cropped-Logo_azul.png

As Marcas de Jesus

COMPARTILHE


 

Gálatas 6:17 “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.”

 Estamos falando já há algumas semanas sobre renovação, regeneração e, hoje, quero falar um pouco mais sobre estas marcas de Jesus.

Como você olha para uma pessoa e evidencia que ela é salva?

Quando preparava este Recado, ocorreram-me as palavras do grande pregador Charles Spurgeon, quando ele dizia: “a verdadeira vida concedida pelo Espírito Santo tem que trazer resultados. O cristão se torna melhor que qualquer dos melhores homens deste mundo.”

A obra do Espírito Santo tem que trazer evidências de regeneração, de renovação, da salvação, portanto, o povo de Deus é um povo singular. Por ter nascido de novo, o povo de Deus passa a ter um novo falar, novo viver, novo padrão de vida, nova conduta.

É muito importante nós tratarmos deste assunto, porque você vive num mundo cheio de vozes, cheio de doutrinas, cheio de posturas e tradições. O mundo protestante está confuso. A Igreja de Jesus está adoecida por causa da lei, um ministério de condenação e de morte. Você não vê muitas evidências novas na vida daqueles que se dizem cristãos!

A obra da graça de Deus não é uma obra overnight: você não recebe Jesus hoje e, amanhã, você está com atitudes novas, falar novo, conduta nova; isso é um processo. Mas haverá um momento em que as evidências serão notórias. Vejamos então como disse o Apóstolo Paulo nesta preciosíssima expressão de: 2ª Coríntios 3:18 “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.

Segundo Paulo diz, como acontece a mudança? Somos transformados na imagem de quem? De Jesus. Então, diz que o cristão quando entra para Igreja é infantil, é como uma criança. Mas de glória em glória, de culto em culto, de mensagem em mensagem, de dia a dia, você tem que ver a pessoa sendo transformada na imagem de Jesus, senão, não há salvação, não há novo nascimento.

O que nós temos debatido é que não há a possibilidade, em hipótese nenhuma, de uma pessoa estar um, dois, três, quatro, cinco anos na igreja e a sua conduta, o seu falar, o seu viver, não evidenciar transformação na própria imagem de Jesus. Se não acontecer isso, não há vida espiritual, se não há isso, não há novo nascimento, se não há isso, não há evidências da obra. Por isso Paulo explica em Romanos 8:9 “Vos, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”.

Ou seja, se o Espírito Santo habita na minha vida, eu não posso estar na carne, seja no meu falar, no meu viver, na minha conduta moral, espiritual, social ou familiar. Por isso que a Bíblia diz que no meio do rebanho há joio e há o trigo. Isso é problemático, porque a Bíblia diz que quem semeia o joio é o inimigo das nossas almas, com a permissão de Deus, e ele é tão parecido com o trigo que Jesus diz para não tocar, não arrancar, se não vai o trigo junto. Quem tem que colocar o machado na raiz é o próprio Deus. É por isso que a Bíblia diz que pelos frutos você conhece a árvore. Pelas evidências de uma vida você sabe quem é a pessoa que é salva e que vai viver a vida eterna. Isso é um processo gradativo. Mas há um momento em que tem que evidenciar e este momento não pode ser daqui há dez anos, daqui há vinte anos, não, não, não. Isso não é um processo overnight, não é de um dia para o outro, mas também não é um processo de anos, é de glória em glória.

Pedro diz em 1ª Pedro 1:23 “Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente”.

A palavra de Deus não se corrompe, não apodrece dentro de nós, é uma semente incorruptível e vive para sempre.

Diz 1ª João 5:18 “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o maligno não lhe toca”.

Não vive em pecado por quê? Por que ele tem uma semente de Deus, passou por uma regeneração, por uma restauração, por uma renovação, por uma lavagem que se chama o novo nascimento.

1ª João 3:9 “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, se esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus”.

Portanto, este é um processo, mas não é um processo que demora quinhentos milhões de anos. É um projeto de longo prazo? Não, é de glória em glória.

1ª João 3:6 “Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu”.

Se não há uma mudança, não conheceu Jesus, se iludiu, mas não conheceu Jesus.

Quando há interação, quando a pessoa se torna um Espírito com Jesus, quando Jesus a atrai, começa, imediatamente, um processo de regeneração da palavra dia após dia. Há que haver evidências.

2ª Coríntios 5:17  “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.

Nós sabemos que Deus não faz melhorias. Deus não dá uma garibadinha, como faz uma pessoa que tem um carro usado e quer vendê-lo. O vaso está quebrado? Deus pega, amassa e faz um vaso novo, Ele não dá melhoradas.

Diz Colossenses 3:1, 3, 5, 6-10 “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as cousas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus (a direita de Deus quer dizer pleno poder e autoridade de Deus, `destra de Deus). Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas cousas é que vem a ira de Deus, (mas Ele disse: quem procede assim são os filhos da desobediência).Ora, nessas mesmas cousas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas (claro, antes de termos Jesus, nós éramos as criaturas velhas, e naquele tempo havia estas coisas todas da carne, mas a Bíblia diz). Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto. Não mintais, uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos. E vos revestiste do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”.

Se não há evidências desta mudança, como a pessoa pode dizer que é salva?

O velho homem foi despido, fomos revestidos do novo homem e, agora, a ira, as indignações, maledicências, palavrão, macumba, má conduta, padrão moral e imoral não existem, não podem mais existir porque é nova criatura.

Eu poderia dizer: a carne é fraca. A carne é fraca para quem quiser que a carne seja fraca.

Eu entendo que o crente em Jesus Cristo, aquele que é crente mesmo, não é borboleta; eu estou dizendo o crente, crente, que passou por essa lavagem, que é nova criatura. Ele não pode viver de pequeninas mentiras, não pode.

Romanos 6:17-23 “Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação. Porque, quando éreis escravos do pecado, estáveis isentos em relação à justiça. Naquele tempo, que resultados colhestes? Somente as coisas de que, agora, vos envergonhais; porque o fim delas é morte. Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna; porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”            

Então, não podemos fazer concessões, conceder um pouquinho, abrir mão aqui, e quando você vê, você tem uma brecha na sua vida. Ainda que, às vezes, isso custe sofrimento.

Temos uma luta com a nossa carne. É uma oposição contínua, é a nossa guerra.

Você pensa que é o diabo? As pessoas dizem: “eu estou lutando com o diabo”. Você nunca viu o diabo coisa nenhuma. O diabo foi derrotado na cruz, é o Adão que está na nossa carne, é a nossa natureza carnal, por isso diz que em Gálatas 5:17 “Porque a carne milita contra o espírito, e o espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer”.

Eu tenho uma carne e eu tenho um espírito, eles lutam o dia inteiro, noite e dia. Se eu não estiver atento a essas verdades, faço o querer da minha carne. É por isso que existe um monte de crentes em adultério, roubando, matando, esfolando, falando mal uns dos outros, ou você pensa que uma pessoa que tem língua comprida é salva?

Gálatas 6:7-8 “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna”.

Paulo disse: eu tenho marcas de Cristo. O que são as marcas?

A primeira marca: a pessoa que tem Jesus não pode viver na prática do pecado, seja ele qual for.

Segunda marca: temos uma fé inabalável em Jesus.

Diz em 1ª João 5:1 “todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido”.

Não duvidamos da nossa salvação, vivemos pela fé em Cristo, acreditamos que é a única forma de ter vida, de ter felicidade, de ter uma fé vigorosa, a fé de Cristo.

Não misture fé de Cristo com vela, com oração de Santo Antônio, com lógica, com simpatias. A fé de Cristo é poderosa. Isto é marca de Jesus.

Terceira marca: uma vida de santidade.

Hebreus 12:14 “Segui  a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.

A palavra santidade vem do original grego HAGIASMOS, que quer dizer vida de consagração. Rompeu com o mundo, dedicou-se ao altar.

Quarta marca: o novo nascimento trás uma mente espiritual.

Colossenses 3:2 “Pensai nas cousas lá do alto, não nas que são aqui na terra”.

Entendemos que a nossa vida nesta terra é uma peregrinação, estamos aqui de passagem, Deus nos predestinou, aqui cumprimos o plano da salvação, temos os dias inscritos no livro da vida, há uma hora que Deus diz: “agora pare e venha para mim”, e diz que nesta ascensão à vida eterna, há galardão, pelo bem ou mal que tivermos feito através do nosso corpo. Portanto, esta vida é uma peregrinação e você pode complicar a sua peregrinação. Veja o que diz o Salmista em Salmo 73:24-25 “Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória. Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra”.

Ou seja, o meu prazer nesta peregrinação na terra é saber que eu tenho Jesus e com ele eu vou viver a vida eterna, esta é uma marca.

Quinta marca: a vitória sobre o mundo.

1ª João 5:4 “Porque todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo; a nossa fé”.

Amado, não tenha medo do mundo, da opinião pública, da opinião mundana, nós já vencemos o mundo.

Sexta marca: Quem é salvo tem humildade.

Salmo 131:2 “Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo”.

Nós somos humildes! Mateus 18:3 “E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”.

A humildade é oposta ao orgulho. Pelo orgulho anjos se tornaram demônios, lúcifer se transformou em Satanás. Quando alguém vive achando defeitos nos outros, falando mal do outro, significa que não tem humildade, que não há obra do Espírito Santo nele, que não é salvo e uma das marcas de quem é salvo é a humildade. Eu sou o que sou pela graça de Deus!

Sétima marca: O novo nascido tem a marca do amor.

1ª João 4:7-8 “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a deus, pois Deus é amor”.                        

Então, a marca principal de um novo nascido, da pessoa que realmente foi regenerada, foi lavada, tem um novo coração, é que esta pessoa ama. E você sabe o que é amar? Amar é querer o bem do próximo, é suportar, tudo sofrer, tudo crer, tudo suportar, não se ufanar, não se exasperar, não se ressentir do mal, não buscar os seus próprios interesses. Isso é amor!

Quem ama quer ver o outro bem, quer evitar que o outro erre. Que lugar feliz seria a Igreja de Jesus se todos nós amássemos. Que País o nosso se tornaria se todos nós amássemos. Porque se eu não evitar que alguém faça o mal, eu posso cair em Provérbios 6:16-19 “Seis cousas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos (olha o que Deus aborrece: sou melhor do que os outros), língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,Coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, Testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos”.

A nossa salvação foi tão bem projetada, tão harmonizada, que Deus pôde ter misericórdia de nós. Ele fez uma obra de regeneração.

Às vezes, pessoas dizem: “Como Deus pode salvar um jovenzinho, esse escurinho e o Godofredo?” Deus está em paz com isso, a sua justiça não é alterada, porque Deus faz uma obra chamada regeneração e renovação, que é o novo nascimento. Tem que ter essas marcas. Gálatas 6:17 “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus”.

Então, Paulo diz: eu trago no corpo as marcas da lealdade a Cristo, da fidelidade de comprometimento e todo mundo pode ver. Essa é a vida de um Cristão, esta é a vida de uma pessoa salva.

Nenhuma ovelha se perderá, mas há pessoas que são salvas como que pelo fogo: só andam sofrendo, sofrendo e sofrendo. Eu tenho lutas, você tem lutas, mas se não há mudanças na nossa vida, se não mudamos nada, não somos salvos!

Oração:

Senhor Jesus, a Tua palavra foi semeada, Tu queres uma noiva nesta terra ataviada de branco, sem manchas, sem rugas e sem defeitos. Tu queres as evidências da salvação, uma noiva que seja o testemunho de que Jesus é o Senhor, uma noiva imaculada, que quando estiver no escritório, no banco, no quartel, em casa, na escola, na universidade, no negócio, no comércio, onde for, no salão, lá está a marca de Cristo. Então, Senhor, quando se completam os dias e se fecha o caixão, nós podemos garantir que ali está apenas o corpo, mas o inquilino já está no seio de Abraão, ali está apenas a casca, com a certeza vigorosa da vida eterna!

Obrigado, Jesus, que estas palavras serenas de ensino comecem agora a produzir frutos! Que este marido tenha condições de olhar a sua esposa e dizer: “perdoa-me”, não tenho sido o melhor marido! Que esta esposa possa dizer ao seu marido: “perdoa-me”, não tenho sido quem tu esperavas que eu fosse! Que estes filhos tenham condições de dizer: “pai, mãe, nós estamos submetidos a vocês!”

Que este comerciante, esta empresária, esta médica, este engenheiro, profissional liberal, esta advogada, que este militar, que esta pessoa que trabalha na vida pública, que esta dona de casa, este jovem estudante, possam ter condições de ser luz e sal para a glória do Senhor! E onde tu andares, a marca de Cristo andará. Em nome de Jesus, e o povo de Deus diga, amém!

 

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR.

Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

6 respostas

  1. Muito edificante, amei a palavra. Vou basear minha ministração nesse estudo.
    Obrigada De eus abençoe grandemente sua vida 🙏

  2. Muito boa explicação!!
    Qual é a diferença entre SER A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS e NASCER DE NOVO?? SE O NOSSO DEUS JÁ NOS FEZ A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA?? Quanto mais eu estudo a Palavra de Deus, mais mais me convenço de que ainda não sei nada, Que o nosso Deus Te Abençoe infinitamente 🥂🥂👍👍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE