cropped-Logo_azul.png

A Verdade que liberta a Família

COMPARTILHE

João 8:32 “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Dentro do tema título desta mensagem, o apóstolo vai se deter especificamente, nas questões comportamentais.  Aprenderemos um pouco sobre como Deus nos liberta de temores e  medos. Os dias são difíceis, o mundo está tumultuado. O Apóstolo Paulo escreveu a Timóteo dizendo que nos últimos dias viveríamos tempos difíceis e atrozes. Parece que esses dias chegaram. Por isso,  a Igreja de Jesus Cristo tem que ter uma manifestação  de verdade, de sinceridade, de credibilidade, a partir das famílias que vivem aquilo que aprendem de seus líderes, na pregação dos seus altares.

As famílias brasileiras estão se confrontando com a maior crise moral dos últimos séculos. Há trinta e oito anos, eu  vivo neste país, mas nunca vi coisa igual. Eu nunca imaginei que o governo deste país desse apoio à uma marcha pela maconha. Eu nunca imaginei que fosse possível um país com raízes cristãs, católicas, descriminalizar o que é crime, como o uso da maconha. Porque todo mundo sabe que droga mata. Mas, hoje, nós vemos órgãos do governo dando apoio às marchas pela maconha.

Ultimamente, tem surgido uma postura de apoio governamental que tem afligido meu coração de pai, de avô, de pastor, de marido. Parece que   ‘os homossexuais e as lésbicas’  são de uma classe especial, uma raça superior. Eles parecem ser da classe A, e todos nós somos C e D.Órgãos do governo defendem a homofobia. Dizem: ‘Ninguém pode tocar num homossexual porque será punido e castigado.’  Mas nós sabemos que  todos os dias, centenas de brasileiros morrem escorraçados pela sociedade, por guerras civis de violência…em nosso país. Pessoas sem comida, sem água, sem saneamento básico, sem luz, sem dignidade, sem ética. Isto parece que não tem nenhum valor. ‘Mas, se o senhor ousar falar mal da questão homossexual do Brasil será punido.’ E todos os dias se destrói milhares de brasileiros porque não têm nenhum valor para a sociedade. Os  heterossexuais parece que são  taxados de quadradões; estão fora da filosofia do mundo atual.

Quem te defende aqui? Ninguém. Mas, os homossexuais são defendidos.Nós precisamos ser atentos, ser sal, ser luz, não aceitar conformadamente os desvios que o mundo secular propõe a respeito da formação de família pelo casamento de homossexuais. Transformar isto em lei, aprovada nos subterfúgios da política, contrariando a Constituição do Brasil. Note que o Artigo 14 da Constituição fala da família: um homem, uma mulher e filhos. Mas no Brasil, quebrou-se a Constituição, por estabelecer novas leis. Não houve consulta pública. E hoje, as famílias que têm temor de Deus, são obrigadas a desligar televisores para que seus filhos não assistam programas impróprios. E ninguém disse nada. Por causa de 120 mil pessoas homossexuais, um país de mais de 200 milhões de pessoas se rende e se cala diante dessa lei. Há realmente, razão para temores no meu coração.

E os medos que isso tudo gera?

A Bíblia em Colossenses 1:13 diz que Ele nos libertou de todo poder das trevas. Isso que está aí fora são poderes das trevas. Saiba que se tu pegares uma viola, uma guitarra e fores na Praça Seca cantar um hino religioso serás preso. Tens que ter licença e pagar uma taxa. Quem colocou essa gente lá? Nós,  tu e eu. Gente sem temor a Deus está governando. Nós  não podemos aceitar isso. Onde é que vamos buscar modelos de governo? Na Bíblia Sagrada! Salmos 34:4 “Busquei o SENHOR, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores.” Significa que não existe apenas um medo, um temor, existem muitos temores e medos.Versículo 6 “Clamou este aflito, e o SENHOR o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações.”

Temores sempre levam à tribulação. Existem muitos tipos de temores, de medos e fobias; foram catalogados, pelos meus colegas psicanalistas, pelo menos 386 diferentes tipos. Isso é real em todos os seres humanos, mas é  algo assustador.Existem medos internos e externos. Medos que vêm de dentro e medos que vêm de fora. Se leres os jornais, as revistas e assistires televisão, ficarás assustado porque muita coisa  mostrada e dita gera medo no coração. Mas Jesus já nos libertou disto. Nós temos que aprender e ter uma postura bíblica para que esses sentimentos – tanto internos quanto externos – não paralisem a tua vida, nem te controlem porque eles podem afetar toda tua vida, bem como a   vida de toda a tua família. Existem medos e temores que são verdadeiramente, insanos.

1.Medo de não ser aceito, não ser amado, não ser reconhecido.

Isto vai crescendo dentro da pessoa até virar coisa pior como a fobia. Eu conheço bem isso, por causa do tempo que estou no ministério.

2.Falar em público. Há pessoas que ficam aterrorizadas.

  1. Medo de morrer.
  2. Um medo ainda amedrontador é o medo de ficar dentro de um caixão fechado.

Há quem diga: “Eu não tenho medo de morrer, mas  me amedronta ficar dentro de um caixão fechado…” Mas Jesus veio para nos libertar de todos os temores, de todos os medos. Por isso, a Bíblia diz 365 vezes: “Não temas”. “Não temerás”. “Não temas”. Isto é  muito importante. Quando tu ficas face a face com uma situação e conheces o que a Bíblia diz, sabes o que Deus fez por ti, tu encaras e vences o temor e o medo.

Por que estamos tratando disto?

Porque tanto aqui quanto em Portugal há muitas famílias que têm vivido dias de muita tribulação e aflição,  e estão amedrontadas. Há homens que têm medo até de atender o telefone, de fazer negócios, de construir uma relação, de se aventurar e comprar sua casa própria. Estão dominados pelo sentimento paralisante do medo.

Como é que eu vou lidar com os medos e vencê-los?

Não é com remédios, nem negando os medos mas usando a palavra de Deus. Ele manda dizer à Igreja: “Eu já te libertei de todos os medos.” Portanto, tu tens que receber esta Palavra porque é uma promessa que Deus fez para a nossa vida. Nós temos que vencer todos os medos.

Às vezes, como esposa, tu começas a ficar com medo: “Será que eu estou fazendo o suficiente?” Como evangélico: “Será que eu estou orando o suficiente?”, “Será que eu sou suficientemente, capaz de ser, realmente, um crente?”, “Será que eu sou totalmente espiritual?”, “Será que eu mereço as promessas?”, “Será que eu não vou perder a minha salvação?” Isto gera uma vida de ansiedade terrível no coração.

O Apóstolo Miguel Ângelo é contra tomar remédios para controlar os medos e as fobias, mas é a favor  de 4  palavras bíblicas: DEUS É POR MIM. Essas quatro palavras vencem todo o medo. Romanos 8:31 “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós quem será contra nós!”

Se chegaste à igreja vivendo problemas, crises, medos, dificuldades, quanto ao futuro, saiba que Deus é por ti, Deus é a teu favor, Deus te ama! Deus me ama. Se tu queres o melhor para os teus filhos, Deus quer o melhor para ti. Se lhe pedires pão, Ele não vai te jogar uma pedra na cabeça. Se lhe pedires peixe, Ele não jogará uma cobra para te assustar. Diz João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” O mundo aqui é o Okumene, o mundo da salvação. Não ficaremos acorrentados ao mal, ao medo. Jesus não veio condenar o seu povo; não veio acusar nem aprisionar. Ele veio salvar. Quando começas a ouvir a Palavra de Deus, o medo tem que ser substituído pela fé diz Gálatas 3:5 “Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?” Pela pregação da fé! Então, quando tu ouves a pregação da fé, imediatamente, esses sentimentos aterrorizadores, desaparecem. Eu conheço gente que toma calmante de manhã, ao meio dia, à tarde e à noite porque não sabe como viver aprisionado a tanto espírito de medo.

O medo puxa junto com ele a Síndrome de Pânico. A pessoa que tem  essa Síndrome de Pânico, não saberá explicar  por que. Lentamente, vai se instalando no coração uma insegurançazinha e às tantas, a pessoa não sai à noite, tem medo disto, tem medo daquilo. Tivemos um membro que era Policial que tinha Pânico de sair à noite. Por quê? Porque deixou-se levar aos poucos pela força desse sentimento de medo. Deixou de ouvir a Palavra. Começou a ouvir o mundo, e às tantas ficou paralisado.

Quanto mais tu ouves a pregação da fé mais livre e confiante tu viverás. Por isso Paulo, de dentro de uma prisão jogou esta bomba cá pra fora: Filipenses 4:13 “tudo posso naquele que me fortalece.” Foi uma verdadeira bomba! Ele estava preso e assim mesmo disse que podia tudo. Como, se estava preso? Mas, ele não se sentia preso, se sentia livre. Ele acreditava Naquele que o fortalecia, o Senhor Jesus.O Senhor é Bom. As Suas Misericórdias duram para sempre. De geração em geração!

Com especial carinho  do teu Apóstolo

  Miguel Ângelo – Bispo Primaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE