cropped-Logo_azul.png

A ESPADA VITORIOSA

COMPARTILHE

Efésios 6:13-17 “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;”.

 Hoje, vamos falar sobre a última peça da armadura espiritual: A Espada do Espírito. A Espada é uma peça diferente de todas as outras da armadura. Por quê? Porque ela tanto é ofensiva quanto defensiva. A Espada nos mostra que a melhor defesa de um crente é o ataque. Por isso a Espada nos dá a capacidade, com autoridade, de investir contra todos os ataques do inimigo. Nós temos o direito de lutar pelos nossos direitos como cristãos, porque a Palavra nos ensina a agirmos assim. Portanto, quando usamos a “Espada do Espírito”, estamos lutando pelos nossos direitos espirituais. A Bíblia diz que temos o direito de nos sentirmos totalmente perdoados pelos nossos pecados presentes e futuros. Somos totalmente livres de culpa. Somos livres da condenação. Temos o direito de sermos curados, prósperos, de termos paz e alegria. Não aceitamos derrota na nossa vida, nem depressão, nem ansiedade ou preocupações negativas. Temos a autoridade do nome de Jesus, temos o poder do Sangue de Jesus. Temos o poder da Palavra.

Tiago disse: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7).

A palavra fugir não quer dizer apenas correr. Nesse versículo, é a figura de um animal que põe a cauda entre as patas e sai correndo. É assim que o inimigo sai e foge, quando o crente tem a ousadia de usar a Espada do Espírito, a Palavra do Senhor.

O que eu e o Bispo Nacional estivemos fazendo, na realidade, foi transmitir à Igreja um verdadeiro arsenal espiritual. Não há razão para vivermos desesperados quando tudo é a nosso favor. A vitória está garantida! Portanto, meu amado, vamos nos deter, agora, em considerações fortes sobre este assunto: A Espada do Espírito.

Como disse, a Espada do Espírito nos capacita tanto a nos defender como a atacar. Por isso, quando aprendemos a usar a Palavra, temos a capacidade de gerar vitória em nossa vida. Sabes por quê? Porque a Palavra de Deus é infalível! Lê 2 Timóteo 3:16.

A Palavra de Deus é infalível e é tão perfeita e tão verdadeira que João 17:17 diz: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”

A Bíblia, que é a Palavra do Espírito, não possui um só erro; uma contradição. Por isso, em João 10:35 diz: “Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar.”

João 2:22 diz: “Quando, pois, Jesus ressuscitou dentre os mortos, lembraram-se os seus discípulos de que ele dissera isto; e creram na Escritura e na palavra de Jesus.”

Quando cremos na Escritura, estamos crendo em Jesus. Quando cremos em Jesus, estamos crendo na Palavra de Deus. Quando a Palavra está internalizada em nosso coração, Jesus está dentro do nosso coração, logo, temos a Vida Eterna. Lê João 3:16.

Não há erros nas Escrituras, elas não falham, são a absoluta verdade, a perfeição, como Cristo é perfeito.

            O Deus da Bíblia não é um mito! Ele é Majestoso, é excelente, é infinito, é real, é o Alfa e o Ômega, e nós O adoramos em espírito e verdade. A Bíblia não é um livro; a Bíblia é “O LIVRO”, o Livro dos livros. A Bíblia é infalível, é poderosa, é eterna, é viva, indestrutível.

            Satanás ao longo de séculos e séculos, especialmente, nessas últimas gerações, tem atacado muito a Palavra de Deus, e eu queria muito dizer que, se abandonarmos a genuína Palavra de Deus, não podemos ter nenhuma segurança, nem paz.

Satanás faz as pessoas suspeitarem de Deus, pegarem a espada e a guardarem, não a usarem. Ele não tem parado: os “agnósticos” continuam atacando a Palavra. Ditadores têm queimado as Bíblias em seus países, mas a autoridade infalível da Palavra sempre prevalece sobrenaturalmente.

            A Palavra de Deus não tenta ser a verdade. A Palavra é a Verdade! Davi disse a respeito dela no Salmo 119-105 “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos.”

            Portanto, se a Palavra não pode falhar, estamos garantidos. Isso é maravilhoso! As Escrituras de Deus são fortes, são poderosas.

Diz Hebreus 4:12 “diz Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”.

Quando andamos com a Bíblia, não estamos andando com a Palavra morta. Não foi um pensador grego que a escreveu. A Palavra tem vida. Jesus disse: “a minha palavra tem espírito e tem vida”. A capacidade da Palavra é de cortar. A Bíblia diz que ela penetra, vai lá dentro. Ela não é como a religião. A religião cuida do exterior: do cabelo, das unhas, se pode ir à praia, se pode ver televisão… A Palavra não. A Palavra penetra, vai lá dentro, separa, divide a alma do espírito, juntas e medulas. A pessoa pode estar num tremedal de lama, pode estar no fundo do poço, pode ter os sentimentos mais hereges, mais diabólicos, se a Palavra penetra, a pessoa é tirada de qualquer situação.

            A Bíblia é o pilar, é a coluna sobre a qual todos os santos, em todas as épocas, depositaram a fé. Para mim, a Bíblia é um milagre, porque ela pode mudar a vida de uma pessoa como mudou a minha.

            Tu podes ler toda a obra de todos os filósofos gregos, contemporâneos ou antigos, nada mudará na tua vida. Mas, a Bíblia faz a diferença; porque Ela gera novas criaturas. Passamos a ter novas atitudes, novo vocabulário, novos amigos de verdade. A Bíblia faz amar a Deus, faz rechaçar o mundo. Lê 1 Timóteo 4:16.

Quando conhecemos a doutrina da Graça de Deus, temos uma Espada afiada na mão. Se a doença vem, atacamos, se o inimigo nos ataca, rechaçamos.

A Palavra de Deus faz o pecador mudar de rumo; quebra a força do pecado, da droga, do álcool, da prostituição, da mentira, da soberba.

            A Bíblia é um manual de combate, para a vitória dos filhos de Deus. Ela garante a vitória sobre todos os principados e potestades. As páginas sagradas, que nós chamamos de Bíblia, o Livro dos livros, o Livro da excelência, que fazem as sentenças de morte do médico serem transformadas em anos de vida, tiram a depressão, geram alegria, tiram ansiedade, põem a paz, arrancam as preocupações, geram equilíbrio.

Quando aprendemos a usar a Palavra, as portas do inferno não prevalecem contra a nossa vida. Quando a Espada do Espírito está desembainhada, ela não pode ficar no armário de casa, não pode ficar na prateleira, deve ser usada.

            Igreja de Jesus! Santo e precioso! Não andes em círculos, não duvides, não tenhas medo. A Palavra é uma espada, ela ataca o mal contra a família e o destrói. Ela ataca o mal da doença e a doença cai. Ela ataca o mal da crise financeira e a crise desaparece. Temos um chamado a vencer. A vitória é nossa pela Palavra da verdade. A Bíblia diz que a Palavra não pode falhar. A vitória é nossa por Jesus.

            Quando usamos a Palavra, sempre vencemos. Salmo 27:2-6 “Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança. Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo. Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha. Pois, no dia da adversidade, ele me ocultará no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo, me acolherá; elevar-me-á sobre uma rocha.”

Meu amado, luta pelos teus direitos baseados na Bíblia. Usa a Palavra, que é uma Espada. Tu és herdeiro com Cristo! Lê Gálatas 3:29.

            Há uma batalha estabelecida, espiritual, neste país das trevas, guerreando contra a luz! Durante séculos, a religião dominante oprimiu o povo do nosso país. Volto a dizer: eu me recordo de quando era jovem, o sacerdote dizer: “quanto mais pobre, melhor! Quanto mais doente, mais espiritual.” O sistema religioso que dominou este país, durante séculos, não deixou o povo ter cidadania. Deixou milhões de pessoas humilhadas, pisadas, empobrecidas e fragilizadas. Nos jornais da cidade, o pobre se transforma em miserável, o aposentado fica esquecido, o idoso é marginalizado, é desprotegido. Vamos lutar, nos defender, atacando com a Palavra do Senhor.

            Precisamos ver um futuro novo, imediatamente, em nosso país. Precisamos virar a página da história e começar tudo de novo. Porque o diabo tem oprimido o nosso país durante séculos e, se não houver uma página nova, se não houver gente como nós, que amamos a divulgação da Palavra da Verdade, que é a única forma de mudar o nosso povo, tudo continuará na mesma.

Só o Evangelho socializa, levanta o homem, mostra que qualquer pessoa independente do seu status, da sua cor, da sua raça, tem direito à prosperidade, à saúde, a estudar, a brilhar, à conquista. Mas Satanás vem e oprime o nosso país com homossexualismo, com aborto, com sexo fora do casamento. Satanás tem atacado o nosso país com o incesto. É incrível. É maldito. E o estupro? A cada 5 minutos, uma moça é estuprada no Brasil. Isso é ataque de Satanás.

Agora, preciso dizer algo muito importante: a Igreja não pode ser responsabilizada cada vez que há um problema entre seus membros; não pode ser responsável pelos atos que cada um pratica. Nós ensinamos a verdade, ensinamos a usar a Espada, revestimos a pessoa com a armadura, todavia, o que cada um faz fora da Igreja, não pode ser responsabilidade do Pastor. Ensinamos às pessoas a serem tementes a Deus.

            A Palavra de Deus tem capacidade criadora. Diz Romanos 4:17 “como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí, perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.”

Do nada, hoje, a tua vida pode se tornar algo grande. Tu tens que tratar as coisas que não são como se já fossem O poder sobrenatural da Palavra faz coisas extraordinárias acontecerem: a saúde, a prosperidade, a abundância. Lê Provérbio 4:20-22.

            Quando temos a Palavra, temos vida, saúde, ossos fortes e entusiasmo pela vida. Portanto, meu amado, a Palavra é viva. Deus vive na Palavra. É a Palavra que conforta, que consola, que defende, que ensina. Ela é viva é poderosa!

            Lucas 9:1 diz: “Tendo Jesus convocado os doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para efetuarem curas.” A Palavra nos deu poder e autoridade. Lê Mateus 16:19.

Diz 2 Timóteo 1:13 “Mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste com fé e com o amor que está em Cristo Jesus.”

Mantém o padrão das sãs palavras. Há palavras na Bíblia que não são para nós, são para os Judeus, e há palavras que são para nós. Somos gentios, de origem gentílica. Não temos sangue israelita. E qual é a Palavra que vamos seguir? A Palavra revelada a Paulo. Quando dominas as catorze Epístolas, dominas o resto da Bíblia. Quando conheces a revelação da Graça, a Bíblia se torna outra Bíblia. Não é confusa, é esclarecida, é luz, é lâmpada para os pés, luz para os caminhos, ilumina aqui, ilumina lá.

            Terminando, surge uma pergunta: e quanto ao nosso futuro. O que a Espada tem a dizer quanto a isso? O que a Bíblia nos ensina quanto ao futuro?

Por causa do medo do futuro, as pessoas procuram cristais, cartas, horóscopos, mãos, consultas na cartomante, na quiromante. Eu vou lhes deixar quatro versículos que garantem que a Espada lhes garante um futuro brilhante. Jó 22:28 diz “Se projetas alguma coisa, ela te sairá bem, e a luz brilhará em teus caminhos.” 

Projeta a tua casa própria, os teus negócios, o teu curso superior. Sonha! Volta a estudar. Não tenhas medo! Volta a estudar! Começa!

            Provérbio 23:18 “Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança.”

            Amado, tu não nasceste para ser frustrado. Tu não és religioso; és filho de Deus. És cabeça, tens a Espada do Espírito para atacar e defender.

Provérbios 24:14 Então, sabe que assim é a sabedoria para a tua alma; se a achares, haverá bom futuro, e não será frustrada a tua esperança.”

O que estás esperando? Qual a esperança que está dentro do teu coração? Qual o alvo da tua vida? Qual a meta? Volta a estudar, amado.

            Eu não estou te falando de mitos, de utopias. Estou falando de uma realidade. A Bíblia Sagrada diz que as Escrituras não podem falhar.

Diz Jeremias 31:17 “Há esperança para o teu futuro, diz o SENHOR, porque teus filhos voltarão para os seus territórios.”

Há mães chorando, famílias desesperadas, lendo este Recado, por causa dos filhos. Os filhos voltam ao teu território. Sabes por quê? Porque tu és uma pessoa séria, comprometida com a obra do Senhor, tens Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, não mudas a confissão, és sal, és luz, tens uma visão, um testemunho, tens um padrão de vida.

            Deus não faz negócios com a Sua Palavra. Ele está dizendo à Igreja: Esta é a Palavra. Segue-a e viverás. Ela é saúde, é vida.

            Eu conheço isso tudo. Por isso, Deus me deu uma segunda chance de viver. Eu me recordo de quando aquela senhora entrou naquele UTI do hospital e colocou uma Bíblia sobre o meu peito (pela primeira vez eu estava tendo acesso à Bíblia) e ela disse: “Abre no meio”. E Quando eu abri, ela mandou ler Jó 19:25 “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.”

            Era católico apostólico romano, seguidor de Nossa Senhora de Fátima, de São Judas Tadeu e a única coisa que tinha era a religião. Eu não tinha vida! E quando eu li: “Eu sei que o meu redentor vive”, naquela hora, a vida de Deus e da Palavra entraram no meu coração

Uma pessoa que tem um acidente da forma como eu tive, que fica um mês, dois, três, quatro anos numa cama de hospital, é dramático. Vem o sol, vem o dia, vem a noite… No melhor da minha juventude. Os anos mais fortes de minha juventude, eu os passei no hospital. E sabes o que eu entendi? Eu nunca contestei Deus por isso. Eu entendi que foi ali, naquele hospital, que Deus pegou um diamante bruto e começou a lapidar. Começou a trabalhar: mexeu na minha alma, nos meus sentimentos, nos meus pensamentos, nos meus desejos e, finalmente, hoje, Ele me faz escrever este Recado para dizer: “Esta é a Palavra, segue-a e viverás.”

                                                Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Uma resposta

  1. Boa tarde amados, Graça e paz.

    Obs: Sou membro dessa comunidade à 18 anos, embora nunca tenha me firmado, pois tive uma infância muito reprimida no legalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE