cropped-Logo_azul.png

PROCURANDO PERFEIÇÃO NAS OBRAS DA CARNE

COMPARTILHE

João 6:63 “O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.”

Muitas pessoas perguntam: O que é a vida cristã? Como se vive o legítimo, o verdadeiro cristianismo?

Meu amado, a vida cristã tem que ser testemunhada pela prática, e a única prática é o evangelho da Graça de Deus, e o evangelho da Graça de Deus exige uma vida de fé. O Senhor disse aos romanos: “O justo vivera por fé.”

Pela graça e pela fé. É isso que gera, verdadeiramente, a liberdade cristã. É isso que gera a liberdade consciente e responsável. Se não for a Graça de Deus, não há cristianismo legítimo. Veja que a Bíblia nos chama de herdeiros como crente Abraão, e é por fé.

Gálatas 3:9 “De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão.”

Nós temos que entender que, se o cristianismo não vive a mensagem da graça e da fé, que é a única mensagem que verdadeiramente se chama cristã, por que é que se reduz o cristianismo?

Disse Paulo quando escreveu aos Gálatas 3:10-11 “Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.”

Vamos pensar: Qual a mensagem legítima e verdadeira do cristianismo? A Graça de Deus e a prática da fé. Quem não vive debaixo da prática da fé está debaixo de maldição.

Quando Paulo escreveu à Igreja dos Gálatas, ele foi direto, foi intenso, repreendeu a igreja dos Gálatas, por causa de uma vergonhosa apostasia. A igreja dos Gálatas teve um estranho desvio. O Cristo ressuscitado já havia sido pregado, a Graça de Deus já havia sido anunciada, mas eles estavam desistindo do Cristo ressuscitado para voltar às obras da lei. Era um desvio de conduta espiritual, era preciso uma repreensão, era um apostatar da fé. Paulo disse aos Gálatas 3:4 “Terá sido em vão que tantas coisas sofrestes?”

O que ele estava dizendo? Que a lei só gera sofrimento. Não há plenitude de vida espiritual, no cumprimento das obras da lei. Primeiro, porque o homem fica embaixo de maldição. Não há felicidade, não há alegria, liberdade, consciência do cristianismo. Paulo quis que a igreja soubesse o porquê de ela se desviar do foco e entrar numa apostasia.

Vamos ver esta repreensão de Paulo: Gálatas 3:1-3 “Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado? Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado? Recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?”

É preciso que Cristo fale, agora, porque nós estamos fazendo uma reforma. E esta reforma passa por este conhecimento que a igreja dos Gálatas entendeu quando Paulo a repreendeu.

Gálatas 3:1, ele diz: “Ó Gálatas insensatos!” Paulo foi direto, incisivo, foi apaixonante, mas verdadeiro: “Igreja! Você está vivendo como um insensato!”

A palavra “insensato” vem da palavra grega “ANOETOS”: sem inteligência; uma vida tola e embotada. Paulo estava dizendo: O que vocês estão fazendo é uma loucura. Estão procurando se aperfeiçoar na carne: jejum, sacrifícios, paga o preço, sofrem, sobe o monte, batiza, olha o diabo, Jesus vai voltar, tem que cumprir, tem que fazer. O que eles estavam fazendo era buscar a perfeição na carne.

Eu quero enfatizar que Deus não quer nada com a minha carne, com a sua carne; a carne é pó, não serve para nada.

Deus não quer que você se relacione com Ele na base do sacrifício, do esforço, dos ritos, das cerimônias, das vigílias. Sabe o que Paulo disse? “Isto é procurar perfeição na carne, quando a carne não se converte”. Isso é uma insensatez.

Como começa a obra de Deus?

1 Coríntios 12:3 “Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo.”

Ninguém diz: “Jesus é o meu Senhor” sem que o Espírito venha.

Todas as igrejas no mundo começam no Espírito, mas, depois, começam a se aperfeiçoar na carne. Sabe o que a igreja está dizendo? “Ó Espírito Santo, não precisamos de ti! Ó Espírito Santo, afasta-te de nós, nós vamos pagar o preço, vamos sacrificar, vamos fazer ritos”.

Muitas pessoas estão caindo nesta armadilha, hoje em dia, que é viver uma vida que se começa no Espírito, que não tem nada a ver com ritos, cerimônias, batismos, sal e óleo. Mas alguma coisa leva a pessoa a cair nesta armadilha.

Sem a vida ligada à dependência do Espírito Santo não há cristianismo, não há evangelho da incircuncisão. Essa insensatez começa lentamente e, às vezes, a pessoa está na igreja e vai começando um pouquinho de fermento aqui, e um pouquinho de fermento ali, acaba por levedar a massa toda. A pessoa pensa: “Fé é suficiente? Será que eu não tenho que sacrificar alguma coisa?” E começa aos poucos: uma, duas, três, quatro horas de joelhos, em cima do lápis, quatro ou cinco dias sem comer, duas noites por semana sem dormir e, às vezes, as pessoas pensam: “isso sim é que é cristianismo!” E aí vem Paulo e diz: “Não, senhora. Isso é insensatez!” Deus não abençoa nenhum esforço da carne. Nenhum. Lê Hebreus 11:6.

Você algum dia viu Jesus botar flores, fitas, sal, óleo ou sacrifícios? Você algum dia viu Jesus convocar o povo para jejum e vigíliar? Isso é carne. Lê Filipenses 3:3.

Quem os havia fascinado?

A palavra “fascínio” vem do original grego BASCAINOS.

Paulo está dizendo à Igreja, direto: “Quem é que lhe ludibriou dentro da igreja? Quem venceu os seus sentidos e você, agora, passa a fazer coisas que, anteriormente, não fazia?”

Paulo disse em 2 Coríntios 11:20 “Tolerais quem vos escravize, quem vos devore, quem vos detenha, quem se exalte, quem vos esbofeteie no rosto!”

Há pessoas, na obra de Deus, que não percebem que se transformaram em escravos dentro da igreja. Por quê? Porque estão debaixo de um fascínio, feitiçaria, de um ludibriar, de um iludir.

O fascínio é um poder maléfico e misterioso que muitos altares têm, levam as pessoas a saírem da obra do Espírito Santo, da fé, da graça, para viverem, sacrificialmente, insensatamente.

Segundo o Apóstolo Paulo, todo ministério legalista está ligado a poderes malignos e fascinadores. Por quê? Porque Paulo disse em Romanos 12:1 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Nas igrejas da lei há irracionalidade.

Os Gálatas tiveram uma súbita e profunda apostasia. Os mesmos olhos que tinham visto o Cristo ressuscitado, se deixaram enganar. Eles eram vítimas de um fascínio que distorce a fé. Isso não é cristianismo.

Não peçam para eu ser mais “light” porque não é possível, já bastam os anos de engano, no Brasil e no mundo.

Leis e obras são contra Jesus. Este viver sobre a lei gera uma vida de insensatez, produz amargura na vida das pessoas e parece que Deus está, sempre, insatisfeito. Isso é cristianismo? Não. Isso gera uma vida amargurada, gera uma confissão má, não há uma boa confissão. Lê Tito 3:9, 11.

A pessoa vive amargurada, a confissão é só discussão, uma vida frustrada e vive irada. Romanos 4:15 “porque a lei suscita a ira; mas onde não há lei, também não há transgressão.”

A lei suscita a ira. Por quê? Onde não há lei, não há transgressões. Os irmãos da lei são irados. Você fala abençoado e ele diz que é gafanhoto, pó da terra. A pessoa não se aceita, conforme Deus a vê. Deixou-se fascinar, enfeitiçar.

Quem é desobediente a Cristo, e é verdade, está debaixo de um fascínio.

Nós vemos que só a legítima graça é que liberta as pessoas.

Gálatas 5:1 “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.”

Há muitas pessoas escravas dentro das igrejas: “Agora, temos uma piscina cheia de sal. Amanhã, temos que passar pela porta de madeira e prantear como Ana”.

Esses milhões de pessoas estão sendo enganados, precisam saber que Deus é libertador.

Gálatas 5:4 “De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes.”

“Desligar de Cristo” é o quê? Desligar da doutrina. “Decair da Graça” é deixar de viver os benefícios que a Graça tem.

Como começa esse fascínio? Como os irmãos induzem uns aos outros a saírem das obras do Espírito e a entrarem nas obras da carne?

Isso tem um caminho. É uma bruxaria, feitiçaria, um fascínio.

  1. Dissimulação

Gálatas 2:13 “E também os demais judeus dissimularam com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pela dissimulação deles.”

  1. Deixar de viver as verdades do evangelho.

Gálatas 2:14 parte A “Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho.”

  1. Obrigado a viver como judeu.

Gálatas 2:14 parte B “disse a Cefas, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?”

Sabe o que Pedro estava fazendo com os gentios, que somos nós, que não temos o sangue de Israel? Ele disse: “Para seres um cristão autêntico, tu tens que viver como um judeu autêntico”. Era isso que ele estava dizendo. Isso é uma insensatez, um fascínio, ludibriar as pessoas, é um encantamento, é uma bruxaria. Nós não aceitamos isto: O cristão viver o judaísmo.

O ministério da lei é um ministério de condenação e de morte, é uma contradição. É negar o Espírito Santo.

E o que disse Paulo? Gálatas 3:2 “Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?”

Nós recebemos o Espírito pela pregação da fé. Nós não podemos receber o Espírito pela pregação da fé e, depois, dizer que não queremos nada com o Espírito Santo. Lê Gálatas 3:17-18.

É a pregação da fé. Esta é a forma correta de se ouvir o evangelho, é a forma correta de se viver os benefícios da cruz. A lei, as doutrinas da lei são perniciosas, roubam a glória de Deus e passam ao homem.

Gálatas 2:17 “Mas se, procurando ser justificados em Cristo, fomos nós mesmos também achados pecadores, dar-se-á o caso de ser Cristo ministro do pecado? Certo que não!”

Se você tem Jesus no coração, e você diz que é um pecador e que precisa fazer as obras da lei, você está dizendo que Cristo é ministro do pecado.

Deus não quer nada com a minha carne. Méritos humanos não aperfeiçoam. A lei é inferior, a lei é de morte.

Gálatas 3:18 “Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, a mim mesmo me constituo transgressor.”

Se eu torno a edificar aquilo que eu destruí, eu me constituo transgressor.

Versículo 19-20 “Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”

Constituindo o povo de Deus de transgressores, estou edificando o que Cristo destruiu.

Versículo 21: “Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.”   

Se eu tenho que voltar a ritos, a cerimônias, batismos, jejuns sacrifícios, isso tudo que a igreja diz que vive, então, Cristo morreu em vão. Então, para que serviu a morte Dele?

As igrejas estão lidando com os demônios. A Bíblia diz em Judas que Ele os tem em cadeias eternas. Judas 1:6 “e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia;”

Estou dizendo que muita gente está vivendo uma vida de insensatez, porque está sendo ludibriado, iludido, fascinado, está se constituindo transgressor, está anulando o sacrifício de Cristo. A lei anula a Graça e faz Cristo ter morrido em vão. E provoca orgulho. Lê Efésios 2:8-9.

Todo ser humano tem uma tendência religiosa. Deus não faz separação de pessoas. Você tem os mesmos direitos que eu, que ando por aqui já há 34 anos. Para a glória do Senhor, para que ninguém se glorie. Para a glória do Senhor.

A carne e a lei destroem as atitudes espirituais. Lê Romanos 7:8.

Se não há lei numa igreja, não há razão de batismo nas águas. Não há razão de jejum, de vigílias, está morto o pecado.

Toda obra em nós é feita pelo Espírito Santo. 2 Coríntios 3:18 “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em  glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”

É o Espírito Santo que vai fazer. Se eu disser que vou fazer com a minha carne, eu estou dizendo: “Espírito Santo, eu não preciso de você! Eu não dependo do Espírito Santo, eu dependo do meu joelho, da minha voz forte, poderosa!”

Irmão, eu tenho muito temor a Deus. Eu entendo que a lei é um fracasso. Ele diz em Hebreus 7:18-19 “Portanto, por um lado, se revoga a anterior ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nunca aperfeiçoou coisa alguma), e, por outro lado, se introduz esperança superior, pela qual nos chegamos a Deus.”

A lei é fraca e inútil. A superior é a Graça de Deus. Portanto, se há algo superior, por que eu vou viver do inferior?

Hebreus 8:6 “Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.” Superior aliança.

É pela pregação da fé. Hoje, não se vive o cristianismo de forma correta, é um falso evangelho, é a lei, a circuncisão, é falso.

E para terminar, o que Paulo manda Tito fazer?

Tito 1:10 “Porque existem muitos insubordinados, palradores frívolos e enganadores, especialmente os da circuncisão.”

Não sou eu que estou dizendo. É o Senhor dizendo a Paulo para Paulo escrever à Igreja dizendo: “Há muitos insubordinados”. Circuncisão engana.

Tito 1:11-15 “É preciso fazê-los calar, porque andam pervertendo casas inteiras, ensinando o que não devem, por torpe ganância. Foi mesmo, dentre eles, um seu profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos. Tal testemunho é exato. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé e não se ocupem com fábulas judaicas, nem com mandamentos de homens desviados da verdade. Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.”

A lei gera pessoas abomináveis, desobedientes e reprovadas porque negam a graça de Deus. É um fascínio, feitiçaria. Milhões de pessoas estão iludidas. Milhões de pessoas estão iludidas.

Nós conhecemos a Deus, e eu vou dizer, talvez, alguém não concorde, mas eu respeito a sua posição, mas eu vou dizer uma verdade, com todo respeito: a Igreja Cristo Vive é o único ministério que prega e vive o verdadeiro cristianismo.

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE