cropped-Logo_azul.png

Como Viver a Igreja do Século 21

COMPARTILHE

Filipenses 2:13 “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.”

Meu amado, filhinho na fé, minha família, povo de Deus!

Se perguntarmos a um biólogo: O que é essencial para a vida? O biólogo diria: “Precisamos de água, ar, luz e comida.” Mas nós somos mais do que um corpo físico, pois temos uma vida espiritual, uma vida emocional e uma vida física para ser cuidada. Portanto, há mais coisas que são indispensáveis e essenciais, além da comida, do ar, da água e da luz, de forma a manter a vida física, emocional e espiritual equilibradas.

A minha missão como Pastor é preparar-te, tanto emocional quanto espiritualmente, para que vivas, realmente, a Igreja do século XXI.

O mundo está evoluindo, e a Igreja não pode parar. Tudo está correndo! Tudo está se desenvolvendo! Tudo avança, mas as necessidades espirituais do ser humano são cada vez maiores. Porque, a despeito dessa evolução toda da humanidade e da tecnologia, vemos cada vez mais o homem denegrido, depressivo, depreciado, afligido e incapaz. Hoje, existem mais pessoas subnutridas e morrendo de fome do que há quinze anos. A tecnologia avança, a matemática, a ciência, a química, tudo evolui, mas o ser humano está involuindo cada vez mais.

O que a Igreja de Cristo tem a dizer?

Vemos, hoje, a Igreja de Jesus muito distante daquela Igreja preparada e preconizada por Jesus. A que está aí não é a Igreja gloriosa, onde o Senhor é Jesus, é o Soberano, onde não há mácula e não há rugas. Ela também não é santa e sem defeitos. A Igreja que Jesus Cristo deseja é gloriosa, é governo e reina. Portanto, meu amado irmão, a Igreja está vivendo, hoje em dia, como se ainda estivesse na Igreja primitiva. A Igreja continua cheia de legalismo, de acusação e de maldição. Por quê? Porque não está no século XXI.

O Senhor tem nos mostrado que é preciso que a Igreja de Jesus, que somos nós e todos aqueles que confessaram e receberam Jesus como seu Senhor, conheça as cinco essências da vida e diga, verdadeiramente: “Estou vivendo a Igreja do século XXI!” Se o mundo evoluiu, temos que evoluir como Igreja.

Então, existem, na realidade, cinco fatores essenciais que vamos dissecar.

Primeiro, precisamos viver a plenitude do poder de Deus, porque tudo na vida tenta drenar as nossas forças, as nossas energias, as nossas vitalidades, o nosso poder. Ouvimos dizer: “Estou com estresse!” Isso já é uma drenagem, já é a vida arrancando a força da pessoa. Há pessoas debaixo de conflitos, de frustrações. Tudo isso rouba as forças. Hoje, se trabalha muito mais do que há vinte anos.

Como podemos viver esse poder? Amado, não se vive poderosamente, tomando remédios e fazendo terapias.

Qual é o segredo, então? Devemos focalizar a vida em Deus. Se não focalizarmos a vida em Deus, o mundo nos rouba as energias, estressa, cansa e tira a energia que Deus colocou na nossa vida. Lê Hebreus 12:2.

Quanto mais focalizares a tua vida em Jesus, na Igreja, mais o poder de Deus se manifestará na tua vida.

Paulo disse a Timóteo que Jesus é a fonte de todo o poder. Ele disse em Timóteo 1:7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

A Igreja do século XXI é a que vive, que está focalizada em Deus e vive o poder de Deus. Quando é assim, a pessoa tem uma doença, e a cura vem; tem um problema, não importa qual seja, ela confronta o problema, não tem medo, tem ousadia e resolve o problema. Quando está diante de uma situação, diz: “Eu fico com a Bíblia Sagrada!” Isso é vida focalizada em Deus!

Agora, quando a pessoa não tem a sua vida focalizada em Deus, ela a focaliza no mundo, nos problemas, nas situações. É por isso que as pessoas deixam de ir à Igreja, pois passam a acreditar que a Igreja não tem soluções para seus problemas.

Diz Isaías 40:30 “Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, (isso é para quem não tem Jesus, para quem não têm a vida focalizada em Deus) mas (os que têm a vida focalizada em Deus) os que esperam no SENHOR renovam as suas forças (sabes o que acontece em suas vidas?) sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” É isso que eu quero para a minha vida e para a tua vida.

Então, uma vez que tu te focalizas em Deus, o poder de Deus se manifesta na tua vida. Quanto menos tempo com as coisas de Deus, menos tempo Deus se manifesta.

O que diz o Salmista, no Salmo 46:10? “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.”

O que Ele está dizendo? Põe o foco da tua vida Nele. Aquieta-te! Todos temos inquietações. O que Deus disse? Tens que viver inquieto? Não! Aquieta-te! Não olhes o que o noticiário falou, não ligues para o que a televisão disse.

Deus faz por nós o que não podemos fazer uns pelos outros.

Quando temos o foco em Deus, começamos a aquietar-nos, a dizer: Senhor, a tua palavra diz, o teu poder, a tua provisão…! Isso é um exercício. Essa é a Igreja do século XXI, focalizada em Deus, focalizada na Palavra.

Diz Efésios 1:19 a 23: “e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro.”

O poder que tirou Jesus de entre os mortos está na nossa vida, está na Igreja, está naquele que têm o foco em Deus, e em Jesus em primeiro lugar.

Como uma pessoa que tem o mesmo poder que tirou Jesus dentre os mortos, que é o poder da ressurreição, pode sentir medo de principados, potestades, Zé pilintra, pena-verde, encosto…? Não pode! Essa não é a Igreja do século XXI. Essa é a Igreja que está estagnada lá atrás, que ainda não viu Cristo vencer o diabo, o demônio, e ainda está fazendo jejum.

Deus deu poder à Igreja, o Seu corpo. A Igreja deve receber isto no seu espírito: esse poder está disponível. Jesus deu à Igreja para que vivamos a plenitude Daquele que tudo enche. Deus não esvazia, não estressa, não tira, não rouba. Ele faz subir, faz correr e enche a vida. Essa é a Igreja que Deus quer para o século XXI.

Paulo escreve aos Hebreus 2:14 “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,.

Jesus o destruiu! O mesmo poder que tirou Jesus do túmulo está na tua vida. Se o poder de Deus tirou Jesus dos mortos, tira qualquer sonho morto da tua vida, amado!

Segundo, precisamos estar conectados a pessoas. Isso se chama comunhão dos santos.

Fomos criados para ter relações interpessoais. Todos precisamos de pessoas para nos dar suporte, para nos encorajar, para orar por nós, para ter comunhão. Deus fez o homem assim. Por isso é errado tu estares na Igreja e não estares ligado à ela.

Não é vontade de Deus que te sintas só, ou estejas só, na Igreja. Fomos criados para vivermos uns com os outros. Eu vou te dizer uma coisa: Não te isoles, não deixes de ter intimidade e amizade com outras pessoas da Igreja.

Eu vou te explicar uma coisa interessante: As pessoas que gostam de viver isoladas, têm três vezes mais possibilidades de morrer mais cedo, têm quatro vezes mais possibilidades de sofrer problemas emocionais, têm cinco vezes mais possibilidades de viver depressiva do que os outros que têm comunhão e têm dez vezes mais possibilidades de ter problemas mentais do que o outro que gosta de comunhão. Por isso, não te isoles, não saias da Igreja correndo!

Como Deus disse isso na Sua Palavra? Eclesiastes 4:9 Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.”

Deus nos fez para pertencermos. Isso é essência para se viver a Igreja do século XXI.

A Igreja não é um lugar apenas para ir. Não! Igreja é uma família! Somos parte de uma família. Somos um corpo chamado Corpo de Cristo. Não podemos começar o culto e desatarraxar a mão e a deixar atrás da porta. Não podemoss ser uma bota ortopédica que tiramos, deixamos, e quando acaba o culto, botamos outra vez. Somos uma família!

Vou dizer uma coisa: Só quem viveu a solidão, o abandono, ou quem foi abusado sexualmente, ou quem foi agredido, acusado, ou abandonado, ou teve dores, sabe como é importante ter alguém para ajudar.

Paulo disse em Gálatas 6:2-4 “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana. Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro.”

Levo o meu fardo, mas devo te ajudar a carregares a tua carga. Então, amado, não tentes escapar dessa relação de família. Tu estás conectado ao povo de Deus. Tu precisas de suporte, e para ter suporte precisas ter relações com o povo de Deus.

O que diz em Hebreus 10:25? “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns;”.

A Igreja do século XXI precisa ter raízes, e isso não será possível com membros ocasionais.

Terceiro, precisamos ter princípios básicos de vida. O que são “os princípios”? São os fundamentos sólidos. Por exemplo, saber ande estaremos quando partirmos para a eternidade faz parte desse fundamento sólido. A maioria não sabe se estará no lago do enxofre, ou no céu, ou no inferno. Não acredita que a salvação é eterna. Então, saber onde estás é importante. Estamos, aqui, num teste para a eternidade.

Diz Colossenses 3:1 “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;”.

Por isso, é muito importante que a Igreja de Jesus mostre princípios de vida, fundamentos sólidos.

Agora, os princípios sólidos de vida com Deus nada têm a ver com os princípios do mundo. Não aceitamos o aborto livre, o homossexualismo, o casamento de pessoas do mesmo sexo. Se não temos fundamentos sólidos, vamos começar a dizer: Mas todo mundo faz! Isso é normal! As pessoas têm que aceitar. A pessoa tem que liberar, soltar-se.

Hoje, mais do que em qualquer tempo, precisamos ter princípios de vida sólidos. A era moderna só trouxe desgraça. Quebraram-se os valores da família, os valores morais estão quebrados. As verdades de Deus estão quebradas, e o ser humano vive uma ilusão tremenda.

O que disse Jesus em Mateus 7:24-27 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.”

Como a sociedade está arruinada! Todas as instituições que conhecemos são frágeis, meu amado. Governo vem, político vem, políticas passam, só a Palavra de Deus permanece.

Quarto, todos precisamos ter um plano de vida.

Meu amado, precisamos expressar os talentos que Deus nos deu. A vida só tem sentido, quando entendemos que foi criada por Deus e para Deus.

Diz Efésios 2:10 “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”

Antes de nós nascermos, Deus já tinha uma obra para cada um de nós. Se não servimos, somos egoístas. Deus dá dons, habilidades, experiências, para que sirvamos. Portanto, não termines 2006 e entres em 2007 sem um plano de vida, que te traga compensação. Prioriza as coisas de Deus. Ninguém pode substituir-te. Tu és único!

Diz 1ª Coríntios 12:7 “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.”

Diz Isaías 6:8 “Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.”

Quinto, todos precisamos ter um propósito em nossa vida. O que é esse propósito? É a nossa missão. A tua vida só terá sentido, se tu, no teu viver, disseres: “Senhor, quero cumprir a missão que tu tens para mim!” Isso se chama um propósito de vida.

O que disse Paulo em Atos 20:24 “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.”

Qual é a carreira? Testemunhar o evangelho da graça de Deus. Esta era a missão de Paulo: Ele tinha a sua vida focalizada em Deus, estava conectado à família de Deus, tinha um propósito, tinha uma missão, tinha um plano de vida: testemunhar o evangelho da graça de Deus.

É assim que Deus quer que vivamos: focalizados em Deus, conectados aos irmãos da Igreja, com princípios sólidos, com convicções sólidas, com um plano de vida, com uma missão, um propósito. Essas cinco evidências são indispensáveis para se viver a Igreja do século XXI.

Diz Mateus 6:33 “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Se tu priorizas, se estás conectado em Deus, não tenhas medo. O trabalho de Deus não é inútil, não é em vão. Vale a pena ouvir e ler a Palavra e dizer que deseja viver a Igreja do século XXI.

Finalmente, Pedro acaba dizendo: 2ª Pedro 1:3 “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude,”.

Não é aquele que nos chamou para o inferno, ou que nos chamou para a miséria. Não! É Aquele que nos chamou para vivermos a Sua própria glória e virtude.

Tu és a Igreja gloriosa de Jesus. Estás conectado, estás unido, estás em foco, tens um plano de vida, tens uma missão, tens um propósito, estás vivendo a Igreja do século XXI.

Segue esses ensinamentos. Não te deixes levar pelo mundo. O teu foco deve ser, definitivamente, o Senhor. Se assim fizeres, a Bíblia diz que o poder que tirou Jesus dentre os mortos se manifestará na tua vida. É isso que Deus quer.

A tua casa está sobre a rocha. Se seguires esses ensinamentos, o vento vem para a tua vida, a chuva cai, o vento sopra, o rio transborda, mas a tua casa fica de pé!

Oração:

Pai amado e bendito, em nome de Jesus. Senhor, Tu tens um evento profético para a Igreja, tu tens um evento profético para milhares e milhares de pessoas que vão ser inimigas nº 1 do diabo. Pessoas que não se intimidarão, pessoas que não curvarão a cabeça, pessoas que não se deixarão afrontar. Pessoas que dirão: “O mesmo poder que tirou Jesus dentre os mortos, é o poder que está na minha vida”. É acima de todo principado, é acima de toda potestade, é acima de qualquer problema, presente ou vindouro, é o poder que está em nossa vida. Por isso, Pai, Te adoramos, Te exaltamos, Te glorificamos e Te damos graças e rendemos honras e louvores e glórias a Ti, porque sabemos em quem temos crido. O nosso Deus é poderoso. Ele está fazendo infinitamente mais do que tudo o que pensamos. Está caído por terra todo sentimento contrário, toda palavra contrária. Dizemos: Se está na Bíblia, creio. Aleluia!

 

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

 

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo – Bispo Primaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE