cropped-Logo_azul.png

DUAS CASAS, DOIS FUNDAMENTOS

COMPARTILHE

Mateus 7:24 a 27 “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.”

 

Na passagem bíblica de Mateus 7:24 a 27, Jesus dá uma lição magistral de construção civil, de construção. Quando Ele fala de casa, fala de vida. Jesus está falando aos crentes, aos convertidos.

Bem, por que o Senhor começa com a expressão: “todo aquele, pois”? Porque há muitas pessoas que professam Jesus, mas não O possuem como Senhor e Salvador. Há pessoas que são religiosas, mas estão totalmente perdidas. Há pessoas que são muito cerimoniosas com as coisas espirituais, mas não são consagradas a Deus, não romperam a sua ligação com o mundo. Há pessoas que querem milagres, mas não conhecem Aquele que faz milagres. Portanto, Jesus está falando de todo aquele, pois, que ouve.

Para ouvir a Palavra de Deus, é preciso muito mais do que um tímpano, uma bigorna, um martelo, um sistema auditivo. É preciso ter ouvido de ovelha, ter, no foco de vida, Jesus, a ressurreição, já que é preciso ouvir e praticar.

Então, meu amado, não é só ir à Igreja e dizer: “amém” e, depois, na prática da vida, dizer uma coisa totalmente diferente.

Tu és o que tu crês, praticas e fazes. Quando falhamos na prática com o Senhor, sempre há conseqüências para nossa vida. Se temos a coragem de quebrar um mandamento hoje, teremos coragem de quebrar outro mandamento amanhã e um outro mandamento depois de amanhã.

Não é suficiente conhecer e concordar; é preciso conhecer e praticar. Por isso Jesus referiu-se aos que ouvem e praticam a Sua Palavra.

Qual a diferença entre um cristão que não pratica e uma pessoa que rejeita, que odeia a Palavra de Deus, um agnóstico? Qual a diferença? Nenhuma!

Qual é a diferença entre um crente que não ora e um pagão que sabe orar? Nenhuma diferença, porque ele ouve mas não pratica.

Precisamos saber praticar. Devemos ouvir a Palavra e vivê-la.

Não é para fazermos umas coisas e outras, não. Devemos fazer tudo o que Deus manda. A mensagem de Jesus não mudou. Se a Bíblia manda orar, é necessário orarmos. Se manda dizimar, dizimamos. Se manda perdoar, perdoamos. Se manda congregar, congregamos. Se manda crer, cremos. Não procrastinemos! Precisamos dar testemunho da fé!

Diz Tiago 1:22 “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Quem ouve as mensagens, mas não as vive está se enganado a si mesmo.

Gosto desses versículos de Mateus porque eles são o início, a base da vida cristã.

Paulo, quando escreve aos Coríntios, fala desse assunto de edificar a vida. Ele diz em 1 Coríntios 3:10 “Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica.” Ele lançou o fundamento, a base na igreja que não existia até Paulo.

Estamos aprendendo como edificar uma casa, uma vida sólida, indestrutível, uma vida onde há sempre motivo de sorrir a despeito das tempestades da vida.

Depois, ele diz em 1 Coríntios 3:11 e 12 “Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,”.

Existem dois tipos de materiais para se construir uma vida, uma casa espiritual bem construída. Um é composto de ouro, prata e pedras preciosas, que são materiais valorosos, tais como: revelação, Graça de Deus, mistério. O outro é feito de madeira, palha e feno, que são de nenhum valor, tais como: jejuar, fazer sacrifícios, etc.

Há muita gente que faz a sua vida espiritual sobre madeira, palha e feno. Ouro pode derreter, mas não acaba; continuará sendo ouro. Agora, quando tacamos fogo na palha, na madeira e no feno, eles viram cinza, desaparecem.

Para se construir uma vida bem-edificada, precisamos de um Ministério como o Cristo Vive, que conhece os mistérios e que sabe que madeira, palha e feno são esse negócio de dizer demônio, diabo, viu diabo, era amarelo, azul, põe a mão, o pé, o óleo, passa nas praças, põe uma fita… Isso é madeira, palha e feno; um dia queimará.

Diz 1 Coríntios 3:13 a 15 “manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.”

Noventa por cento dos crentes são salvos pelo fogo. Estão sempre mal, sofrendo, mal de finanças, de família. Tudo é mau, tudo é horrível, porque estão sendo edificados sobre madeira, palha e feno. Agora, a pessoa que tem uma vida edificada sobre ouro, prata e pedras preciosas possui valores nobres.

Por que é preciso edificar a vida com valores sólidos? Porque tempestades sempre chegam. Vejamos o que diz em Mateus 16:18 “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

Ele estava dizendo que Pedro era uma pedrinha daquela construção toda, mas sobre esta, não disse sobre essa, sobre esta (Jesus estava falando sobre si mesmo), edificaria a Sua Igreja. Meu amado, não quero a Igreja Cristo Vive edificada sobre Pedro. Pedro mentiu, traiu, cortou a orelha do outro, fez muitas coisas reprováveis.

Jesus Cristo diz que, quando a nossa vida é edificada sobre a Rocha sólida, as portas do inferno não prevalecem.

Amado, em trinta anos de Ministério, o diabo tem tentado de todo lado destruir a minha vida. Só que ele não pôde nem pode. Ele não pode contra a nossa vida. Agora, se temos a vida edificada sobre madeira, palha e feno, ele faz um circo sobre ela, porque não temos convicções, tornamo-nos crentes de fachada.

Há gente que é crente de fachada. Possui cara, cabelo, Bíblia de crente, mas sopra o vento e a pessoa cai, vem uma chuva e a casa desaba; e é assim que vivem.

Aquele que edificou a sua casa sobre a Rocha, a Bíblia chama de prudente. Olha só como Pedro falou dessa Rocha. 1 Pedro 2:4 a 6 “Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.”

Amado, quem crê em Jesus não pode ser envergonhado. Ele é a Rocha Sólida!

Agora, a Bíblia diz que, para fazer esse tipo de construção, devemos ser prudentes. Não é ser esperto, mas ser sábio, prudente como a serpente, simples como a pomba. Prudente!

O segundo fundamento: Mateus 7:26 “E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;”.

Muita gente constrói a sua vida, sua casa, seu lar, seu casamento, seus sonhos suas economias, seus negócios sobre fundamentos falsos e frágeis. Isso é insensatez.

Edificar sobre a areia é saber que haverá um desabamento, uma grande ruína. Muitos edificam a sua vida, sua felicidade, seu casamento, seu futuro somente em coisas materiais, longe de Jesus. E vêem desabar tudo que construíram. O único que oferece fundamentos fortes é Jesus. Jesus é o Senhor!

O salmista disse algo muito importante e é fundamental que tu leias com atenção. Salmo 11:3 “Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?”

Se não temos os alicerces do cristianismo, se não temos os fundamentos, o que podemos fazer? Nada! Jesus disse que sem Ele nada podemos fazer.

Por que devemos dar muito valor ao ensino deste Recado? Primeiro, porque é o ensino que joga o ouro, a prata e as pedras preciosas na vida das pessoas. Segundo, porque conheço pessoas que chegaram à Igreja de rastros, não eram nada, envergonhadas, quebradas, humilhadas, execradas, pisadas. Então, começaram a ouvir sobre os fundamentos, começaram a erguer a cabeça, a amarem-se, a olharem para o espelho e dizerem que eram aquilo que a Bíblia diz: eleitas, escolhidas, predestinadas. E, às tantas, começaram a voar.

Então, o que diz Paulo quando escreve em 2 Timóteo 2:19 a 21 “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor. Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.”

Sem fundamento, o que pode fazer o justo?

Quando a pessoa não tem os fundamentos, não se afasta da injustiça, começa, como crente, a defender o aborto e a dizer que a mulher tem o direito de fazer aborto porque o corpo é seu. Diz que o homem e a mulher podem fazer o que quiserem com o corpo. Amado, aborto é homicídio, é matar a pessoa que está no ventre. Nós, que somos fundamentados pelos valores espirituais e cristãos, não concordamos! A não ser nos casos em que a lei permita: no estupro ou perigo de vida para mãe, ou quando o feto á alterado fisicamente.

Uma pessoa que tem fundamentos não pode dizer que, hoje em dia, casamento homossexual é uma coisa normal. Homossexualismo é abominação diante de Deus. Há pessoas que acham normal o adultério, porque todo mundo dá uma “puladinha” para fora da cerca. Amado, quem quebra a aliança e repudia o seu marido ou sua mulher está debaixo de maldição.

Se não há fundamentos, não há Rocha Sólida; a vida perde o valor. E quando se perde o valor da vida, as pessoas começam a usar cocaína, maconha, LSD, que estão arrastando a nossa juventude para o colapso.

Vejamos o que Pedro disse em 1 Pedro 5:10 “Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar.” Deus não nos chamou para o inferno, nos chamou à eterna Glória! A salvação é segura. Isso é a obra do Espírito Santo.

O que pode fazer o justo se os fundamentos forem destruídos? É colapso de vida.

O nosso país só terá jeito quando a Rocha Sólida, que é Jesus, for o fundamento. Não é a religião da idolatria. É a Palavra viva, eficaz, é a Bíblia que tem a capacidade de libertar, transformar, ressocializar, criar uma nova geração, um futuro para o nosso país.

Crê na Palavra, pratica a Palavra. Ela não falha. Não seremos envergonhados, prevaleceremos, prosperaremos. A Palavra é luz para os nossos caminhos, é lâmpada para os nossos pés, é o pão da nossa vida, é a comida para a nossa alma, é o alimento sólido para o crente maduro, é o leite espiritual para a criança na fé, é a água viva que satisfaz, que dessedenta; é o Maná que vem dos céus.

A Palavra nos ensina. É o fundamento sólido. É a vida íntima com o Pai.

Se tu que lês este Recado procuras respostas, a Bíblia tem as respostas para todas as áreas. Se estás doente, pelas Chagas de Cristo estás sarado, em Nome de Jesus. Se tens um problema de finanças, Deus te dará forças para adquirires riquezas. Se tens um problema de solidão, Ele disse que nunca te deixará, nunca até o fim. Se tens depressão, sabe que a alegria do Senhor é a nossa força. Se tens medo, não temas. Jesus disse que venceu. Deus não nos Deus espírito de covardia, mas sim de poder, amor e moderação. Ele abrirá as janelas dos céus. Ele é o nosso Pastor e nada nos faltará. Se estás dependente de álcool, de drogas, a Bíblia diz que a verdade liberta. Se pensas que estás com um pé no inferno e um pé em Deus, sabe de uma coisa: tu és ovelha. Deus disse que as Suas ovelhas ouvem a Sua voz, jamais perecerão, têm a vida eterna.

Então, se edificamos a vida sobre a Rocha, nada falhará. A Palavra renova a nossa mente, coração, transforma a personalidade, o caráter.

Qual o fundamento que escolhes para a tua vida? É Rocha ou areia? Rocha! O que farás de fundamento para os teus negócios, teu dinheiro, teu trabalho? É Rocha ou areia? Rocha! Qual é o fundamento que colocarás para o teu casamento? É Rocha ou areia? Rocha! Então, vamos abrir um parêntese um pouquinho para falar sobre casamento.

A Bíblia diz em Efésios 5:25 “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,”. Se esse fundamento estivesse na vida de todos os homens de Deus, não haveria separações nas Igrejas.

E as mulheres? Colossenses 3:18 “Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor.” Efésios 5:23 “porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.” Se todas as mulheres em todas as Igrejas fossem submissas aos seus maridos, nunca haveria separação.

Lembremos uma coisa: Existem dois construtores: O prudente e o insensato, o sábio e o louco, o certo e o errado.

Agora, preciso dizer umas coisas ainda mais importantes: Esses fundamentos que estamos lendo aqui só são testados quando vem a chuva, o vento e a tempestade. É na tempestade que se sabe que tipo de fundação, alicerce temos. A diferença está no material com o qual construímos a vida. Se é ouro, prata e pedras preciosas, ou é madeira, palha e feno. Olha, não nos preparamos para a tempestade durante a tempestade. Preparamo-nos para a tempestade antes da primeira nuvem aparecer, antes da primeira gota de chuva, antes do primeiro vento chegar.

Muitas vidas evangélicas estão arruinadas porque não “gastaram tempo.” Disseram que não gostam de estudo Bíblico, de oração, de louvor. Gostam é de auê, de festa, de pular. Mas vem a tempestade e, depois, quando desaba, as pessoas perguntam por que o Senhor não fez nada. Dizem até que o Senhor as abandonou. Nunca tiveram as suas vidas alicerçadas sobre a Rocha.

Meu amado, filho na fé, bendito foi o dia em que este Recado chegou em tuas mãos. Estamos lançando fundamos para tu construíres a casa dos teus sonhos, uma casa resistente, uma vida consistente, com materiais de ouro e prata.

Não podemos ser crentes só de fachada. Há muita gente que constrói uma casa de fachada e lá dentro tem madeira com cupim e materiais fracos. A madeira é velha, o cimento é misturado com areia de qualquer jeito.

Estamos estudando os melhores alicerces que são possíveis para que a tua vida seja uma vida de Rocha Sólida. Os princípios morais mais elevados, a verdade a todo custo, a revelação que esteve oculta, os mistérios que Paulo recebeu quando subiu ao terceiro céu. Escolhe! A escolha é tua! É de pé ou cair! É a vitória ou a derrota! É a felicidade ou a loucura! É a prosperidade ou a miséria! A certeza ou o colapso!

Cristo é a única estrutura divina com fundamentos fortes. Porque um dia a tempestade virá. Todas as tempestades passam. Todas! Em trinta anos de Ministério já tive umas dez mil tempestades sobre a minha vida. Todas passaram. Estou preservado. Sabes por quê? Porque o que está dentro de mim é sólido, é resistente.

A tua tempestade passará. E tu olharás para o lado e verás que a tua vida ficou de pé. Tu verás que já enfrentaste muitas lutas, mas continuaste na Igreja. É que vives por fé e não pelo que vês. E vem um vento, um sopro, uma chuva e os rios transbordaram.

Há muita gente que está catando pedaços da casa. Grande a ruína! Desaba tudo! E a pessoa fica arrependida por não ter ido aos cultos, por não ter dado ouvidos ao seu Pastor, por não ter semeado, por não ter amado, pensado. E fica catando pedacinhos da casa por todo lado, telhado para baixo, sanitário para cima. A pessoa olha e vê que a casa está horrível.

Agora, os efeitos da tempestade só são vistos com os materiais com que tu construíste a tua vida. Eu vou te recomendar: Sê firme na fé. Sê constante na obra do Senhor. Não dês ouvido aos demônios, às vozes que querem te tirar do fundamento, da genuína Graça. Porque, se tu estás neste caminho de vida bem estruturada, quando chegar a tempestade, tempestade vem, tempestade passa, e tu verás que a vida está sobre a Rocha.

Estamos certos de que a visão que Deus deu à Igreja é a visão para a tua vida. Tu tens que fundamentar a tua vida sobre valores eternos, sólidos. Porque o vento chegará, a chuva cairá, os rios transbordarão, e a tua casa estará de pé! Tu és prudente. Glória a Deus!

Ao Seu Nome Toda Glória!

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

6 respostas

  1. Faz muitos anos, que o Espírito Santo colocou na minha mente, não deixar de orar pelas lideranças evangélicas do nosso País e e de outros nações.e com certeza o amado faz parte dessa plêiade de ungidos por Deus
    Que Deus continue abençoando o meu amado irmão em Cristo Jesus. PARABENS PELO EXCELENTE COMENTARIO! Ass. PR. ANTONIO Neto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE