cropped-Logo_azul.png

DUAS IMAGENS A TERRENA E A CELESTIAL

COMPARTILHE

1ª. Coríntios 15:49-50 “E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.Isto afirmo, Irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus , nem a corrupção herdar a incorrupção.”

        O  Espírito Santo insiste com a Igreja, para que   conheça biblicamente as suas duas imagens, as suas duas naturezas. A Bíblia diz que nós trazemos a imagem do terrenal, mas que devemos obrigatoriamente, conhecer e reconhecer que temos em nós também, a imagem do celestial. Vejamos o que disse Paulo em 2 Coríntios 4:16 “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.” O nosso Adão, o nosso terrenal é o que se vê, o nosso homem celestial, criado segundo Deus, “ se renova de dia em dia…”

           É preciso que conheçamos a carne, o homem exterior, mas que conheçamos também o nosso homem interior, o celestial, o espírito que se renova de dia em dia. Por que ele se renova? Porque nós já tivemos essa imagem perfeita celestial antes da fundação do mundo. Quando o Senhor nos criou em Espírito, éramos uma imagem perfeita. Quando passamos para o corpo terrenal, o corpo de carne, a imagem celestial ficou adormecida. Jesus veio, o Espírito do Senhor entrou em nossa vida e essa imagem voltou a nós, por isso que nós dizemos que trazemos no nosso viver a imagem terrenal o nosso corpo físico, mas temos também a imagem do celestial.A imagem que se vê, aquela que se corrompe, é uma imagem que herdamos de Adão. Esta imagem foi distorcida pelo pecado original, e em função disto,nós na nossa imagem terrenal temos vontade própria, temos arbítrio, temos iniqüidade, temos injustiças, e bradem os céus, a nossa carne, a nossa vida terrenal é capaz de fazer maquinações, é capaz de produzir qualquer coisa negativa. O chamado da Igreja é para reproduzir a imagem de Jesus, o IKÕN de Jesus em cada um de nós. Paulo diz em 2 Timóteo 2:19 “…Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.” Ele não disse, aparte-se do pecado, porque o pecado mora em nós, no homem exterior, no homem que se corrompe; é a luta que nós temos todos os dias, o espírito lutando contra a carne. Diz em Romanos 7:20:23 “Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.” Então nós herdamos de Adão uma natureza pecaminosa, versículo 23, “mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me fez prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.” Está no espírito? Não. Está nos nossos membros, está na nossa carne terrenal. Portanto, a nossa carne tem sempre a lei do pecado presente nela. O nosso espírito está livre desta lei do pecado. Romanos 8:2 “Porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.” Quer dizer que quem tem Jesus, quem é espiritual, quem dá ênfase à imagem celestial está livre da lei do pecado e da morte. Ou seja, o pecado não tem mais domínio sobre essa pessoa. Então, a lei do pecado está nos nossos membros. Nós não podemos esquecer que o nosso espírito se converte, mas a nossa carne não se converte.Quem não sabe do que a sua carne é capaz, toda a vez que cometer algum falta, algum pecado, algum deslize, acusa o diabo.Este é o drama das pessoas por não saberem separar a carne do espírito, por não saberem submeter o que este homem Adão, homem exterior, é capaz de fazer! Quando cometem algum erro, algum pecado dizem: não fui eu, foi satanás.

           Queridos filho na fé, eu não quero mais que vocês vivam iludidos com esta questão,  dizendo que  é satanás que leva vocês a caírem. Vejamos o que Paulo disse: “Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.” Não é Deus que vem puxar a orelha para eu me apartar de qualquer mal, sou eu que tenho que me apartar.

            O que é a injustiça? São as concupiscências da carne, as atitudes de rebelião, os desejos enganosos. Na nossa carne, nós temos desejos enganosos, inclinações para o mal, para a injustiça. Paulo disse: “Aparte-se disso”! Reconheça que no seu corpo, nos seus membros, há uma semente do pecado de Adão, por isso, aparte-se das maquinações, das concupiscências, da rebelião e dos desejos enganosos, porque são injustiças que ativam o pecado. Você não pode ser um cristão que tem o IKON de Jesus e estar envolvido com o pecado, com maquinações e injustiças.

            Por que o pecado está na nossa carne? Porque nós temos uma imagem do terrenal, temos a herança de Adão. Lembremos  quando Pedro encarou Jesus e o confrontou, o que Jesus lhe respondeu em Mateus 16:21-23 “Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado ao terceiro dia.”  Jesus mostrou os planos, os desígnios de Deus a Pedro.“E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá.” Ele disse que Jesus estava mentindo quando na realidade era Pedro quem estava mentindo “Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.” Ele quis dizer a Pedro: Tu não estás mostrando o teu lado celestial, mas o teu terrenal, saiba Pedro, que quem está falando pelos teus lábios é satanás. Não é que Pedro fosse possuído por satanás, é que ele estava tendo atitudes idênticas às de satanás. Quem maquina é satanás, quem cria rebeliões é satanás, por isso, Jesus disse: arreda-te daqui satanás.Portanto, quando nós não cuidamos da nossa imagem terrenal, o inimigo age, joga dardos, cria influências, levando-nos à pratica da injustiça. Por isso que nunca se espera que um cristão viva na injustiça, nas maquinações e nos erros. A palavra diz: “Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.”Quando nós nascemos de novo, cfm Tito 3:5 “não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,” O Espírito Santo nos lavou e nos regenerou, para que tenhamos a capacidade de deter e de submeter os feitos da nossa carne. Quando nós éramos do mundo, botávamos para quebrar, mas uma vez cristãos, uma vez salvos, uma vez regenerados, temos a capacidade de dizer, injustiça não. Isto é o que Deus quer que façamos e não que acusemos o diabo por termos feito coisas que não são de Deus. O Adão que está em nós tem desejos enganosos, tem concupiscências, maledicências e injustiças, Deus quer que nos apartemos disto. É contra a natureza terrena que temos que lutar e não contra o diabo. Romanos 12:13 diz: “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.”  Ou seja, nunca queira mostrar o que você não é. Porque quem quer mostrar o que não é, é o homem terrenal. É ai que os dardos do inimigo vêm. Há pessoas que querem mostrar o que não são. O Diabo é a carne das pessoas, é na carne que estão as concupiscências. Romanos 8:13 “Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. ”  Nós temos que mortificar os feitos do corpo, temos que ter consciência do que é bem e do que é mal, temos que apartar-nos da injustiça, a Bíblia diz: se você fizer isso, certamente viverá.

          Jesus, muitas vezes, atacou o lado hipócrita das pessoas religiosas. Vejamos em Mateus 23:13-15 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque devorais as casas das viúvas e, para justificar, fazeis longas orações; por isso, sofreis juízo muito mais severo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito(paga-se milhões para trazer uma pessoa para a Igreja); e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós.”

        Há pessoas que antes de irem para a Igreja não eram hipócritas, não eram más, mas depois, se tornaram filhos do inferno, piores do que eram anteriormente, porque a carne faz isto, a lei ativa a iniqüidade na pessoa. Romanos 7:7-8 diz  “Que diremos, pois? É a lei do pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás.Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência; porque, sem lei, está morto o pecado.” Quer dizer, se não houver a lei com todos os seus mandamentos, vigílias, jejuns, castigo, disciplinas, imposições, a Igreja tem paz. A lei desperta, nas pessoas, toda a sorte de concupiscência, Isto é tremendo! A Igreja do mundo inteiro não sabe destas coisas. Por isso que Paulo disse a Timóteo em 2 Timóteo 1:5 “pela recordação que guardo da tua fé sem fingimento.”

         O que é a fé sem fingimento? É quando o espiritual está ativado; quando a fé é com fingimento, é quando o terrenal está ativado pela lei.Se a pessoa não se afastar da injustiça, Deus não opera na vida dela.A fé passa a ser uma fé fingida.Jesus diz em  Mateus 13: 58 “E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.” O homem terrenal estava tão forte, que Deus não podia fazer milagres. Às vezes, a pessoa está ouvindo a explicação do Apóstolo “se você dizimar, se você fizer um voto a Deus, Deus vai lhe abençoar.” E a pessoa diz “não é bem assim.” Ela está duvidando, está com incredulidade e a incredulidade é o Adão terrenal, exacerbado. Quando há isto dentro da Igreja, ou, de uma vida, Deus não opera. Milagres têm que ser parte da nossa vida. Mas, se você deixa o homem terrenal exacerbar-se, Deus não opera. Romanos 11:20 “Bem! Pela sua incredulidade foram quebrados; tu, porém, mediante a fé, estás firme. Não te ensoberbeças, mas teme.”  Diz que Jesus quebrou os judeus pela incredulidade deles, e disse que foram quebrados por causa do homem terrenal.  Amado filho meu na fé, não se ensoberbeça, não deixe que o homem terrenal prevaleça. Teme a Deus. Vive por fé.         Não deixe o seu homem natural com as suas maquinações prevalecer, não deixe a  soberba subir à sua cabeça, porque a Bíblia diz, que a soberba precede a ruína. Ai do pastor que for soberbo!

       Eu não posso imaginar que por eu ter experiência de altar, e ser capaz de pregar 10 horas, eu venho aqui sem me preparar. Isto seria fé fingida. Esse tipo de atitude quebra a pessoa. A incredulidade não deixa a fé agir, faz a fé ser fingida e o Espírito Santo não flui.       Toda a pessoa que não se aparta da injustiça que não se aparta do seu homem natural, “fica no seu lugar, na avança, não progride” a vida passa a ser uma vida de injustiças e maquinações; e isto, é viver uma vida seca.

         Então meu Amado filho, a graça nos livrou de toda espécie de maquinação do homem terrenal. Descanse no Senhor, Ele está no controle, você tem a imagem do terrenal educada nesta Igreja. Aqui, você é educado, está crescendo na graça e no conhecimento e não participa de injustiças.Você foi chamado para vencer, para triunfar, você não inveja o ímpio, sabe que Deus é soberano, sabe que é um vaso de misericórdia que Deus preparou de antemão. O que Deus está buscando é uma atitude de fé e de temor no seu coração. Porque a Bíblia diz, ao que tem se lhe dará mais e mais, mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. O que nós semeamos nós colhemos, porque de Deus não se zomba. O que o homem semear isto ceifará. Pense sempre nesta palavra, você tem a Imagem do terrenal, mas você tem que trazer a sua imagem do celestial. Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.

Com especial carinho,

Do Apóstolo, pastor da tua alma, irmão e amigo,

Miguel Ângelo

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE