cropped-Logo_azul.png

AS ORAÇÕES DOS SANTOS SOBRE O ALTAR

COMPARTILHE

 

Apocalipse 8:3 “Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono…”

Nós vimos no texto acima, que um anjo recebeu autoridade para o exercício das funções sacerdotais junto do Trono. Diz a Palavra: Apocalipse 8:3 “Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo…”

A Palavra diz que esse anjo estava diante do Altar. Tu te lembras de Gabriel, o anjo que faz um trabalho especial junto a Deus? Diz a Palavra do Senhor em Lucas 1:19 “Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas.”

 Deus tem anjos que assistem diante dEle. Anjos que provocarão a manifestação dos Juízos Divinos e anjos que são porta-vozes de Deus, são correio de Deus. Vê, o anjo Gabriel disse: ‘Fui enviado para trazer-te boas novas. Eu sou anjo que assisto diante do Senhor’.

Apocalipse  8:3 “… e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro… “ As orações de todos os santos são recebidas por Deus. Qualquer oração que faças, Deus a recebe. Às vezes. tu pensas: ‘Mas eu já orei, e Deus não me atendeu’. A resposta, irmão, vem no tempo de Deus, e o tempo de Deus é perfeito!

Vê o que diz o Salmos 141:1-2 “SENHOR, a ti clamo, dá-te pressa em me acudir; inclina os ouvidos à minha voz, quando te invoco. Suba à tua presença a minha oração, como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina.” Nossas mãos, quando se levantam, são oferendas que damos a Deus, e a voz de oração é como incenso suave.

Quando a Palavra diz “orações de todos os santos”, tu podes perguntar: ‘Quem são todos os santos?’ Vamos ver isto em Romanos 1:7 “A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” ‘Chamados para serdes santos’… Quem são os santos? SANTOS SÃO TODOS AQUELES QUE CONFESSARAM JESUS COMO SENHOR E SALVADOR, QUE NASCERAM DA SEMENTE INCORRUPTÍVEL, QUE SÃO UM ESPÍRITO COM O SENHOR, QUE NASCERAM DE NOVO – Eu e tu somos os verdadeiros santos de Deus.

Pastor, por que chamam de santos àquelas imagens da igreja romana? A maioria daquelas imagens sequer existiram em pessoa. Noventa porcento dos santos nunca existiram, e os que existiram, se confessaram Jesus como Senhor e Salvador, santos são como eu, como tu. (Lê 1 Coríntios 1:2).

Nossa chamada como santificados é para termos uma vida de santos. Efésios 14 “… assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor…” A maior e mais linda chamada é a de um crente. Deus não nos chamou para outra coisa, a não ser para sermos santos e irrepreensíveis.

Vê o que diz Colossenses 1:2 “aos santos e fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos, graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai.” A nossa chamada é para sermos santos e fiéis – fiéis a Deus, fiéis à Palavra, fiéis ao santo ministério, fiéis ao anjo que prega as Boas Novas da Graça de Deus. Temos um chamado à santidade e `a fidelidade.

Depois, a Palavra diz em Apocalipse 8:4 “… e da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos.”

Vê o que diz Levítico 16:13 “Porá o incenso sobre o fogo, perante o SENHOR, para que a nuvem do incenso cubra o propiciatório, que está sobre o Testemunho, para que não morra.”

O incenso não só é uma simbologia do Ministério de Cristo, mas também da excelência da dignidade. Ou seja, a nossa oração, diante de Deus, tem excelência e dignidade. Não deixes de orar! Creia na oração!

João 15:7 “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.” Olha, que desafio nós temos – “pedireis o que quiserdes…” – não há limites para Deus.

Apocalipse 8:5 “E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto.” Que coisa extraordinária! Por que, quando as orações foram devolvidas à terra, “houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto”?

Meu irmão, estas são expressões que mostram que DEUS ATENDEU AS ORAÇÕES DE TODOS OS SANTOS. Só que o Mover de Deus não é  como um mover humano. Estes relâmpagos, trovões, terremotos… mostram quão Soberano e Poderoso é Deus. (Lê Mateus 24:27,30).

O Senhor diz em João 2:23-25 “Estando ele em Jerusalém, durante a Festa da Páscoa, muitos, vendo os sinais que ele fazia, creram no seu nome;  mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos. E não precisava de que alguém lhe desse testemunho a respeito do homem, porque ele mesmo sabia o que era a natureza humana.”

Deus sabe qual é a nossa natureza. Quando se fala no Mover de Deus, na manifestação que faz tremer as bases da vida de uma pessoa, quando se fala na Glória do Senhor, é preciso compreender o que é a natureza humana. Temos uma carne de humilhação, que para nada aproveita. Um dos maiores erros da vida espiritual é a passividade. Crentes passivos com as coisas de Deus se desequilibram e abrem a porta ao diabo e à sua manifestação.

Por isto é que o Senhor diz em 1 Pedro  5:8 “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar…”  Precisamos entender que Deus nos capacitou, formou a nossa vida, nos deu o Espírito Santo, nos selou para o dia da redenção, mas sabe da nossa natureza humana. Quando o inimigo ruge… ameaça, a pessoa passiva, em vez de conhecer a Verdade, deixa-se levar.

A Palavra diz: ‘Não deis lugar ao diabo’. Quando se dá lugar ao diabo? Por exemplo, quando tu te deixas levar por espírito de preocupação, espírito de ansiedade. Isso é uma porta aberta ao diabo. É impossível uma pessoa preocupar-se e ao mesmo tempo viver em paz – é impossível.

Olha o que diz o Salmos  37:8 “Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal.” Estas são uma das palavras mais fundamentais para a vida espiritual. Deixa as brigas… Querem brigar contigo, ande mais uma milha… ande duas. ‘Deixa a ira, abandona o furor…não vivas ansioso, não vivas inquieto…’ Por que? Porque… “certamente, isso acabará mal”. E como isso acaba mal? Ou com doença, ou portas abertas para o diabo.

A natureza carnal se preocupa e se inquieta, tem furor, tem ira… O ESPÍRITO TEM QUE TER PAZ COM DEUS! O Senhor explica isto em João  10:10 “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” Quem é esse ladrão? É o derrotado, o inimigo das nossas almas. Jesus disse: ‘Eu vim para trazer vida em abundância, vim para te trazer respostas, vim para ser o Teu Pastor.

Diz a Palavra em Mateus  6:34 “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” ‘Não te inquietes com o dia de amanhã, não viva furioso, irado… Deus quer um povo equilibrado, em paz, harmonioso.

Paulo diz como é que se reage quando vem a inquietação. Filipenses  4:6 “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.” Então, a forma de tu reagires às inquietações é orar a Deus. Porque Deus recebe e manda respostas com o incenso. Nós temos que crer nisto!

O Ap. Pedro também nos dá conselhos para essas situações: 1 Pedro  5:6-7 “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”Pastor, o que é humilhar-me perante Deus?’ É saber esperar a hora de Deus. É saber entrar no repouso de Deus!

Agora, uma vez mais, quero mostrar-lhe uma situação que aconteceu com o rei Josafá. Três exércitos vinham contra o povo de Deus. Motivos sobejos para fugir, criticar Deus, dizer que Deus não existe… Vamos ver qual foi a atitude do rei em 2 Crônicas 20:12 “Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti.”

         ‘Não há forças, não sabemos o que fazer… mas nossos olhos estão postos em Ti.’ Ou seja, a nossa confiança está na resposta de Deus. O Espírito do Senhor respondeu… 2 Crônicas  20:15 “e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus.”

E o Senhor deu uma orientação: 2 Crônicas  20:17 “Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.” (Lê 2 Crônicas 20:20-22). Não tem que jejuar, não tem que sacrificar… não! O SENHOR É CONVOSCO! Irmão, é nisto que eu quero que tu creias. O Senhor é contigo! Glória a Deus!

 

Teu apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE