cropped-Logo_azul.png

COMO CONTROLAR AS TUAS FINANÇAS

COMPARTILHE

Deuteronômio 8:18 “Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.”

            Por que o ensinamento sobre finanças é oportuno? Porque tu tens visto como a economia mundial está instável. Tu ouves falar de guerras, rumores de guerras, de tufões, de tornados, vês cidades inteiras arrasadas, vês crises nas famílias, desemprego no mundo inteiro, e, talvez, muitas pessoas perguntem: “Por que razão as nações estão vivendo assim?” O livro de Deuteronômio ensina algo muito interessante, em Deuteronômio 28:15 “Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR, teu Deus, não cuidando em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que, hoje, te ordeno, então, virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão:”.

            Agora, lê Deuteronômio 28:20 “O SENHOR mandará sobre ti a maldição, a confusão e a ameaça em tudo quanto empreenderes, até que sejas destruído e repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, com que me abandonaste.”

As nações viraram as costas para Deus, o que trouxe maldição sobre elas. Lê Deuteronômio 28:33, 38, 44.

Grande parte da humanidade, hoje, vive como cauda, vive pedindo emprestado, vive debaixo de um espírito de maldição.

Deuteronômio 28:15 “Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do SENHOR,…”

O fato das pessoas não estarem ouvindo a voz de Deus leva-as à destruição.

            Amado, é necessário tu dares ouvidos ao que Deus diz.

Vamos dar o primeiro passo, mostrando sete princípios bíblicos que protegem o dinheiro e os bens, e fazem as pessoas prosperarem ou crescerem. Vamos aprender princípios bíblicos sérios. Jesus deixou trinta e oito parábolas, na Bíblia Sagrada. Dezesseis delas ensinam como tratar o assunto do dinheiro e dos bens. O Novo Testamento trata mais de dinheiro do que trata dos temas Céu e Inferno, juntos. Vamos aprender que o Novo Testamento traz cinco vezes mais assuntos sobre dinheiro do que oração. Quinhentos versículos bíblicos, na Bíblia Sagrada, no Novo Testamento, falam sobre oração e fé; dois mil tratam sobre dinheiro e posses. Ora, se os temas Céu e Inferno, Fé e Oração não têm o mesmo peso, na Bíblia, que têm as questões financeiras, é porque Deus sabe que é nesse aspecto que pode estar a vitória ou a derrota de alguém.

Primeiro princípio: TER CONTROLE SOBRE O DINHEIRO.

Ou tu controlas e tens domínio sobre o teu dinheiro, ou o teu dinheiro te controlará e te dominará. Sabemos que o dinheiro “possui um espírito”. Precisamos entender que, se ele “possui um espírito”, é necessário sabermos controlá-lo, dominá-lo e administrá-lo, porque, senão, ele nos domina.

Diz a Palavra do Senhor, em Deuteronômio 28:18 “Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas;…”

Quando Deus diz que dá forças, significa que Ele dá capacidade, insigth, ensinamento, luz, caminho. Ele mostra como o povo de Deus tem o chamado para adquirir riquezas. Lê Deuteronômio 6:10-11.

Diz Deuteronômio 28:1 “Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.”

Aqui está a diferença! Há pessoas que não dão ouvidos e aí se complicam e vivem pedindo emprestado, porque a maldição está sobre elas, sua vida é um caos, vivem como cauda e não como cabeça.

Deuteronômio 28:2 “Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:”

É só tu obedeceres ao que Deus diz. Então, o que tu decidires fazer hoje, vai determinar a tua prosperidade amanhã.

            Amado, a fonte dos nossos recursos não é o governo, mas Deus. Não é a bolsa de valores nem o banco, mas Deus. Não são os amigos nem os familiares, mas Deus. Se tu acreditas nisso, nesse princípio, vais mudar a tua forma de ver a questão financeira. Lê III João 1:2.

Querido(a), ninguém prospera até crer que é vontade de Deus a sua prosperidade. Não podemos prosperar se não cremos que a vontade de Deus é que sejamos prósperos.

            Mostra I Crônicas 29:12 “Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força.”

Diz a Palavra do Senhor em Provérbios 8:18 “Riquezas e honra estão comigo, bens duráveis e justiça.” Lê o Salmo 1:1-3.

Josué 1:8 “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.”

Isso acontecerá se seguires a Palavra, se seguires o ensinamento, se deres ouvido à voz de Deus.

            Filho, vê: Há mais de dois mil versículos que prometem, segundo a vontade de Deus, a nossa prosperidade. E, quando Deus começa a prosperar, Ele prospera abundantemente. Se Deus pôde prosperar a Abraão e o fez muito rico, e ele vivia ainda no Antigo Testamento, imagina o que possa fazer hoje?! Lê Hebreus 8:6.

Se Deus fez com Isaque, se fez com Jacó, com José, com Jabez, com Salomão, pode fazer contigo!

Segundo princípio: DEUS É O DONO DE TODAS AS RIQUEZAS DA TERRA.

O profeta disse em Ageu 2:8 “Minha é a prata, meu é o ouro, diz o SENHOR dos Exércitos.”

Todas as riquezas que há sobre a Terra são de Deus. E o que Deus faz com elas? Mateus 25:14. explica: “Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens.”

O que a Bíblia está dizendo? Que Deus chamou os Seus servos, que somos nós, pegou os seus bens, e no-los confiou.

            Então, todo dinheiro pertence a Deus, e cada decisão que nós tomamos para gastar, é uma decisão espiritual. Os nossos gastos são o reflexo de quem somos. A forma como gastamos o nosso dinheiro é o reflexo de quem somos, conosco, com a nossa família, com a sociedade e com Deus.

Muitas pessoas gastam com a vida, mas não gastam com Deus. E aqui vem o princípio que nos faz entender que tudo o que temos é de Deus. Jó 1:21 “e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei;…”

            Precisas aprender a dar ouvidos a Deus e a começares a transferir para Deus alguma parte dos bens, daquilo que Deus te deu, que se chama: dízimo e oferta. Se a pessoa tem coragem de pagar vinte mil reais para comprar um carro, também tem coragem de pegar mil ou dois mil reais e dar para a obra de Deus. Se a pessoa pode comprar um cachorro e gastar rações importadas, que chegam a trezentos reais, deve ser capaz de chegar à igreja domingo e ofertar para Deus. O cachorro é mais importante do que Deus? O gato é mais importante do que Deus?

Terceiro princípio: TODA A RIQUEZA DE DEUS PERTENCE AOS FILHOS DE DEUS.

            Alguém só estará qualificado para receber as riquezas de Deus, se ele vive como filho de Deus. Há pessoas que andam dizendo: “Pai!” Mas, se no domingo joga o seu time de futebol, não vão à igreja.” Logo, o seu Deus é o time de futebol.

Diz em Lucas 15:31 “Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu.”

Tudo o que é meu é teu. É responsabilidade do Pai prover para os Seus filhos tudo o que diz respeito às suas necessidades.

            Filho de Deus é aquele que nasceu da semente incorruptível, é aquele que tem a Mente de Cristo. O coração foi circuncidado pela Palavra. Morreu para o mundo. As amizades do mundo não lhes dizem mais nada. Agora, ele é amigo de Deus. Esse é o servo de Deus.

Diz no Salmo 37:25 “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.”

O justo é o que foi lavado no Sangue de Cristo, que nasceu de uma Semente Nova, que tem a Semente Divina. Não é aquele que pergunta: “Até onde eu posso ir?” “Até onde é que eu posso beber ou fumar ou comer?” Lê o Salmo 37:28.

Diz em Romanos 8:17 “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.”

Tu és filho e és herdeiro. Paulo diz que somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. Temos os mesmos direitos de Cristo. É a Bíblia que diz isso. “Pastor, mas Jesus não era pobre?” Amado, não digas isso nunca mais na vida. Vê o que Paulo diz em 2 Coríntios 8:9 “pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.”

Na Cruz, quando Ele disse: “Tudo está consumado” e morreu, o pecado morreu para a nossa vida, fomos perdoados, a doença morreu, fomos curados, a pobreza morreu. Somos prósperos. Tornamo-nos herdeiros de Deus. Tu te tornaste herdeiro de Deus. Agora, temos uma alegria inexplicável, estamos cheios da Glória de Deus, temos a paz que transcende todo o entendimento, o poder de vivermos vitoriosamente, somos conduzidos sempre em triunfo.

            Quarto princípio: VIVER EM PROSPERIDADE OU EM POBREZA É UMA ESCOLHA.

Todas as escolhas trazem conseqüências. O Senhor disse em Deuteronômio 30:19 “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,”.

Amado, tudo na vida depende de decisões, de escolhas. Tu escolhes mal um marido, escolhes mal uma esposa, escolhes mal um emprego, escolhes mal uma amizade e há conseqüências drásticas por causa das más escolhas. A vida é uma escolha.

            Diz Lucas 6:38 “dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.”

Se tu não recebeste, é porque tu ainda não deste nada, não semeaste nada. Se Deus não fez nada por ti, é porque tu não fizeste nada para Deus. Deus espera que faças algo. Dá! É uma escolha. Ou decidimos dar ou não. Dizimar é uma escolha. Ou dizimamos ou não. Não dizimar é viver na maldição. Dizimar é repreender o devorador. Lê Provérbios 13:4.

A tua prosperidade financeira de amanhã depende de tu obedeceres, hoje. É tua escolha. Esse é o princípio.

Quinto princípio: OS FILHOS DE DEUS TÊM UM HISTÓRICO BÍBLICO DE PROSPERIDADE.

            Gênesis 13:2 “Era Abrão muito rico; possuía gado, prata e ouro.”

Esse é o nosso histórico. Aqui não diz que Abraão era paupérrimo. Tu não tens esse histórico. A nossa história também deve ser de prosperidade. Lê Eclesiastes 5:19.

Diz Provérbios 10:27 “O temor do SENHOR prolonga os dias da vida, mas os anos dos perversos serão abreviados.”

Se Deus, por temor, alonga a vida, significa que Deus tem recursos para nós.

Mostra o Salmo 23:1 “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.” Essa é a maior declaração de prosperidade do mundo: “Nada me faltará.” Lê 1 Crônicas 4:10.

            Revela Tiago 4:2 “Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis;”.

Muitas pessoas se recusam a pedir a abundância de Deus porque têm uma mentalidade presa à mentalidade da lei, da escravidão, da pobreza. A igreja tradicional diz que pobreza é espiritualidade. Ser pobre é ser como Jesus. Esse é o maior erro teológico que existe! A dignidade de Jesus está descrita em Apocalipse 5:12 “proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.”

Tu precisas quebrar definitivamente esse pensamento de escassez e de pobreza. Na Bíblia Sagrada, pobreza é maldição, é o resultado da desobediência a Deus, aos planos de Deus. Quem produz pobreza é o pecado, o alcoolismo, a droga, a prostituição, o crime, a AIDS. Isso é o que produz pobreza. Mas, quando Deus prospera, há alegria, paz, abundância, prazer, aleluias.”

Sexto Princípio: DEUS QUER INVESTIR EM TI.

            Mateus 19:29 “E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe [ou mulher], ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna.”

“Pastor, quantas vezes mais?” Eu vou mostrar, agora. Marcos 10:29-30 “Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.”

Deus tem uma promessa de investir na tua vida. Lê Malaquias 3:10-11.

Se tu investires no Reino, se tu investires para que o evangelho corra o mundo, Deus tem o retorno do cêntuplo de vezes.

Sétimo princípio: INVESTIR COM SABEDORIA

            Tu precisas aprender a investir com sabedoria. E investir com sabedoria é investir no que é eterno. Amado, tudo aqui é passageiro. Só o Reino é eterno. Filho amado, investe no Reino, investe na igreja.

Diz a Palavra, em Mateus 6:33 “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Ser-vos-ão acrescentadas!

            Estão lançados os sete princípios bíblicos que vão proteger a tua vida e fazer com que Deus controle os teus negócios, com que Deus abençoe o teu dinheiro. Protege os teus bens. Deus, sobrenaturalmente, faz coisas acontecerem. A abundância será algo normal na tua vida, pois é Deus quem dá o poder para tu adquirires riquezas. Ama-O e serve-O, porque esses princípios se manifestarão na tua vida. São sete princípios bíblicos. Aplica-os, pratica-os, vive-os.

            Não faças como as pessoas que têm a coragem de comprar um carro, comprar uma casa e, depois, para Deus, dão cinco reais. Não faças isso. Investe no que é eterno.

            Amado, ninguém morre e leva alguma coisa para o túmulo. Há famílias que, quando morre um familiar, arrancam-lhe o dente de ouro; o anel, o sapato; compram um caixão baratinho. O fato é que daqui ninguém leva nada. Se tu amas a Deus, se tu tens peito para sair dessa coisa da trava com Deus e dizer: “Senhor, eu vou te servir.” Tu deves ter coragem de amar a Deus e dizer: “Senhor, do que eu tenho, eu te sirvo voluntariamente.”

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

2 respostas

  1. O estudos todos é sobre contra a lei ..mais quando chega na parte dos dízimos devemos praticar a lei se não o devorador nos pegar.
    Me ajude enteder ?

    1. A relação de Gratidão para com Deus em relação à nossa vida material vem antes da criação da lei de Moisés, se inicia em Abraão e é uma relação de doação em amor.
      Após voltar Abrão de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma no vale de Savé, que é o vale do Rei. Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.
      (Gênesis 14:17-20)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE