cropped-Logo_azul.png

ESPÍRITO FORTE X CARNE FRACA

COMPARTILHE

Mateus 26:40-41 “E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”

 Começamos a entender que Deus, através destes estudos sobre a oração, está despertando a Sua Igreja, que tem vivido adormecida, para que ela dê ouvidos ao que o Espírito diz e comece a dar prioridade máxima à vida de oração.

Quando tu entendes que a oração deve ter prioridade máxima, todos os aspectos da tua vida começam a se harmonizar. Quando a pessoa começa a orar, percebe, por exemplo, que as suas emoções se tornam mais sadias, que a sua saúde se torna muito mais forte. Há uma estatística que diz que as pessoas que têm fé e oram, têm 75% menos chances de adoecer e, se eventualmente adoecem, têm 85% mais de chances de saírem da doença.

Agora, nota uma coisa: quando não se dá prioridade máxima à oração, as emoções, a saúde, os alvos e os relacionamentos, tudo fica fora de esquadro.

O nosso relacionamento horizontal, as relações que temos com a esposa, com o marido, com os empregados, com os funcionários, com os amigos, com os familiares, sempre é conseqüência do nosso relacionamento vertical com Deus. Quando tens um relacionamento com Deus, tudo o que acontece a nível horizontal entra no esquadro, ou seja, há equilíbrio.

Ora, se a vida de oração está acertada, tudo mais se ajusta. Tu passas a ter um viver alicerçado sobre a Rocha. Agora, as pessoas que não têm como prática a oração, estão estabelecendo as suas vidas sobre a areia movediça. Um dia estão bem, no outro dia estão mal. Um dia estão ajustadas, no outro dia não estão.

Olha que lindo Jesus disse em Mateus 11:28-29: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” Como tu te alivias dos fardos da vida? Orando.

Quando tu começas a vivenciar a prática da oração, aprendes com Jesus coisas que, fora da comunhão com Deus não se aprendem: a tua alma encontra descanso e vês as virtudes de Deus manifestadas na tua vida.

Eu queria te dizer: não permitas que algumas situações bloqueiem a tua vida de oração. Dá-lhe prioridade máxima. Porque, se tu não deres prioridade máxima à oração, nunca desfrutarás da verdade e da realidade da vida espiritual. Lê Isaías 62:6-7.

A oração promove o restabelecimento de valores que, às vezes, podem estar perdidos, enterrados no passado, como sonhos, desejos, metas, ambições, que as pessoas se esquecem.

Meu amado, há dificuldade de encontrar o padrão de oração evangélica, que não tem nada a ver com a reza, porque a reza é decorada. O pai nosso, a ave Maria, o credo, são rezas que já estão estabelecidas. Existem muitas religiões que oferecem a sua reza por escrito. A pessoa guarda aquela reza e a repete. Jesus disse que nós não deveríamos usar vãs repetições.

Então, existe um modelo de oração estabelecido pelo Senhor que somos chamados a orar. A oração não é um modelo escrito. Eu vou te oferecer um roteiro, vou te oferecer um módulo, para saberes guardar na tua mente como se deve orar.

O que é a oração? É um diálogo entre ti e o Pai, sabendo quem é o Pai, sabendo que és filho, intercedendo por situações, chamando à existência coisas que não existem. A oração da Graça de Deus é um momento prazeroso; não é uma hora confusa e difícil da vida.

Como Jesus ensinou a orar? Ele disse em Mateus 6: “vós orareis assim:”.

Não precisamos repetir o que Ele disse na oração do Pai nosso, mas, devemos usar sua estrutura para orar.

Quando tu oras e dizes: ‘Pai nosso’, não estás usando uma frase repetitiva, pois sabes quem é o Pai, conheces as características e o caráter de Deus. Para isso, o Salmo 23 deve estar guardado na tua mente. O Senhor é meu Pastor, o Senhor é Jeová Rohí, nada me faltará. Ele me leva aos pastos de descanso, às águas tranqüila e de descanso. Ainda que eu ande no vale da sombra da morte, eu não temerei mau algum. Tu estais comigo. A tua vara e o teu cajado me consolam, me protegem, afastam o lobo da minha vida. Prepara-me uma mesa na presença do meu adversário, unges a minha cabeça com óleo, meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre. Lê o Salmo 1:1-5.

Tu vais alicerçando os teus pensamentos, porque sabes que o Pai possui um caráter inviolável, imutável. A Sua promessa é imarcescível, não muda de cor, é incorruptível, não se corrói.

Jesus continua dizendo no versículo 10 de Mateus 6: “venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu;”.

Hoje, vamos estudar um pouco sobre o Reino e a Vontade do Senhor.

Vamos entender, primeiro, o que é o Reino. O Reino de Deus é a Sua própria expressão, é a Sua manifestação na nossa vida. Um dia perguntaram a Jesus: ‘Onde está o Reino? Está aqui ou está acolá?’ Ele respondeu: ‘O Reino de Deus está dentro de vocês.’ Ou seja, é a própria manifestação de Deus dentro de nós. Paulo definiu isso com clarividência, em Romanos 14:17 “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”

A vida do Reino é composta de alegria, paz e justiça. Podem alguns desses atributos falharem? Não! Deus não mente. Por isso é que precisamos nos envolver, primeiro, com o Reino.

Deus disse em Mateus 6:33: “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

O que é buscar o Reino? É buscar a vida de oração, é intensificar a relação com os valores da oração, da intercessão, da vida com Deus.

Para que a justiça, a paz e a alegria se manifestem na tua vida, para que tu não andes depressivo, angustiado, medroso, intimidado, fraquejado e falido, deves buscar o Reino de Deus. Como se busca o Reino? Busca-se através da oração, do envolvimento com a vida de oração. Se tu entenderes isso, todas as coisas serão acrescentadas. O que são todas as coisas? A saúde, a harmonia, a prosperidade, o bem-estar, os sonhos da vida se realizando, as portas de Deus sendo abertas; tudo isso acontece quando priorizas o Reino.

Satanás tem tentado intimidar o povo de Deus com pressões, com tensões, para que ele seja impedido de realizar os propósitos do Senhor. Na realidade, o cristão que não ora, que não começa com quantidade de tempo, para depois ter qualidade, é sucumbido pelas pressões da vida.

Muitas pessoas têm a vida fora de ordem. A maioria diz: ‘Primeiro está o meu trabalho, depois vem a minha família, depois vem a igreja e, por fim, vem a oração.’ Não, não, amado. Como Jesus disse? ‘Buscai em primeiro lugar o Reino’, então, não vamos fazer o contrário. Vamos nos envolver com Deus e depois com as outras coisas. Porque, se tu envolves a tua vida com Deus com prioridade máxima, todas as coisas são ajustadas, a confusão e a desordem dão lugar a uma paz divina, a uma harmonia tremenda! Se tu colocas Jesus em primeiro lugar, as coisas começam a se acertar.

Quando se dá prioridade à vida de oração, a Vontade do Senhor é feita. E a vontade de Deus tem três características: é boa, perfeita e agradável. Mas, como é que podemos experimentar o que é bom, perfeito e agradável, se só fazemos orações secretas, debaixo dos cobertores, dormindo? Nada cai dos céus aos trambulhões; tu deves lutar pela tua vida. Coloca a tua vida em ordem dando prioridade máxima à oração!

Quando tu cuidas da tua própria vida espiritual, estás buscando o Reino de Deus em primeiro lugar. A tua suficiência não vem do Pastor da igreja, não vem daquela titia que era crente e que orava muito por ti; não creias nisso. A tua suficiência vem de Deus!

Vamos tratar, agora, sobre a Vontade de Deus para as nossas vidas.

Tiago 5:16 diz algo que nós já dissemos várias vezes na igreja. Diz assim: “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.”

Vamos ver uma coisa interessante: se não formos justos, ou seja, justificados espiritualmente já estamos, mas, se a nossa vida não for em linha com a Palavra de Deus, se não vivermos de forma justa, não teremos eficácia nenhuma na oração.

Por que a maioria das pessoas ora e não vê resultados? Porque não vive como justo. A Bíblia Sagrada deixa claro que, “Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã.” (Tiago 1:26).

Se não guardamos a língua, se não somos perdoadores, se não somos éticos, se não somos probos, não adianta orar. A oração só é eficaz quando é feita por um justo, porque, senão, ela se torna abominável.

Judas 20 diz como se cuida da própria vida em oração. “Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo,”. A oração verdadeira é aquela que é “provocada” pelo Espírito Santo.

Tu deves treinar e disciplinar a tua mente. A nossa mente é muito “voadora”. Ajoelhamo-nos para orar e imediatamente começamos a pensar na “morte da bezerra”, na sogra, no sogro, na viagem, no trabalho, e a oração já foi. Então, como se disciplina a mente? Meditando nas Escrituras Sagradas, abrindo a Bíblia e dizendo: ‘Senhor, dá-me uma Palavra…’ Disciplinamos a nossa mente com a Palavra de Deus!

Continuando com Judas 20, diz a Palavra do Senhor: “…orando no Espírito Santo.”

Eu creio que a oração é um dom do Espírito Santo, pois o Espírito Santo ensina como orar e sobre o que se deve orar.

Repetindo: a oração verdadeira é aquela que envolve o Espírito Santo. Deus não se envolve com orações abomináveis, com orações carnais. O crente deve ser disciplinado na oração, não pode ser preguiçoso, não pode ser desanimado.

A primeira área que devemos pedir, em oração, para que a Vontade e o Reino de Deus se manifestem, é pela nossa própria vida. Atenção, amado! Deus nos deu um dom, que se chama “vida”. Ele não pode ser negociado, não pode ser trocado. Todos nós temos uma missão nesta terra, e é a vida de oração que faz com a Vontade de Deus se manifeste no nosso dia-a-dia. Somos peregrinos, não é? Estamos nesta terra de passagem. Um dia, todos nós, no corpo físico, completaremos o nosso ciclo e, depois, voltaremos para o ceio da Abraão. Mas, enquanto aqui estivermos, precisamos cuidar da nossa vida, edificando a Fé santíssima e orando no Espírito Santo. Faz isso com prioridade máxima.

A segunda área é a questão da família. Devemos pedir para que se faça a Vontade de Deus na vida do nosso cônjuge e na vida dos nossos filhos. Não permitamos que o relacionamento da nossa família se deteriore. Isso deve ser alvo constante da nossa oração.

Muitas pessoas vivem cheias de remorsos porque lutaram para ganhar o mundo inteiro e perderam as suas famílias. Lê Gálatas 6:10.

Paulo disse em 1 Timóteo 5:8: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.” Não adianta ser bom na igreja e em casa ser mau. Não adianta ser uma pessoa boa para os de fora e má para dos de dentro. Se tu não cuidas da própria casa, estás, primeiro, negando a Fé, e, em segundo lugar, és pior que o descrente.

A terceira área pela qual devemos pedir para que a Vontade de Deus se manifeste é a igreja. Amado, somos todos partes de um exército de Deus. A Igreja, o povo de Deus, está permanentemente em guerra. Há uma pressão demoníaca sobre todos nós, para nos fazer apostatar. Lê 1 de Timóteo 4:1.

O nosso chamado é para combater, é para sermos guerreiros e para lutarmos. Eu vou te dizer: quem luta em oração nunca é derrotado.

Paulo disse em 1 Timóteo 6:12: “Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.” Lutamos através da oração.

Diariamente tu recebes dardos, informações, ordens do inferno, projetos iníquos e setas para estragar a tua saúde. Se tu não combates, porque diz: ‘Eu não tenho vontade de combater’, o inimigo não exitará em te atacar. Ele sempre avança contra um crente inexperiente, inocente e indefeso. Quando o diabo percebe que o crente é inocente e indefeso, ele lança dardos, dá ordens, cria situações para desmotivá-lo.

A Igreja de Cristo é o principal alvo do diabo na terra, e nós, pastores, precisamos das tuas orações, porque somos os alvos principais dentro da igreja.

Amado, nós estamos, através da programação de televisão, em 75 países do mundo, em breve serão 95 países; tu achas que o inimigo está satisfeito com a obra que estamos fazendo? O que cabe a nós? Combater, lutar, revestir-nos da armadura de Deus, para ficarmos firmes contra as ciladas do diabo e, depois de vencermos tudo, permanecermos inabaláveis, e por fim, depois de fazer isso tudo, pomos a sétima peça da armadura: a oração e súplica no Espírito.

Devemos orar todos os dias pelo nosso Pastor, pelos presbíteros, pela liderança, pelos membros. Orar para que os membros sejam fiéis, para que os membros desejem ser instrumentos de Deus para colherem almas, orar pelos departamentos da igreja: rádio, televisão, Internet, evangelismo, orar para que os membros sejam fiéis aos seus familiares, sejam fiéis a Jesus, sejam firmes na Casa do Senhor, produzam frutos e sirvam a Deus como Ele é digno de ser servido. Lê Isaías 43:5-7.

Em Atos 21:5, Paulo diz assim: “Passados aqueles dias, tendo-nos retirado, prosseguimos viagem, acompanhados por todos, cada um com sua mulher e filhos, até fora da cidade; ajoelhados na praia, oramos.” Paulo disse: mulher, filhos, todo mundo de joelhos em casa, na praia, onde for. A família unida jamais será vencida.

Todos precisamos de motivação para orar. Essa motivação gera confiança, coragem, especialmente, quando tu tiveres que enfrentar o “gigante” da vida, do mesmo modo que um dia Davi teve que enfrentar.

Diz a Palavra do Senhor em 1 Samuel 17:42-45: “Olhando o filisteu e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço ruivo e de boa aparência. Disse o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para vires a mim com paus? E, pelos seus deuses, amaldiçoou o filisteu a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas-feras do campo. Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.”

De onde veio a coragem de Davi para enfrentar um gigante que era o dobro do seu tamanho? O que tua achas? Será que ele era louco? Não! Havia um segredo. E esse segredo era a oração.

Como uma pessoa tem a coragem de enfrentar um câncer? Como podemos enfrentar os “gigantes” da vida? Somente através da oração!

Vamos confirmar, então, que a confiança e a coragem de Davi estavam na sua vida de oração.

O Salmo 3:1-6 diz assim: “SENHOR, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele. Porém tu, SENHOR, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça. Com a minha voz clamo ao SENHOR, e ele do seu santo monte me responde. Deito-me e pego no sono; acordo, porque o SENHOR me sustenta. Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados.” Davi não fazia orações secretas embaixo do cobertor. Ele diz: ‘Eu clamo, eu grito, eu falo alto.’

Deus não disse que nós, nesta terra, não enfrentaríamos o gigante. Disse que, ao enfrentarmos as lutas, venceríamos.

Vê o Salmo 5:3: “De manhã, SENHOR, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.” Lê o Salmo 18:1-3 e o Salmo 20:7-9.

Finalmente, o Salmo 27:1-3, diz: “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Quando malfeitores me sobrevêm para me destruir, meus opressores e inimigos, eles é que tropeçam e caem. Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança.”

Meu amado, a partir de hoje começa a orar. Sai dos 22 minutos e luta para orar 1 hora. Faz como Davi: pega a tua “arma”, agora, pega o estilingue, aquela atiradeira, pega a tua atiradeira e manda a “pedra” sobre o “gigante”. Tu és uma pessoa de oração. Já venceste, em Nome de Jesus!

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE