cropped-Logo_azul.png

A Sétima Trombeta

COMPARTILHE

Apocalipse 11:15 “O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.” (Lê vs. 16-19).

Neste estudo do Apocalipse à luz da Graça de Deus, temos visto, várias vezes, que a Bíblia diz: ‘Ai, ai dos povos! Ai das nações!’ E agora, vem o último ai, que envolve um solene anúncio da Segunda vinda de Cristo, que, naturalmente, será precedida dos juízos finais.

Esta sétima trombeta, na realidade, é a consumação do mistério de Deus. Vê o que diz Apocalipse 10:7 “… mas, nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele estiver para tocar a trombeta, cumprir-se-á, então, o mistério de Deus, segundo ele anunciou aos seus servos, os profetas.” Ou seja, a igreja passa a ter conhecimento que chegou a hora de todos os inimigos de Deus serem derrotados! A hegemonia do anticristo será totalmente destruída!

O nosso texto de estudo nos mostra, talvez, um dos momentos mais dramáticos do livro do Apocalipse. É o derradeiro momento, é o grito, é o apelo final! E ele começa por dizer: ‘O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve nos céus grandes vozes!’ Ora, sempre que a Bíblia fala de grandes vozes, o Senhor está mostrando que há um anúncio muito importante, que ligará o céu à terra. E qual é esse anúncio aqui no texto? É o triunfo de Cristo! As grandes vozes disseram: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e de seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.

Isaias 9:6-7 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto”.

Isaias já havia profetizado que haveria um momento que o governo de Deus se estabeleceria. E qual é a antevisão do governo de Deus estabelecido na terra? A igreja! O governo de Deus já está aqui, na Sua igreja, num estado embrionário do que acontecerá no universo inteiro. Este momento é apoteótico para a vida da igreja, a vida da nação evangélica, a vida do povo de Deus.

 Olha o que diz Daniel 2:44 “Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre.” Zacarias também disse isto: Zacarias 14:9 “O SENHOR será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o SENHOR, e um só será o seu nome”. Jesus será rei sobre toda a terra! Quando Deus diz: ‘Esta é a minha casa, este é o meu povo, esta é a minha Igreja, Ele reina! E  este reinado se estabelecerá em toda a terra.

Apocalipse 11:16 “E os vinte e quatro anciãos que se encontram sentados no seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre o seu rosto e adoraram a Deus.” Mais uma vez, estamos vendo aqui o aparecimento destes vinte e quatro anciãos. Já explicamos, sobejas vezes, que os vinte e quatro anciãos representam as doze tribos de Israel, os doze patriarcas e os doze apóstolos. Quando a Palavra fala em tribos e nos apóstolos, está falando na igreja, nos salvos. Agora, ainda somos dois rebanhos, os judeus e os gentios predestinados, mas haverá um momento em que seremos transformados num só rebanho, num só povo, servindo a um só Senhor, numa só fé.

Vs. 17 “… dizendo: Graças te damos, Senhor Deus, Todo-Poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e passaste a reinar”. Haverá uma hora, quando a sétima trombeta tocar, que tudo estará totalmente submetido a Deus. Os vinte e quatro anciãos agradecerão a Soberania de Deus, dizendo que Ele era e é o Único Soberano sobre a terra. O nosso ministério também entende que só Ele é o Único Soberano do universo, hoje e sempre!

 Agora, o mistério: através de quem Ele reina e governa? Através dos Seus eleitos, através da tua vida. Por isso, meu amado irmão, nunca mais digas que não prestas, que não vales nada. Não! Tu tens a imagem e a semelhança do Senhor! Tu tens a plenitude de Deus na tua vida! Podemos ver isto em Efésios 3:19 “… e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.”

A grande revelação de Deus para a igreja é esta: Aquele que é filho de Deus, quando entende Suas verdades, é tomado de TODA PLENITUDE DE DEUS. Esta palavra plenitude vem do original grego pleroma, que quer dizer natureza divina com seus atributos. Quando eu recebo Jesus como meu Senhor e Salvador, a natureza divina, com todos os seus atributos, vem para a minha vida e eu passo a ser uma extensão de Deus aqui na terra.

Tu és uma extensão de Deus aqui na terra. Deus se multiplicou e a sua plenitude está em cada um de nós. Por que termos medo do diabo? Por que termos medo do mundo? Por que razão tens que temer as afrontas, as adversidades deste mundo, se a plenitude, o pleroma de Deus, a natureza e os atributos de Deus, o Seu poder, a Sua força estão contigo!!! Paulo disse aos Filipenses: ‘Tudo posso naquele que me fortalece!!!’

Colossences 2:9-10 “… porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade”. Se toda plenitude da divindade estava em Cristo, e Ele me tornou perfeito no meu espírito, toda a plenitude, todos os atributos da divindade estão na minha vida, estão na tua vida!

Vê o que diz Efésios 1: 22 “E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas”. A igreja é a plenitude de Deus, ou seja, todos os atributos de Deus estão na tua vida! Quanto o inimigo das nossas almas tem ridicularizado e desprezado o povo de Deus por não saberem desta verdade. (Lê Romanos 8:29)

II Pedro 1:4 “… pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo”. Somos co-participantes da natureza divina, irmãos!

João 6: 57 “Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá”. Ora, se estou me alimentando da Palavra, me alimentando dEle, por Ele eu vivo! ‘Maior é Aquele que está em mim do que aquele que está neste mundo!

Veja que versículo maravilhoso! II Coríntios 3:18 “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”. Dia a dia, de glória em glória, há uma mudança, há alguma coisa que transforma a nossa vida! Aleluia!

Apocalipse 2:17 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe”. Tu sabes que recebeste uma pedrinha branca, o símbolo da vitória, um novo nome, uma nova imagem! Não importa se te desprezaram no passado, se não foste bem quisto na família, agora, de glória em glória, tens a plenitude de Deus!

Vê o que diz Gálatas 5:22-23 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”. Estas qualidades morais de Deus são parte de alguém que está sendo transformado na imagem de Deus. É inadmissível um cristão não ter as qualidades morais de Deus!

Apocalipse 11:18-19 “Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para serem julgados os mortos, para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto aos pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra. Abriu-se, então, o santuário de Deus, que se acha no céu, e foi vista a arca da Aliança no seu santuário, e sobrevieram relâmpagos, vozes, trovões, terremoto e grande saraivada”.

Irmão, lembras o que é galardão?  Galardão é a recompensa do Senhor. E a recompensa de Deus não será só na vida eterna. O fiel a Deus, o que teme ao Senhor, tem recompensa aqui nesta terra. Tua fidelidade a Deus tem um retorno da parte do Senhor. Vê Hebreus 11:6 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.

Há um momento em que a ira de Deus vem para destruir aqueles que destroem a terra, os que são parte de um sistema religioso secular comercial, os pseudoministérios diabólicos. Deus recompensa os servos fieis, que o temem, mas tem ira sobre aqueles que têm a capacidade de destruir a terra.

O vs. 19 diz que ‘Abriu-se, então, o Santuário de Deus, e foi vista a Arca da Aliança’. Ora, o que é a Arca da Aliança? É a confirmação do cumprimento de todos os propósitos de Deus. Deus é fiel! E o Reino se estabelecerá quando a terra estiver cheia do conhecimento da Graça de Deus!

Eu estava preparando o recado, e, de repente, Deus disse: ‘Isto é para você ter mais coragem ainda!’ A coragem é uma virtude da fé, e nesta hora, me lembrei da coragem de Davi. Talvez, a tua família esteja esperando de ti uma atitude igual a de Davi; talvez, tu estejas te deparando com um Golias na tua vida. Muita gente, quando se depara com um Golias, cruza os braços e se pergunta: ‘Será que vou vencer?’ Mas Davi disse: ‘Eu vou confrontar o gigante!’ E ele venceu!!! O teu gigante também vai cair, irmão! Crê nisto!

E eu termino, te dizendo: Meu amado, Deus é a teu favor! A plenitude da divindade está na tua vida! A coragem de Davi sempre se baseou na sua fé em Deus. E era algo que lhe dava confiança para superar os medos e os desafios. Eu sei que a nossa sociedade amedronta, irmão! A vida ministerial amedronta! A vida de um cristão amedronta, mas Deus é por nós! Ele há de suprir todas as nossas necessidades em Cristo Jesus! Ele é por nós, não importa que seja contra! Não há condenação na tua vida! Tu és mais do que  vencedor! Nem a morte te pode separar de Deus! ASSIM SEJA! AMÉM!

Teu apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE