cropped-Logo_azul.png

COMO TUA PERSONALIDADE VAI INFLUENCIAR TODA A TUA VIDA?

COMPARTILHE

Salmos 139:13-17 “Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente, maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles!”

Dando sequência Como dar significado à vida? Aqui, falaremos sobre COMO A PERSONALIDADE INFLUENCIA TODA A VIDA DE UMA PESSOA! É importante o Altar ensinar isto.As notícias que lemos e ouvimos nos deixam  desencantados.Como é  possível uma pessoa pular do 10º andar para suicidar-se? Como é que uma pessoa pode se suicidar, pulando do 10º.andar; como pode cheirar, fumar, injetar? O ser humano perdeu a razão  da vida.

Eu já ensinei que cada um de nós é único. Quando Deus me criou, Ele criou um modelo, Ele não repetiu nada. Deus não reproduz pessoas. Deus criou cada um de nós de forma única, o nosso DNA determina o que nós herdamos. A possibilidade de haver uma pessoa igual a ti ou a mim é zero. Tu és único. Os teus olhos não existem em ninguém mais, não existiram,existem só em ti. Não existem impressões digitais, nem a voz iguais às tuas;  até a tua voz é única!  Portanto, nunca houve, nem nunca haverá ninguém igual a ti. Tu és único.

A Bíblia diz: ‘Tu me formaste.’ Deus nos formou com um propósito. Nós temos que descobrir qual é esse propósito. Deus nos deu Dons Espirituais, nos deu sentimentos e pensamentos, nos deu habilidades e talentos, Deus nos deu uma personalidade e nos concedeu experiências. São 5 áreas muito importantes:

Os Dons,

o coração,

as habilidades,

a personalidade

e as experiências, fazem de nós pessoas únicas.

 A tua  vida pode e deve ter significado, porque estão aí, milhares e milhares de pessoas em hospitais, em presídios, em clinicas que não sabem o que é a vida, vivem sem ter vida com significado.Eu quero te mostrar um pouco sobre a nossa personalidade, porque  conhecer a própria personalidade é muito importante.

Como é que a nossa personalidade pode, à Luz da Bíblia, influenciar todas as áreas da nossa vida?

O que significa a palavra personalidade.

É a forma como nós pensamos, como nós sentimos, e é a forma como nós agimos. Portanto, a forma como tu pensas, como tu sentes e como tu ages é a tua personalidade. Parte dessa personalidade nós herdamos. A outra parte, nós recebemos pelo ambiente em que vivemos, onde fomos criados. Há  parte da nossa personalidade que são as escolhas que nós fazemos na vida. Portanto, uma parte nós herdamos, e outra parte nós construímos, com  o aprendizado progressivo que fazemos e com as experiências que vamos tendo na nossa  vida, e também com as escolhas que fazemos.

Uma pesquisa diz que os cientistas descobriram que o caráter, a personalidade tem 18.000 áreas diferentes. Nós somos pessoas extremamente complexas. Deus não nos criou robôs, mas seres  complexos. Dentre os 6 bilhões de pessoas da terra não há uma igual a outra, nem  olhos, nem voz, nem jeito de ser, de falar iguais. Cada um é único.

Portanto, a tua personalidade a forma como tu pensas, como tu sentes, como tu ages vai influenciar todas as áreas da tua vida. Cada decisão que tomas, a forma como resolves os teus problemas, aquilo que te faz triste ou alegre, a pessoa com quem casaste ou casas, até o Ministério que Deus escolheu para O servires, depende muito do teu caráter, da tua personalidade.

A nossa personalidade influencia a forma, acima de tudo, como nós nos relacionamos com Deus. Somos tão diferentes um do outro! Há aqui pessoas calmas, quietas, contemplativas e há outras que são emocionais, entusiasmadas, barulhentas; nós somos o que somos pela Graça de Deus. Foi Deus que nos criou assim! Paulo diz 1ª. Coríntios 12:6 “E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.” A Bíblia está dizendo que como há  diversidade de realizações, Deus opera através de pessoas diferentes, em diferentes áreas. Deus dá uma capacidade para cada pessoa: para canto, dança, música, mecânica,  militarismo, informática, línguas etc. etc. etc.

  Nós entendemos que cada um de nós pensa diferente, sente diferente, reage diferente, responde diferente. É a razão, porque, às vezes, nós não entendemos outras pessoas e outras pessoas não nos entendem.

Deus te deu uma personalidade com um propósito. Mas como isto foi desvendado? Há 2000 anos, Hipócrates, o Pai da medicina, companheiro de Sócrates e de Aristóteles , pensadores gregos; ele pertencia a uma Asclepíade, uma família de várias gerações que cuidavam de questões de saúde, de medicina. Essa Asclepíade fez de Hipócrates o Pai da medicina.Ele chegou à conclusão que existem 4 tipos fundamentais de personalidade:

O sanguíneo, o colérico, o melancólico e o fleumático.  

 Tu vais entender um pouco onde tu estás, quem és tu, a forma que tu sentes, a forma que tu pensas, a forma como tu reages perante as coisas da vida.

O Sanguíneo: O sanguíneo é pessoa sensível, expansiva, otimista, espirituosa,pessoa graciosa,pacata e é pessoa calma. São pessoas naturalmente, líderes.

O colérico: O colérico é pessoa sensível, expansiva, otimista, franca, sincera, decidida e organizada.

O melancólico: É introvertido, pessimista, manso, tolerante,  orientado nos seus objetivos, mas, pessimista.

O Fleumático: É introvertido, pessimista, sem objetivos, sem alvos, é pessoa fechada, trancada em si mesma.

     Na Bíblia, além de muitos outros, há um exemplo maravilhoso de uma personalidade fleumática que Deus queria usar, trata-se de Gideão. Ler Juízes 6:12-16 “Então, o Anjo do SENHOR lhe apareceu e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valente.”  Esse homem não sabia que era um homem valente. Estava tentando fugir dos midianitas, recolhendo um pouco de trigo por medo do amanhã. Ele não sabia quem era, assim, como nenhum de nós sabia até chegarmos a Cristo, quem éramos. Levanta a tua cabeça, mulher valente, homem valente. Deus é contigo. Tu tens valor, sim. Tu vais vencer. Tu vais lutar contra  essa dificuldade, contra essa doença, tu vais ganhar, tu vais vencer, tu vais ter cura. Tu és um homem valente. Tu és uma mulher valente. Deus é contigo em nome de Jesus.

Nós temos que nos aceitar como Deus nos criou; tu não podes chegar a uma pessoa, cuja personalidade é fleumática ou melancólica e dizer: ‘Tu não ris porque tu estás em pecado.’ Não tem nada a ver. Ela não ri porque  isto faz parte da personalidade dela. Tu tens que entender isto porque esses opostos são naturais, foi Deus que nos criou assim.Valorizemos o que Deus nos deu como personalidade.

Muitas vezes, por sermos diferentes, vemos que as pessoas têm conflitos umas com outras, por não entenderem que são diferentes. A Igreja tem que ensinar isto! A Bíblia é cheia de exemplos de pessoas com conflitos de personalidade. A Bíblia é um Livro de seres humanos. Paulo tem um embate quando descobre que Pedro não se portava com a dignidade de um Apóstolo. Diz Gálatas 2:11 “Quando, porém, Cefas (Pedro) veio a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque se tornara repreensível.” Paulo, por ser sanguíneo, bate de frente com Pedro. Pedro era colérico. Se em vez de Paulo fosse Lucas (fleumático) jamais querelaria com Pedro. A personalidade de Pedro deixou-se levar pela dissimulação. Paulo, já não se deixou levar por isso. Gálatas 2:14 “Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: – Imaginemos dois Apóstolos frente a frente. Naquele momento,  poderia ter acabado a Igreja de Jesus! Mais tarde Pedro diz 2ª. Pedro 3:15 “…e tende por salvação, a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente, o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada..,” Pedro, embora colérico, tinha uma personalidade humilde, mais compreensiva, mais mansa.

A verdade é que 80% das pessoas fracassam no seu trabalho, não porque são incompetentes, mas porque não sabem conviver com as outras pessoas que são diferentes. No casamento, também é assim. Às vezes, uma pessoa é competente, sabe de tudo, mas ela não consegue conviver num time, num grupo de trabalho. O nosso sucesso na vida depende da forma como lidamos e convivemos com as outras pessoas.

O principal valor de um empregado é a forma de como ele lida com os outros dentro da sua empresa, dentro do seu quartel, dentro do banco, dentro do lugar em que trabalha.

Como é que eu aprendo com a Bíblia e com a Igreja a conviver com os outros a despeito da minha personalidade?

 Tu podes ser sanguíneo, ser colérico, melancólico ou fleumático…não importa, vais aprender a lidar com os outros, a partir dos ensinamentos gerados pelo Altar da Igreja. Vejamos:

Número 1: Esteja certo que todos têm personalidades diferentes.

Provérbios 19:11 “A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias.”

Então, o que aprendemos?

Eu aprendo que as pessoas que convivem comigo, e eu com elas,  são diferentes; conhecendo isto, uma das coisas que nós temos que saber é ser longânimo, ser paciente, ser discreto e perdoar. Porque há pessoas que sofrem, sofrem, sofrem porque não perdoam. Dizem:

-‘Mas a minha personalidade é não perdoar.’

Tu tens que perdoar porque a Bíblia manda perdoar. Perdoar  é Glória. Há pessoas que preferem sofrer a perdoar. À medida que tu reconheces uma pessoa que convive contigo e a compreendes, tu vais ver que é muito melhor para ti  compreenderes alguém que não é igual a ti e perdoar suas falhas. Porque assim, tu não julgas a pessoa, tu a compreendes nas suas reações, desta ou daquela forma, e assim, não  vives em conflitos. Na questão dos casais, se um é introvertido, o outro é extrovertido; se um gosta de rotinas, o outro gosta de variedade; um esconde as emoções, o outro as  revela, é direito de cada um ser assim. Nós somos assim. Foi Deus que nos criou assim.

Há quem diga: ‘Eu e  minha mulher somos, absolutamente, iguais.’ Não existe isto! O que existe são pessoas diferentes que têm que se amar, respeitar e se compreender, dentro das suas diferenças. Diz Gênesis 25:27 “Cresceram os meninos. Esaú saiu perito caçador, homem do campo; Jacó, porém, homem pacato, habitava em tendas.” ‘Cresceram juntos os meninos e eram gêmeos! Saíram da mesma barriga. Eram da mesma mãe e do mesmo pai. Um era colérico, outro era sanguíneo! Deus os fez assim!

Número 2. Aceita aquele que tem personalidade diferente!

– ‘Apóstolo, mas há personalidades que dão para o erro.’

Claro que sim, por isso é que a Igreja ajuda a trabalhar a personalidade para gerar equilíbrio e felicidade  na vida das pessoas. Senão, tu serás um perdedor para o resto da vida.Diz 1ª. Coríntios 12:27 “Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.”Ensina Romanos 15:7 “Portanto, acolhei-vos uns aos outros, – aceitai-vos uns aos outros – como também Cristo – vos aceitou – nos acolheu para a glória de Deus.”

Número 3: Aprecia as personalidades diferentes.

Deus foi Sábio ao nos fazer totalmente, diferentes, porque assim é mais fácil vivermos em grupo com equilíbrio e isto vale também para as famílias e para os casais. Deus é maravilhoso, Ele não precisa repetir a criação, Ele criou a diversidade por sua  criatividade na grandiosa obra da Criação!Glória a Deus!

 

Com especial carinho, do Apóstolo

Miguel Ângelo

Bispo Primaz

6 respostas

  1. *Ao DEUS TODO O PODEROSO, quero agradecer pela vida e viver de todos “GUERREIROS e GUERREIRAS DA FÉ”, da Igreja Cristo Vive!!! Excelente texto, que a cada dia o nosso DEUS TODO O PODEROSO, Em o Nome de seu Filho JESUS, lhes derrame bênção sobre bênçãos!!!!!

  2. Que texto maravilhoso, muito bom! Em um mundo o qual tanto prega a diversidade, a variedade e a aceitação é impressionante como na verdade impõem regras e tentam de todas as formas suprimir o quê e até quem não lhes agrada. Graças a Deus que nos dá a força para viver com amor e assim superar de forma pacífica e ainda que muitas vezes dolorosa, passageira!

  3. Maravilhoso, muito edificante. Gratidão por este conteúdo o espírito Santo se manifestou em mim. Aleluia

  4. Graças a Deus estou maravilhada com este estudo pra minha vida foi de grande valia pois tenho vivido conflitos com meu genro que é fleumatico e com certeza eu sou colérico isso me traz um grande desconforto de entender as atitudes que ele tem mas através desse estudo compreendi que Deus nos fez diferentes mas nos usa da forma que somos.Obrigado por este texto tão instrutivo para o meu coração. Deus lhes abençoe grandemente.

  5. Muito bom e rico esse estudo. Abre o nosso entendimento com relação à personalidade das outras pessoas, entendê-las, sem desejar mudá-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE