cropped-Logo_azul.png

AS MUDANÇAS DE DEUS

COMPARTILHE

2 Coríntios 5:7 “Visto que andamos por fé e não pelo que vemos.”

 O Senhor Jesus Cristo, o Único Deus, o Soberano Deus pode mudar qualquer situação que tu estejas vivendo e que seja contrária aos teus sonhos e oposta à Palavra de Deus.

Às vezes, há coisas que nos incomodam, coisas que ainda não estão muito certas, e que precisam mudar, ajustes que precisam ser feitos na família, no lar, nas finanças etc. É necessário tomar um rumo totalmente oposto ao que a pessoa está vivendo atualmente. Conforme eu costumo dizer, postas nos “trilhos”. Estas situações podem ser mudadas por Deus.

É preciso que as Escrituras se tornem vivas, que tu mistures a Fé com aquilo que te é ensinado, para que algo novo aconteça na tua vida. Afinal, já estamos no quarto mês deste ano, e há uma promessa de Deus, desde a passagem do ano: que nós veríamos uma obra tal que contada ninguém acreditaria.

Antes de começarmos a estudar, à luz da Bíblia Sagrada, a proposta espiritual que eu trago para os leitores deste Recado, quero fazer algumas declarações de Fé, que te ajudarão muito nesta questão de “mudança”.

Primeira: Se o teu caminho de vida não está bem, não está de acordo com a Palavra de Deus, e é contrário aos teus desejos, sabe que esse tipo de vida que tu estás levando não pode mais continuar assim.

Segunda: O que tens ouvido não é a palavra final. A Palavra final é de Deus.

Terceira: Tu vais aprender que o que é eterno, ou seja, aquilo que diz respeito ao Reino e à Palavra de Deus, pode mudar as coisas que são temporais.

Quarta: Não te preocupes com as circunstâncias ou com as mensagens que tu tens ouvido, que contradizem a Palavra de Deus. O que é contrário à Bíblia não é verdadeiro.

Quinta: Sabe que, por vezes, os cinco sentidos do cristão podem ser influenciados pelos enganos do diabo. Através de um dardo inflamado, o inimigo põe coisas para tu veres, ouvires, fazeres ou sentires. Tu precisas estar atento para esses dardos que enganam.

Sexta: A Fé, o dom com o qual Deus permeia e enche a vida do cristão, deve dominar e vencer todas as coisas nestes Tempos Finais.

Bem, depois destas seis declarações de Fé, vamos entrar no estudo da Palavra para consolidar o conhecimento. Lê 2 Coríntios 5:7.

Vê o que diz Jeremias 32:27: “Eis que eu sou o SENHOR, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?”

Em 2 Coríntios 4:18, o Senhor diz assim: “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”

O que significam coisas temporais ou temporárias? Coisas temporais ou temporárias são situações que podem ser mudadas, são vidas que podem ser mudadas, rumos que podem ser mudados. Então, vê: o que tu sentes agora, o que estás vendo atualmente, amanhã poderá ser totalmente diferente. Governos mudam, a economia muda, a estratégia dos governos muda, mas a Palavra é permanente. O Deus a quem servimos não muda. A Palavra de Deus nunca muda – ela é eterna. Deus é fiel! A Palavra é fiel!

Vê o que diz Hebreus 10:23: “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.”

Em 1 Timóteo 4:9, o Senhor diz: “Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação.”

Em Lucas 1:37, diz assim: “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.”

Amado, das sete mil promessas da Bíblia, não há uma sequer que Deus não possa realizar, ou esteja impedido de fazê-la. Não existe esta possibilidade. Não há impossíveis para Deus, não há coisas demasiadamente maravilhosas que Ele não possa fazer.

O que vemos é temporário, pode ser mudado, porque nós andamos por Fé, andamos pelo que a Palavra de Deus nos diz, falamos de acordo com a Graça de Deus, pensamos como a Bíblia nos ensina a pensar, confessamos em linha com a Palavra do Senhor.

Se estamos em linha com a Palavra, mesmo que o vento seja contrário, estabelecemos alvos e prosseguimos para ele, porque o querer e o realizar dependem de Deus. Ele começa a boa obra e termina. Por isso, em Filipenses 3:13-14, o Senhor diz: “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

Naturalmente que, para avançar, muitas vezes, tu precisas de mudanças. O que eu estou te dizendo é que, segundo a Bíblia Sagrada, Deus faz mudanças.

O inimigo tenta jogar “poeira” para nos confundir, para que questionemos a Palavra, para que duvidemos de Deus. Mas sabe que todos nós temos um destino marcado: fomos chamados para vencer! A Bíblia diz que fomos predestinados em amor para o louvor da glória de Deus, e que o Senhor nos tem abençoado com toda a sorte de bênçãos espirituais; logo, o nosso destino tem uma marca: VENCEDOR!

Tu não foste chamado para perder. Ainda que os ventos estejam contrários, ainda que haja questionamentos, ainda que haja “poeiras” no ar, o nosso final é a vitória. Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus.

Amado, numa hora de aperto na nossa vida, mais do que em qualquer outra, precisamos estar firmes na Palavra de Deus e convencidos da Verdade. Lê Romanos 4:21.

Nós, como redimidos de Deus, fomos colocados numa posição de absoluta vitória. A Bíblia diz que Deus sempre nos conduz em triunfo. Então, coisas podem começar a mudar agora, especialmente, volto a dizer, se há situações para serem ajustadas, se há “trem para ser colocado nos trilhos”, se há a necessidade de ajustes na família, se há decisões para serem tomadas, se há coisas que devem ser confrontadas.

Eu queria te falar, agora, de um momento desgastante da vida do profeta Eliseu. Vê 2 Reis 6:24-29: “Depois disto, ajuntou Ben-Hadade, rei da Síria, todo o seu exército, subiu e sitiou a Samaria. Houve grande fome em Samaria; eis que a sitiaram, a ponto de se vender a cabeça de um jumento por oitenta siclos de prata e um pouco de esterco de pombas por cinco siclos de prata. Passando o rei de Israel pelo muro, gritou-lhe uma mulher: Acode-me, ó rei, meu senhor! Ele lhe disse: Se o SENHOR te não acode, donde te acudirei eu? Da eira ou do lagar? Perguntou-lhe o rei: Que tens? Respondeu ela: Esta mulher me disse: Dá teu filho, para que, hoje, o comamos e, amanhã, comeremos o meu. Cozemos, pois, o meu filho e o comemos; mas, dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá o teu filho, para que o comamos, ela o escondeu.”

Interessante. Às vezes, tu vais ao médico e ele diz que não pode fazer nada; que se não for Deus a socorrer, ele não poderá fazer nada. Ou ficas diante de um advogado que te diz que a causa está perdida sem a intervenção de Deus. Em outras ocasiões, tu recorres a um psicanalista, por causa de um drama emocional, e ele diz que fez a sua parte, e que, agora, tem que ser Deus. Sabes estes momentos em que tu és apertado contra a parede e dizes: ‘Ou Deus faz, ou ninguém pode fazer’? Deus te acode, quando o homem diz que não pode fazer nada. Deus intervém, quando a medicina diz que chegou ao seu limite.

O Senhor diz no versículo 28 que o drama era tão grande, tão grande, tão grande que já havia canibalismo: as pessoas estavam comendo uma às outras. Portanto, desceram ao patamar mais baixo da vida.

Quantas pessoas se entregaram à bebida, ao alcoolismo, à droga, aos medicamentos cujos efeitos colaterais são terríveis, e chegaram ao menor patamar de vida?!

Vamos continuar. Versículos 31-33: “Disse o rei: Assim me faça Deus o que bem lhe aprouver se a cabeça de Eliseu, filho de Safate, lhe ficar, hoje, sobre os ombros. Estava, porém, Eliseu sentado em sua casa, juntamente com os anciãos. Enviou o rei um homem de diante de si; mas, antes que o mensageiro chegasse a Eliseu, disse este aos anciãos: Vedes como o filho do homicida mandou tirar-me a cabeça? Olhai, quando vier o mensageiro, fechai-lhe a porta e empurrai-o com ela; porventura, não vem após ele o ruído dos pés de seu senhor? Falava ele ainda com eles, quando lhe chegou o mensageiro; disse o rei: Eis que este mal vem do SENHOR; que mais, pois, esperaria eu do SENHOR?”

Deus revelou a Eliseu que viria um emissário para lhe avisar que o rei pretendia lhe cortar a cabeça. O rei estava achando que o mal vinha de Deus, por causa do profeta.

É o diabo quem joga esses enganos, embotando os cinco sentidos do homem. ‘Onde está o teu Deus? Foi Ele quem te deu esse acidente, quem permitiu que tu perdeste o emprego, quem te deste o câncer…’

Diz a Palavra do Senhor em 2 Reis 7:1-2: “Então, disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, a estas horas mais ou menos, dar-se-á um alqueire de flor de farinha por um siclo, e dois de cevada, por um siclo, à porta de Samaria. Porém o capitão a cujo braço o rei se apoiava respondeu ao homem de Deus: Ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poderia suceder isso? Disse o profeta: Eis que tu o verás com os teus olhos, porém disso não comerás.”

Antes, tudo era contrário: canibalismo, cabeças de jumentos, esterco de pomba, miséria, desgraça… Aí, chega o Profeta e diz: ‘Deus pode mudar!’

Em seguida, se passa uma das situações mais interessantes da Bíblia: no meio do povo havia leprosos, e diz a Palavra do Senhor no versículo 3: “Quatro homens leprosos estavam à entrada da porta, os quais disseram uns aos outros: Para que estaremos nós aqui sentados até morrermos?

Os leprosos não tinham acesso à cidade; ficavam no arraial. Se eles continuassem sentados onde estavam, morreriam de fome. Então, diz a Palavra no versículo 4: “Se dissermos: entremos na cidade, há fome na cidade, e morreremos lá; se ficarmos sentados aqui, também morreremos. Vamos, pois, agora, e demos conosco no arraial dos siros; se nos deixarem viver, viveremos; se nos matarem, tão-somente morreremos.”

Há momentos desafiantes na vida, há momentos em que deves tomar uma decisão, deves “colocar o trem nos trilhos”, deves reajustar a tua família, precisas confrontar uma situação.

O mal estava estabelecido, mas a profecia dizia que Deus resolveria o problema.

Vamos continuar, porque esta passagem é linda. Versículo 5 “Levantaram-se ao anoitecer para se dirigirem ao arraial dos siros; e, tendo chegado à entrada do arraial, eis que não havia lá ninguém.”

Amado, tu precisas tomar uma atitude perante a vida. Não podes te acovardar, não podes baixar a cabeça, não podes negar que és cristão e que foste chamado para vencer e não podes ficar de “fora do arraial” dizendo: ‘Será que lá dentro tem alguém que vai me matar? Será que lá dentro tem comida?’

Quando os leprosos entraram, a primeira surpresa: não havia ninguém. Ora, por que não havia ninguém? “Porque o Senhor fizera ouvir no arraial dos siros ruído de carros e de cavalos e o ruído de um grande exército; de maneira que disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel alugou contra nós os reis dos heteus e os reis dos egípcios, para virem contra nós.” (Versículo 6).

Deus fez algo sobrenatural acontecer. Os siros, que eram um exército poderoso, começaram a ouvir ruídos de cavalos, de soldados, e pensaram que o rei de Israel tivesse se associado a outros povos e que eles, conseqüentemente, seriam esmagados.

O inimigo sabe que tem que fugir da tua vida, irmão. O inimigo, há muito tempo, sabe que tu és vencedor. Há muito tempo ele ouviu que tu és por cabeça. Deus fez com que o diabo ouvisse que contra a tua vida não vale encantamento. Dize: ‘Glórias a Deus!’

Versículos 7-8 “Pelo que se levantaram, e, fugindo ao anoitecer, deixaram as suas tendas, os seus cavalos, e os seus jumentos, e o arraial como estava; e fugiram para salvar a sua vida. Chegando, pois, aqueles leprosos à entrada do arraial, entraram numa tenda, e comeram, e beberam, e tomaram dali prata, e ouro, e vestes, e se foram, e os esconderam; voltaram, e entraram em outra tenda, e dali também tomaram alguma coisa, e a esconderam.”

Irmão, Deus muda situações! Deus muda situações! Até aquele momento havia fome, desespero, angústia e morte. A única coisa que os leprosos podiam esperar era a morte. Mas, eles tomaram uma atitude na vida. Resolveram ficar com a consciência de que Deus poderia fazer o milagre. Parados é que eles não poderiam continuar!!!

Às vezes, o cristão fica na dúvida com relação ao dízimo; se deve ou não ir ao culto; se participa ou não dos desafios da igreja… Irmão, arrisca, crê! É o inimigo quem diz: ‘Não vale a pena, não adianta, tu não vais chegar a lugar nenhum…’

Vamos ver o que dizem os versículo 10-12: “Vieram, pois, e bradaram aos porteiros da cidade, e lhes anunciaram, dizendo: Fomos ao arraial dos siros, e eis que lá não havia ninguém, voz de ninguém, mas somente cavalos e jumentos atados, e as tendas como estavam. Então, os porteiros gritaram e fizeram anunciar a nova no interior da casa do rei. Levantou-se o rei de noite e disse a seus servos: Agora, eu vos direi o que é que os siros nos fizeram. Bem sabem eles que estamos esfaimados; por isso, saíram do arraial, a esconder-se pelo campo, dizendo: Quando saírem da cidade, então, os tomaremos vivos e entraremos nela.”

O rei mesmo não tinha uma boa confissão – ele duvidava que Deus estivesse fazendo uma obra completa. Irmão, quando Deus faz, a obra é completa! Quando Deus honra uma pessoa, Ele a põe por cabeça e não cauda, por cima e nunca mais por baixo!

Versículos 13-15: “Então, um dos seus servos respondeu e disse: Tomem-se, pois, cinco dos cavalos que ainda restam na cidade, pois toda a multidão de Israel que ficou aqui de resto terá a mesma sorte da multidão dos israelitas que já pereceram; enviemos homens e vejamos. Tomaram, pois, dois carros com cavalos; e o rei enviou os homens após o exército dos siros, dizendo: Ide e vede. Foram após eles até ao Jordão; e eis que todo o caminho estava cheio de vestes e de armas que os siros, na sua pressa, tinham lançado fora. Voltaram os mensageiros e o anunciaram ao rei.”

Quando Deus abre as janelas dos céus, quando Deus começa a intervir, muda situações impossíveis. Ele faz a fome transformar-se em abundância. Talvez alguém diga: ‘Apóstolo, não vejo qualquer possibilidade de mudança na minha vida…’ Amado, não duvides! Pode ser que hoje o teu dia seja de escuridão, mas, amanhã será como Deus diz em Sua Palavra: resplandecerá a luz!

Eu sei o que é isto! Um dia, estive numa cadeira de rodas, ouvi o médico falar, várias vezes, que eu nunca mais voltaria a andar. Tive fratura de bacia, fratura baixa de coluna, do cóxi; eu não conseguia me aprumar. Essa era a minha vida de escuridão, essa era a minha vida de angústia… Mas, um dia, depois de um culto realizado por evangélicos ciganos, em Lisboa, o Senhor Jesus Cristo operou o milagre na minha vida. Restaurou-me completamente!

Nós temos o Deus que cura câncer terminal, que transforma diagnósticos sombrios, que pode mudar qualquer situação!

Amado, não desistas! O milagre chegou. Deus pode mudar qualquer coisa! Para Ele não há impossíveis. Nada é impossível para Deus!

Quando nos levantamos por Fé, todo o mundo espiritual começa a agir em nosso favor. Não é pelo que vemos, não é pelo que sentimos, não é pelo que ouvimos, e, sim, por aquilo que a Palavra diz: sobrenaturalmente, Deus age, opera, reverte diagnósticos, cancela dívidas, restitui perdas e restaura o destruído. Da falta, o Senhor gera abundância; da doença, Ele gera saúde; da destruição, Ele gera restauração. Deus te tira de prisões emocionais como tirou a mim. Ele liberta do álcool, da droga, do espírito da mentira, do ocultismo, da feitiçaria, de heranças familiares malignas, das maldições de pobreza, das doenças incomuns, dos complexos. Deus reverte a situação financeira negativa em positiva. O Senhor Jesus Cristo rompe com tudo que é mal da tua vida. Ele acaba com a síndrome de pânico, com o terror noturno, com a vida em círculos, com a vida de altos e baixos, e tudo se faz novo, diferente. Deus não se esquece de ti. Mesmo que estejas enfrentando o vale da sombra da morte, Ele te protege no meio das dificuldades.

Não permitas que as dúvidas, os temores, as preocupações, o espírito de solidão, de desespero, as adversidades, a síndrome da desistência, ou até mesmo as tragédias constantes façam com que te sintas vítima das situações. Nós temos o Poder de Deus para triunfar, temos a Fé que vence o mundo, temos o Deus que nos conduz em triunfo e no qual podemos todas as coisas, porque Ele nos fortalece! Deus pode mudar tudo – Ele é a Palavra final!

Recebe que a impossibilidade tornou-se em possibilidade, em Nome de Jesus Cristo.

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!!!

Teu apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE