cropped-Logo_azul.png

O SEMEADOR SAIU A SEMEAR

COMPARTILHE

1ª Pedro 1:23 “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.”

Precisamos ter convicções muito fortes sobre a Graça de Deus. Nenhum de nós pode titubear. Não podemos coxear entre dois pensamentos. A palavra da Graça de Deus faz arder o coração! Por isso, temos, por causa dessa palavra, o mesmo espírito da fé. Cremos e falamos. Sem a Graça entra o fermento, que tem feito as igrejas se prestarem a situações muito estranhas. O diabo tem lançado as suas mentiras, filosofias, fábulas, com o objetivo de afastar o povo de Deus da sua soberana vocação. Lê Filipenses 3:14.

Recebemos de Deus uma soberana vocação. Fomos vocacionados para ser cristãos, evangélicos, salvos, regenerados.

Como podemos evitar de nos contaminar? O que disse Paulo quando escreveu a Tito? Tito 3:9 “Evita discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidade e são fúteis.”

Evita discussões insensatas, afasta-te das genealogias, das contendas, dos debates sobre a lei, porque elas não têm utilidade, são fúteis.

Continua no versículo 10: “Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez,”. Isso mantém o Corpo de Cristo guardando a genuína palavra, a semente.

Paulo disse em 1ª Coríntios 3:10 “Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica.”

Quando conhecemos a Graça, adquirimos fundamentos sólidos, o que nos torna geniais, maravilhosos, felizes, transformados, por causa da regeneração que provoca a palavra.

Pedro disse em 1ª Pedro 1:23 “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.”

Fomos regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra. A palavra é permanente. Uma vez que entra não sai mais. Por isso, podemos dizer que somos salvos eternamente. Deus não cura para depois deixar o câncer. Deus não dá para depois tirar. Ele faz eternamente e permanentemente.

Como a semente, que é incorruptível, chega ao nosso coração. Mateus 13:3 a 8: “e dizia: Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um.”

Isso é uma parábola! Quando se lê uma parábola, é necessário explicação. Então, ele explica a parábola a partir do versículo 18 “Atendei vós, pois, à parábola do semeador.” Deus diz: “Presta atenção nesta parábola porque ela tem grande interesse e revelação para nós.” Depois, nos versículos 19 a 23 diz: “A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera. Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende e este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.”

Olha o que a bíblia sagrada diz no versículo 19: “A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem…” Portanto, há pessoas que não compreendem a Palavra, por mais que preguemos. O maligno arrebata o que foi semeado. Por não compreender, o maligno arrebata. E como ele faz isso? Ele atira dardos de suspeita, criando o espírito da dúvida.

Diz nos versículos 20 e 21 “O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.” Essa recebeu com alegria, mas não tinha raiz e o maligno a levou.

Por que é importante compreender essa parábola? Porque em Marcos 4:13 diz: “Então, lhes perguntou: Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas? Quem não entende a parábola do semeador, não entende mais nada da bíblia sagrada.

Diz o Versículo 11 “A vós outros vos é dado a conhecer o mistério do reino de Deus…”. Olha, às vezes, a pessoa pode ter uma formação cultural tremenda, mas se ele não é do reino, não entenderá. Jesus está dizendo à Igreja que os mistérios do reino são para os eleitos, e que há outras pessoas que não se converterão, não terão perdão.

Há pessoas que, quando ouvem a palavra, compreendem, mas há outras que não compreendem, porque Satanás tem o direito de arrancar-lhes a semente. Elas vão olhar e não vão ver, vão ouvir mas não vão compreender para não serem salvas.

Voltemos a Mateus 13:23 “Mas, o que foi semeado em boa terra…”

A primeira semente caiu à beira do caminho. Vieram as águas e levaram. Outra caiu no meio dos espinhos, e foi sufocada. Outra caiu em terreno pedregoso, mas não deu em nada, não tinha raiz. Mas uma quarta semente caiu em boa terra.

Vimos, há pouco, que houve os que ouviam a palavra e não compreendiam. Agora, diz que há pessoas que ouvem e compreendem e começam a frutificar e a produzir a 100, a 60 e a 30 por um da semente. Quem são essas pessoas que em uma parábola de mistério Deus diz que são boa terra? O que é boa terra? É a pessoa de coração bom.

Ezequiel 36:26 diz: Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.” Deus nos deu um coração novo. Tirou o coração de pedra e colocou um coração sensível, de carne. O nosso coração é novo, é um coração bom.

Então, quando o semeador sai e a semente por ele semeada cai no coração bom, ele compreende, dá frutos, é regenerado, é transformado, porque Deus o criou para isto: para ser vaso de honra.

Vejamos uns detalhes importantes. Em Mateus 13:23 “Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.”

Quando a semente, que é a palavra de Deus, cai no coração de um eleito, de um predestinado, ele pode estar no fundo de um tremedal de lama, pode estar no meio da escuridão, que começa a germinar. E a bíblia diz que ele frutifica a 100, outros a 60 e outros a 30 por cento.

Eu queria explicar algumas coisas importantes.

Deus não trata com solo de espinhos, solo rochoso, à beira do caminho, que seca a raiz. Porque, se Deus quisesse salvar todos, Ele salvaria. E Ele diz que na Terra há vasos de honra e de desonra. Quem são os vasos de desonra? São a semente da perdição, que a bíblia diz que são: solo espinhoso, rochoso, e pedregoso. Deus só trata com boa terra, que é a Igreja de Jesus Cristo. Isso mostra o quê? Que, às vezes, há pessoas que vão à Igreja, que fazem promessas a Deus, especialmente, quando estão de baixo de grandes apertos, mas quando resolvem o problema, essas pessoas desaparecem. Elas pareciam que eram convertidas, mas foi apenas pura emoção.

Os apelos feitos na Igreja não são místicos. O que nasce de novo, nasce da palavra e pelo espírito. A salvação não depende de quem prega, não depende de estratégias de marketing. A salvação depende daqueles que têm o nome inscrito no Livro da Vida.

Quem tem o nome inscrito no Livro da vida, que é coração de terra boa, pode estar morrendo em um CTI, mas ele não morre sem dizer amém para Jesus. Lê Romanos 8:29 e 30.

Diz João 10:16 “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.”

Por que compreendem? Porque o coração é terra boa. É a soberania de Deus. Então, não é por sacrificar ou por jejuar que Deus salva. Deus salva por sua soberania. João 15:16. “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.”

Deus, além de escolher, como Ele é soberano, Ele determina: “Agora, tu vais dar fruto!”

Diz João 15:8 “Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.”

Agora, como podemos dar muito fruto? 1ª Coríntios 3:10 e 11: “Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.” Damos muito fruto ouvindo a Palavra certa, a Graça de Deus.

Agora, diz que não pode ter outro fundamento. Portanto, não podemos ter outro fundamento. Jesus é o fundamento. É a Sua semente. É o Seu fundamento. É a Sua palavra.

Como se coloca outro fundamento na vida das pessoas? Por exemplo, se um pregador disser assim: “Tu já perdeste a salvação!”, isso é outro fundamento. Não serve!

O nosso chamado é trabalhar com qual fundamento? Versículo 12: “Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas…”.

O que é um fundamento com ouro, prata e pedras preciosas? É o fundamento de valores profundos, que dão sustento e substância à vida. Se edificarmos as pessoas com madeira, palha e feno, o que acontece com essa edificação? É feita de carne, de obras da carne: “Eu fiz jejum! Eu sacrifiquei! Eu! Eu! Eu…!” É tudo muito superficial. Mas, Deus não trabalha com vida superficial. Por isso, em 1ª Coríntios 3:13 a 15, Ele diz: “manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.”

Em Efésios 3:16 diz: “para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior;”.

Qual é o homem interior que é forte? O que foi edificado sobre ouro, prata e pedras preciosas. Ou seja, se temos o fundamento de Cristo, ela sai do fundamento e começa a edificar paredes. Uma pessoa edificada sobre a Rocha, sobre valores da Graça de Deus, recebe galardão. Por outro lado, as famílias salvas pelo fogo são aquelas que não reinam em vida.

Aqueles que vivem as regras divinas, que vivem por fé, sabem que Deus não se manifesta por aquilo que merecemos ou não merecemos, Deus se manifesta quando nós, pela fé, ativamos a palavra de Deus por aquilo que Ele diz que é nosso direito. É pela confiança na fé.

Jesus, que já revelou o seu plano, diz em Hebreus 10:14: “Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.” Já fomos aperfeiçoados, agora, estamos esperando o galardão.

Os irmãos madeira, palha e feno serão sempre derrotados. Salvos, mas derrotados.

O que acontece com quem não tem o cuidado de edificar a Igreja com ouro, prata e pedras preciosas? 1ª Timóteo 4:1 “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,”.

O que são ensinos de demônios e espíritos enganadores? Doutrinas adulteradas, mentiras, os que não dão testemunho de vida, madeira, palha e feno. Quando a pessoa não tem estrutura de ouro, prata e pedras preciosas, ela dá ouvido a esses enganos.

Amado(a), não temos ensinos de demônios e espíritos enganadores aí na rua. Os ensinos de demônios estão dentro de alguns lugares que se dizem igreja. Quando alguém diz: “Cuidado, tu podes perder a salvação!”, está ensinando ensino de demônios. Se perdêssemos a salvação, Jesus teria que ir conosco, porque somos um Espírito com Ele.

Os ensinos de demônios caem em quem não tem fundamentos, em quem não tem uma boa estrutura de vida.

O que precisamos saber? Que os espíritos enganadores são os falsos. Temos um chamado para viver sobrenaturalmente. Deus é real! Deus é verdadeiro!

Então, eu termino lembrando Lucas 20:36 “Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.

Não podemos mais morrer, amado(a)! Somos como anjos. Nosso coração é de terra boa, a semente cai e germina, imediatamente. Tudo o que é ensinado na Igreja, minutos depois, começa a germinar. Por isso devemos acreditar que Deus e o Evangelho de Deus que recebemos são de excelência. Os dons na tua vida são irrevogáveis.

Deus disse que este ano é de invencibilidade! É de invencibilidade! Deus disse: “Grandes conquistas! Grandes conquistas.” Tu vais terminar este ano o que não terminaste em 2006. É verdade! Recebemos! Deus vai transferir riquezas! Sabes por quê? Porque a semente da profecia do fim de ano caiu em boa terra. Já está germinando. Coisas já começaram a acontecer: milagres, prodígios, sinais, maravilhas. Deus está reescrevendo histórias. Deus está dizendo: “Não!” Os apoucados serão exaltados! A semente está, aí, no teu coração! Essa semente é incorruptível, não se destrói. Uma vez no coração, no coração para sempre. Uma vez filho, filho para sempre. Uma vez ungido, ungido para sempre. Uma vez perdoado, perdoado para sempre. Uma vez abençoado, abençoado para sempre. Uma vez vitorioso, vitorioso para sempre.

Sementes já estão germinando. Sinta-te merecedor do melhor de Deus. O inimigo não pode contra a tua vida. Se ele vier por um caminho, fugirá por sete. Contra ti não vale encantamento; contra a tua família não há destruição. Os anjos de Deus estão em tua vida, o ministério angelical está agindo. Tu estás debaixo de uma cobertura divina.

A semente está lá, amado(a)! A semente está no teu coração e do teu coração ninguém mais pode roubar: Nem a morte, nem a vida, nem espada, nem profundidade, nem altura, nem criatura. Ninguém pode te separar do amor de Deus que estáem Cristo Jesus, nosso Senhor. Se Deus é por nós, quem será contra nós? Maior é Aquele que está em nós, do que aquele que está no mundo. Podemos todas as coisas naquele que nos fortalece. O nosso Deus, segundo a Sua riqueza em glória, há de suprir cada uma das nossas necessidades! O Senhor é o nosso pastor e nada nos faltará.

Tu estás cheio de ouro, prata e pedras preciosas! O fogo não te queimará, as águas não te submergirão, não serás afogado porque tens a casa construída sobre a Rocha. E quando o vento sopra, quando a chuva cai e quando os rios transbordam, a tua casa continua de pé, porque a semente caiu em boa terra, já está germinando a cem, a sessenta e a tinta por um.

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, Bispo Primaz e amigo, Miguel Ângelo.

Uma resposta

  1. graça e paz. como faço para mandar por email estas mensagens? obrigada. graça e paz no amor de Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE