cropped-Logo_azul.png

COMO APAGAR OS DARDOS DO INIMIGO?

COMPARTILHE

Efésios 6:12 a 17 “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;”.

Hoje, vamos falar sobre “embraçar o escudo da fé, com o qual nós podemos apagar todos os dardos inflamados do maligno.”

O povo de Deus, aqueles que são fieis ao Senhor, já têm todos os implementos da armadura para vencer qualquer tipo de batalha espiritual.

Já mostrei que o soldado romano precisava estar cingido da verdade, por isso usava o cinto da verdade, que era o que protegia os órgãos reprodutores, e também era usado para colocar a espada. Cinto, aqui, refere-se à Verdade de Deus. Depois, falamos de uma couraça da justiça. A couraça da justiça serve para proteger o coração. Se o militar fosse ferido nas pernas ou nos braços, ele não morreria. Mas, se uma espada entrasse no seu coração, a morte seria fatal.

Deus disse que temos uma cobertura sobre o coração, porque é do coração que procedem as fontes da vida. Ele precisa estar protegido com a couraça espiritual.

Falamos, também, sobre o calçado, as sandálias. Lembramos que o soldado romano tinha uma sandália com pregos na sola para ele ter estabilidade; quando precisasse correr, para não escorregar e não cair.

Hoje, falaremos sobre a proteção de um escudo da fé. O escudo da fé, no original grego, tem a ver com porta. Significa que o soldado romano usava um escudo a fim de que ele se escondesse atrás, como numa porta.

Por que é absolutamente necessário que o cristão tenha todo esse revestimento? Porque a obra do inimigo, vinte e quatro horas por dia, é tentar fazer com que os seus dardos inflamados, em primeiro lugar, atinjam o coração.

Se o coração é a fonte da vida, e o cristão não tem proteção, facilmente será induzido ao erro. Se o inimigo tentar entrar nos pensamentos, há o capacete. Se ele tentar entrar na área do corpo mais sensível, o coração, há o escudo.

Por outro lado, o crente fundamentalista não tem proteção nenhuma, não anda com a Bíblia na mão nem tem qualquer alegria de viver. Possui pensamentos estranhos contra o Ministério dos Pastores, não gosta dos irmãos, acha que a paz é só dele e mais ninguém pode tê-la. Pensa que somente ele será salvo e os demais vão para o inferno, porque não são da sua denominação. O único instrumento que ele usa é um controle remoto de televisão. É aquele crente que vê a novela das seis, das sete, das oito, das onze, vê o Big Brother, vê filmes a partir das duas horas da manhã. Ele não tem qualquer armadura, não tem qualquer proteção. Quando aparece um Pastor pregando, ele muda imediatamente, porque não gosta de ouvir mensagens. O inimigo adora esse tipo de crente. Quando o diabo vem e lança sobre ele um dardo violento ou qualquer tipo de espírito contrário, ele cai. Não há proteção.

Agora, queria transferir isso para o âmbito espiritual, para que tu entendas porque o Ministério Cristo Vive tem tanta importância.

Quando Paulo diz: “embraçando o escudo da fé”, significa que só podemos fazer o que a fé diz que pode. A fé diz que pode tudo; nós podemos tudo.

Vamos aprender como liberar a fé que protege, para que tenhamos a vida que sempre sonhamos. Somos filhos do Deus Altíssimo, temos potencial para viver uma vida ilimitada. A Bíblia diz que nada é impossível para aquele que crê. E a Igreja de Jesus Cristo precisa entender que existe uma guerra constante.

Nota que a guerra não é direta. Vê, eu, por exemplo, em vinte e oito anos de Ministério, nunca tive guerra direta com o diabo. Nenhum pai de santo foi à porta da Igreja ou nenhum centro espírita guerreou comigo na televisão ou no rádio. Todas as guerras que a Igreja enfrenta – todas as Igrejas, não somente a nossa, – é com falsos irmãos. São pessoas energizadas pelo diabo, que se fingem de irmãos, às vezes, até andam um tempo dentro das Igrejas, mas, no fim, são lobos devoradores.

Vejamos como Paulo disse em Gálatas 2:4 “E isto por causa dos falsos irmãos que se entremeteram com o fim de espreitar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus e reduzir-nos à escravidão;”.

Pouquíssimos crentes tiveram confrontamento com demônios. Noventa e nove por cento das guerras espirituais que nós temos são com pessoas que se dizem evangélicas.

Eu nunca vi um padre falar mal de outro padre, um médico falar mal de outro médico, um bispo católico falar mal de outro bispo, um profissional liberal falar mal de outro profissional liberal. Mas vejo falsos cristãos, energizados pelo diabo, querendo destruir a obra de Deus, atacando as Igrejas, falando mal dos Pastores e de outros cristãos. Se não tivermos proteção, teremos medo de viver, seremos vítimas, quando a Bíblia diz que somos vencedores. Portanto, essa é uma luta que precisa ser vencida.

Meu amado, a nossa guerra espiritual não é por causa de presidentes. Temos uma luta que Paulo disse que não é contra sangue nem carne; é contra forças espirituais do mal, principados e potestades, que detêm o coração das pessoas para atacar o povo de Deus.

O que essas forças querem fazer? Destruir casamentos, acabar com lares, esboroar relações, ferir a saúde das pessoas, arruinarem finanças, destruir sonhos. Levam as pessoas a viverem dependentes de drogas, de álcool, de prostituição, de medo, de miséria e de depressões.

Quero dizer uma coisa, filho amado: Jesus é a única esperança para o nosso país!

A guerra espiritual contra o povo de Deus é vencida se o povo de Deus estiver revestido da armadura.

Diz em Jeremias 23:29 “Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha?”

A Palavra de Deus é fogo, esmiúça a pedra, a penha. A Palavra de Deus desfaz qualquer equívoco, qualquer erro, porque ela é poderosa e eficaz.

Portanto, irmão, temos na Palavra, Jesus. Jesus é o Pão da Vida para o faminto; a Água da Vida para o sedento; o Alimento Sólido para o maduro; o Leite Espiritual para o inexperiente; o Poder de Deus para a salvação; o Caminho que leva ao Pai; o Segredo para a nossa saúde e prosperidade; a Resposta para qualquer problema que tenhamos, porque Ele é a Palavra da Verdade.

Santo de Deus, estamos vendo o que está acontecendo com o nosso país: o declínio moral que seduz, escraviza, destrói todos os valores inerentes à família. Há um câncer, um colapso espiritual que assola o nosso país. Aí tu dizes: “Mas Apóstolo, o que nós podemos fazer?” Bom, estamos aprendendo que devemos embraçar o escudo da fé, precisamos estar revestidos espiritualmente para apagar todos os dardos inflamados do maligno. Devemos voltar à Bíblia, crer nas virtudes cristãs, no ensino que foi dado à Abraão, Isaque, Jacó, José, aos nossos patriarcas, crer na santidade de Deus. A Bíblia diz que sem essa santidade ninguém verá o Senhor. Crer, sim, que a Palavra regenera, faz o homem novo; capacita-o para enfrentar a vida. Então, o escudo da fé é fundamental.

Quando a pessoa tem o escudo da fé, não só ela está protegida, como também assusta. Um cristão que possui posições firmes, assusta o mal. Ele vai ao médico e, se o médico diz que é câncer, ele não recebe. Isso assusta!

O que é escudo da fé, na realidade? O escudo da fé é a Bíblia. Quando o inimigo ataca, tentando matar, roubar e destruir, se confessamos a Palavra, submetemos o mal. Se começamos a dizer que Jesus é por nós, que é maior do que nossos problemas, isso nos protege.

Quando os dardos do inimigo tentam atacar as nossas emoções, gerando ansiedades, medos e preocupações, pegamos o escudo da fé. Fomos chamados para vencer tudo. Não há incapacidade que nos domine.

A Bíblia é a nossa autoridade. Podemos ser, ter e fazer o que a Bíblia diz que podemos. Podemos curar enfermos, expulsar o mal, pisar naquilo que nos tenta oprimir, porque a fé vence o mundo.

Paulo diz para “embraçarmos sempre o escudo da fé.” Não podemos deixar o escudo em casa, porque todos os dias haverá dardos, notícias e dificuldades. Lê 1 João 5:4.

O que é a fé? Hebreus diz que a fé não é uma emoção. Hebreus 11:1 “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.”

A fé não está baseada em ilusões ou otimismos. Quando Elias pediu para vir fogo dos céus, ele teve uma atitude de fé. Quando Daniel se confrontou com os leões, ele teve uma atitude de fé. Quando Jesus orou para que os anjos viessem, isso foi uma atitude de fé.

A fé está alicerçada no Sangue de Cristo, na justiça de Jesus, sobre a Rocha sólida, sobre a esperança que é uma âncora. Portanto, fé é um Dom de Deus. Não é uma ilusão ou uma emoção.

Vemos Jesus dizer que no passado havia homens de pouca fé e muita fé. Isso não existe mais. No Novo Pacto, diz Efésios 2:8 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;”.

Temos um Dom de Deus que se transforma num escudo. Um escudo de proteção, uma porta.

Diz Gálatas 3:23 “Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se.”

Aquelas pessoas que viveram no tempo de Jesus tinham uma fé natural, carnal. Por isso que Paulo disse: “Antes que viesse a fé.” Quer dizer: antes que viesse o Dom da fé, a dádiva, o carisma. Quer dizer que, quando Jesus dizia que não havia fé, que nunca tinha visto fé como a que viu em alguns homens; a fé Dom ainda não havia sido revelada, o Dom da fé ainda não estava dentro de nós, o carisma ainda não era parte da nossa vida.

Quando se revelou a fé verdadeira, o Dom? No Pacto da Graça de Deus, com o advento de Jesus, com Sua morte e ressurreição. Agora, a fé é um Dom. E é o mesmo Dom que tinha Jesus. Vê Gálatas 3:24 e 25 “De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.”

Só o Ministério Cristo Vive conhece isto: a fé que passava, era emocional, era da carne. A lei nos conduziu a Cristo; em Cristo a lei desaparece e vem um Dom sobrenatural chamado: Dom da fé. Essa fé não pode ficar quieta.

Tiago, que não era um pregador da Graça, diz em Tiago 2:17 “Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.”

Por si só, a fé não serve para nada. Ela serve para ser colocada em ação; é um escudo, uma porta.

Então, meu amado, Jesus quer que demonstremos fé. Jesus curou pessoas demonstrando fé. Ele disse: “Toma agora a tua cama e levanta.” O homem pegou a cama e se levantou. É uma atitude de fé. “Estica a mão, tu que tens a mão mirrada.” “Lava os olhos naquele tanque e sê curado.” “Eu sou um leproso. Tu podes me curar, Jesus?” “Posso, sê curado.” São atitudes de fé. Fé que não age, fé sem obras, é ilusão.

Os cristãos que não têm essa revelação, quando passam por um problema, levantam-se, gritam, desmaiam, desmontam, não vão à Igreja, rasgam o cartão de membro, não gostam dos Pastores porque a fé está morta.

Pela fé, Noé construiu uma arca durante cento e vinte anos. Pela fé, Abraão deixou toda a parentela. Tu já imaginaste um homem de setenta e cinco anos deixar tudo quando Deus lhe disse: “Abraão, larga tudo.” Ele não foi perguntar a Sara se estava de acordo que deixasse tudo ou não. Quando Deus fala, amado, o homem não pode interferir nas Suas decisões. Quando Deus disse para Abraão largar tudo e ir para uma terra que ainda iría mostrar, ele não disse que, primeiro, iría orar. Deus não age assim. Deus disse para ele largar a parentela, largar tudo, a idolatria da Mesopotânia, largar os pais, a mãe. Mandou pegar Sara e ir.

Quando Deus fala com alguém, e Deus está falando a alguém, não finjas que Deus não está falando.

Quando Deus fala, colocamos a nossa fé em ação, não entra nada do inimigo na nossa vida. Não entra! Glória a Deus!

Pela fé os antigos lutaram e venceram; os patriarcas venceram. E não podemos ofender nem esquecer a fé dos nossos patriarcas. É a fé que vence o mundo, que remove montanhas, que faz vencer as tempestades da vida. Irmão, eu acredito no sol, mesmo que ele não esteja brilhando; mesmo que o dia esteja cheio de nuvens, sei que ele existe. Eu acredito no amor, mesmo que ele não seja demonstrado. Eu acredito no Espírito que fala, mesmo que Ele, por vezes, não me faça entender direta e rapidamente as coisas.

A fé não admite dúvidas, pára doenças, afugenta o mal, faz o milagre acontecer, faz-nos viver e não morrer. Então, a fé não pressupõe. Ela é a certeza.

Meu amado, a fé agrada a Deus. A fé de quem critica é vazia, não serve. Crê no que Deus diz. Deus não falha. A tua visão do futuro é sem limites.

Começa a praticar a sementeira, para ter colheita. Começa a acreditar em milagres, para haver a prosperidade. Começa a acreditar no impossível, para haver a multiplicação. Tu podes receber o milagre que desejas, que mais precisas, por fé. Fé é a vitória que vence o mundo.

Por causa da fé, um milagre está acontecendo na vida de muita gente. Tu verás o que nunca viste; sentirás o que nunca sentiste; imaginarás o que nunca imaginaste; colocarás uma porta na tua frente e apagarás todos os dardos inflamados do maligno. Dize Glória a Deus!

Meu amado, tenho muito mais para mostrar, mas quero te dizer como profeta do Senhor Jesus: Se te revestires do conhecimento, se embraçares sempre o escudo da fé, se, quando acordares todos os dias disseres, em oração, que crês, nunca mais terás no teu coração nem nas tuas emoções aquele sentimento de: “Eu não presto. Eu não valho nada. Eu não passarei naquela prova. Eu acho que o meu marido não me ama. Eu acho que a minha mulher me desprezou. Eu acho que o meu chefe embirra comigo.”

Tu sabes uma coisa? Atrás da porta há proteção de Jesus.

“Pastor, por que o soldado não põe nada nas costas?” Porque não voltamos às costas à guerra. Não precisamos de nada para proteger as nossas costas porque somos dos que avançam. Aqui, não há ninguém que recua, que vira as costas para o inimigo atacá-lo pelas costas. Somos um povo revestido da armadura de Deus.

Quando chega o inimigo com seus dardos, há uma proteção de Deus, e ali o inimigo não entra. Amado, tu és propriedade exclusiva de Deus. O espírita diz que tem o corpo fechado. Nós temos o corpo, a alma e o espírito tudo bem fechadinho, sabes por quê? Dentro de nós não cabe mais nada, só Jesus.

Se tentarem entrar pelo ouvido, pelos sentimentos, pelas emoções, pelo coração, não podem entrar, estamos protegidos. E quão importante é não poder entrar.

Não posso imaginar quantos casamentos já terminaram, quantas famílias se esboroaram, quantas pessoas não conseguiram ser bem-sucedidas em nada, porque estavam de peito aberto. Quantas pessoas deixaram de ser felizes? Quantas pessoas, hoje, são atiradas, estão miseráveis, não conseguem subir na vida porque andaram com a mente aberta, com o peito aberto. Há tanta gente com Bíblia debaixo do braço, de cabeça baixa, taciturno, triste, acabado, desesperado. E, depois, vai à Igreja: “Glória a Deus! Aleluia!” Volta para casa, dizendo: “Quem sou eu? Eu sou gafanhoto, não valho nada, sou pó da terra.” Quem lhes incutiu na mente e no coração que não valem nada e que são pó da terra? Os dardos.

Quando temos o revestimento, dardos vêm, mas, como embraçamos o escudo da fé, eles não passam, não penetram na nossa mente. O nosso coração é reserva de Deus.

                                                   Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

11 respostas

  1. Num momento tão difícil da minha vida, li essa mensagem e me deu esperança, só peço a Deus que eu ouça sua voz porquê eu não consigo e não sei como ele me fala.

    1. Não há nada mais sublime do que conhecer a Deus pelas escrituras sagradas. Aplique-se na leitura e busque a cada dia o alimento que sustenta nossas vidas espirituais. Deus é contigo! Seja valente na fé.
      O Senhor nos abençoe.
      Doce paz!

    1. Hooo como sou grata pelas palavras que acabo de ler. Em lágrimas agradeço a Deus pela vida deste homem ungido de Deus Filho de Deus amoroso e soldado valoroso ao senhor. Estava sem o escudo da fé até hj. Mas agora estou revestida com o poder as armaduras celestiais e e embracei o escudo e já apagado estão os dardos lançados sobre mim. 15 dias me desviando dos dardos lançados sóbre a minha mente e hj por obra de fé após eu declarar e tomar um banho de água gelada eu estou curada partir desse momento. Buscarei agora o conhecimento meu bem estar físico e recomeçar a minha vida na fé e na esperanca

  2. Estou passando por momentos difíceis em meu casamento horas eu creio que Deus vai mudar nossas histórias hora eu não sei o que pensar tudo é tão confuso e agustiante

  3. Estou passando por isso sou so uma criança quero ser um dia um grande pastor da palavra e está dificil para mim sabe eu vou ressiste ai isso eu confio em Meu Deus 🤩😊

    1. É forte Jesus esse estudo eita glória 🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌

  4. Que Palavra Poderosa! Um Banquete de DEUS. Glórias a Deus.!!! Era tudo o que eu precisava saber sobre dardos inflamados. Preciso muito ajudar uma irmã que está com depressão. Me ajudem em oração, o nome dela é Cícera.
    A paz do Senhor Jesus Cristo.
    Deus os abençoe…
    Nós vemos na Glória!!!

  5. Uma pena só agora vir conhecer a verdade. Pois o inimigo atingiu meu coração assim ficando sujo pecaminoso,quando pedi a Deus que limpasse meu coração,mas aconteceu uma tragédia nesta noite ,o pai do meu filho morreu .

    1. “Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus”. Deus tem o domínio de todas as coisas! Que Deus conforte o seu coração ❤️, é difícil passar por isso, mas descanse nele. Deus é contigo! Amém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE