cropped-Logo_azul.png

Derrotando as Trevas

COMPARTILHE

Efésios 6:10 a 13 “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.”

Existe uma luta sobrenatural, espiritual, contra todos os valores positivos da existência humana, contra os fundamentos da vida moral, contra a família, a alma, as emoções, os sentimentos. Vemos essa guerra quando, por exemplo, lemos acerca dos abortos feitos em nosso país. Um milhão e meio de homicídios são cometidos anualmente, dizem as estatísticas. Também é vista quando valores tão importantes, evangélicos e cristãos, são contestados pela sociedade. Ou quando a sociedade quer impor o casamento de pessoas do mesmo sexo, quando aceita a liberação do homossexualismo, quando certas áreas do governo querem lutar desesperadamente, tentando destruir a obra de Deus, quando se tenta legalizar a prostituição, quando falam na descriminalização da droga. Vemos que isso é uma guerra dos principados e das potestades. É uma batalha que é travada em várias frentes. É preciso que a Igreja de Cristo se levante para mostrar à sociedade que a única Bandeira Vitoriosa é a Bíblia Sagrada.

É chegada a hora de levantarmo-nos, de mostrar quais são os valores da obra realizada na cruz do Calvário, qual é a importância dos Dez Mandamentos, qual é a força que têm os ensinamentos bíblicos para a família. Mostrar ao mundo que temos uma herança que recebemos dos nossos pais, nossos patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó; que nós temos o Deus de justiça, de bondade e de alegria, que é Jesus Cristo, o Único que pode transformar a sociedade.

O Apóstolo Paulo, já há dois mil anos, admoestava a Igreja a respeito dessa luta que todos nós temos diariamente; e mostrou à Igreja como ela pode tornar-se vitoriosa. Ele disse em Efésios 6:13 “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.”

Quer dizer que existe para todos um dia mau. E diz que se tu estiveres revestido da armadura, resistirás e vencerás tudo e permanecerás inabalável.

A amadura de Deus não é coisa de homem. Ela é um tipo de revestimento, de unção, que garante a vitória quando esses ataques do mundo vêm. E vêm pela televisão, rádio, pelos meios de comunicação e pela disposição da sociedade em impingir esses valores àqueles que não querem. Lê Atos 4:12.

A filosofia grega, os grandes filósofos e os grandes pensadores gregos foram pessoas florescentes, brilhantes, mas não fizeram nada contra o pecado. Pela história, o poder de Roma com os seus Césares Augustos, o Império Romano cheio de leis, foi um colapso moral.

O nosso país é cheio de leis. A toda hora há uma lei, mas é um país sem virtudes, sem moral. A vida, hoje, não tem qualquer valor. Hoje, matam a troco de banana, dão tiro por discussão de trânsito, passas na rua e vês corpos caídos.

Os governos não têm moral para dizer ao povo a verdadeira figura de uma família, como é uma família fiel, feliz e institucionalizada.

Somos uma sociedade cheia de leis, mas as leis não param os assassinatos, o aborto, o adultério, a mentira, o roubo, a corrupção. Só o Senhor Jesus Cristo pode, na realidade, transformar a sociedade. E onde é que Ele entra com profundidade, com poder? 1 João 1:7 “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”

A forma de mudar a sociedade é mudando o homem; e a forma de mudar o homem é purificando-o do pecado.

O que Jesus faz? Quando um homem ou uma mulher estão em pecado e fazem parte da eleição de Deus, o Senhor faz com que elas ouçam a Palavra da Verdade, o Evangelho de Jesus e acontece o maior milagre que um homem e uma mulher podem receber da parte de Deus! Qual é o grande milagre? 2 Coríntios 5:17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

Se alguém está em Cristo, todos os seus valores são novos. Se a Bíblia diz que aquele que está em Cristo é nova criatura, há novos valores, sentimentos e emoções. Ele não precisa beber para alegrar-se, porque a alegria do Senhor é a sua força. Não precisa andar com um cordão de miçangas, porque Jesus é o seu guia. Não precisa acender uma vela, porque Ele é a luz da sua vida.

É em Jesus que está a solução. 1 João 3:8 “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.”

Deus manifestou-se para destruir e impedir que essas obras do diabo chegassem a nossa vida. Lê 1 João 3:9.

Quem foge do pecado? Quem tem a armadura, o conhecimento de Deus.

Onde está o problema das sociedades? No pecado. É o pecado que separa o homem de Deus, os homens dos homens, o homem de si mesmo.

Enquanto a pessoa não reconhece que o pecado é o drama da sua vida, ele anda por caminhos escuros e escusos, dissolutamente, na prostituição, bebe, cheira, baila, vai para o carnaval, “curte o barato.” Mas, o mundo não tem nada de bom para dar, ou tem? Nós já viemos de lá. O que o mundo tem para dar? O mundo tem para dar o quê? Malignidade, diabolismo, espiritismo, é isso que o mundo tem para dar.

Quando se reconhece o problema, é possível resolvê-lo. Por isso, Deus faz e concede uma armadura para proteger os pensamentos, o coração, o intelecto, os sentimentos, a vontade, as emoções.

Jesus, pela Palavra, forma uma armadura, um revestimento. Isso é lindo, bíblico e espiritual. Lê Efésios 6:14 a 18.

A nossa batalha é entendermos que o mundo está numa guerra constante contra nós. O mundo nos odeia, o mundo odiou a Cristo!

Quando tu és da “patota”, dizes palavrão, xingas, mentes para mulher, para o marido, bebes, fazes o que queres porque tu já és da “patota”. Quando tu sais da “patota”, todo mundo olha e diz: “Olha, esse aí, agora, diz que é santo, Bíblia, crente.” O mais perfeito de tudo isso é que, quando tu estás revestido da armadura, pelo conhecimento das proteções da mente, do coração, das emoções, tu não cais nas ciladas. O diabo arma ciladas, mas tu tens um olho que vê à distância, tens faro, o teu “radar” já diz quem é do mal e quem é do bem. Tu passas a perceber que as tuas batalhas deixam de ser tuas. É Deus quem comanda a tua vida.

Quando tu estás revestido da armadura, quem intervém na peleja é o próprio Deus. Vê 2 Crônicas 20:15 “e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus.”

Amado, quem guerreia contra ti perderá! Deus entregará nas tuas mãos a vitória, o documento mostrando que tu és um vencedor da tua casa própria, dos teus negócios, do carro, daquela causa na justiça. A peleja não é contra ti, é contra Deus. E a peleja é de Deus e Ele dá a vitória. Glória a Deus!

Agora, a armadura possui várias peças que terminam com a oração. Ai daquele que não ora! Está desprotegido! Por isso disse Paulo em Efésios 6:13 “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.”

Deus não põe a armadura, somos nós quem devemos nos revestir dela.

Talvez digas: “Mas Apóstolo, se tu já mostraste vários exemplos de que a guerra pertence a Deus, porque o senhor está dizendo, então, que devemos nos revestir da armadura de Deus?” Primeiro, porque Deus manda. A peleja, o desfecho da guerra pertence a Deus, mas eu estou numa guerra, tu estás numa luta, numa guerra. O desfecho qual é? Vitória! Diz Tiago 4:7 “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Sabes por que ele foge? Porque ele não pode com a tua vida. Não pode!

Diz 1 Pedro 5:8 e 9 “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.”

Tiago disse para resistir ao diabo. Pedro diz para sermos sóbrios, vigilantes, atentos; resistirmos firmes na fé.

Duas coisas importantes: A sobriedade e a vigilância.

Quando tu estás metido com muita confusão, não consegues ser sóbrio. “Mas Apóstolo, Jesus já não venceu tudo? Por que tenho que resistir ao diabo, ser sóbrio, ser vigilante?” Porque tu tens carne. A nossa carne não se converte. O espírito converte-se, mas a carne, não. Vê o que diz Romanos 8:13 “Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis.”

Parece bonito o que o mundo está vivendo aí fora, não é? Mas está caminhando para a morte. Se tu submetes a tua carne a Deus, tu, certamente, viverás.

“Pastor, como faço, então, para ter um espírito forte em mim para eu mortificar a minha carne?”

A carne não gosta de orar, não gosta de Igreja, de dizimar, de testemunhar. A carne não gosta de nada porque a vida espiritual é contrária à carne. “Então, o que eu devo fazer?” Olha Filipenses 2:12 “Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor;”.

Pronto! Essa é a nossa chave. Essa é a nossa parte na batalha. Precisamos agir, desenvolvendo, crescendo, indo à Igreja, absorvendo a Palavra, anotando, lendo, meditando, desenvolvendo a nossa salvação. É necessário um chamado ao crescimento, ao desenvolvimento. Tu conheces as promessas, tua posição em Cristo, aquilo que Deus imputou.

Quando a Bíblia diz, por exemplo, que nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus, é uma lei de imputação.

Deus diz assim: “Não há nada mais que te condene.” Mas, se não desenvolvermos a salvação, se não crescermos espiritualmente, nunca saberemos dessas coisas. E é aí que Satanás se mete. Olha o que diz em 2 Pedro 3:18 “antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.”

Há um chamado a crescer. Nós chegamos à Igreja, éramos meninos, bebíamos leite. Mas, houve uma hora que deixamos as coisas de menino e passamos a ser adultos, comendo carne, alimentos sólidos. Paulo disse que somos experimentados! Temos experiência com Deus. Lê Filipenses 4.

É com o crescimento que começam coisas a vir a tua vida, espiritualmente falando, para fortalecer-te. Vê 2 Coríntios 10:4 “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,”.

Fortalezas instalam-se na mente das pessoas. Às vezes, há uma fortaleza que diz assim: “Eu sou fraco; eu sou uma pessoa inferiorizada; eu tenho complexo de inferioridade.”

Há pessoas presas, porque dizem que são do nordeste, são negras, são portuguesas ou porque são imigrantes. E há pessoas que são achacadas, pisadas porque uma fortaleza meteu-se na cabeça. E quem põe essas fortalezas? O inimigo! Ele não pode te possuir, mas pode te atingir com os dardos. Se tu não tens o capacete, o dardo entra. Lê Romanos 13:12.

Deus dá a vitória! Deus protege! Assim como Ele foi com Josafá, com Davi, com Paulo, Ele é comigo e contigo. Ou seja, Deus já nos deu a vitória, agora Ele quer que resistamos, para que a vitória seja completa.

Diz Apocalipse 12:11 “Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.”

Quando tu aprendes a revestir-te da armadura de Deus, tu vences porque Ele vence. Jesus vence pelo Sangue. Depois, tu tens a Palavra do testemunho. Então, a tua Palavra do testemunho já faz parte da tua confissão, da tua armadura.

“O que é um testemunho, Pastor?” É o que tu falas aos outros sobre o que Cristo fez na tua vida. Quando tu começas a dizer o que Cristo fez na tua vida, Satanás não tem vez. Quando tu começas a dizer sobre o poder de Jesus na tua vida, sobre o que Deus tem feito, como te sentes propriedade exclusiva de Deus, nação santa, povo escolhido do Senhor, quando tu tens essa confissão, essas armas, esse revestimento, essa armadura, Satanás pode rugir como um leão, mas o verdadeiro Leão da Tribo de Judá é a nosso favor, é Jesus Cristo. Ele já nos deu a chave da vitória! É o Grande Conquistador, o Pão da Vida, a Água da Vida, a Pedra Angular, o Alfa, o Ômega, El Shaddai, Jeovah Jireh, Rei de Reis, Senhor de Senhores! Esse é o nosso testemunho.

Meu amado, neste período, precisamos levantar a cabeça, erguer os ombros, resistir a tudo para que o inimigo fuja da família, do casamento, da vida, das finanças. Não esqueças, por favor, que Satanás é o pai da mentira. Tudo o que Satanás diz e faz é mentira. Lê João 8:44.

Há pessoas nesta Terra que são do diabo, morrerão do diabo, são semente da perdição. Nós somos de Deus, ainda que, às vezes, no passado, tenhamos tido atitudes de lobo, mas sempre fomos ovelhas. A ovelha nasce, vive e morre ovelha.

Se o diabo é o pai da mentira, quem está associado com ele, mente. E se mente, está ligado ao pai da mentira, não tem temor e tremor. Na realidade, não é irmão, é um falso irmão.

A primeira coisa que Deus corrige na nossa vida é trocar a mentira pela verdade. João 8:32 “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

A verdade sempre é libertadora. A mentira sempre é escravizadora.

Lembremo-nos de que, sendo ele o pai da mentira, ele é assassino desde o princípio, transforma-se em anjo de luz sendo trevas, é lobo com pele de ovelha, é a serpente e o dragão, é o acusador dos irmãos, veio para matar, roubar e destruir, é o chefe dos demônios, veio com a intenção de fazer as pessoas perderem vida, matando, roubando e destruindo, é o mestre do engano.

A despeito dele não poder nos possuir, ele pode atormentar. E quando ele atormenta? Quando não há revestimento da armadura.

Como a batalha do revestimento da armadura é vencida? Três coisas acontecem.

Número um, temos a autoridade do Nome de Jesus.

Quando tu falas no Nome de Jesus, a doença pula, o demônio corre, porque esse é o Nome que está sobre todo Nome.

Número dois, temos a Palavra. A Palavra é Espírito e é vida.

Número três, temos o Ministério dos Anjos.

Amado, por que acreditamos em Anjos? Porque a Bíblia diz. Há mais de trezentos versículos na Bíblia que falam sobre anjos. Cremos na manifestação do Ministério Angelical. Eles são reais, foram criados por Deus, são verdadeiros não os vemos com os olhos, mas eles existem. Vê 2 Samuel 14:20 “Para mudar o aspecto deste caso foi que o teu servo Joabe fez isto. Porém sábio é meu senhor, segundo a sabedoria de um anjo de Deus, para entender tudo o que se passa na terra.”

Amado, os Anjos têm sabedoria, sabem de tudo. Lê Hebreus 12:22.

Diz o Salmo 34:7 “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.” Salmo 91:11 “Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.”

Esse conhecimento que te passo está te dando uma verdadeira armadura. Assim as trevas estão derrotadas na tua vida, não têm mais vez. A vitória já está contigo!

O nosso testemunho abalará a tua família, essa nação, porque o Senhor diz em 2 Coríntios 2:14 “Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.” Ele é o Rei da Glória, a nossa vitória. Nós já vencemos as trevas.

Continua firme e inabalável. Os teus vizinhos verão que aqueles que estão contigo são muito mais! Os que estão a teu favor são mais!

Graças a Deus por Jesus. Como eu amo o Senhor. E se há alguém lendo este Recado e tem sido atacado com medo, com depressão, com ansiedades, que teve as suas finanças destruídas, os seus sonhos arrasados, queria terminar, dizendo, como Profeta, que a tua maldição transformou-se em bênção, para a Glória do Senhor!

Tu vencerás tudo e permanecerás inabalável!

Deus é por ti, não importa quem seja contra! Por ti são muitos e numerosos. Que os Anjos te guardem em todos os caminhos. Com a armadura de Deus já venceste!

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE