cropped-Logo_azul.png

Carta a Igreja de Laodicéia

COMPARTILHE

 

 

Apocalipse  3:14 “Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:”

 Meus amados irmãos, minha família, selo do meu apostolado!

Nós vamos ver neste estudo que a Igreja de Laodicéia representa o período da apostasia – vivia como se Deus não existisse. Tinha frieza e indiferença espiritual, e perdeu a capacidade de distinguir entre o bem e o mal.

Em Apocalipse  3:14 Deus começou por dizer: “Eu sou o Amém”. Amém é uma expressão que quer dizer: Estamos de acordo, firmes, irrevogáveis, rígidos, no cumprimento da Palavra.

A Palavra do Senhor diz em 2 Coríntios  1:20 “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.”

Depois o Senhor diz: “…a testemunha fiel e verdadeira,…” Por que Ele diz: “fiel”? Fiel quanto à constância – Deus não falha. E Ele diz: “verdadeiro”, porque tudo que Jesus diz é genuíno. Ele não é homem para mentir, nem filho do homem para prometer e não cumprir.

Em seguida Deus diz: “…o princípio da criação de Deus:” Lê Colossenses 1:15-16.

O Senhor diz que é “o princípio da criação” e explica isto em: João 1:3 “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.”

O Senhor continua dizendo, em Apocalipse  3:15 “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!” É interessante, amado, pararmos um pouquinho para falarmos outra vez destas obras. “Eu conheço as tuas obras”. Deus está dizendo: “Eu conheço o que tu fazes para mim. Conheço se tens realmente amor pela Minha Obra, se colocas o Reino em primeiro lugar, se crês que tenho riquezas e honras, que doto de bens os que Me amam.”

Quando dás o testemunho de Cristo para alguém, quando dizimas, quando vais à Igreja, tudo é registrado por Deus.

E Ele usa uma expressão: “…que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!” O que é um crente frio? É aquele que não abandona a Lei de Moisés, que não abandona os rudimentos, as cerimônias, os batismos, os jejuns, as abluções, os sacrifícios, etc.

E quem é o quente? É a pessoa que vive a Graça de Deus. Aquela que vive após a Ressurreição – o Novo Pacto.

Neste Novo Pacto se passa uma das coisas mais maravilhosas. A Bíblia diz que Deus inscreveu a Sua Palavra no nosso coração e na nossa mente, para não pecarmos, para podermos fazer a Sua Vontade.

Depois Deus diz: “… Quem dera fosses frio ou quente!” Ou a pessoa é da Lei, ou é da Graça. Ou vive como antes da Ressurreição e, então, faz todos os rituais judaicos, ou então a pessoa diz: “Jesus já fez todo sacrifício por mim, e eu tomo posse da minha herança como filho de Deus”.

O que estava ocorrendo com essa Igreja? Ela não se deixava levar totalmente pela Lei, mas, também, não vivia totalmente a Graça e a Verdade.

Sabe o que acontece com isto? Diz a Palavra em: Apocalipse  3:16 “Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca;” Começa aqui a repreensão à Igreja. E quem é o morno? É o que mistura as duas Alianças. Nem é tanto da Lei, nem é da Graça… Tanto aceita o bem como aceita o mal… É um cristianismo sem compromisso, sem Verdade, que anula a Graça de Deus.

A Bíblia nos diz em Gálatas 2:19-20 “Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Aqui está a chave da Revelação: Gálatas 2:21 “Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.” Quando o Ap. Paulo diz “morri para a lei”, deixou de viver as coisas de antes da Ressurreição, para viver pelo Novo Pacto, após a Ressurreição. “Estou crucificado com Cristo”, quer dizer, a minha natureza velha está crucificada, morreu com Cristo na cruz. Depois ele diz: “Eu não anulo a Graça de Deus”. Quer dizer que tem gente que anula – a Igreja de Laodicéia anulava. O FIM DA LEI É CRISTO!

O Senhor disse: “…estou a ponto de vomitar-te da minha boca;”

Quando disse: “estou a ponto de vomitar-te”, não é que Deus vomite o crente. O que o Senhor está revelando? Que ser morno é emético – dá ânsias – Deus se enoja com essa coisa da Lei misturada à Graça.

Quando a pessoa está morna fica descompromissada. Um dia vai à Igreja, um dia não vai, um dia está bem, outro mal, um dia se sente amada por Deus, outro não.

Depois Ele fala em Apocalipse  3:17 “pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.”

Este “tu dizes” era a vanglória da Igreja. Quer dizer que não havia humildade. A Igreja de Laodicéia se sentia auto-suficiente por causa da riqueza material, mas era pobre nas suas atitudes com Deus.

Espiritualmente ela estava em bancarrota. E era preciso alertá-la, para mostrar-lhe que quem tem Deus tem tudo, mas quem não tem Deus, pode ter rico financeiramente, mas não acrescenta nada para a Vida Eterna.

HUMILDADE É UMA ATITUDE. Acontece lá dentro. É Deus que conhece. O indivíduo pode andar vestido de ouro e ser humilde. E pode ser a pessoa mais pobre do mundo e ser o mais orgulhoso.

Era preciso que a Igreja dependesse de Deus e que não confiasse nas riquezas, por isso a repreensão.

Depois o Senhor disse: “…nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.”

O Senhor mostrou que ela não tinha percepção nem discernimento espiritual. Não sabia que era infeliz, miserável, pobre, cega e nua. Não sabia qual era sua posição diante de Deus.

O Ap. Paulo explica isto em 1 Coríntios  15:9-10 “Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.”

A questão da Igreja de Laodicéia era esta. Ela não sabia que, na realidade, o dinheiro não a capacitava espiritualmente.

E quais eram suas condições? Pobre, cega e nua. Pobre em que? Espiritualmente estava em bancarrota. Cega por quê? Porque era incapaz de ver a Glória de Deus. E por que nua? Isto quer dizer sem vestes espirituais – em pecado, Vida apagada.

Olha o que Paulo disse em 1 Tessalonicenses  5:19 “Não apagueis o Espírito.”

Não apagues o Espírito! O fogo sagrado de quem tem o Espírito Santo, tem que resplandecer, irmão! O cristianismo é entusiasmo, ou não é nada. Há pessoas que jogam água fria em cima do calor do Espírito. Essa Igreja fazia isso. Não tinha entusiasmo. Não havia motivo de louvor… O povo não sabia adorar a Deus, não sabia louvar em Espírito e em Verdade.

Tu então perguntas: Pastor, estas circunstâncias ocorrem hoje? Muito. Muitas pessoas me escrevem, vêm à Igreja, telefonam… Dizem: “Apóstolo, até te conhecer com esta Revelação da Graça de Deus, eu vivia infeliz, pobre, cego, nu, miserável, triste, queria morrer, queria me suicidar…” Irmão, só eu sei o que é a vida de uma pessoa cujo fogo está apagado. Não há ânimo para nada, sequer para ir à Igreja. Tudo é ruim, complicado. São pessoas que não vêem o brilho de Deus..

O crente da Graça de Deus é muito feliz! Sabes por que? Porque há uma felicidade intrínseca – está lá dentro de nós. Sabes como se chama a nossa Felicidade? JESUS CRISTO!

Continuando o estudo em Apocalipse  3:18 “Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.”

O Senhor diz: “Aconselho que compres ouro refinado”, O que Ele está dizendo com isto? Que a Igreja aceitasse a Graça. Lê Isaías  55:1.

Este ouro que o Senhor manda comprar dEle, o que é? São as Suas Verdades. Não é preciso dinheiro – É PRECISO REVELAÇÃO DE DEUS.

Depois: “Vestiduras brancas” significam a manifestação da Glória e da justiça de Deus na nossa vida, que são imputadas ao crente em Cristo. Lê Hebreus 10:14.

Em seguida: “…e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas.”

Deus estava dizendo que é preciso ter olhos iluminados, para se ter discernimento e compreender o que é Vida Espiritual. Efésios 1:18 “iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos” Olhos iluminados VÊEM O PROFUNDO DE DEUS. Lê João 1:9.

Então, meu irmão, o verdadeiro Colírio é a Revelação da Graça de Deus. Lê Romanos 16:25-26.

A Palavra diz em Apocalipse 3:19 “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te.”

Esta palavra “disciplina” no grego original é paideó, que quer dizer “treinar crianças, educar e orientar”. Como é que Deus faz? Deus treina a quem Ele ama, orienta, encoraja, corrige. E como Deus faz isto? Através da Palavra. Qual é o Seu objetivo? Seu objetivo é curar e restaurar as pessoas.

Depois Deus diz: “…Sê, pois, zeloso e arrepende-te.”

O Senhor estava dizendo à Igreja: “Sê fervoroso, sê comprometido, muda de direção – VIVE A FASE APÓS A RESSURREIÇÃO, vive o Novo Pacto. Arrepende-te, muda de vida!”.

Agora vem o versículo chave desta Palavra: Apocalipse  3:20 “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”

“Eu estou à porta”. Com isto Ele está dizendo que está tomando uma posição, está chamando a Igreja para despertar, para mudar de vida.

O Senhor está falando à Igreja: “Se tu me ouvires, se entenderes a minha linguagem, a minha voz, vou te dizer: este é o Caminho – segue-me.”

Depois o Senhor mostra: “…entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.”

O que Ele está dizendo? “SE TU DERES OUVIDOS AO QUE ESTOU DIZENDO, VOU TER COMUNHÃO ÍNTIMA CONTIGO.”

Por isto Ele diz em Apocalipse  3:21 “Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.” A Bíblia diz que todo aquele que tem Jesus Cristo é mais que vencedor.

Finalmente, Ele diz: Apocalipse  3:22 “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

O mesmo Espírito que falou na Ilha de Patmos , na Costa da Grécia, há quase dois mil anos atrás, está falando à Igreja de hoje. É O MESMO ESPÍRITO QUE ESTÁ FALANDO A TI, POR ESTE RECADO.

Deixa-me, em resumo, dizer-te: Há pessoas que acham que pela sua capacidade financeira têm garantida sua vida espiritual. Outros acham que o seu orgulho e sua auto-suficiência mantêm a sua vida espiritual.

Então, o Senhor está chamando a Igreja e admoestando: “IGREJA, ARREPENDE-TE. MUDA. ESTOU TE FALANDO, ESTOU BATENDO À PORTA. SE TU QUERES TER INTIMIDADE COMIGO, NÃO QUERO QUE TU SEJAS MORNO, NÃO QUERO QUE SEJAS FRIO. MAS, O IMPORTANTE É SERES QUENTE, É SERES DE REVELAÇÃO”.

A Palavra diz em Provérbios  21:1 “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR; este, segundo o seu querer, o inclina.” Deus inclina o coração do rei, assim como Ele faz com as águas.

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

6 respostas

    1. Os crente mornos deus vomita da sua boca eu sou quente pois amo ser fervorosa
      Adora a palavra do senhor eu vou ser fiel a deus

  1. Tem muito crente q vão fica pq tem a língua grande deus nao si agrada d crente q fala do seu irmão amem

  2. Estudo MARAVILHOSO Deus o fez deixar aqui para nós Apostolo. Deus falou fortemente comigo. Eu que achava que era quente, percebo que o meu erro já começava por aí, quando confiava na minha autosuficiên ia. Nada sou! Sigo na luta pela busca do Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE