cropped-Logo_azul.png

COMO RESTAURAR EMOÇÕES FERIDAS

COMPARTILHE

1 Pedro 5:8-9“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;” “resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vosso estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo” .

         Durante muitos anos, eu quis entender os ensinamentos do Salmos 23 à luz da revelação da graça de Deus. É o Salmo mais conhecido da Bíblia Sagrada. Eu queria que a palavra de Davi se tornasse luz, com a revelação da graça de Deus. Eu compreendi que o Salmo 23 é o antídoto de todos os problemas.Vejamos o antídoto para as emoções feridas. Salmos 23:1-3“O SENHOR é o meu Pastor; nada me faltará.” “Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;” “refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.” Refrigério da alma. A alma é a vitalidade da vida. São os sentimentos, são as emoções, são os pensamentos. Davi disse que o Senhor lhe refrigerava a alma, os sentimentos,  Deus o revitalizava.

            O Espírito Santo vai usar a graça de Deus para trazer vitalidade aos sentimentos e às emoções. Periodicamente, precisamos de refrigério, de restauração da alma, dos sentimentos e das emoções. Porque a vida, o viver nesta terra nos fere demais. Há momentos de desencorajamento, de depressão, de desespero, de cansaço, de fadiga, de fracassos, de frustrações, de temores e de medos, coisas, que vão gerando cicatrizes profundas e o lixo das emoções do passado ainda constrange a nossa vida no presente, e a alma, os sentimentos, as emoções vão sofrendo. Por isso, Davi disse: “Refrigera-me a alma.” Deus quer nos refrigerar a alma, restaurar a alma de muitas pessoas, que  estão passando por desencorajamentos, depressões e desespero.

            1º. Acabando com o sentimento de culpa.2º. Liberando a alma de mágoas.           3º. Ensinando a alma, os sentimentos e as emoções a amar de verdade.

            Quando uma pessoa está debaixo de um sentimento de culpa muito grande,  vive  magoada, não sabe amar de verdade, fica  instável,  ora está bem, ora está mal;  ora sorri, ora chora; ora está no céu, ora está no inferno.

            O Senhor Jesus Cristo já removeu qualquer culpa que possa ainda estar no coração de alguém.Perante ele, nós somos inculpáveis, Santos e Irrepreensíveis.  Davi fala no Salmos 38:4-6 sobre o que estava vivendo. “Pois já se elevam acima de minha cabeça as minhas iniqüidades; como fardos pesados, excedem as minhas forças.” Davi estava se sentido culpado por causa de um erro que ele havia cometido.   Isto demonstra um puro sentimento de culpa.  Versículo 6, “Sinto-me encurvado e sobremodo abatido, ando de luto o dia todo.”  Isto é ter a alma enlutada. Davi se sentia de luto, encurvado e doente. Disse: as iniqüidades já passam acima da minha cabeça.  Muita gente se pune e se castiga inconsciente ou conscientemente: “Eu tenho que sofrer para pagar pelo que fiz.” Romanos 3:23-24 “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,” “sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus”. A Bíblia diz que já fomos justificados. O que Jesus fez na cruz do calvário é grande demais.  Ele nos redimiu. Quando Ele olha para mim e para você, Ele diz: “Estás inocente. Eu já paguei por ti na cruz do calvário todo o preço.” Mas há pessoas que não admitem isto.  É como alguém que comete um delito, é apenado, cumpre a sua pena, e chega um dia que o juiz lhe manda um alvará de soltura: “Pode sair da prisão, já cumpriu a pena.” E a pessoa volta ao fórum e diz: “Doutor, eu precisava voltar para a cadeia” “Por que?” “Porque eu ainda me sinto culpado” E o juiz diz: “Não, você já cumpriu a pena pode sair.” “Não, mas eu ainda me sinto culpado”. Parece que as pessoas vivem desta forma.

            Hebreus 9:26 “Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado.” Por que é que ele uma vez por todas, se manifestou, para aniquilar pelo sacrifício de si mesmo o pecado?  A pergunta é aniquilou ou não aniquilou? Se, aniquilou não há razão para você se sentir pecador e culpado. Ele fez mais Hebreus 9:28 “assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.”  Muitos quem? Os eleitos e predestinados de Deus. Quem é que aguarda Jesus para a salvação? Ele já tirou os nossos pecados. Se tirou não há razão de insistir em sentimento de culpa. Mas ele fez mais, fez uma obra completíssima. Colossenses 1:13-14 “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho de seu amor,” “no qual, temos a redenção, a remissão dos pecados.”A pergunta que se faz é: Uma pessoa que seja  redimida, com a sua alma remida, perdoada, limpa diante de Deus, ela não perde a salvação mesmo se ela se afastar temporariamene, da Igreja, porque uma vez em Cristo, em Cristo para sempre.Você tem que acreditar nisto. A decisão de Jesus é incondicional. Ele fez  a obra redentora uma vez  para sempre.  Colossenses 2:13-14 “E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos;” Quantos delitos? Todos! Deus perdoa e esquece. Ele disse: tudo foi perdoado. Imagine Deus querendo mexer nas suas férias, para arranhar feridas, Deus não faz isto. O Deus da Bíblia Sagrada perdoa e esquece. Hebreus 9: 12-14-15, diz isto, “não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.” “muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servimos ao Deus vivo!”, “Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a primeira aliança, recebam a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados”  Nós fomos chamados e temos uma eterna herança, perdoados para sempre.

            Segundo lugar, o Senhor já removeu magoas e desgostos. Há pessoas que conseguem viver anos e anos com magoas. Os médicos confirmam a prova científica de que 95% das doenças são psicossomáticas, ou seja, começam dentro da mente. “Ela disse. Ela fez. Ele disse. Ele fez…”  e a pessoa fica remoendo tanto o que ela ouviu e sente que o organismo explode em algum lugar. Quantas pessoas tem câncer, tumores, problemas dermatológicos,  cardio-respiratórios, porque ficam remoendo  suas mágoas.

            A coisa que mais magoa o ser humano é a traição, o adultério. Há pessoas que depois de 10, 20 anos casadas foram traídas, e por causa disto estão sofrendo muito. Toda a traição gera mágoa. E as magoas destroem.             Salmos 31:9-10, “compadece-te de mim, SENHOR, porque me sinto atribulado; de tristeza os meus olhos se consomem, e a minha alma e o meu corpo.” “Gasta-se a minha vida na tristeza, e os meus anos, em gemidos, debilita-se a minha força, por causa da iniqüidade, e os meus ossos se consomem.”  Este é o retrato de  uma pessoa magoada.

            Muitas vezes, pessoas se sentem magoadas porque fizeram cosias estúpidas: feriram alguém; machucaram quem amam. Eu não acredito que o amor e o ódio andem tão próximos como diz a gíria.  Há ex-casais que se odeiam. Um dia se amaram e agora se odeiam. Amor não pode andar de braços dados com o ódio. Ou ama, ou odeia. A igreja precisa orientar essas pessoas. O rei Davi um dia, cometeu um adultério. A história Bíblica diz  que naquelas culturas passadas, era permitido ao rei quando conquistava uma cidade ou um país,  tomar determinado número de mulheres, aliás, o rei era avaliado pelo número de mulheres que ele tinha em seu palácio. Davi fazendo coisas estúpidas joga-o na frente de guerra e ele morre. Essa moça engravida, tem um filho e o filho morre. A história é dramática no momento em que em 2 Samuel, o profeta repreende o rei. Veja o que uma coisa estúpida ocasiona. 2 Samuel 12:1-7 “O Senhor enviou Natã a Davi. Chegando Natã a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e um pobre.Tinha o rico ovelhas e gado em grande número,” “mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma cordeirinha que comprara e criara, e que em sua casa crescera, junto com seus filhos; comia do seu bocado e do seu copo bebia; dormia nos seus braços, e a tinha como filha” “Vindo um viajante ao homem rico, não quis este tomar das suas ovelhas e do gado para dar de comer ao viajante que viera e ele; mas tomou a cordeirinha do homem pobre e a preparou para o homem que lhe havia chegado.” “Então, o furor de Davi se acendeu sobremaneira contra aquele homem, e disse a Natã: Tão certo como vive o SENHOR, o homem que fez isso deve ser morto.” “E pela cordeirinha restituirá quatro vezes, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu.” “Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul;”  Ou seja, Davi queria lei para todo mundo e graça para ele, e a analogia de uma cordeirinha e um homem rico, era Davi o homem rico e Urias o homem pobre que só tinha uma única cordeirinha, sua mulher, Bete-Seba. Quando Natã lhe conta esta história, a ira da lei fez Davi se levantar e dizer: esse homem tem que morrer. E o profeta Natã disse a Davi: esse homem é você! “Então, disse Natã a Davi: Tu és o homem. Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul;”  O profeta Natã começa a admoestar o rei  Davi: 2 Samuel 12: 8-9, “dei-te a casa do teu senhor e as mulheres de teu senhor em teus braços e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto fora pouco, eu teria acrescentado tais e tais coisas.” “Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR fazendo o que era mau perante ele? A Urias, o heteu, feriste a espada; e a mulher tomaste por mulher, depois de o matar com a espada dos filhos de Amom.”  Que insensatez Davi cometeu. 2 Samuel 12:10, “Agora, pois não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.” 2 Samuel 12:12, “Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei isto perante todo Israel e perante o sol.”

            Há pessoas que dizem: “ Ninguém sabe. Ninguém viu.” Mas Deus sabe e vê. 2 Samuel 12:13 “Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás.” Deus poderia ter destruído Davi, mas Deus é um Deus de perdão, Ele disse: a espada não sairá da tua casa! 2 Samuel 12:14 “Mas, posto que com isto deste motivo a que blasfemassem os inimigos do SENHOR, também o filho que te nasceu morrerá”  E morreu! Davi jejuou, berrou,chorou, mas Deus disse “Não, você não pode viver desta forma.É muito interessante a reação de Davi quando se sentiu perdoado, ele aceitou o que não poderia mudar,  2 Samuel 12:22-23 “Respondeu ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se o SENHOR se compadecerá de mim, e continuará viva a criança? ” “Porém, agora que é morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.” Em vez de  Davi ficar com mágoas, ele disse “Eu vou aceitar o que eu não posso mudar. Eu fiz um erro. Eu cometi uma estupidez. Eu fiz um delito. Então por que é que eu vou me martirizar com isto?”

            Há pessoas feridas pela família, pelos colegas, pelo vizinho. Há coisas que nós não podemos mudar, temos que aceitá-las como elas são. Por isso, não se martirize com mágoas. Comece a orar a respeito disto, entregue a Deus, foque sua vida em Deus. Você sabe o que foi que Davi fez? 2 Samuel 12:20“Então, Davi se levantou da terra; lavou-se, ungiu-se, mudou de vestes entrou na Casa do SENHOR e adorou; depois, veio para sua casa e pediu pão; puseram-no diante dele, e ele comeu”. 2 Samuel 12:24-25 “Então, Davi veio a Bete-Seba, consolou-a e se deitou com ela; teve ela um filho a quem Davi deu o nome de Salomão; e o SENHOR o amou. ” Versículo 25  “Davi o entregou nas mãos do profeta Natã, e este lhe chamou Jedidias, por amor do SENHOR.” Agora, Davi já era correto, Bate-Seba foi incorporada à riqueza do palácio, ele se deitou com ela, teve um filho legitimo.Uma vez que você saiba que há coisas que você não pode mudar e  você começa a orar a respeito da magoa que você tem no coração,foque a sua vida em Deus, na palavra, na igreja. Isaías 61:3 “e pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleos de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito de angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.”

             Deus disse que em vez de você viver angustiado, Ele quer alegria no seu coração. A mágoa e a culpa  transtornam a alma, Deus quer alma refrigerada. Quando Davi disse “Refrigera-me a alma” ele estava dizendo, eu vou tirar a culpa, eu vou tirar a mágoa, eu não quero ser prisioneiro de mágoas.

            Terceiro,  para não haver uma alma instável, desajustada, magoada e culpada é preciso que a pessoa aprenda a amar de verdade porque as pessoas não percebem como  os sentimentos vão se instalando, a maioria das igrejas não tratam disto. Disse Jó 5:2 “porque a ira do louco o destrói, e o zelo do tolo o mata.”  Uma pessoa que vive irada, é destruída pela sua própria ira. Uma pessoa que vive ciumenta, ela vai se matando. Jó 18:4 disse, “Oh! Tu, que te despedaças na tua ira, será a terra abandonada por tua causa? Remover-se-ão as rochas do seu lugar?”  De que adianta você ficar despedaçado pela ira, isto não muda a vida, pelo contrario, a destrói. Jesus ensinou na Graça de Deus em Romanos 12:19-21 “não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.” Se o seu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer. Este é o segredo da felicidade. A vida já é tão difícil, tão injusta. Este mundo jaz no maligno, é um mundo cheio de crimes, injustiças, racismo, abusos, pedofilias, pobreza, drogas,  alcoolismo, mas a Bíblia diz, a mim pertence a vingança, sou eu que retribuo. O grande Pastor Americano, Martin Luther King, dizia: “A amargura é cegueira. ” quem vive amargurado e irado, é porque não sabe o que é o amor. Fica cego. É pior do que o câncer, dizia Luther King.

            Não carregue culpa em seu coração, não se puna pelo seu passado, não alimente mágoas. Você tem um  Pastor, um Salvador,uma Igreja, o que você precisa na realidade, é se amar de verdade, desenvolver sua auto-estima, se valorizar e se libertar  dos ressentimentos, das mágoas e da culpa porque tudo isto já foi levado por Jesus para a Cruz do Calvário. Se você ama a Deus,  tudo tem um propósito  na sua vida. Não cai sequer um fio de cabelo sem Deus permitir. Para termos refrigério em nossa alma, o Senhor nos diz em Mateus 22:37-39 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” Ama-se a Deus com potencialidade,  sem interrupção, constantemente.         1 João 3:18-20 “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.” “E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranqüilizaremos o nosso coração.”   Só há tranqüilidade no coração se você amar de verde. “pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.”  Se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus.

            O que é amar de verdade? Amar de verdade é ser transparente no amor. Eu sei que é muito difícil ser transparente no amor. Pessoas pensam que ser sincero ou não enganar, é amar. Mas o verdadeiro amor não deixa acusação,tranqüiliza o coração e tem que ser transparente. Uma pessoa só ama com transparência quando ela se expõe,  quando ela fala o que sente;  quando ela é capaz diante do seu marido, diante da sua esposa desnudar a sua alma; deixar cair a sua máscara;  baixar a suas armas; destruir os muros de defesa. Este é o amor transparente. Às vezes,  os casais não sabem se expor um ao outro, não desnudam a alma, não tiram as suas máscaras, não baixam as armas, estão sempre na defensiva, no contra-ataque. Ser transparente é mostrar o que nós somos. Uma  das vitórias da minha vida no altar, é por ser transparente. Confie na graça do Senhor Jesus Cristo, esta graça é que nos basta.  2 Coríntios 12:9 “Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.”  Ame, simplesmente ame, intensamente com transparência.           A vida é tão curta e a tarefa de viver vida em comum  é tão difícil que quando nós começamos a aprender a viver bem, já é hora de partir.            Tudo passa muito rapidamente. Siga em frente, não olhe para traz. Nós somos eternos e nesta peregrinação, não é com culpa e magoa, não é com desamor que há refrigério, isto causa sofrimento na alma. Salmos 30:5 “Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.”

             2 Coríntios 13:11 “Quanto ao mais, irmãos, adeus! Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz estará convosco.” Foi a palavra de despedida e de recomendação de Paulo à  Igreja. Foi a transparência de Paulo. A paz não vai existir na nossa vida enquanto  não houver transparência. Quando um casal, as ovelhas e o pastor se amam com transparência o Deus de amor e de paz está com ele. Ele está conosco. Ele nos  refrigera a alma.

            Carinhosamente,

Teu apóstolo, Miguel Ângelo da Silva Ferreira

3 respostas

  1. Fui ricamente abençoado com essa tremenda ministração glória a Deus em nome de Jesus. E paz para todos da igreja Cristo vive.

  2. Palavra rica de amor e poder de Deus…. Ap. Miguel… Homem usado por Deus … acompanho a mais de 25 amos….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE