cropped-Logo_azul.png

A PAIXÃO DE CRISTO – O TRIUNFO DA CRUZ

COMPARTILHE

Filipenses 3:10-11 “…para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.”

 

Nós vamos falar sobre o maior triunfo ocorrido na história da humanidade, feito por um Homem,o Senhor Jesus! – O triunfo de Cristo pela sua Morte e Ressurreição. Vamos entender melhor e mais profundamente, o que ocorreu há dois mil anos, em Jerusalém, no monte Gólgota, o monte que tem a forma de uma caveira, fato que gera um impacto transformador tão grande na vida das ovelhas de Jesus,  os  filhos de Deus.

Pouco a Igreja de modo geral, fala sobre o valor da cruz  e sobre os acontecimentos  da cruz. Eu reconheço que o Ministério Cristo Vive,mais uma vez, está muito bem neste sentido, porque ensina, e seu ensino é muito abrangente e profundo. Saibamos, portanto, que tudo o que é importante para a vida do cristão, começa e termina com a cruz do calvário.

Diz Paulo em 1ª. Coríntios 1:18 “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.” Repita onde você estiver: Para mim que sou salvo a mensagem da cruz é poder de Deus. 1ª. Coríntios 1:19-20 “Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?”

 Então, nós não precisamos buscar nada no mundo, porque a sabedoria do mundo é loucura.E o mundo acha que a cruz e seu mistério é que é loucura. Vejamos Paulo falando à Igreja que pastoreava:

1ª. Coríntios 1:21-24 “Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação. Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.”

 1ª. Coríntios 1:25 “Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” Que declarações fantásticas, e que tipo de convicção tinha o apóstolo Paulo, na sua fala à de Igreja de Corinto revelando o mistério da cruz, que chega até nossos dias, por isso hoje, falamos disto.

Por que Paulo falava  da loucura da pregação da cruz?

A cruz é loucura por quê?

É loucura para os que se perdem porque eles não conseguem entender o mistério desse ato redentor tão Maravilhoso, feito pelo próprio Senhor que nos comprou com seu Sangue para Ele. Não é loucura para os salvos. Porque, o que ocorreu na cruz – que para o mundo das trevas aparentemente, era uma derrota, para o mundo religioso inclusive para os apóstolos que o seguiam, poderia ser o fim de Cristo, mas é a partir dessa aparente derrota que começa  –  uma nova era, um novo tempo, o tempo da graça, o tempo da manifestação da remissão, que mudou uma era.

Lucas 9:23 fala sobre Jesus que “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia, tome a sua cruz e siga-me.” Paulo falava sobre cruz, Jesus falava sobre cruz.

O que é cruz?

Teremos nós um chamado para andarmos com uma corrente com uma cruz no peito?

 Não! Porque, na realidade, cruz madeiro é símbolo de maldição.

Teremos que andar, na igreja, com uma cruz de madeira de alguns quilos para mostrar a nossa ligação com Jesus?

Não!Então, porque Jesus disse: “Tome a sua cruz dia a dia.”? O que quer dizer isto?

Tomar a cruz dia a dia, é ter Jesus no coração dia a dia, é ter um espírito ligado com Ele. É saber que Ele é o Filho do Deus Vivo. Ele é o Cordeiro de Deus. Ele é o que Era, o que É e o que Será eternamente. Ele é o Alfa, o Ômega, Caminho, a Verdade, a Vida.

Se você viver o seu dia a dia cristão, você estará “levando a sua cruz”, estará tendo a sua “cruz” levada. 1ª. Pedro 2:24 “carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados,…” Portanto, os nossos pecados passados, presentes e futuros já foram levados para a cruz do calvário e perdoados, para que após uma nova condição espiritual… “.. nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.”

Diga com convicção e fé:’Eu estou morto para o pecado.’ Por que? Porque agora você tem Jesus no seu coração, no seu espírito.

        Como isto se deu?

Como esta transformação se deu?

Vejamos um pouco desse drama espiritual que envolve o homem, o pecado, Jesus e a salvação, como diz Paulo em Romanos 5:17 “Se, pela ofensa de um e por meio de um só,…” Adão! “…reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo.”

A Bíblia diz que todos nós nascemos em pecado. Você nada fez para ser um pecador. Por causa do primeiro homem Adão, o pecado chegou a todos nós. Diz o Salmo 51:5 “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe.” Qualquer ser que nasce nesta terra, nasce em pecado, em iniquidade, no pecado da carne. É Paulo que fala mais uma vez disto em Romanos 5:12 “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” Por isso que nós nascemos em pecado, em iniquidade e mortos espiritualmente. Qual era a possibilidade que nós tínhamos de podermos ser salvos por nós mesmos? Nenhuma! Não havia qualquer possibilidade de nós conhecermos Deus, servi-lo e amá-lo, só podemos fazer isto por causa do ato redentor de Cristo na Cruz e de sua Ressurreição.

Como no Antigo Testamento  o perdão de pecados era através da oferta de sacrifício,  como Cristo, Cordeiro perfeito se ofereceu ao Pai em nosso lugar, para a expiação de todos os pecados, diz Colossenses 2:13 “E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;” Todos!Passados, presentes e futuros! Colossenses 2:14 “tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz;”

Portanto, o povo de Deus não pode mais se achar pecador,  mas infelizmente 95% do povo de Deus ainda se chama de pecador porque não sabe que na cruz – na mensagem da loucura da cruz – tudo o que era prejudicial, tudo o que era dívida, tudo o que constava contra cada um de nós foi cancelado.Daí que hoje, podemos dizer como está em Colossenses 2:15 “e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.” Muito povo de Deus não sabe que Jesus despojou na cruz, todo principado e potestade, continuam fazendo reuniões para despojar quem está despojado; para batizar pecados e tirar pecados dos que Jesus cancelou. Falta-lhe a revelação do mistério da cruz. Diga com fé: ‘Eu não sou mais um pecador. Eu sou salvo, abençoado, justo. Fui perdoado. Sou um espírito com Jesus. Tenho dons e uma chamada que são irrevogáveis.’

 Em 1986, os meus olhos espirituais foram iluminados e eu compreendi como a maldição da lei congelou a minha vida, me impediu de ver essas coisas brilhantes. Romanos 5:1 “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;”

Diz João 14:27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” Não tenha síndrome do pânico, nem distúrbio bipolar, nem transtorno obsessivo compulsivo. Não se atemorize. A paz que Jesus dá não é a paz que o mundo dá. O mundo dá a paz com calmantes. Jesus dá a paz espiritual, o sossego da alma.

João 16:33 “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Portanto, nós temos que ter paz em Deus, em Cristo por causa daquilo que Ele fez e nos outorgou, chama-se Graça de Deus. Não há paz sem Jesus. A Bíblia diz que Ele é o Príncipe da Paz.

Pela vitória da cruz, o véu foi rasgado. Diz Mateus 27:51 “Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas;” o que quer dizer ‘de alto a baixo’? É que não foi de baixo para o alto e sim de alto para baixo. Significa que foi um ato de Deus. Ele rasgou o véu. E disse: “Entra! Vem aqui! Sê íntimo comigo.” Deus sobrenaturalmente, abriu o caminho para que você hoje, tivesse intimidade. Para que pudesse chamar Deus não como O chamavam no passado: Elohim, El Shaddai, Jeovah Jireh. Não! Hoje, você pode dizer: Aba, Pai! Querido, Pai! Você é filho e Ele é seu Pai!

                                  Carinhosamente,

Apóstolo Miguel Ângelo

      Bispo Primaz

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE