cropped-Logo_azul.png

O QUINTO SELO: O LAMENTO DOS MÁRTIRES

COMPARTILHE


Apocalipse 6:9-11 “Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam. Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram.”

Amado do Senhor, meu filhinho na Fé, santo precioso de Deus!

O Quinto Selo fala do lamento dos mártires. Ele aborda o martírio dos cristãos que sofreram perseguições, passaram por torturas, foram mortos, e cujas almas suplicam o juízo de Deus contra a vida daqueles que martirizaram milhares de cristãos ao longo dos séculos.

Analisemos Apocalipse 6:9 “Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam.”

Vamos falar, em primeiro lugar, deste altar. O que é o altar na Bíblia Sagrada? É o lugar espiritual onde, quando tu oras, intercedes, Deus vem ao encontro do homem; é o momento de comunicação entre Deus e o homem.

Por outro lado, sabemos que todos os deuses desta terra têm altar; até  os demônios. Às vezes, passas numa encruzilhada, numa cachoeira, à beira de uma praia e lá está um altar, o lugar de comunicação entre o ser humano e o diabo. Mas, Graças a Deus que há um Altar Espiritual, onde tens acesso direto ao Pai, onde tu podes clamar: “Aba, Pai!” E Deus ouve.

Apocalipse 6:9 “… vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam.” Ele viu as vidas daqueles que creram em Jesus, e que, em função da sua Fé, foram mortos por causa da Palavra de Deus, por causa do testemunho da Fé. Aliás, o próprio Senhor Jesus Cristo já havia predito isto em Mateus 24:9 “Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome.”

Assim como Estevão foi apedrejado e morto, milhares de pessoas passaram pela degola, foram serradas ao meio, atiradas por precipícios, comidas pelos leões… Essas pessoas estão agora representadas neste Juízo de Deus no Quinto Selo.

Amado, quão diferente é a vida espiritual hoje em dia. Há pessoas que brigam com Deus, rasgam o cartão de membro, vão embora das igrejas… Dizem que Deus não existe, contestam a Palavra do Senhor… É tão diferente do que era a vida daqueles cristãos primitivos que diziam: ‘Por amor a Deus, eu sustento esta Palavra. Posso morrer, mas Jesus é o meu Senhor!’

Apocalipse 6:10 “Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” Eu parei um pouco, ao fazer este estudo, compreendendo que a vida não termina num caixão. Compreendi que há consciência após a morte. Agora, compreendo o que Jesus disse: ‘Ainda que morra, viverá’. Aqui estão eles, vivos. O seu corpo martirizado, mas o seu espírito perfeito, junto ao Trono.

Apocalipse 6:10 “Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor…” Eles diziam: Soberano Senhor… A palavra “soberano” no original grego é despotés, e quer dizer “soberania, majestade e poder”. Os  que estavam junto ao Trono, que haviam passado pelo martírio por terem sustentado a Palavra da Sua Fé, estavam conscientes e reconheciam em Deus o seu Despotés – Aquele que tem o controle absoluto da nossa vida.

Apocalipse 6:10 “… dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro…” Eles também diziam: santo e verdadeiro. Tu sabes que estes são atributos que o Senhor Jesus tem, e que aqueles que estão à volta do Trono reconhecem nEle a santidade e a veracidade de tudo que Ele diz.

Apocalipse 6:10 “Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” E a Palavra diz: ‘Até quando…?’ Eles estavam clamando, queriam justiça.

A sensação destas almas que estavam lá no Trono é que Deus não atende as orações. Mas, olha o que diz Salmos 97:2 “Nuvens e escuridão o rodeiam, justiça e juízo são a base do seu trono.” Temos que compreender que nos relacionamos com um Deus de juízo e de justiça.

Agora, É ELE  QUEM SABE O MOMENTO DE APLICAR A JUSTIÇA. Olha o que diz Lucas 18:7 “Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?”

O Apóstolo Paulo diz em Gálatas 6:7 “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. (8) Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.”

Deus, muitas vezes, parece demorado. Eu e tu, todos nós, já passamos por situações extremamente difíceis. E, às vezes, tu passas sem ser culpado –  não tens dolo, não criaste a situação, não semeaste… assim como Jó! Homem íntegro, o mais temente a Deus na Terra. Mas, de repente, recebe um monte de notícias ruins: ‘teus filhos morreram, teu gado morreu, teus empregados morreram, tuas casas caíram…’

Mas, a Palavra diz em Jó  42:10 “Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.” Veio a Justiça de Deus! Não fiques preocupado, porque Deus não falha. Parece que demora, mas não falha!

Apocalipse  6:10 “… Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?”  Eu quero te dizer, amado, que o juízo dos iníquos já está assegurado.

O Senhor diz isto em Apocalipse 19:2 “… porquanto verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande meretriz que corrompia a terra com a sua prostituição e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.” Deus julga a grande meretriz: todo sistema religioso diabólico.

Atos 17:30-31 “Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.”

É interessante que a Igreja saiba e tenha consciência de que este apelo dos primeiros mártires pode ser o nosso apelo hoje, diante de Deus… Não existe ninguém que tenha semeado que não colha. Se semeou para o bem, colhe para o bem. Se semeou para o mal, colhe para o mal.

Apocalipse  6:10 “… não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” Eles continuam dizendo: ‘dos que habitam sobre a terra”. Por que eles estavam pedindo justiça sobre os que habitam na terra? Lembra-te de que do Cap. 6 ao 19, Deus está mostrando o Juízo sobre a humanidade iníqua e perversa.

Apocalipse 6:11 “Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram.”

O que quer dizer vestidura branca? Vestidura branca significa o galardão da Graça de Deus, em forma de vestes reais; é branco porque significa pureza de caráter, a imortalidade, a vida gloriosa e eterna. Ou seja, todos os cristãos, todos os salvos, em especial os mártires, serão vestidos de vestiduras brancas. Vale a pena a nossa fidelidade!

Apocalipse 6:11 “Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo…” Lembra-te de que tenho pregado aqui sobre o repouso de Deus? O Senhor estava dizendo: ‘Desfruta da Minha presença, tem Paz! Eu é que sou Deus! Eu é que vou fazer a vingança!

Apocalipse 6:11 “… até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram.”  Ou seja, Deus faz referência aqui aos primeiros mártires, perseguidos por Roma, e faz também alusão àqueles que morreram por causa da Reforma.

O Apóstolo Paulo disse em 2 Timóteo 1:9 “que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos…”

O Senhor, por Sua própria Determinação e Graça, nos salvou, nos chamou e nos deu uma santa vocação. Nossa vocação é para ser santo. Agora, o santo pega no telefone e fala de outro santo? Santo recebe em casa outro santo para “comer bolo de laranja , ou seja, para fofocar”?

Aquilo que Deus te honra publicamente é o resultado daquilo que tu és intimamente com Ele. Há pessoas penando na obra de Deus, porque Ele sabe, na intimidade, o que a pessoa está fazendo. (Lê Romanos  3:23-25).

Jesus diz em Mateus 26:28 “porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.” Jesus fez uma Nova Aliança. Ele diz: ‘Eu faço uma Nova Aliança, agora não mais com sangue de bode, de cabrito ou de animais. Agora é no Meu Sangue’.

 A Aliança que Jesus fez no Seu Sangue não pode ser quebrada. Tu deves confiar, assim como os mártires confiaram, deram suas vidas. A Aliança está feita – Jesus disse: ‘Tudo está consumado’.

Apostolo, QUAL É A NOSSA PARTE neste Ministério, pois o senhor não tem tanque para batismo, nem jejum, nem óleo na cabeça, não passa sal,  não põe fita azul no braço, não faz semana da vitória…

A TUA PARTE É DESCANSAR E CRER NO SENHOR. A Obra está feita por Deus. Tudo está consumado por Jesus na cruz do Calvário!

Teu apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

6 respostas

  1. Graça e Paz Apóstolo

    Moro em Paraty/RJ e faço meus estudos através da internet. Já estou acompanhando o Módulo 26 e os estudos a parte. Tenho sido muito abençoada pelas mensagens confirmando os ensinamentos que desde criança recebi. A graça é a mais preciosa aliança que Deus fez conosco. Da-nos segurança de saber que estaremos ao lado do Pai na vida eterna.

  2. A PAZ DO SENHOR JESUS AMADO PASTOR! PELA PRIMEIRA VEZ ENTREI E LI O SEU TEXTO. PALAVRA DE FÉ VERDADEIRA. LOUVADO SEJA DEUS TODO PODEROSO PARA SEMPRE AMÉM!

    1. paz pastor graças a Deus! Através dessa pregação Consegui tudo nas minhas pesquisas.
      Graças a Deus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE