam, tomem posse, reinem, mas elas têm que ouvir Deus. Se não ouvirem Deus, nada vai acontecer. Nós temos que saber distinguir a voz de Deus e parar de ouvir vozes e coisas que vêm da carne.

Gênesis 26:1-3, 12-14, 16 “Sobrevindo fome a terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica nesta terra, habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai.  Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava. Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja. Disse Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque já és muito mais poderoso do que nós”.       

Isaque ouviu a voz de Deus, ele poderia ter dito: “Senhor, já nos dias de meu pai houve fome!” Ele poderia ter se apegado ao período de fome que o povo de Deus havia passado em outros períodos da história. Mas ele ouviu Deus e ficou em Gerar, ele obedeceu à voz de Deus e Deus o abençoou!

É muito importante quando tu estás aberto a ouvir Deus falar. Eu repito: Ele não fala no fogo, no vento, no terremoto, fala num cicio. É uma coisa que vem à mente, à consciência e que dá paz. Tu precisas não ter medo quando a voz de Deus chegar à tua vida. Quando tu ouves Deus, tens paz. Em todos os cultos Deus fala, de uma forma ou de outra. Deus tem seis formas de falar.

Então, muitos erros vão ser evitados, muitas armadilhas vão ser quebradas, muitos caminhos nos quais tu poderias meter o pé na argola, não o farás. Porque vais aprender a ouvir Deus, vais estar sensível, estar aberto à voz de Deus.

Portanto, ouve a voz de Deus, ouve o cicio suave de Deus! Ele é impregnado na mente, no coração, na consciência, e tu percebes, nitidamente, quando é Deus e quando não é Deus a falar. Se ficas nervoso, atrapalhado, inquieto, cai fora, porque não é Deus a falar! Mas quando estás aberto e receptivo, Ele fala! Ele fala até na hora da dor! Ele está falando a muitas pessoas para serem pessoas boas, retas de coração, não darem ouvidos a vozes estranhas.

Quando fazes a vontade de Deus, o resultado é maravilhoso! Sentes paz, sentes a sua consciência tranqüila!

Eu quero que todos estejam preparados, para quando surgirem grandes negócios, grandes oportunidades, grandes portas se abrirem, perceberem que é Deus a falar. Vais dizer: Deus falou que é por aqui, é por aqui que eu vou. Isto é muito importante.

Toda pessoa que tem intimidade com Deus e ouve Deus se dá bem na vida!

Oração:

Pai amado e bendito, assim como Isaque ouviu a tua voz, e ele reconheceu que era a voz de Deus, nós precisamos todos, Pai, de andar sempre de bom e reto coração, para reter a palavra e fazer o que é bom, e viver do melhor desta terra.  Continua, Senhor, falando, mostra a tua igreja, mostra a cada um pessoalmente, há pessoas esperando uma porta de emprego, um casamento, um grande negócio, uma restituição, mostra, Pai, fala com cicio suave, mostra porque esta pessoa está doente, Pai, porque ela tem resistido a tua voz.  Fala, Deus, fala ao coração de cada um que tome conhecimento deste recado. Quantas vezes, Pai, no meio das aflições da minha vida, eu disse para mim mesmo, eu vou abandonar tudo, vou largar, vou embora, e tu disseste: “não, eu tenho o melhor para a tua vida.” Obrigado pelas vezes, Senhor, que eu tive que buscar no professor Wandick a orientação perfeita, era Deus falando. Quando tu falas, é o melhor, dá paz ao coração, evitam-se erros, endireitam-se as veredas e conquistas são alcançadas. Em nome de Jesus, Pai, amém, amém, e amém. Graças a Deus.

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Uma resposta

  1. Bom Dia,

    Graça e Paz!

    Sou membra da igreja da Cristo Vive, mas nem sempre consigo ir aos cultos, e aqui no trabalho o Facebook está bloqueado.
    Para mim, este blog tem sido uma benção, tenho aprendido muito e tenho fortificado minha fé cada vez mais.
    Por vezes, passo por tribulações, e assistir aos cultos por aqui tem me ajudado muito a confiar em Deus e acalmar meu espírito.

    Esta mensagem em particular falou ao meu coração.
    Deus tem me despertado todos os dias 30 min antes do meu horário habitual de manhã.
    Tenho certeza que isso é um chamado de Deus para falar comigo, mas por vezes estou cansada e acabo me entregando ao sono.
    Aprendi com este artigo que Deus tem que ser prioritário em minha vida.
    Irei por em prática este ensinamento.

    Obrigada,
    Que Deus continue abençoando todos os seus dias e de sua família.
    Amém!

    Camila López

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE