cropped-Logo_azul.png

DEUS É AMOR

COMPARTILHE

1 João 4:7 e 8 “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.”

Uma das mais profundas necessidades que nós, como eleitos de Deus e como seres vivos, temos, é de nos sentirmos amados. É verdade ou não? É verdade! Todos queremos ser amados. Agora, muitos não entendem quando lêem este versículo que diz: Deus é amor, porque a Igreja de Cristo tem deturpado o verdadeiro amor de Deus. Mostram o versículo e, depois, pregam um Deus que é pavor, contradizendo o verdadeiro significado da existência de Deus.

Quando falamos que Deus é amor, referimo-nos a um amor pessoal que Deus tem para comigo e contigo. Todos sabem que Deus ama, porque a Bíblia diz que Deus é amor, mas poucos conhecem o significado dessa afirmação. Tu sabes por quê? Porque poucas pessoas se sentem amadas por Deus. Porque nunca experimentaram o verdadeiro amor de Deus que sai de dentro das Escrituras, entra pelo ouvido e vai para o coração. Muitos pensam que o amor de Deus é apenas poesia. Outros sentem inspiração. Mas não conhecem o verdadeiro amor de Deus.

É necessário que compreendamos que Deus nos ama como somos. Deus não espera a nossa perfeição, como seres humanos, para, depois, nos amar. Ele ama porque é amor, e nós temos parte neste amor de Deus que é transformador.

O amor de Deus, então, não é poético, nem é para inspirar os escritores. O amor de Deus é pessoal, é transformador, porque só o amor de Deus é verdadeiro.

A Palavra do Senhor diz em Jeremias 31:3 “De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.”

Então, vamos compreender o significado do amor de Deus.

O amor de Deus não é como o dos homens. O amor dos homens é como o amor de macaco. Tu dás banana ao macaco, e ele fica todo feliz. Quando tu viras-lhe as costas, ele atira-te uma pedra.

Há pessoas que fazem juras de amor em cima do altar e um mês depois, dizem: “Eu te odeio!” Essa é a idéia que as pessoas têm do amor.

Quando Deus investe o Seu amor na vida de uma pessoa, é para a eternidade. Deus não ama hoje, e amanhã nos joga uma pedra. Não acredites nessa mentira da lei de que hoje estamos com Deus, e amanhã podemos não estar.

Quando Deus nos atrai à Igreja, não é para sofrermos, para penarmos, para ficarmos competindo com os outros, conforme a lei faz. Então, precisamos entender que Deus nos ama com amor eterno.

Nossa necessidade primeira não é o dinheiro, nem o sucesso, nem a fama, nem o trabalho, nem posição. Nós precisamos ser amados, com o amor verdadeiro, o amor eterno.

O Deus da Bíblia Sagrada, o Deus da Graça, ama com amor eterno! Uma vez filho, és filho eternamente. Uma vez amado, és amado eternamente. Uma vez ungido, és ungido eternamente. Uma vez perdoado, és perdoado eternamente. Uma vez reconciliado, és reconciliado eternamente. Por isso, tu não deves aceitar que possas perder a salvação. Não existe isso! Agora, sabe o que é que a lei faz? A lei faz as pessoas, que não entendem essas verdades, usarem máscara. Nós da Graça de Deus não precisamos fingir nada. A minha pergunta é: Com quem que tu ficas; com a Palavra de Deus ou com os mentirosos da cidade? Com a palavra de Deus!

Deus nos ama com o amor pessoal, transformador. Não podemos confundir o amor divino com afeto. Afeto é carinho, é beijinho, mas não se pode confundir o amor de Deus com afeto, com prazer. Deus não nos ama porque temos um carro! Não!!! Esse amor é de máscara. Quem usa máscara é temporário, é passageiro, um dia, vai cair a máscara. O amor de máscara desaparece e seca. O amor de Deus é ilimitado, é o amor ágape, é o amor eterno.

Paulo diz em Efésios 3:17 a 19 “e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.”

Quando estamos em Cristo, estamos arraigados, plantados, alicerçados em amor. Paulo diz que precisamos compreender a altura, a largura, o cumprimento e a profundidade do amor de Deus. O amor de Deus não é uma coisa qualquer. Para sermos tomados da plenitude de Deus, devemos compreender que Ele é amor eterno. A maioria dos crentes só conhece a vingança e a ira. Vivem sendo ameaçados com a volta de Jesus e com a batalha do Armagedon. Que Evangelho é esse? Que loucura é essa? Que Deus é esse?

Tu te sentes amado por Deus? Tu acreditas que Deus diminui um pouquinho do Seu amor, quando tu fazes alguma coisa errada? Eu vou te dizer uma coisa: por mais feio e pior o pecado que possas cometer, e espero que não cometas, Deus continuaria te amando. Ele disciplina, corrige e açoita, mas não muda o Seu amor, que é transformador.

Por que mantemos a confiança no dia do juízo? Porque cremos no amor de Deus que não muda. O nosso nome está inscrito no Livro da Vida. Mas isso não é soberba? Soberba é pensar ao contrário do que Deus diz. E Deus diz que somos “Tal qual Ele é …”

Diz 1ª João 4:18: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.”

Se sentimos o amor transformador, teremos medo de quê? O perfeito amor lança fora o medo.

Por que as pessoas sentem medo de Deus? Porque não se sentem amadas.

O amor de Deus está na nossa vida. Ele é protetor, é transformador. Já o medo produz tormento. Aquele que teme, não é aperfeiçoado no amor.

Diz 1ª João 4:19 a 21: “Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.”

Muitos não entendem o amor de Deus em suas vidas. Eu vou lhes dizer uma coisa: Eu só compreendi e experimentei o amor de Deus, verdadeiramente, acerca de 26 para 27 anos. Primeiro, foi quando nasceu a minha filha mais velha. Quando peguei a Ana nos meus braços e olhei para ela, senti um amor muito grande. Assim foi a minha reação em todos os meus filhos. Mas só comecei a compreender o amor no dia em que a Ana teve um problema de falta de ar. Três horas da manhã, agarrei o bebê e sai para uma clínica próxima à nossa casa. Entrei pela clínica dizendo: Salvem a minha filha! Salvem a minha filha! E sabes quando compreendi o que era o amor? Foi quando eu disse a Deus: “Deus, se alguém tiver que morrer, agora, que não seja a Ana, mas eu”. E o Senhor me disse: “Miguel, Eu vou te dizer uma coisa: Esse amor que tu sentes pela tua filha multiplique-o por milhões ao infinito, porque é o amor que Eu tenho por ti”.

Diz o Salmo 23:1 “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.”

Porque Ele nos ama, não pode haver faltas. Quando parecia que ia faltar a vida da minha filha e do meu filho, Ele me disse: “Nada te faltará!” O amor de Deus é manifestado nesta expressão: NADA ME FALTARÁ. Ele é o nosso Pastor e nada nos faltará.

Diz em João 10:11 e 12: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa.”

Uma das coisas que aprendi cedo, foi amar as pessoas, mesmo as mais problemáticas, porque se eu não amar até as mais problemáticas, não sou de Deus. Amo o complicado e o doente porque não sou mercenário.

Dizem os versículos 13 e 16 “O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.” “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; (estava falando aos judeus, agora, está falando aos gentios) a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.”

Quem são essas ovelhas que não são do aprisco dos judeus? Somos nós, os que fomos predestinados em amor, aqueles que Deus conheceu antes da fundação do mundo. Aqueles que Deus predestinou, chamou, justificou e glorificou. Ele diz: “Ouvirão a minha voz…” Então, significa que o amor de Deus é ouvido e compreendido porque ele entra pelo ouvido e vai ao coração.

Deus não nos abandona. Ele disse: “Eu darei a minha vida por ti. Das minhas mãos ninguém arrebatará. Eu te dou a vida eterna.” Então, crer na salvação eterna é crer no amor de Deus, na provisão de Deus. Crer na predestinação e no amor que é eterno, que é benigno é crer na provisão.

Ovelha não pode viver com falta porque o Senhor é Pastor e Ele diz que nada nos faltará. Ou seja, Ele nunca nos abandonará! Ele nos ama. Ele cuida!

Vejamos o que diz em Mateus 10:30: “E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados.”

Deus viu cada cabelo que caiu da tua cabeça. Deus conhece os cabelos. Ele conhece até a cor natural que tu tinhas antes de pintar. Ele conhece! Até o cabelo da cabeça está contado.

Diz o Salmo 145:9: “O Senhor é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras”

Quem são estes “todos”? Versículo 20: “O Senhor guarda todos que o amam, porém os ímpios serão exterminados.”

Há pessoas que Deus não ama; são os ímpios. Esses nasceram para a perdição. São sementes da perdição. Mas a quem Deus ama, Ele guarda. O eleito é amado, é guardado. Deus é amor. Ele não depende de nós, Ele é. Ele não me ama porque eu o amo. Ele me ama porque Ele é amor. Paulo entendeu isto: Romanos 8:38 “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

Então, como alguém pode dizer a uma ovelha que ela vai para o inferno, se Deus nos ama?

Diz 1ªPedro 5:7 “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” Ele cuida, protege dos lobos; Ele está no controle de tudo.

Por isso que o salmista diz no Salmo 40:5: “São muitas, Senhor, Deus meu,  as maravilhas que tens operado e também os teus desígnios para conosco;”.

Os desígnios que Deus tem para conosco não são de inferno, de demônio, de diabo, de pobreza, de miséria. Não! Esse não é Deus! Ele cuida de nós. Nada nos pode separar do amor de Deus. Ele protege, Ele guia.

Em Romanos 8:14 diz: “pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.”

O versículo 15 diz: “porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual chamamos de Aba Pai.”

Podemos dizer: Aba Pai, que quer dizer Paizinho, Pai querido, porque somos amados, protegidos, transformados. Se Deus não fosse amor, tudo nos faltaria, mas Deus é amor, e Ele diz: “Nada faltará”. Deus é amor!

Eu não gostaria de pertencer a uma Igreja onde Deus fosse pavor. Eu quero dizer: Meu Deus, eu te amo de todo meu coração. O Senhor me amou primeiro, e estou convencido dessas verdades. Ele cuida de mim. Somos filhos dEle. A responsabilidade é dEle!

Jeremias 29:11 diz: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz não de mal, para vos dar o fim que desejais.”

Diz Jeremias 30:19 “Sairão deles ações de graças e o júbilo dos que se alegram. Multiplicá-los-ei, e não serão diminuídos; glorificá-los-ei, e não serão apoucados.”

Então, qual é a voz que estás ouvindo? É a voz do Pai, que te diz que te ama com amor eterno, ou é a voz do mercenário, que diz que tu podes perder a salvação?

O Bom Pastor diz à Igreja: “Nada te faltará!” Deus é amor, é soberano! No meio de seis bilhões e meio de pessoas, Ele te conhece, conhece o teu nome, sabe onde moras, conhece o teu CPF, a tua careteira de identidade, o teu cabelo, a cor do cabelo natural, Ele conhece tudo. Ele te chama pelo nome. Se fosse possível Deus remover esse amor, Ele não seria Deus.

Diz Romanos 5:8: “Mas, Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por Ele salvos da ira.”

Deus te amou, quando não estavas na Igreja. Deus te amou, quando eras pecador. Hoje, não és mais pecador; és amado, escolhido, pedra viva, vencedor, por cabeça, tens direito às riquezas de Deus.

Não precisamos usar máscaras. Quem é amado é amado e pronto! Nós não amamos com palavra, nem de língua, nós amamos de verdade.

João 15:9 diz: “Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor.”

Esse amor não é amor de flores, de beijinhos, de estalinho, um beijinho no lábio, na “orelhinha”. Não! É o amor protetor, transformador, regenerador, que supre, que diz: “Nada nos faltará”.

Deus é o Autor de toda a boa dádiva. Deus é o autor de: “Toda a boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.” (Tiago 1:17).

Eu já fui muito enganado pela lei, sabias? Eu pensava que perdia a salvação. Eu já andei nesses mares, aí, porque não entendia o amor de Deus.

Diz o versículo 18 “Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos (O que? Gafanhotos, ratos cabeludos, aranhas peludas?) como que primícias (os dízimos de Deus somos nós) das suas criaturas.”

Segundo o seu querer. Foi Deus quem quis. Foi Deus quem quis.

Graças a Deus que tu está lendo este Recado, pois ele está indo lá no teu coração, te dando forças. A doença está saindo da tua vida, os pensamentos negativos estão saindo da tua vida, as opressões estão saindo da tua vida, pois segundo o seu querer, Ele nos gerou pela Palavra, para que fôssemos primícias.

Sai, medo da tua vida! O verdadeiro amor lança fora o medo! Sai, inquietação! Deus tem cuidado de nós!  

Deus quer que o povo deste mundo, os eleitos, saiba quem Ele é, na verdadeira expressão da palavra. Não é amor de inspiração, não é amor de criação, não é amor de “estalinho” nos lábios. É o amor protetor, transformador, que muda vidas. É o amor que diz: “Eu sou o Autor de toda boa dádiva e de todo dom perfeito”. É o amor que diz: “Eu sou o teu Pastor e nada te faltará”.

Quando ouço os meus filhos dizerem: “Papai, eu te amo!” E eu digo aos meus filhos: “Papai ama vocês!” Quando as crianças dizem ao meu bem, como diz o Davizinho: “Eu quero você só para mim!” Por que, Davizinho? “Porque eu amo a minha mãe!” Quando eu ouço os meus filhos, aqui, adultos, dizerem que me amam, quando a minha filha Ana me diz ao telefone: “Pai, você é um herói!”, sabes o que ouço Deus dizer? Multiplica por milhões ao infinito o que eles te amam porque é como eu os amo e te amo.”

Então, amado, Jesus te ama, mereças ou não mereças. Jesus te ama! Ele te ama, eternamente. Ele cuida, protege e provê. Agora, tens que dizer: “Eu recebo essa palavra!”

                                         Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Uma resposta

  1. Os que vivem enganando e sendo enganados odeiam estas verdades… Lógico, mercenários não amam a ninguém mesmo! Dizem que amam a Deus, mas odeiam aqueles que não concordam com os erros doutrinários e a vida dupla que eles têm!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE