cropped-Logo_azul.png

ARMAS PARA DESTRUIR FORTALEZAS

COMPARTILHE

2 Coríntios 10:4-5: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,”

O Senhor Jesus, quando se manifestou, nos tornou livres do passado e em pessoas perfeitas. E Ele disse que os dons e a chamada são irrevogáveis.

Tenho entendido que, quando Deus trabalha na vida de uma pessoa, trabalha no homem completo. E o homem completo é composto de corpo, alma, espírito, de emoções, de sentimentos e de vida financeira. Uma declaração bastante forte sobre a obra de Jesus na nossa vida está no Livro de Lucas 4:18: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos”.

Duas expressões mostram com profundidade o que Cristo veio fazer: “libertar os cativos” e “libertar os oprimidos”. Ou seja, toda pessoa que um dia confessou Jesus Cristo como Senhor teve retirado da sua vida todo cativeiro e toda opressão. Contudo, na minha experiência de 36 anos de Ministério Pastoral e 28 anos como pregador, tenho visto muitos cristãos que ainda estão cativos e oprimidos. Quantas são as pessoas que andam na obra de Deus, um, dez, vinte anos e o seu coração está sempre aos pedaços? São pessoas que ainda carregam aquelas recordações do passado que tanto as feriram, estão sempre sem expectativas quanto ao futuro, permanecem cegos quanto à vida espiritual, quanto a sua posição cristã. Muitos ainda apresentam, além das opressões, feridas, mágoas e dores existenciais, sentimentos totalmente contrários àquilo que Cristo veio fazer.

Quando o cristão tem esse tipo de cativeiro e de opressão na sua vida, fica impedido de experimentar a plenitude da liberdade dos propósitos que o Senhor tem com o Seu povo.

Quantos são os evangélicos que estão literalmente paralisados por dúvidas, temores, medos e, por isso, não desenvolvem uma auto-imagem saudável, não lutam pela vida, não batalham pelas oportunidades? Tudo isso precisa ser trabalhado, pois é muito mais que um problema sentimental ou emocional; é um problema iminentemente espiritual. E situações espirituais se tratam de forma espiritual.

Em João 8:36, Jesus disse: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” Livres de quê? Livres de pressões, de cativeiros, de cegueira, de pobreza. Se Jesus Cristo for o teu Senhor, se tu te inclinaste, se te rendeste a Ele, verdadeiramente, ou seja, totalmente, estás livre! Agora, se a tua vida é sempre cheia de cargas espirituais, se tu não és capaz de enfrentar provas e adversidades, se elas são sempre, continuamente, uma desgraça na tua vida, como uma amarra, como um bloqueio, significa que estás com uma fortaleza espiritual estabelecida.

O que é uma fortaleza espiritual? Fortaleza espiritual é algo que se instala na mente, ou no coração, ou no corpo de um homem ou de uma mulher de Deus que exalta o diabo e, conseqüentemente, é contra àquilo que a Bíblia diz.

Como uma fortaleza espiritual se instala? Por exemplo, tu não passas num terreno num dia e, no dia seguinte, há um prédio de vinte andares construído. Primeiro, há a escavação, os alicerces, depois começam as colunas, as vigas, e o prédio nasce. Do mesmo modo, uma fortaleza não é algo que apareça de um dia para o outro. Tudo começa com um dardo que é lançado pelo inimigo. Esse dardo foi um pensamento, ou uma atitude, ou um ato contrário àquilo que a Bíblia diz, que a pessoa aceita. Aí está uma fortaleza nascendo.

Existem fortalezas espirituais, doutrinárias, emocionais, mentais, pessoais, enfim, são muitos tipos de fortalezas. Por causa dessa variedade, como é dramático uma pessoa cristã, que é fiel, dizimista, que vai à igreja com assiduidade, de repente, fumar, beber, cheirar. O problema é que essas pessoas, ao invés de se agarrarem à multiforme sabedoria de Deus, em vez de procurarem os desígnios do Senhor, em vez de procurarem saber se o que está sendo dito como solução para os seus problemas, está baseado naquilo que os Apóstolos e os Profetas disseram, ou seja, na sã doutrina, na verdadeira Graça de Deus, estão dando ouvidos às fantasias, às miragens, a verdadeiras fábulas sem fundamento, sem base de fé.

Atualmente, pessoas vão surgindo e se intitulando uma nova liderança evangélica e, como conseqüência, surgem, também, na mesma velocidade, um leque gigante de doutrinas. Todavia, esses pregadores não têm nenhum preparo e, estão, na realidade, corrompendo e pervertendo o Evangelho. Logo, aquilo que ensinam não é conhecimento de Deus, é contra a Bíblia Sagrada. O Apóstolo Pedro disse isso, em 2 Pedro 2:1-3: “Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.”

Jesus Cristo não veio para tirar as amarras? Libertar o cativo do cativeiro? O oprimido da opressão? Veio! Mas, então, como é possível existirem tantos crentes oprimidos e cativos? Eles deixaram que se instalasse em suas mentes as tais heresias destruidoras, que acabaram criando fortalezas espirituais. Por conseguinte, não usam as suas armas espirituais para destruí-las.

Agora, sabes o que acontece quando um cristão crê em mentiras? Olha o que diz, em Jó 13:4: “Vós, porém, besuntais a verdade com mentiras e vós todos sois médicos que não valem nada.”

Ora, se tu vais a um médico que não vale nada, ele vai te curar? Não! Se não cura, e se a pessoa está doente, ficará pior. Isso é uma fortaleza. É isso que acontece quando se crê em mentiras. Lê Jeremias 13:25.

Se as pessoas não acreditam no que Deus diz, acreditarão em mentiras. Amado, tudo o que for contrário à Bíblia é mentira. E se ela toma corpo, se transforma numa fortaleza.

Uma das maiores mentiras formadoras de fortalezas são os ídolos. Jeremias 51:17 fala disso. Olha só o que diz: “Todo homem se tornou estúpido e não tem saber; todo ourives é envergonhado pela imagem que esculpiu; pois as suas imagens são mentira, e nelas não há fôlego.”

Romanos 1:25 diz: “pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!”

Quando se muda a Verdade de Deus em mentira, se estabelece uma fortaleza. Por exemplo, Deus diz que o Senhor há de suprir todas as nossas necessidades. Se tu não acreditares dessa forma e achares que Deus não há de suprir, criaste uma fortaleza na tua vida.

Efésios 4:22 diz como é que a fortaleza se instala. Olha aqui: “no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,”.

Como nós temos um velho homem que não se converte, que é a carne, ele se corrompe, se lhe dermos lugar. Toda vez que não temos conhecimento, a tendência da nossa carne é se corromper pelas concupiscências do engano. No momento em que conhecemos a Verdade, no momento em que passamos a saber o que é a mentira, não há mais fortalezas na nossa mente. Tornamo-nos livres para viver.

A Palavra de Deus é a única que tem poder sobre a Terra. Tudo aquilo que vai contra ela é mentira. E se aceitamos o que vai contra a Palavra de Deus, formamos uma fortaleza espiritual. Lê Romanos 3:4.

Quando as pessoas começam a ter bloqueios e amarras, sentem-se impedidas de serem felizes, de realizarem uma prova, de lançarem-se na vida. Nessa hora, começam a procurar a medicina para resolver essas questões. Eu vou te dizer, com todo respeito: Não é psiquiatra, nem psicólogo, nem psicanalista que resolve. Se é mentira, é contra Deus. Enquanto se segue a mentira não há solução, pois está instalada uma fortaleza espiritual.

A mentira vai contra a Palavra. Se a pessoa não se submete à Bíblia, que é a Verdade, mas, em vez disso, crê nas circunstâncias, quanto mais age assim, menos se submete a Deus. Ir contra Deus é aceitar a mentira.

Em 2 Coríntios 11:3 diz: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.”

O cristianismo é algo simples, puro. Mas, quando a serpente consegue te corromper, convencendo-te de que, por exemplo, podes morrer de determinada doença, de que és feio, alto, magro, gordo, baixo, ou seja, criando complexos, estás com fortalezas na mente. O problema nunca esteve no corpo, mas sim, lá dentro, na mente, onde havia uma amarra.

Zacarias 2:5 diz: “Pois eu lhe serei, diz o SENHOR, um muro de fogo em redor e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória.”

Não temas esse negócio de que o inimigo vai corromper a tua mente. Não podemos deixar que a semente divina que está sendo plantado no nosso coração seja arrancada. Somos coração de terra boa. Viemos à Terra para vencer, para ser cabeça, para estar por cima e não por baixo, para emprestar e não tomar emprestado.

Uma das amarras ou fortalezas que fazem mal à vida é a mentira. Há pessoas que não conseguem viver sem mentir. Possuem um bloqueio, uma fortaleza. Para tudo, mentem. Há pessoas que mentem tanto, que acreditam na mentira. Isso é uma fortaleza. Sabes o que é um marido conviver com uma mulher que mente, ou uma mulher conviver com um marido que mente?

Cantares de Salomão diz algo lindo. Cantares 2:15: “Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor.”

Eu estou “colocando flores” na tua mente, no teu coração. Mas existem “raposas” que vão querer comê-las. É preciso estar atento quanto a isso. Se a planta perde a flor antes do fruto, é sinal de que não haverá fruto. Se isso de bom que eu te ensino for arrancado por alguma “raposa”, não haverá fruto na tua vida.

É preciso destruir fortalezas e as oposições demoníacas que se levantam contra o conhecimento de Deus. Jeremias 1:10 diz: “Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.”

É necessário destruir aquilo que te faz infeliz. Deves arrancar da tua mente, do teu coração essas fortalezas pessoais. E, depois de limpar tudo, precisas edificar e plantar coisas boas, sentimentos bons e Palavras da Graça de Deus.

Já imaginaste uma pessoa presa a uma fortaleza de que é possível perder a salvação? Essa, por sinal, é uma das explicações para existirem tantas pessoas “desviadas”. Um dia, alguém lhes disse que, porque cometeram um erro, foram riscadas do Livro da Vida. Ninguém se desvia do Senhor. O crente em Jesus Cristo é um Espírito com Ele. É possível se desviar da doutrina ou da igreja, mas não de Deus. Todos os sofismas, faltas de sabedoria e argumentos mentirosos, que iludem e tapeiam, precisam ser retirados da nossa vida.

Se uma fortaleza demora, um, dois, três, cinco anos até se instalar na mente da pessoa, num instante, instantaneamente, pela autoridade constituída ao Ministério Apostólico, a fortaleza é debelada.

Nós temos armas poderosas em Deus: o conhecimento do Senhor, a oração e a confissão. Devemos usá-las para impedir que uma fortaleza surja ou destruí-la, caso ela se forme na nossa vida. Lê 1 João 5:10.

Em 1 Coríntios 2:16, o Senhor diz: “Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.”

Possuímos a Mente de Cristo. E a Mente de Cristo pensa como a Bíblia. E a Bíblia mostra que podemos todas as coisas nAquele que nos fortalece, que o nosso Deus, segundo a Sua riqueza em Glória, há de suprir todas as nossas necessidades, que Deus é por nós, não importa quem seja contra, que Aquele que está em nós é maior do que aquele que está neste mundo. Eu dou crédito a Deus!!! Eu dou crédito à Palavra. Lê 1 Coríntios 2:10 e 1 Coríntios 2:13-14.

1 João 2:20, 27 diz: “E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento.” “Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.” A unção já está nos ensinando a crer nessas verdades. Lê João 16:13.

Encerrando esta mensagem, quero falar da passagem bíblica, onde Moisés escolhe os melhores príncipes das 12 tribos e os manda espiar a terra que Deus lhes prometeu dar. Nessa passagem, vemos como uma fortaleza pode ser prejudicial. Bem, depois que os 12 espias voltaram, dez deles disseram: “Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.” (Números 13:31). Já começaram a colocar na cabeça que aquilo que Deus disse, era mentira. Vamos continuar. Números 13:32: “E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.” O inimigo começou a instalar em suas cabeças, covardia, timidez, medo, tudo o que era contrário a Deus.

Continua, em Números 13:33: “Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.”

O objetivo era só comprovar como a terra era boa, mas eles só viam as dificuldades. Tudo isso que eles estavam vendo era a “mentira”, mas eles aceitaram como se fosse verdade. Todavia, a verdade é que Deus disse que a terra já era deles. Ou seja, as fortalezas da incapacidade se instalaram em suas mentes. Contudo, dois dos doze não aceitaram isso. Vê Números 13:30: “Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.”

Na mente de Josué e de Calebe havia a Verdade de Deus. Na mente dos outros dez havia uma fortaleza dizendo: “Não adianta!” Estes permitiram que o inimigo instalasse em suas mentes uma fortaleza de baixa alto-estima, de covardia, de medo, de destempero e, por isso, a única coisa que eles proferiam eram palavras mentirosas. O que havia de diferença entre esses homens? Eu vou te mostrar. Números 14:24: “Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar a terra que espiou, e a sua descendência a possuirá.”

Em Josué e Calebe havia um outro Espírito. Nos dez havia covardia, medo, temor, bloqueios, amarras. Se todos eles eram de tribos irmãs, por que uns tinham um espírito e Josué e Calebe tinham outro? Josué e Calebe acreditavam naquilo que Deus havia dito. Essa é a grande disciplina que devemos ter.

Todos passamos por momentos difíceis, todos, em algum momento, choramos, enfrentamos lutas, problemas, mas devemos ficar com aquilo que a Bíblia diz. Josué e Calebe creram na Palavra a despeito das circunstâncias, porque acreditavam que era verdade o que Deus havia dito. Eles tinham consciência espiritual, a Mente de Cristo, uma posição espiritual definida. Paulo, quando escreve a Timóteo, em 2 Timóteo 1:7, diz: “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.”

O que havia naqueles dez era um espírito de covardia. O que é um espírito de covardia? É uma fortaleza! Agora, em Calebe e em Josué havia um outro Espírito. Amado, eu espero, em Deus, que em todos haja o Espírito de poder, de amor, de moderação e não de covardia.

Tu és forte, eficiente, corajoso, amoroso, és capaz de destruir toda fortaleza, de avançar, de conquistar, de vencer. Tu podes tudo nAquele que te fortalece.

Em nós há um outro Espírito. Em nós, que somos da Graça de Deus, há um Espírito de intrepidez e de coragem. Então, na autoridade que Deus me tem concedido, se há alguém com um bloqueio na sua vida, com uma amarra, com os caminhos fechados, eu, agora, quebro essa mentira pela confissão do nome de Jesus!

Foi para a liberdade que Cristo veio. Ele não veio para andarmos tristes, amuados, trombudos, miseráveis. Não importa quantas fortalezas tivemos na nossa vida. Se fomos libertos por Cristo, meu irmão, verdadeiramente, totalmente, estamos livres! Se o inimigo tentar jogar alguma coisa contrária a isso, rechaça. Não deixes nenhuma mentira tomar corpo na tua vida. Encha-te de certeza e perseverança. Não haverá impossíveis para ti!

Lembra-te: Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, amor, de moderação, de força e coragem. Deus tem mais para nós! Fiquemos com a Bíblia. O resto é mentira! A Verdade é a força da nossa vida, é protetora, libertadora e curadora.

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!!!

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE