cropped-Logo_azul.png

A Integridade da Palavra de Deus

COMPARTILHE

2 Timóteo 3:16-17 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

 Quando falamos em integridade, referimo-nos à credibilidade, ao que é aceitável e confiável. Para nós, povo da Graça de Deus, a Palavra de Deus é, absolutamente, íntegra.

Existem muitos cristãos que dizem crer na Bíblia, mas não a vivenciam, não possuem uma confissão em linha com ela. Qual é a causa disso? A causa é que a Palavra não está sendo pregada segundo o Evangelho de Deus. Conseqüentemente, não está sendo entesourada no coração e não está nos lábios de muita gente.

Este Recado é de encorajamento e de motivação para toda a Igreja de Cristo. A motivação e o encorajamento não serão momentâneos, mas sim, para o resto da vida.

Qual o resultado desse encorajamento? Tu crescerás, amadurecerás e verás, na tua vida, resultados frutíferos que só a Palavra de Deus produz.

Toda a Escritura é inspirada por Deus, é útil. A Palavra bíblica não é uma palavra humana, não é fruto da inspiração de um homem, mas é o sopro de Deus. Só quem compreende que a Palavra é inspirada por Deus torna-se perfeito.

Não existe perfeição na obra do Senhor se não houver compreensão da Palavra. É a Palavra que nos torna pessoas perfeitas. E essa perfeição gerada pela Bíblia depois aparece quando a pessoa se torna um marido melhor, uma esposa melhor, um profissional melhor, um cristão melhor, um empregado melhor, um pai melhor, uma mãe melhor. A Palavra, uma vez interiorizada, habilita-nos para toda boa obra. Ou seja, um cristão só pode ser Pastor se a Palavra o habilitar; só pode ser diácono se a Palavra o habilitar; só pode ser testemunha de Jesus se for habilitado pela Palavra. A pessoa pode possuir a formação secular que tiver, mas, se não for habilitada pela Palavra, nunca será uma pessoa perfeita.

Eu quero que tu vejas a motivação gerada pela Palavra para depois chegarmos ao assunto que nos tem inspirado durante esses dias: a prosperidade e a abundância de Deus. Eu quero que tu estejas alicerçado, fundamentado no ensino da Palavra, onde não há filosofias humanas, não há mitologia, não há utopia e não há superstições. Com a Bíblia estamos absolutamente equipados para sermos os melhores. Isso é maravilhoso!

Paulo disse que toda Palavra de Deus é inspirada. “Inspirada”, no original grego, é THEOPNEUTOS, que significa: “soprado por Deus”. A Palavra é inspirada, é soprada por Deus. Quem a escreveu, não o fez porque quis; Deus soprou. Por isso é que ela é cheia de vida. Do Livro de Gênesis, percorrendo todos os 66 Livros da Bíblia, todos os versículos foram soprados por Deus. Lê Hebreus 4:12.

Quando compreendes a Palavra, quando ela vem à tua vida, tu separas emoções, carne e sentimentos do Espírito, da vida. Isso é muito importante.

Em Jeremias 1:12, o Senhor diz: “Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.”

Eu quero muito que tu creias e que ponhas toda a tua confiança na Bíblia. Mergulha na Palavra, medita, joga-te de cabeça na Verdade. Quando tu começas a falar da Bíblia, em qualquer área da tua vida, ela se cumpre.

O Profeta Isaías disse em Isaías 55:11. Olha que coisa extraordinária ele disse: “assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.”

Em João 6:63-64, o Senhor disse: “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. Contudo, há descrentes entre vós. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem o havia de trair.”

A Bíblia é a Palavra das palavras, porque ela tem Espírito e Vida. A Palavra não envelhece; na hora em que tu a colocas na boca, ela tem vida. Vida para a doença, por exemplo. A Bíblia não é a palavra de um filósofo ou de um pensador. Ela é a Palavra que veio soprada por Deus.

Olha uma coisa muito importante: 4 áreas da nossa vida são totalmente dominadas pela Palavra.

Primeira: A Palavra do Senhor é inspirada e útil para o ensino.

“Ensinar”, no original grego é DIDASCALIA, que significa: “doutrina”. Quando ouvimos a Palavra estamos sendo doutrinados.

Em 1 Timóteo 6:3 Paulo diz assim: “Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade,”.

A Palavra nos ensina, nos doutrina sobre a criação, sobre os Planos de Deus, sobre a queda do homem, sobre a redenção eterna (Cristo uma vez em nós, em nós para sempre), sobre a deidade de Cristo (o único Deus é Jesus Cristo), sobre a predestinação, sobre a eleição, sobre a salvação eterna, sobre a vida financeira, sobre a vida da família, diz que os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos, que os caminhos de Deus não são os nossos caminhos, que os pensamentos de Deus são mais altos, que o Plano de Deus é perfeitos etc. Lê 1 Pedro 2:6.

Em 2 Timóteo 2:15, Paulo disse: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

Segunda: A Palavra do Senhor é boa para repreensão.

“Repreensão”, no grego é ELEGMOS ou ELEGECHOS, que significa: “reprimenda e punição”.

Quando Deus quer repreender um filho Seu, Ele o faz com base naquilo que a Palavra de Deus diz. Por exemplo, quando tu sabes que não podes te associar às trevas, e te associas, a Palavra te repreende. Paulo disse: ‘que comunhão há entre a luz e as trevas?’

Em Tito 1:9, diz: “apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.”. Como Deus convence os que contra dizem? Repreendendo-os. E quem é que repreende? A Palavra.

Em Tito 2:15, diz: “Dize estas coisas; exorta e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze.” A Palavra tanto ensina, quanto repreende.

Terceira: A Palavra nos corrige.

“Correção”, no original grego é EPANORTOSES, que significa “aprimorar, tornar íntegro, tornar perfeito”. A pessoa pode ter chegado à igreja com vícios, com conduta moral equivocada, fumando, bebendo, habituada a mentir na rua, a mentir para o marido, para a esposa, nos negócios… Porém, quando a Palavra começa a corrigir, a pessoa é aprimorada. O cristão, então, cresce espiritualmente e abandona a velha natureza.

E, finalmente, quarta: A Palavra é boa para educação na justiça.

“Educação na justiça”, no original grego é PAIDEIO, que significa “treinamento, instrução, praticar o que é reto, cultivo ao caráter moral do cristão”.

A Palavra, quando vivida, nos torna pessoas capazes, eficientes, completas. Vê o que diz 2 Timóteo 3:17: “a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

Olha uma coisa interessante: nenhuma outra doutrina nesta terra produz qualidade, pessoas perfeitas e habilitadas para toda boa obra. Digo com todo respeito: a doutrina romana não faz nada disso. A doutrina espírita não faz nada disso. A doutrina kardecista não faz. A budista também não. Mas, quando a Palavra de Deus vem ao coração, mesmo que tu tenhas vivido a vida toda num mundo perverso, tu te tornas santo, precioso e irrepreensível. Não há mais condenação contra ti. O espírito da morte saiu e entrou o Espírito da Vida. A condenação saiu e entrou a justificação. Glórias a Deus! Aleluia! Diz: ‘Glória a Deus!’

“Habilitado para toda boa obra” significa que nos tornamos na expressão exata de Deus aqui na terra. Agora, tu dizes: ‘Apóstolo, por que, então, tanta gente não consegue ver a Graça de Deus na Bíblia? Oséias 4:6, a primeira parte diz isso: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.” Falta-lhes conhecer a Verdade.

Hoje nós temos uma geração de cristãos no Brasil e no mundo inconsistente quanto a Palavra. O inimigo faz com que grande parte do povo de Deus suspeite da Verdade Divina. Essas pessoas nunca usam a Palavra como uma espada, para se defenderem ou atacarem. Não crêem na autoridade e na integridade da Palavra. Por isso, quando passam por um problema qualquer, correm logo para o médico, para o psicólogo, para o psiquiatra, para o conselheiro matrimonial, ao invés de correrem para a Palavra de Deus. A Palavra é viva, ensina, corrige, repreende e habilita para toda boa obra.

Paulo disse em 2 Timóteo 4:2-4: “prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.”

As pessoas estão aprendendo a lutar contra a Verdade de Deus: rejeitam a Soberania, combatem a Graça de Deus, a predestinação, dizem que há livre arbítrio, crêem que há 3 deuses, que o símbolo do cristianismo é uma pomba e estabelecem a lei de Moisés como regra na igreja; são lei para si mesmos. Isso se chama “humanismo”, na obra de Deus. Tu precisas dar ouvidos à Verdade e não te entregares a fábulas. 2 Pedro 2:1 diz isso: “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.”

Depois que eles colocam as heresias destruidoras, olha o que Pedro disse: Versículo 2: “E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade;”. Lê Colossenses 2:8 e 1 Pedro 5:12.

Muitos tentam roubar o poder da Palavra, mas tu deves tomar uma decisão definitiva: não suspeites da Palavra e vive a Palavra de Deus.

Olha o que a Palavra de Deus diz: 1 Pedro 1:20-21 “sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”

Meu amado, se tu ouves e praticas, se és uma pessoa prudente, se não duvidas, se não suspeitas, a Palavra de Deus começa a se manifestar em cada área da tua vida. A Palavra de Deus tem poder.

Precisamos entesourar a Palavra, especialmente no que eu te vou dizer agora: a Palavra de Deus, especialmente nos momentos difíceis, é a luz para as trevas que, muitas vezes, nos cercam. Ela tem a provisão e o refúgio total em Deus.

Em Joel 2:23-27 diz: “Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia. As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo. Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado. Sabereis que estou no meio de Israel e que eu sou o SENHOR, vosso Deus, e não há outro; e o meu povo jamais será envergonhado.”

O Senhor nos revelou o Plano que Ele tem para que a restituição aconteça, para que os lagares transbordem, para que os celeiros sejam cheios. Nesse Plano, Deus nos revelou o que eu chamo de “financeiro de Deus”. Nele, Deus disse o que nós devemos fazer e o que não devemos com relação às finanças. Qual a nossa atitude para vermos tudo isso como realidade na nossa vida?

Lucas 12:29-31, diz assim: “Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.”

A primeira coisa que nós devemos fazer é o seguinte: não andarmos inquietos.

A segunda coisa a fazer é: buscar o Reino, pois o Pai sabe a hora de nos acrescentar.

Vê o que o Pai pode fazer por nós, em Efésios 3:20: “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”.

Agora, importante: Lucas 12:33 “Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome, porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”

Em Deuteronômio 28:12-13, olha o que o Senhor diz: “O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado. O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.”

Como fazemos para amontoar tesouros nos céus? Crê nisto que eu estou te mostrando. Diz Malaquias 3:10 “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.” Aqui está a forma de entesourarmos com Deus. Quando somos fieis a Deus, Ele abre o tesouro, abre as janelas dos céus sobre a nossa vida.

Agora, como “podemos” fechar as janelas? Lucas 12:15 diz: “Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.” Prendemos e trancamos as janelas dos céus com a avareza.

Colossenses 3:5 diz: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;”.

Há pessoas que idolatram tanto o seu dinheiro que não têm coragem nem forças para fazer esse tesouro inextinguível nos céus, para fazer com que Deus abra as janelas dos céus sobre as suas vidas. A falta do dízimo é criada pela avareza. E a avareza o que é? É idolatria. Lê 1 Coríntios 5:11.

Estou mostrando que, onde está o teu tesouro, está o teu coração. Deus não é culpado da escassez do homem. Deus não é culpado da recessão dos lares. Deus não é culpado da miséria do ser humano. O ser humano é que, normalmente, é avarento com Deus. Estou te mostrando a forma de venceres a necessidade, a fome, a pobreza, a enfermidade, a escassez. Segue o Plano de Deus. Dizimar e ofertar abrem as janelas dos céus. Dizimar e ofertar entesouram nos céus, para depois a Mão de Deus derramar sobre nós bênçãos sem medida.

Eu queria, agora, falar de uma mulher que compreendeu o Plano todo que te estou mostrando. A Bíblia a chama de uma viúva pobre. Esta história está em Marcos 12:41-44 “Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias. Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante. E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento.”

Apesar dos ricos darem grandes ofertas, a viúva pobre possuía um coração superior aos demais. Ainda que estigmatizada pela viuvez e pela pobreza, essa mulher teve a ousadia de se sacrificar. Com um coração generoso ela se abriu para dar ao Senhor. Na realidade, era mais rica que os ricos que estavam lá. Os ricos davam as sobras, ela teve a ousadia de fazer um sacrifício com Deus. Lê Atos 20:35.

Em Lucas 6:38 diz: “dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.”

Eu termino, dizendo: a Palavra de Deus é íntegra, confiável e aceitável. Cumpre a Palavra. Tu serás sempre ensinado por ela, serás habilitado para toda boa obra e verás resultados na tua vida.

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE