cropped-Logo_azul.png

COMO CONSTRUIR FAMÍLIAS FORTES?

COMPARTILHE

Salmo 127:1 a 5 “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem. Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta.”    

 Hoje vamos falar  sobre família. Vamos encontrar os valores reais para a família cristã. E por que desses valores? Porque os valores da família na sociedade, mesmo entre os cristãos, têm sido esboroados. Satanás é “expert” em tentar destruir aquilo que Deus construiu como a Sua maior obra: a família. E como ele tem esboroado? Fazendo com que a sociedade se torne permissiva. Quando há sociedade permissiva, colhe-se mais resultados amargos. Onde não há valores cristãos para a família, não existe, na realidade, uma família, mas sim, pessoas morando juntas. Tanto é verdade que, hoje, há mais divórcios, mais separações, mais crianças nascendo de mães solteiras e mais meninas de doze, treze, quatorze anos grávidas. A sociedade está permissiva a tal ponto que está dizendo que é permitido casar homem com homem, ou mulher com mulher, ou vamos aceitar passivamente o aborto! Por outro lado, já há campanha pela descriminalização da droga. Ou seja, onde não há valores cristãos, não existe, na realidade, vida. O próprio Cristo disse isso em João 10:10 parte B: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

Então, devemos buscar os valores da família, aonde? Na Bíblia. A Bíblia é o manual de vida, é o manual da família. No Ministério Cristo Vive, reconhecemos a autoridade da Palavra de Deus para as famílias. Reconhecemos as verdades da Palavra de Deus como a única verdade. Cremos na relevância da Palavra, ou seja, não há nada mais importante do que a Palavra.

Agora, aonde as famílias buscam seus valores?

Hoje em dia, muita gente nem parece que é cristã. Grande parte da família cristã encontra valores na telenovela, no cinema, na televisão, nos Simpsons ou em valores que não têm nada a ver com Deus.

Há seis mil anos, Deus deixou dez valores fortíssimos para a família viver feliz, e Ele os chamou de DEZ MANDAMENTOS. Não são apenas: Não matarás, não roubarás, mas sim, alicerces que construíram toda a civilização ocidental. São fundamentos judaico-cristãos, são as bases jurídicas do muito que lei promulga. Deuteronômio 6:5 diz: “Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.”

Quando um chefe de família, uma dona de casa, um homem de Deus, um jovem, uma menina ou um menino começam por este primeiro preceito: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, está mostrando que o Senhor ocupa o primeiro lugar na sua vida.

Depois, diz no versículo 6: “Estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;”.

Esta palavra está aonde? Na Bíblia que fica sobre uma prateleira, naquele quarto fechado, na dispensa? Não! É preciso conhecer a Bíblia com profundidade.

A Palavra está no coração para quê? Deuteronômio 6:7 “tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.”

É necessário passar aos nossos filhos o que Deus colocou no nosso coração. É em casa que começa tudo.

Os dez mandamentos foram-nos dados para ajudar a nossa vida, na nossa realização, para proteger a família. Por exemplo, quando Deus diz: “Não farás!”, Ele não é um desmancha prazeres. Ele, na realidade, está dizendo que sabe o que é bom e o que não é bom. Há um propósito em tudo o que o Senhor faz. Todas as negativas de Deus são para nosso benefício. Se as ignorarmos, teremos prejuízo. Devemos colaborar praticando as verdades, a autoridade e a relevância da Palavra de Deus.

Então, quando Deus deixou os dez mandamentos, Ele não deixou opções, não deixou dez opções. Ele disse: “Se queres ter saúde, bem-estar, segurança, uma família feliz, segue os meus mandamentos.” Hoje, vamos aprender sobre o primeiro fundamento, o primeiro alicerce para se construir uma família forte.

Antes, quero dizer que uma família forte não pode ser permissiva. Hoje em dia, há valores norteando algumas famílias que foram copiados da novela. Devemos seguir aquilo que a família valoriza. Entendemos, por exemplo, que as pessoas não podem viver o resto da vida, maritalmente, sem se casarem no Senhor! Está errado!

Então, vamos ao primeiro fundamento para se construir uma família forte. Vamos viver os dez mandamentos porque, aqui, há solidez, que é a base da vida.

Em Êxodo 20:2 e 3 diz: “Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.”

Qual é o princípio? Deus disse: “Não terás!” Os “nãos” de Deus sempre têm uma função. Qual é a função? Qual é o princípio que extraímos daqui? O que o Senhor está dizendo? Que Ele quer ter o primeiro lugar na nossa vida, que a família O coloque em primeiro lugar.

O que mais isso significa? Que qualquer coisa que nos domine, que controle, controla a vida. Por exemplo: se o carro te controla, ele é o teu deus. Se uma pessoa te controla, ela pode se tornar um deus. Uma casa, um trabalho, se tu dás o primeiro lugar a alguma coisa, este primeiro lugar é o teu deus.

Qual é o fundamento da família da Missão Apostólica da Graça de Deus, Igreja Evangélica Cristo Vive, e deve ser de todo o povo de Deus? Deus em primeiro lugar. Se esse fundamento estiver errado, a tua casa desmorona. Hoje, as famílias se constituem e se desmoronam porque são construídas sobre alicerces errados, sobre fundações erradas, pois Deus não está em primeiro lugar. Por exemplo, se faz sol, a família vai toda para praia. Se está chovendo, a família fica toda em casa. Se tem jogo, a família fica para ver o jogo. Deus não está em primeiro lugar. O que essas pessoas podem pedir a Deus, se não O colocam em primeiro lugar?

Por que um em cada três casamentos acaba em divórcio no nosso país? Porque Deus não estava em primeiro lugar na vida de alguém dessa família.

Que princípio as pessoas têm buscado para o casamento? Quais foram os valores cristãos que têm colocado no casamento?

Eu vou dar alguns valores que entendo, como pai, como marido, como um homem que já tem uma longa estrada de vida, serem muito importantes.

QUAIS SÃO OS VALORES EM QUE DEVEMOS COLOCAR DEUS EM PRIMEIRO LUGAR?

1)                 Nas nossas finanças.

75% dos divórcios não são por adultério, mas sim, por causa de dinheiro. Então, coloca Deus em primeiro lugar nas finanças. E como a família faz isso? Provérbios 3:9 diz: “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda;”.    

A tua forma de lidar com o dinheiro revela quem tu és. Como é que ganhas o dinheiro? Como é que gastas o dinheiro?

Muitos não colocam Deus em primeiro lugar nas finanças e, quando não agem assim, não recebem a benção de Deus, aí, começam os problemas. Se a pessoa não é dizimista, se a família não é dizimista, se Deus não está em primeiro lugar nas finanças, o gafanhoto entra na família.

2)                 Nos interesses pessoais.

Em todos os momentos da vida, na família, no trabalho, no hobby, nas férias, Deus deve estar em primeiro lugar. 1ª Coríntios 10:31 diz: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.”

Os interesses pessoais não podem estar acima de Deus. Nos interesses pessoais, Deus deve estar em primeiro lugar.

3)                 Nas conversas da família.

Em 1ª Coríntios 15:33 “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” Deus precisa estar em primeiro lugar nas nossas conversações, porque, senão, os bons costumes cristãos se corrompem.

4)                 Na escolha das amizades.

Em Provérbios 27:19 diz: “Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem.” Tu te tornas igual àquelas pessoas com as quais te relacionas.

Quem é a pessoa que tu convidas para a tua casa? Com que pessoas permites que os teus filhos se relacionem? Quais são os modelos que tu aprovas? Tu aprovas, como cristão, o homossexualismo, a droga, o jogo corrupto?

É preciso ter muito cuidado com as amizades, com os amigos, porque essas pessoas, às vezes, destroem as famílias. Lê Provérbios 12:26.

Se queres Deus em primeiro lugar na família, há pessoas que não servem para conviver contigo, com tua família ou com teus filhos.

5)                 Na agenda do teu dia-a-dia.

Amado, não desperdices a vida. Domingo é o dia do Senhor! Precisas ter um compromisso com a igreja, com Deus. No teu trabalho, não tenhas vergonha, nem medo de dar o teu testemunho. Ora a Deus, sê grato a Deus, dá um tempo para Deus. Tu tens tempo para tudo e não tens tempo para Deus? Coloca Deus em primeiro lugar.

6)                 No meio dos teus problemas.

Quando enfrentas lutas, problemas pessoais, não chames o teu vizinho, não marques consulta com o psiquiatra. A primeira consulta deve ser a igreja, a Cidade Refúgio! Quando estiveres angustiado, não procures o mundo, não procures os conselhos dos ímpios, a roda dos escarnecedores

As tuas preocupações e ansiedades são muito grandes? Significa que Deus não está em primeiro lugar na tua vida.

Mateus 6:33 diz: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Busca o que a Palavra de Deus diz, e vais ter uma família feliz e alicerçada.

O principal alicerce da família cristã tradicional é: coloca Deus em primeiro lugar! Uma família que não faz isso, não tem condições de sobreviver. Se queres ter uma família bem-sucedida, forte, coloca Deus em primeiro lugar. Não tenhas vergonha de edificar a tua vida sobre os valores tradicionais da Bíblia, sobre o cristianismo. Não digas ao teu filho de quinze anos: “Toma uma camisinha e vai para a vida!” Diz: “Filho, sê honesto! Sexo é só no casamento. Podes pegar uma doença, podes engravidar uma menina, podes arrumar problemas com Deus, podes criar problemas e vergonha para a nossa denominação. Tu podes ser um mau exemplo. Filho, não vou te dar camisinha, vou te dar palavra bíblica!”

Estamos ensinando os filhos a serem honestos, verdadeiros, a respeitarem as moças, a respeitarem as meninas para que, quando casarem, se tornem exemplo para a nossa nação.

Diz o Salmo 112:1 “Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos.”.

Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que coloca Deus em primeiro lugar, que tem prazer nos valores da Bíblia, na autoridade da Bíblia, na relevância da Bíblia, que vai à igreja, que tem compromisso com Deus!

Agora vamos ver o que acontece?

No versículo 2: “A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos.”

Aquele que tem valores tradicionais cristãos na família, que colocou Deus em primeiro lugar, que temeu a Deus, que seguiu a instrução da Bíblia, que acreditou na relevância da Palavra, que não pôs dúvida na Palavra e reconheceu a autoridade e a verdade da Palavra será poderoso.

No versículo 3 “Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre.” Isso é para o homem que teme ao Senhor. É aquele que diz: “Filha, temos que ir à igreja!” Deus em primeiro lugar!

A família tradicional ora, é dizimista, é amorosa, é compassiva, amiga e generosa. E os resultados? Prosperidade, filhos poderosos! Não é filho que andou com uma e com outra. É filho poderoso! Na escola é o melhor aluno. Vai para a faculdade, é o melhor aluno. Termina o curso, tem prova, passou, abriu-se a porta. São valores tradicionais cristãos. E é isso que vamos fazer, agora!

Põe Deus em primeiro lugar! Nada de “tico-tico no fubá” com Deus. Isso não é cristianismo! Não é mudança de caráter, não é mudança de conduta! Deus diz que fomos chamados para ser a imagem e semelhança de Jesus. Jesus deixava de ir à Sinagoga quando tinha sol? Jesus deixava de pregar na Sinagoga quando algum parente aparecia?

Deus deve estar em primeiro lugar na família.

Diz aos pequeninos: “Foi “papai do céu” que deu.” Diz à sogra: “Foi Jesus Cristo!” Constrói a tua vida sobre valores tradicionais cristãos. O cristão tradicional não faz gazeta com a igreja. A família tradicional cristã respeita o seu Pastor. Se, realmente, és cristão tradicional, porque, hoje em dia, tem uma onda, aí, que diz: “Fica em casa!” Temos um “papito”, temos um “não-sei-o-que”. Isso não é cristianismo!

 

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE