cropped-Logo_azul.png

LIVRES DAS CORRENTES DA ESCRAVIDÃO

COMPARTILHE

Lucas 4:18-19 “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.”

 Esta mensagem está baseada em fatos concretos, em experiências vividas como pastor, apóstolo e homem  de Deus, vendo tantas vissicitudes, tantas amarras e prisões na vida de tantas pessoas, que acabam impedidas de se lançarem para o futuro, porque essas amarras, essas prisões, na realidade, corroem a sua qualidade de vida e as amarram ao passado.

Muitas pessoas, por se sentirem culpadas de coisas que fizeram e deixaram de fazer no seu passado, estão remoendo intensamente, vivem debaixo de torturas mentais, se isolam no meio das suas famílias, no meio da Igreja, e chegam até a ter pensamentos de suicídio. Muitas encontram, também, meios de se punirem a si mesmas; maltratam-se, não se apreciam, apesar de serem fieis a Deus, de participarem da obra do Senhor. São pessoas fechadas como ostras, vivendo aprisionadas pelo remorso.

Tu sabes que remorso é a sensação mais insuportável que o ser humano pode sentir? Gera impotência, gera sofrimento. Muitas pessoas, por não saberem que a Igreja e a Bíblia têm resposta para todos os problemas da vida, buscam soluções na ciência. Por causa dos problemas da alma, as pessoas buscam, muitas vezes, ajuda de psiquiatras, de psicólogos, do calmante, do energizante, do antidepressivo, porque sempre ouviram dizer que a verdade está na ciência e que a religião cristã é apenas ignorância. Isto não é verdade. Os que assim afirmam estão totalmente equivocados.

Eu quero te dizer que somente a Fé em Cristo Jesus e na Bíblia tem a resposta para as tuas necessidades. Somente esta Fé pode quebrar a prisão que te impede de te lançares para o futuro com ousadia. Somente a Fé que te vou passar através dessas mensagens pode preencher o vazio da tua alma, e pode trazer o conforto que tanto necessitas.

Vê o que Jesus disse em Lucas 4:18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos  e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos…” Três coisas o Senhor fez referências aqui, que somente o evangelho pode trazer solução:

 1º – Tirar o homem do cativeiro.

 2º – Fazer com que  a pessoa enxergue além do que seus olhos físicos.

3º – Acabar definitivamente com qualquer tipo de opressão.

Quando Jesus usou esta Palavra, Ele estava se referindo a uma profecia do Profeta Isaías. Vejamos isto em Isaías 61:1-7 “O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória. Edificarão os lugares antigamente assolados, restaurarão os de antes destruídos e renovarão as cidades arruinadas, destruídas de geração em geração. Estranhos se apresentarão e apascentarão os vossos rebanhos; estrangeiros serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros. Mas vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações e na sua glória vos gloriareis. Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria.”

Vamos estudar cada versículo desta profecia, para compreenderes a missão de Jesus. Vs. 1 “O  Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados…” Ele diz que a solução para os quebrantados são as Boa-Novas, é o Evangelho. O Evangelho da Graça de Deus é o único que traz Boas-Novas de grande Alegria. A “lei”, pelo contrário, condena, acusa, engessa a pessoa.

Mas Ele diz que vai fazer mais… Vs. 2 “… a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram…” Ora, esta mensagem vai ser tremenda nesta área, porque sei que Deus quer consolar pessoas algemadas, quebrantadas de coração, que têm chorado anos e anos. Eu sei que há pessoas cuja vida é apenas um mar de lágrimas. Tudo são portas fechadas, tudo são desamores.

E o Senhor continua… Vs. 3 “… e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado… – Tu sabes que estas cinzas eram usadas no passado, quando havia muito sofrimento para o povo de Deus – quando havia crises, guerras, era normal eles se vestirem de panos de saco e jogarem cinzas em cima. Cinzas significam atitudes derrotistas, atitudes de perda. O Senhor diz: ‘Em vez de cinza, Eu vou por uma coroa’. Coroa significa vitória. E continua: ‘Óleo de Alegria, em vez de pranto’. O Senhor quer por em liberdades as pessoas cativas, que estão algemadas, que estão de luto, que estão em pranto, em espírito angustiado. Depois Ele diz:  a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.” Em vez dessa fraqueza de vida, carvalho de justiça – carvalhos são árvores fortes, com raízes profundas, são indestrutíveis. Quando os ventos sopram, os carvalhos continuam de pé, firmes, no mesmo lugar.

E olha a Promessa do Senhor no vs. 4 “Edificarão os lugares antigamente assolados, restaurarão os de antes destruídos e renovarão as cidades arruinadas, destruídas de geração em geração.” A obra vai ser muito profunda, porque há pessoas, hoje na igreja, que tiveram suas vidas destruídas, mas, na verdade, isso já vinha de gerações anteriores. Havia quase como que uma maldição hereditária dentro da família. Deus está dizendo que vai mudar isto, definitivamente, a ponto de chegarmos ao versículo que vai ser a base destes Dias:  vs. 7 “Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria.”

Eu conheço isso pelas palmas das minhas mãos. Em vinte e sete anos na Obra de Deus, mais de vinte e três anos de ministério pastoral, eu sei quantas lágrimas já correram dentro dos meus gabinetes pastorais. Quantos dramas, quantas pessoas presas, quantas pessoas angustiadas…. E nós temos solução para tudo isto! Há boas novas de grande Alegria! Aleluia!

Vamos começar a mostrar o caminho para redirecionar a vida da pessoa que esteve algemada, presa, de luto, que passou vergonha… Vamos ver João  8:36 “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” A ciência tenta dizer: ‘Nós somos a verdade. Coisa de crente é coisa de ignorante.’ Mas, na Verdade, aqui está a resposta: “Se, pois, o Filho vos libertar…” – não é ‘se o calmante, se o energizante, se o remédio nos libertar’, é ‘se Jesus nos libertar, verdadeiramente seremos livres.’

Diz a Palavra do Senhor em 1 João 3:8 “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.”

Quem é o autor desse sofrimento todo? Quem é o motivador dessas algemas, desse desespero que vês o povo sofrendo, quiçá, dentro da igreja? É o diabo. Mas, o sacrifício da cruz do Calvário veio destruir o que o diabo fez. Jesus veio reverter o que o pecado e satanás fizeram na vida de muito gente.

Eu posso testemunhar do que é a vida de luto, de quebrantamento, de algemas… eu conheço isso tudo como pastor. E estou cem porcento  restaurado, por isto, por experiência própria, eu posso te dizer o que Jesus disse em João  10:10 “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

Matar, roubar e destruir são exatamente as prisões, o cativeiro que muita gente vive; algo que rouba a alegria da vida, mata o sonho, destrói a saúde, acaba com os casamentos… Mas, é preciso entender que Jesus veio desfazer as obras do diabo, para nos dar vida, e vida em abundância!

As prisões da carne tiram das pessoas a força para viver, arruinam sua capacidade de criar um futuro melhor, e as impedem de serem grandes para Deus. FOMOS CHAMADOS PARA SERMOS GRANDES PARA DEUS!

Vê o que diz João 6:63 “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita…” Nós temos uma carne que não se converte. Esta carne tem que ser conhecida, porque as prisões não são do espírito, e sim da carne. A Palavra diz em Filipenses 3:21 “… o qual transformará o nosso corpo de humilhação…” Ou seja, temos uma carne imunda, um corpo de humilhação.Se eu não tiver controle sobre meu corpo, ele pode me humilhar.  Assim, vivem milhões de pessoas, com Bíblia, mas humilhadas pela sua carne.

Eu queria terminar, dizendo: Jesus é o nosso libertador. Sua verdade nos torna livres. Por isto, podemos viver acima da mediocridade. Olha o que diz Colossenses 1:13-14 “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.” Já saímos do pecado, irmãos!

Não há razão para continuarmos com a vontade da carne! Ele já nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor! Neste reino, que é a Sua obra, há redenção, há remissão, há liberdade!  Há o fim das amarras, para a glória do Senhor! Recebe isto em tua vida, em o nome de Jesus, e a tua vida prosperará! AMÉM! ASSIM SEJA!

Teu apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE