cropped-Logo_azul.png

O DESCANSO DE DEUS

COMPARTILHE

Salmos 127:1-2“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.”

             Vamos falar sobre o descanso de Deus. Isto virá como um antídoto ao grito desesperado que a sociedade contemporânea está dando. Nós vivemos num mundo muito difícil, a Terra não é o melhor lugar deste kosmos para se viver. Tudo está muito difícil. Isto foi biblicamente pré-anunciado há mais de dois mil anos, em 2ª. Timóteo 3:1 “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis.”

            O mundo todo está envolvido em grandes e graves problemas, porque o mundo inteiro jaz no maligno, conforme diz 1ª. João 5:19 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.” Efésios 6:12 “…a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”

             Paulo usa a expressão mundo tenebroso, o que nos faz perceber que existem situações, arquitetadas pelo mundo das trevas para combater a nossa fé, para lutar contra as nossas emoções, para nos tirar do foco que deveria estar em Deus, para ser colocado em outras coisas, conforme aponta Hebreus 12:2Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.”

             Mas este mundo difícil, maligno  e tenebroso, cria situações, para que você não ponha seus olhos em Cristo, os ponha naquilo que perece. Nós vivemos numa sociedade propensa ao alcoolismo. Estatísticas dizem que cerca de 37% das pessoas são alcoólatras no Brasil.

            E a droga? Esta chaga aberta que purga, que está purulenta afetando a faixa mais jovem da nossa sociedade?

            Crianças de sete, dez, doze, quinze anos, hoje, em São Paulo já  se iniciam na droga. Mais de 10% da juventude nas escolas, já experimentou ou está experimentando crack, já consumou cocaína, já tomou anfetamina e continua nisto. Isto choca educadores, orientadores, cuidadores, pais, avós, igreja etc.

            Todos nós estamos debaixo de pressão!As pessoas, normalmente, vivem debaixo de tensões, de preocupações…; há uma corrida desenfreada pela vida. Há um consumismo que exige consumo desenfreado e para tanto é preciso fazer dinheiro, trabalhar mais e mais. Nós chegamos a sentir culpa, quando paramos, de tão acostumados que estamos de estar sempre ocupados, produzindo. Parece  que não podemos parar, porque perderíamos o fio da meada,  parece que parar não é permitido. Quantas pessoas só param quando aparece uma doença. A corrida pela vida faz, às vezes, que pessoas não tenham tempo sequer, para a família, para os filhos, para a esposa e para o marido! Há homens que na azáfama da luta pela vida, saem de manhã para o trabalho, os filhos estão dormindo, voltam à noite e os filhos já estão dormindo. Não os vêem, nem os cumprimentam. Aos sábado, os filhos vão para o lazer, ao domingo pais e filhos não se vêem. Passam anos nesta situação! Muitas vezes, até a igreja fica de lado, por causa do excesso de ocupação. Mas o Senhor adverte seu povo em Êxodo 20: 9-11 “Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.”

 

            Muitas pessoas não vivem, estão apenas sobrevivendo. Na palavra do Senhor há muito que nos ajuda a entender sobre o descanso de Deus, por exemplo o Salmo 127:1-2“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.” Se o Senhor não for o foco da sua casa, da sua família, dos seus negócios, dos seus sonhos, dos seus projetos, dos seus desejos, da sua empresa, das suas  relações interpessoais, tudo o que você faz é em vão. O salmo  enfatiza a grande importância da unidade familiar.Neste mundo tenebroso, a família sofre muitos ataques, muitas flechadas, abrem-se brechas pelas quais podem entrar muitos males! Por vezes, é melhor  dormir, porque se o seu foco está em Deus,enquanto você dorme, Deus opera.

            Ele é o Pastor e nada nos faltará! Deus nos leva a repousar, Ele nos obriga a descansar, Ele determina que descansemos. “Leva-me á águas de descanso”! O Senhor no Salmo 23 fala em repouso e descanso!   Deus está interessado no nosso repouso e descanso, porque esses são os sinais de quem crê em Deus! Eclesiastes 5:18  “Eis o que eu vi: boa e bela coisa é comer e beber e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, com que se afadigou debaixo do sol, durante os poucos dias da vida que Deus lhe deu; porque esta é a sua porção.” Eclesiastes 7: 29  “Eis o que tão somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias.”

 

             Nós gostamos de nos meter em muitas astúcias e encrencas. Mas nós temos que pensar naquilo que somos  como identidade de filhos de Deus, pensar  no valor que temos, viver segundo os parâmetro estabelecidos por Deus. Eu sei que há irmãos que nasceram e cresceram ouvindo dizer em casa: você não é ninguém, você nunca será nada, você é burro, tudo o que você faz dá errado. E o filho cresceu ouvindo isto, e agora, diz: eu vou provar que sou capaz, que sou o contrário daquilo que eu ouvi na minha infância da boca de meus pais! E, por vezes, por falta de sabedoria,  sai desenfreado, trabalhando, trabalhando noites e dias sem parar, até que o coração estoura, e morre.

             A nossa identidade espiritual nos valoriza e nos capacita a entender esses valores de Deus como é o trabalho e o descanso, mas dentro de um nível de sabedoria e de entendimento, tipo: Deus me deu trabalho, Deus me deu o fruto do meu trabalho e eu tenho o direito a comer, beber e desfrutar do fruto deste trabalho! Tenho direito ao meu descanso. Essas coisas só acontecem, quando eu souber fazer, no devido tempo o repouso de Deus.

 

             Recordemos o que disse o salmista  em Salmos 127  acima descrito.Você pode trabalhar dia e noite, mas se não for Deus a edificar e a guardar a sua vida, tudo lhe será  inútil. Lembremos  sempre da nossa identidade em Deus. Thiago 1:18 “Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas.” João reafirma isto dizendo em João 10:29:Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.” “Somos primícias de Deus, feitura dele! Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei;” (Is.49:16)

 

            Mas, e  se eu errar, se eu cair mesmo, Deus deixa de me amar por causa disto?

            Deus vai continuar lhe amando da mesma forma; mas como Pai, Ele disciplina, corrige e açoita os filhos que erram, que transgridem suas leis, mas não deixa de amá-los. Deus ama seus filhos, Ele odeia o pecado!

            É regra de Deus, que em cada sete dias, um dia seja dedicado ao descanso, que é o Shabathum que os judeus observam até hoje. Esta palavra vem do original grego, significa descanso. O descanso do corpo é muito importante, pois quem não descansa em casa, vai com certeza,  descansar no hospital!  O descanso quando observado dentro dos padrões pedidos por Deus, ele recarrega as emoções, traz sossego à alma, prioriza  a vida espiritual e presta culto ao Senhor. Marcos 8:36-37 “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que daria um homem em troca de sua alma?”

 

            Eu lhe encorajo, querido e amado filho na fé, selo do meu apostolado,  a ter uma relação profunda com Deus, porque só quem tem isto sentirá o grande valor da vida, sentirá  paz e descanso para sua alma. Salmos 23:2” Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso.

 

           Deus quer isto para a minha e para a sua vida. Há meses que Deus está dizendo à  igreja:Eu cuido de vocês! Jesus quer dar a cada um, descanso e repouso.Mateus 11:28-30Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

            Cristianismo pesado não é cristianismo!Repouso quer dizer viver em Deus, viver segundo aquilo que a palavra de Deus diz. Portanto, eu tenho o descanso da salvação garantida, 1ª.João 2:27Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nela, como também ele vos ensinou.”

           

            Isaías 35:8-10 “E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão. Ali não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; porém só os remidos andarão por ele. E os resgatados do SENHOR voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.” 

            Deus não falha, Deus é fiel, Deus sempre supre todas as  nossas necessidades. Portanto, eu tenho que observar o descanso. Esteja disposto a descansar e acreditar que você não luta sozinho: “Eu luto por ti, eu vou adiante de ti, quando andares no meio das águas elas não te submergirão, quando no fogo, não te queimarás, quando passares pelos rios não te afogarão…” Quando Deus diz resta um repouso é para repousar nEle, vivendo a sua Palavra.

Com especial carinho do,

Apóstolo Miguel Ângelo-Bispo Primaz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE