cropped-Logo_azul.png

Ninguém te Resistirá

COMPARTILHE

“NINGUÉM TE RESISTIRÁ”

 

 

Deuteronômio 11:18–25: “(18) Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos. (19) Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos. (20) Escrevei-as nos umbrais de vossa casa e nas vossas portas, (21) para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a vossos pais, e sejam tão numerosos como os dias do céu acima da terra. (22) Porque, se diligentemente guardardes todos estes mandamentos que vos ordeno para os guardardes, amando o SENHOR, vosso Deus, andando em todos os seus caminhos, e a ele vos achegardes, (23) o SENHOR desapossará todas estas nações, e possuireis nações maiores e mais poderosas do que vós. (24) Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, desde o deserto, desde o Líbano, desde o rio, o rio Eufrates, até ao mar ocidental, será vosso. (25) Ninguém vos poderá resistir; o SENHOR, vosso Deus, porá sobre toda terra que pisardes o vosso terror e o vosso temor, como já vos tem dito.”

O Senhor diz à Igreja. Olha a Palavra. Deuteronômio 11:18: “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos.”

A Palavra de Deus já contém todos os recursos que precisamos. A Palavra não retorna vazia. Deus vela para que ela se cumpra. Toda Palavra procedeu da boca de Deus.

Existem duas leis que governam a vida do homem. Ou ele está de baixo da lei do pecado e da morte e, então, está sujeito a todas as vicissitudes, a todas as desgraças, a todas as pobrezas, à miséria, à dor, à angústia, ao medo etc, ou ele está debaixo da lei do Espírito da Vida. Se estamos debaixo da lei do Espírito da Vida é porque Deus já nos livrou da lei do pecado e da morte. Logo, devemos ter uma ligação profunda com a Palavra.

Quando lemos a Bíblia, não estamos lendo um romance. Dentro da Palavra, Deus já colocou tudo aquilo que precisamos para viver livre do pecado e da morte.

Diz assim a Palavra em Deuteronômio 8:1: “Cuidareis de cumprir todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR prometeu sob juramento a vossos pais.”

Já temos explicado à Igreja que Deus estabeleceu um juramento, uma Aliança. Ele assume responsabilidades com Abraão, com Isaque e com Jacó. Lê o versículo 2.

O que Deus quer fazer é uma coisa tão extraordinária, que Ele continua dizendo no versículo 10: “Comerás, e te fartarás, e louvarás o SENHOR, teu Deus, pela boa terra que te deu.”

Estamos, literalmente, aguardando uma boa terra para todo mundo. Podemos começar a louvar a Deus por antecipação, podemos louvar a Deus por aquilo que não vemos. Lê II Coríntios 4:18.

Diz Deuteronômio 8:11–14: “Guarda-te não te esqueças do SENHOR, teu Deus, não cumprindo os seus mandamentos, os seus juízos e os seus estatutos, que hoje te ordeno; (12) para não suceder que, depois de teres comido e estiveres farto, depois de haveres edificado boas casas e morado nelas; (13) depois de se multiplicarem os teus gados e os teus rebanhos, e se aumentar a tua prata e o teu ouro, e ser abundante tudo quanto tens, (14) se eleve o teu coração, e te esqueças do SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão,”.

Não te esqueças e não eleves o teu coração. Não te esqueças de Deus, quando chegar a tua promoção. Não te esqueças de Deus, quando chegar a tua casa própria. Não te esqueças de Deus, quando uma nova porta de emprego chegar. Não te esqueças de Deus, quando aquele grande negócio, que está trancado numa gaveta a tantos anos, se realizar. Não te esqueças de Deus, quando o médico tiver dito: “É câncer”, e, depois, no outro exame, que tu fizeres, ele disser: “Não há nada!” Não te esqueças de Deus, quando a tua causa em juízo for vitoriosa. Não te esqueças de Deus, quando o teu marido, que te abandonou, voltar para casa e disser: “Perdão! Eu não quero mais o divórcio, eu te amo como ninguém nessa vida.” Não te esqueças. Não te esqueças daquilo que o Senhor, agora, já está fazendo por tua vida. Em síntese, o que Deus está dizendo é o seguinte: “Eu vou fazer, tu deves reconhecer que sou Eu que faço.” Isso não é simples? A soberba e a vaidade, às vezes, não deixam que isso aconteça.

Agora, Deus diz nos versículos 17-18: “Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. (18) Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua Aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.”      

O Espírito Santo de Deus está insistindo com a Igreja. Estamos tratando de um mesmo assunto sob vários aspectos, porque tu precisas compreender qual é a verdadeira origem da prosperidade, da abundância, da riqueza, da boa casa e da multiplicação da renda. Compreendendo esse princípio, vais perceber que cada promessa de Deus tem um fundamento sólido. Tudo que eu te ensino possui fundamentos. Lê o Salmo 11:3.

A prosperidade que eu prego, que eu ensino, é baseada em fundamentos bíblicos. Não é a resposta de jejuns, de sacrifícios ou de pagar o preço. É a resposta de um fundamento, de uma Aliança de Deus. Então, para haver prosperidade e abundância, os fundamentos devem ser compreendidos.

A primeira coisa em que deves pensar, é: Olha, prosperidade possui fundamento, uma Aliança. Lê Oséias 4:6.

A segunda coisa na qual deves pensar é na consagração. Amado(a), consagração faz parte dos fundamentos da prosperidade. Não podemos viver de qualquer forma e esperar a prosperidade. Não podemos viver uma vida de libertinagem e, depois, esperar ter sucesso na vida. Tu sabes qual é a mãe da pobreza? É o pecado. Onde há mais pecado, é onde há mais pobreza. A consagração é um dos fundamentos da prosperidade. Tu não podes sentir prazer em Deus e ao mesmo tempo sentir prazer no mundo.

Terceiro: tua dedicação. Deus espera, sim, uma dedicação do Seu povo.

Quarto: o afeto e o amor pelas coisas de Deus.

Em quinto lugar: a dependência do Reino. Um dos fundamentos da prosperidade é a dependência do Reino, é quando buscamos o Reino em primeiro lugar, quando lhe damos prioridade. Algo acontece quando começamos a honrar a Deus. Amado(a), algo acontecerá na tua vida, quando tu colocares Deus em primeiro lugar. Por isso que Deus está insistindo com essa promessa. Lê Deuteronômio 8:18. 

Ele dá forças para adquirires riquezas. Eu já expliquei que as coisas não caem do céu. Mas Deus dá o que à Igreja? Habilidades, capacitação, unção, revelação, idéia. Deus mostra a forma, o caminho. Deus te colocará diante de situações que humanamente tu não conseguirias.

Deus está começando a dar sonhos. Fica atento aos teus sonhos. Fica atento, porque durante os sonhos Deus dará visões, informações e idéias de como tu vais trabalhar a tua vida para que bens venham as tuas mãos.

Deus está te capacitando para chegares àquele grande momento que Ele prometeu na Bíblia. Acredito que há um caminho que vai nos levar à abundância.

Então, olha, a nossa prosperidade tem a ver com o juramento de Deus. Nossa prosperidade tem a ver com as promessas de Deus, mas, se tu não compreenderes essa Aliança, se fores estranho às Alianças, não esperes nada de Deus.

A Aliança foi um acordo entre Deus e Abraão e a sua descendência. Foi um voto que Deus fez, que não pode ser quebrado. A Palavra de Deus já era verdade antes da Aliança com Abraão. Ele quis confirmar o que já era verdade. Logo, eu acredito nisto: que Deus, com a Sua Aliança, estava mostrando ao homem como a Sua Palavra é verdade absoluta. Porque a Palavra de Deus sempre foi verdade. Ele não precisou jurar para confirmá-la.

Em Números 23:19 diz assim: “Deus não é homem, para que minta; Deus não é homem, para que minta;  nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?”

Será que Deus pode mentir? Será que tu terias coragem de dizer que Deus vai mentir. Lê Tito 1:2.

O que diz Hebreus 6:18? “para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta;”

É impossível que a Palavra não seja verdadeira. Olha, mesmo que Deus diga algo que aos nossos olhos seja impossível, deves acreditar. Se Deus diz que pelas chagas de Cristo estás sarado, não importa se o médico diz que é câncer, que é tumor, que é glicose, que é catarata, que é problema ósseo, que é problema circulatório… Deus disse, amado(a), crê. Lê Isaías 40:8.

Olha o que diz em Romanos 4:1–3: “Que, pois, diremos ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?(2) Porque, se Abraão foi justificado por obras, tem de que se gloriar, porém não diante de Deus. (3) Pois que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça..” 

No versículo 17–21, o que diz a Palavra do Pai: “como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí.), perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem. (18) Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. (19) E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, (20) não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, (21) estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera.” 

Ainda que haja alguém esperando contra a esperança, Deus estabeleceu uma Aliança. Nessa Aliança de Deus, nesse acordo de Deus, está a lealdade, a justiça e o amor de Deus. Por isso Ele jurou.

Alguém pergunta: “Mas Pastor, tudo bem, eu estou chegando na Igreja e estou vindo no segundo culto, isso não é uma Palavra para os judeus? Não, é para nós. Gálatas 3:29 diz: “E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.”

Se tu estás debaixo da lei do Espírito e da Vida, já não estás mais debaixo da lei do pecado e da morte, logo, és descendente de Abraão. E, se és descendente de Abraão, também és herdeiro segundo a promessa.

Eu estou crendo, amado(a), que Deus não vai descansar até que todos nós sejamos participantes dessa bênção. Ele vai fazer com que algo aconteça em nossas vidas. Tu, eu, nós, temos a unção dada por Deus para adquirirmos riquezas. Agora, olha, tenho dito isto desde o início: sei que nem todos terão essa bênção, mas todos poderão ter. Depende da forma como tu compreendes e praticas as verdades da Aliança. Se tu creres, vais ver.

Amado(a), Deus está fazendo algo na vida de cada um. Por isso que o Profeta Isaías disse, em Isaías 64:4. Olha o que diz a Palavra: “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.”

Nunca se tinha ouvido falar disso. Deus está trabalhando para aqueles que esperam Nele. E Ele está trabalhando em que área? Em todas as áreas. Ele fez uma Aliança, um juramento, prometeu e está trabalhando. Por isso que eu estou te dizendo: Se Deus começar a dar sonhos, se tu começares a sentir um impulso, é hora de acreditares que é Deus quem está trabalhando nessa área da tua vida. Se Deus está começando a inquietar-te a respeito de alguma coisa, acorda de noite, levanta, é hora de comprar a casa própria, é hora de fazer aquele negócio, é hora de tu ires em frente, chegou a hora de tu comprares o teu terreno. Bom, se Deus começar a falar, amado(a), não duvides. Lê Isaías 48:3. 

Outro versículo. Isaías 30:21: “Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.”

Portanto, tu já foste ungido para adquirir riquezas. Se tu acreditares no que eu te ensino, nunca mais haverá quebras na tua vida, nunca mais haverá necessidades, nunca mais haverá doenças, nunca mais haverá infelicidade. Eu recebo isso, porque Deus diz.

Então, qual é a origem da nossa prosperidade? É a Palavra. O crente nascido de Deus tem o direito à abundância e à riqueza. Nunca mais quebrado, nunca mais falido, nunca mais cheque para cobrir cheque. Eu creio no que Deus diz, por isso eu verei sempre a abundância. Eu quero te encorajar, quero te motivar. Os teus projetos, por mais incríveis que sejam, vão se realizar. Ninguém precisará de drogas ou de álcool para se sentir bem.

Um dos aspectos que também atormentam muito um filho de Deus é quando as pessoas começam a pensar em projetos de vida. O primeiro pensamento que surge é sobre a família. A esposa está na Igreja e o marido não está. Ou o marido está e a esposa não. Há muita gente pedindo ajuda para a sua família. Eu queria usar cinco minutos para compartilhar contigo alguns pensamentos que fazem parte da Aliança. Quem está livre da lei do pecado e da morte não pode pensar em família fracionada. Eu vou te dizer o que Deus tem colocado no meu coração: Nada, para mim, é mais desafiante, na obra de Deus, do que construir um casamento feliz. Tu sabes por quê? Porque nada tem sido mais recompensador do que isso. E para tu teres um casamento feliz, precisas assumir riscos, que, como cristão, não podes deixar de assumir, que é o de ser transparente.

Tu sabes que o maior risco que assumimos nas nossas relações é o de sermos transparentes uns com os outros. Mas também é a coisa mais recompensadora, pois, quando tu és transparente, verdadeiro, és honesto. Quando tu és transparente, estás semeando o antídoto do medo. Todo casamento bem-sucedido é baseado na total honestidade e transparência. Então, se estamos tratando de abundância, de Aliança, o casamento deve estar inserido na Aliança.

Nem todo mundo está disposto à verdade, mas a coisa mais recompensadora que existe num casamento é a transparência na relação do casal. Tu sabes por quê? Porque Deus também é transparente conosco. Deus também é honesto conosco. Deus também é leal conosco e Ele quer isso nos casamentos. Por isso o maior desafio da minha vida é construir um casamento feliz, porque é isso que me traz recompensa, e é a recompensa que a minha esposa me dá.

Eu vou te dizer, amado(a): sê honesto contigo mesmo. Admite as tuas faltas, quando as tiver, expõe as tuas dúvidas, teus temores, fala que isso é parte do ser honesto contigo mesmo.

Número dois: sê honesto com o teu cônjuge. Começa a falar ao teu cônjuge a verdade. Amado(a), não escondas nada. É o risco da transparência.

Tem sempre uma palavra de afirmação positiva com a tua esposa ou com o teu marido, porque há cristãos que querem viver a plenitude da Aliança e da riqueza, mas são negativos em casa com os filhos, com a esposa e com o marido. Sê sempre positivo, sempre uma pessoa de afirmações.

Olha, nessa honestidade, tem atos que mostrem que tu amas a tua esposa ou o teu marido e os teus filhos. Eu disse no outro dia: mais importante do que dar um vídeo-game a um filho, é dar um beijo e um abraço. Aprendi que filho é herança, é bem, não é mal.

Mas um pensamento: dá algo que seja um símbolo visual do amor. Às vezes, entra ano e sai ano, e não há uma expressão visual. Além do beijo e do abraço e do carinho e da transparência e do risco que tu corres ao ser transparente, dá algo que seja um símbolo visível do amor. Olha, nem que seja uma folha seca de uma flor, mas diz, fazendo alguma coisa. Há pessoas que acham que fazer alguma coisa que representa um símbolo do amor não é importante. É sim!

Outro pensamento: tem tempo com qualidade com a tua família. Se tu amas, precisas ter tempo exclusivo com a tua mulher ou com o teu marido. Há pessoas que vivem juntos mais nunca tiveram um tempo juntos, sempre há muita gente, amigos, primos, sogra, todo mundo à volta, festa. Há um momento em que tu deves separar um tempinho só para ele ou para ela. Olha, o toque físico é importante emocionalmente para a família. Nunca permitas que o sol se ponha sem que a ira vá embora.

É importante falar e zerar. Houve Briga, houve problema? Zera. Quando chegar à cama, está zerado e finalmente sonhem juntos.

Deus planejou algo para ti com a tua família para o futuro. Quando se sonha junto, se criam expectativas. Quando se sonha junto, há visão dentro da família. Compartilha os teus sonhos, fala com o teu marido, fala com a tua esposa, fala com os teus filhos, isso vai criar uma conexão, vai gerar amor e a bênção de Deus te diz hoje: Nunca ninguém te resistirá!

Assim seja. Assim disse o Senhor!

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Uma resposta

  1. A GENTE SÓ APRENDE OUVE DEUS FALAR A CADA ESTUDO E TEM A CERTEZA DE ELE É FIEL E ESTÁ NO MAIS ABSOLUTO CONTROLE DE NOSSAS VIDAS!!!!!!CEIÇA (RECIFE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE