cropped-Logo_azul.png

O CORAÇÃO CRÊ, A BOCA CONFESSA

COMPARTILHE

Romanos 10:6-10: “Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos. Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.”

Hoje vamos compreender um pouco mais profundamente sobre a conexão que existe entre o coração e a boca do cristão, especialmente no que diz respeito à salvação. A boca e o coração são os dois lugares onde a fé se manifesta. Estamos aprendendo, na Igreja, que existe uma chave de salvação que começa no coração e que se manifesta pela boca. A Bíblia diz: “Olha, a minha oração e a minha súplica de todo coração são para que sejam salvos”. E o que é uma pessoa salva? O salvo é aquele que nasceu de novo. O nascer de novo está ligado à libertação, à cura, à proteção e à prosperidade em todas as áreas. Portanto, quando alguém é salvo, quando alguém nasce de novo, quando alguém crê em Jesus e o reconhece como seu Senhor e Salvador, nessa hora é salvo, é livre das prisões do pecado, da pobreza, da miséria, da doença e da enfermidade. Acreditamos que, quando Jesus salva, salva totalmente! Olha o que diz Hebreus 7:25: “Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.”

Quando Deus faz a obra na vida de um predestinado, Ele faz na totalidade, em todas as áreas da sua vida. E Ele faz isso por Graça. No Livro de Efésios 2:8 podemos ver: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;”.

O salvo é também salvo da maldição da lei, do poço profundo do pecado, da doença, salvo para ter paz, para ser livre, para ter uma relação de intimidade com Deus. Amado, nós, que somos salvos, não devemos voltar a viver aquilo que fomos no passado; devemos renunciar a tudo isso.

Em I João 3:9 o Senhor diz: “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus”.

Não devemos mais ser o que éramos no passado, porque, antes da salvação se manifestar, a Bíblia diz que fazíamos a vontade de Satanás, andávamos segundo o príncipe das potestades do ar. Então, se somos salvos, e essa salvação veio por Graça, foi Deus quem a produziu em nós. Não podemos mais aceitar viver como vivíamos no passado. A luz de Cristo, que é o Evangelho da salvação, dissipou definitivamente todas as trevas. Agora, estamos revestidos da armadura de Deus.

Somos salvos para vivermos aquilo que Deus diz que é nosso direito. Olha o que Ele diz em Romanos 10:2-3: “Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento.”

Paulo está dizendo que grande parte da Igreja de Cristo ama a Jesus. Eu não acredito que haja um cristão que não ame a Deus. Mas, se a pessoa não tem conhecimento do que seja a salvação, ela pode ter zelo, muito amor, muito cuidado, mas sem entendimento. E aí, o que acontece? Diz o versículo 3: “Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus.”

Vê o que Paulo diz em Romanos 5:1: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;”.

Quem não conhece a justiça de Deus, quem não sabe o que já aconteceu na sua vida pelo sacrifício de Cristo, começa a estabelecer justiça própria.

Somos salvos por causa daquilo que Jesus fez por nós. Cremos que somos justos, acreditamos na nossa salvação e que podemos ser o que a Bíblia diz que somos.

O pecado trouxe a condenação, Jesus trouxe a justificação. Paulo ensina no versículo 4: “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.”

Quando a Bíblia diz que o fim da lei é Cristo, está mostrando que, nessa dispensasão da Graça de Deus, não estamos mais submetidos àqueles 613 mandamentos, aos sacrifícios da carne, às abluções, aos batismos, às cerimônias, às obras da carne, ao guardar o sétimo dia, aos jejuns, às festas, às luas. Tudo isso foi sombra do passado. Mas, agora, justificados, não vivemos mais de sombras, mas sim, de realidade. Olha o que Paulo diz em Colossenses 2:16-17: “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das cousas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.”

Estamos ensinando que a boca e o coração trabalham juntos, numa conexão. A boca fala e o coração acredita.

Se Deus foi capaz de nos arrancar das trevas, capaz de fazer essa obra tão grande em nós, mudar o nosso coração, a nossa mente, tirar o coração de pedra que existia em nós e colocar um coração de carne, mudar a nossa mente e colocar a Mente de Cristo e dizer: “Tu estás justificado!”, não seria capaz de fazer o que nós estamos imaginando neste momento?

Vê o que diz a Palavra em Romanos 10:17: “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”

A Palavra entrou no teu ouvido espiritual, foi para o coração, para o espírito. Há uma conexão: coração-boca, boca-coração. Examines aquilo que estás dizendo com a tua boca e aquilo que estás crendo. Os resultados começam a partir deste momento. É aí que te tornas um vitorioso e começas a ver o sobrenatural na tua vida, começas a ver cada área da tua vida prosperar, a ser transformada. Amado, quando confessas a Palavra, crendo de todo coração, começa o mover de Deus na tua vida. Começa hoje a crer e a dizer: “Eu tomo posse da minha casa própria, dos meus negócios, dos meus sonhos!” Essa é a palavra da salvação, é a palavra verdadeira que deves obedecer. Tu já foste abençoado com toda sorte de bênçãos espirituais. Tu és vencedor! A maioria dos cristãos fala exatamente o contrário, porque tem zelo, mas não tem entendimento. Vê que a maioria do povo de Deus fala só o negativo, o que é pesaroso.

Tens autoridade para falar a Sua Palavra, para começar a liberar o que está dentro de ti. Se acreditares de todo o teu coração, se começares a dizer: “Está escrito, eu creio!”, esperes os resultados na tua vida. Vou te dizer com todo o meu coração: eu sou o resultado da Palavra. Não fiz nada para ser Apóstolo; Deus fez tudo por mim! Eu me habituei a acreditar em tudo o que Jesus diz, porque o que Ele fala é verdade, se cumpre.

Queres ver uma passagem linda, na Bíblia? Vê Marcos 11:12-16: “No dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome. E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma cousa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; porque não era tempo de figos. Então, lhe disse Jesus: Nunca jamais coma alguém fruto de ti! E seus discípulos ouviram isto.” Olha só o que aconteceu. Vê o que dizem os versículos 20, 22: “E, passando eles pela manhã, viram que a figueira secara desde a raiz. Então, Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou. Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus;”. Em vinte e quatro horas se cumpriu a Palavra do Senhor.

Se acreditares em cada Palavra que Jesus diz, eu vou te dizer uma coisa: em vinte e quatro horas verás resultados, para glória de Deus! Tudo o que Jesus diz é verdade e se cumpre. Se Ele diz que te curou pelas Suas chagas, estás sarado. Se Ele diz que supre as tuas necessidades, estás suprido. Se acreditares em cada Palavra de Jesus, em “vinte e quatro horas” o resultado chegará. Deves crer em Deus. Ele nos deu uma medida de fé.

A Palavra do Senhor nos mostra o que a pessoa que crê em Deus pode fazer. Ele diz em Marcos 11:23: “porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.”

Assim como Jesus falou para a figueira secar e ela secou, está dizendo, agora: “Se tiveres a capacidade de acreditar, de falar ao monte e não duvidar no teu coração, o monte se arredará!”

Em Josué 1:8 podemos ver: “Não cesses de falar deste Livro da lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.”

Não temos um monte de pedras para tirar do nosso caminho, mas existem outros montes, como: doenças, crises, problemas emocionais e tantos outros. Jesus estava falando de uma figueira e de uma montanha, simbolicamente. Ele é capaz de tudo. Está escrito. É profético. Se seguires aquilo que está escrito, farás prosperar os teus caminhos e serás uma pessoa bem-sucedida. A prosperidade, a cura e a provisão da justiça de Deus já estão dentro de ti.

II Pedro 1:3 diz: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude,”. Já foram doadas, já estão dentro de nós.

Gênesis 1-1 diz assim: “No princípio, criou Deus os céus e a terra.”

Antes do principio exista quem? Deus. E dentro Dele já havia tudo. Ele começou criando os céus, a Terra e diz Gênesis 1-3: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz.” Deus já tinha dentro Dele a luz, o sol, a lua, as estrelas, os mares, os peixes. Ele tinha tudo e apenas começou a falar, apenas começou a tirar de dentro de si. Amado, já tens todas as bênçãos na tua vida. Vê o que diz Marcos 11:23: “… mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.”

Se tu disseres aquilo que Deus tem nos falado, ninguém vai mais parar a tua vida.

Deus nos disse na passagem do ano em Isaías 22:22- 23: “Porei sobre o seu ombro a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém fechará, fechará, e ninguém abrirá.

Essa era uma chave de ferro imensa que uma pessoa carregava sobre o ombro com umas cadeias e com umas correntes, e quem a carregava podia abrir. Chave é símbolo de autoridade. Tens essa autoridade sobre ti. Se creres com o coração, se não duvidares e se a tua boca começar a falar, tens autoridade para começar a abrir as portas que Satanás tentou fechar, para começar a fechar aquelas que Satanás abriu, caminhos que não eram bons para a tua vida.

Diz o versículo 23: “Fincá-lo-ei como estaca em lugar firme, e ele será como um trono de honra para a casa de seu pai.”

O que quer dizer lugar firme? Que estaca é essa? A autoridade que vem da Palavra é algo seguro, verdadeiro e confiante. Aqueles que se agarram aos valores da Bíblia Sagrada têm uma estaca bem firme. Os valores de Cristo são seguros! Quando a onda vem, a chuva cai, o rio transborda, os ventos sopram, a casa fica de pé sobre a rocha, porque os nossos valores são seguros. Portanto, se tu creres nessa chave de autoridade, vais começar a ver portas abertas.

Deus diz em Jeremias 30:19: “Sairão deles ações de graças e o júbilo dos que se alegram. Multiplicá-los-ei, e não serão diminuídos; glorificá-los-ei, e não serão apoucados.”

Quando Deus descobre uma pessoa cujo coração é totalmente Dele, Ele se faz forte na sua vida! Quando Deus diz que multiplica, que não haverá mais pessoas diminuídas ou apoucadas, isso significa que haverá crescimento. Se não te firmas sobre aquilo que é eterno e imutável, cedes. Mas, se te firmas sobre o que é eterno e imutável, não há desastres ou perdas.

Jesus diz em Jeremias 3018: “Assim diz o SENHOR: Eis que restaurarei a sorte das tendas de Jacó e me compadecerei das suas moradas; a cidade será reedificada sobre o seu montão de ruínas, e o palácio será habitado como outrora.”

Podes ter levado os últimos anos da tua vida num montão de ruínas. Hoje, Deus começa a edificar sobre a tua vida o que é imutável, firme, forte e eterno. Deus não despreza os humildes começos. Eu não comecei Pastor de uma Catedral, que agora já tem uma Capela ao lado e pregando no Mundo inteiro. Comecei num colégio com um estrado de madeira e uma cortina toda velha atrás. Podes dizer: “Apóstolo, eu ainda não tenho carro, o meu negócio ainda está um pouco travado”. Deus não despreza. Serás parte de uma potência respeitada por todos. Diz Jeremias 30:22: “Vós sereis o meu povo, eu serei o vosso Deus.”

Deus está restaurando a sorte de muita gente. Serás uma pessoa próspera, viverás uma vida repleta de bênçãos, com bem-estar e nada te faltará. Deus te multiplicará, nunca mais serás diminuído, nem apoucado, nunca mais serás humilhado, nem envergonhado. Ele está restaurando, ainda que seja um montão de ruínas. Ele prometeu que, em cima da ruína, virá um palácio. Em cima da necessidade, fartura. Em vez da doença, um corpo forte. Em vez da miséria, muita abundância.

Começa a dizer no teu lugar: “Senhor, Tu restauraste a minha sorte. Sobre um montão de ruínas, agora, constróis um palácio!”

Deves crer com o coração e falar com a boca. Eu devo colocar para fora, porque já existe. Não é mentira. É impossível que Deus minta! São valores eternos e imutáveis. Que cada pessoa que me assiste, que tem um montão de ruína, cuja vida foi apenas desastres atrás de desastres, comece a ver o palácio sobre a ruína, comece a ver o filho sarado, o pai de volta a casa, o salário multiplicando muitas vezes mais…

Deus nos disse, na passagem do ano, que o dinheiro mudará de mão. Ele vai tirar o dinheiro dos ímpios para dar aos justos. Vai tirar do sistema do Mundo de iniqüidade para colocar nas mãos daqueles que servem a Deus. Amado, vais ter abundância para servires a Deus.

Esquece quem está sobre o altar e ouve Deus falar. Acredita, pois eu vou consagrar muitas casas este ano, escritórios, apartamentos, terrenos, escrituras.

Desejo ver a Igreja explodir de alegria, porque é no meio de júbilo e de ações de graças que Deus age. Temos tudo. Toda riqueza já existe.

Estou te ensinando o que é correto. Aos justos tudo sairá bem, comerão do fruto das suas ações. O que daremos ao Senhor por tantos benefícios? Pelas Suas chagas fomos sarados. Ele já encravou, na cruz do Calvário, toda doença e enfermidade. A maldição foi quebrada, a bênção de Abraão chegou as nossas vidas; tudo está consumado.

Quero agradecer a Deus por tua vida, porque fizeste deste Ministério a tua família, o teu lugar de culto. Estás crescendo e aprendendo a viver o Cristianismo. Naturalmente, produzirás frutos grandes na tua vida!

Teu Apóstolo, Amigo e Irmão, Miguel Ângelo.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE