cropped-Logo_azul.png

QUAL A RAZÃO DA NOSSA FÉ?

COMPARTILHE

1 Pedro 3:15: “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós,”.

No nosso Ministério, aprendemos que fomos predestinados em amor, que fomos conhecidos por Deus desde antes da fundação do mundo, que fomos chamados pelo Senhor, vocacionados com santa vocação, justificados, chamados e glorificados. Conhecemos como fomos conhecidos, colocamos a Soberania de Deus em primeiro lugar e, muitos dos que nos ouvem falar essas verdades, querem saber com detalhes a respeito da nossa Fé. Então, querido, muitas pessoas hão de pedir para tu explicares porque pensas de forma diferente da lei.

Para começar a explicar a razão da Fé, é necessário saber que não somos apenas um acontecimento natural. Nenhum de nós está vivo somente porque papai e mamãe se conjugaram carnalmente e nos deram a luz. Não! Nós já existíamos antes do mundo ser criado. Fomos criados em espírito e, depois, revestidos de carne.

Hoje, vamos dar um passo adiante. Comecemos com João 6:45: “Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim.”

Significa que, para tu teres ido à igreja, é sinal de que um dia ouviste e aprendeste do Pai. Quando foi isso, se antes de te converteres eras católico, ou espírita, ou umbandista, ou sequer eras religioso? É aí que entra a predestinação. Antes que fosses carne, antes de viveres na Terra, tua vida ESPIRITUAL já havia sido decidida por Deus. Ou seja, Deus, antes dos tempos eternos, antes que a Terra existisse, criou o nosso espírito. Isso, em síntese, é a predestinação.

Nota uma coisa: Jesus veio buscar e salvar o que se havia perdido. Na realidade, nós, em espírito, nunca estivemos perdidos, porque a nossa salvação começou antes da fundação do mundo. Na carne, sim, andávamos perdidos, mas, no espírito, não. Sempre fomos ovelhas!

Não estou te ensinando nada de novo. Apenas estou fazendo o teu espírito relembrar do que o Pai te revelou quando te criou, antes de teres um corpo físico. Isso é maravilhoso! Paulo, em Efésios 1:3-6 explica isso com maestria. Olha só: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,”. Ou seja, só estamos na Igreja porque fomos escolhidos por Deus desde antes da fundação do mundo. E para quê? Para sermos servos do diabo? Não! Para sermos casa de encosto? Não! Para sermos “… santos e irrepreensíveis perante ele; … ” Portanto, a predestinação é um ato do amor de Deus, é um designo, um decreto de Deus.

Diz o versículo 11: “nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,”. Foi vontade de Deus criar o nosso espírito e o predestinar.

O que quer dizer predestinar? “Pré” quer dizer “antes”. O nosso destino espiritual, ao chegarmos à Terra, já havia sido pré-determinado por Deus. Fomos criados por Ele, para o louvor da Sua Glória. Tu deves sentir orgulho disso. Não deves reclamar e perguntar o porquê de seres predestinado e o teu vizinho não. Lê Colossenses 3:3 e 1 João 4:17.

Nota uma coisa: somos tal qual Jesus foi, na Terra. Devemos sentir orgulho disso. Somos a Sua imagem e semelhança.

Em João 10:34, o Senhor diz: “Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses?” Somos deuses porque somos filhos de Deus. Fomos criados por Ele, predestinados para o louvor da Glória do Senhor. Lê o Salmo 82:1, 6.

Estamos sendo lembrados do que ouvimos do Pai. Ele, quando nos criou, em espírito, disse: “Tu és predestinado, passarás pela Terra em peregrinação, ouvirás a Minha Palavra, confessar-me-ás como Senhor e Salvador e, depois, quando se completarem os dias que eu escrevi para ti, no Livro dos Viventes, Eu te recolherei de volta para viveres a eternidade comigo.” Isso é maravilhoso. Diga: Glória a Deus!

Olha o que diz, em Isaías 54:13: “Todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e será grande a paz de teus filhos.”

Quando tu relembras daquilo que o Pai já te ensinou, o primeiro sentimento que surge no teu coração é a paz. Temos paz quanto ao Juízo Final, quanto à Segunda vinda, quanto à salvação, nem ficamos atormentados com o diabo. A Bíblia diz que Deus nos libertou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor. Nesse Reino, temos redenção e remissão de pecados.

Aprendemos e ouvimos com o Pai antes da fundação do mundo, quando estávamos no concílio de Deus. Vê, em Romanos 3:23, o que aconteceu conosco: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,”.

Por causa do pecado de Adão, todos pecamos. Na realidade, estávamos perdidos fisicamente, na carne, mas, no espírito, não. Nosso nome estava no Livro da Vida. Estamos garantidos por Deus.

Diz, em 2 Coríntios 5:18-20: “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.”

O concílio de Deus era onde inicialmente o nosso espírito estava, na Criação. O pecado nos afastou. Com o Seu sacrifício, Deus nos reconciliou, nos trouxe de volta ao concílio. Agora, o concílio de Deus é na Igreja de Jesus.

Deus não imputa pecados. Quem os imputa são os pregadores. O Senhor já levou o nosso pecado para a cruz do Calvário, nos confiou a Palavra da reconciliação. Na razão da nossa Fé, possuímos uma Palavra que reconcilia os eleitos, trazendo-os de volta ao concílio de Deus.

Em Isaías 54:7-8 confirma que estávamos perdidos fisicamente. Olha: “Por breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias torno a acolher-te; num ímpeto de indignação, escondi de ti a minha face por um momento; mas com misericórdia eterna me compadeço de ti, diz o SENHOR, o teu Redentor.”

Esse tempo em que estivemos abandonados foi escrito e determinado, nem mais um dia nem menos um dia. Tudo está no controle de Deus.

Agora que já sabemos quem somos espiritualmente, o que o pecado fez, que Cristo nos reconciliou, precisamos saber o que Deus nos imputou. Vê 2 Coríntios 3:18: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” Quando olhamos em um espelho, contemplamos a Glória do Senhor.

Agora, nota uma coisa: Como estou dando ênfase à questão da predestinação, para tu entenderes esse assunto com perfeição, é necessário compreenderes a tua pré-existência. Diz, em Provérbios 8:22: “O SENHOR me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas.” Então, antes do mundo existir, o Senhor já nos possuía.

Diz em Jó 38:4-7: “Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?”

Todos os filhos de Deus, antes de virem à Terra e tomarem corpo físico, estavam, antes da Criação, com os anjos, cantando com o Senhor. Lê Jó 38:21.

Vamos a Jó 10:11-12: “De pele e carne me vestiste e de ossos e tendões me entreteceste. Vida me concedeste na tua benevolência, e o teu cuidado a mim me guardou.” O Senhor criou o nosso espírito e, depois, o revestiu de pele, ossos e tendões.

Estamos na Terra, mas a nossa pátria não é esta. Voltaremos ao concílio de Deus. Diz Filipenses 3:20: “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,”. Nossa pátria está nos céus. Então, a nossa origem é lá de cima. Lê Hebreus 11:14-16.

A pessoa que ouve a Verdade, se é da eleição, se tem ouvidos de ovelha, mesmo que esteja na droga, na prostituição, no alcoolismo, na lama, não importa o estado, se Deus tem um propósito com ela, Ele a trará.

Diz, em João 6:44, 65: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.” “E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido.”

Não é o homem quem decide. Foi Deus quem decidiu desde antes da fundação do mundo. Ninguém vai a Jesus se o Pai não o buscar. Por isso que é por Soberania e não por livre arbítrio. Lê João 12:32.

Jeremias 31:3 diz: “De longe se me deixou ver o SENHOR, dizendo: Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí.”

Quando leio esse tipo de Palavra, penso nos milhões de cristãos que estão atormentados, pensando que Deus é mau, carrasco, que Ele apaga o nome do Livro da Vida, que joga no inferno… Pode uma pessoa, que Deus amou com amor eterno, ir para o inferno? NÃO!

Agora, por que muita gente não crê? Primeiro, porque não deve ser ovelha e, depois, diz, em João 6:64: “Contudo, há descrentes entre vós. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem o havia de trair.” Jesus sabe quem crerá ou não. Ele sabe quem é lobo, cabrito, semente da perdição, pedra de tropeço. Lê os versículos 69-71.

Em Romanos 8:28-30 estão os versículos clássicos da predestinação. Diz assim: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.”

Quando lês esta frase: “chamados segundo o Seu propósito”, o que te passas na mente a respeito de Deus? Soberania. Soberanamente, Deus nos chamou com um propósito. O meu propósito era ser Apóstolo, contudo, há propósito de Pastores, Presbíteros, Diáconos e ovelhas. Tudo isso está escrito, não é o homem quem decide. Tudo começou lá atrás, quando Deus criou o nosso espírito. Repito: antes de chegarmos à Terra, o Senhor já havia traçado o nosso destino espiritual. Isso me dá segurança.

Amado, Deus é Soberano. Ele nos criou e nos deu vida desde antes da fundação do mundo. Por isso é que defendo a tese de que nunca estivemos perdidos. Sempre fomos de Deus.

Em Romanos 5:19 diz: “Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, por meio da obediência de um só, muitos se tornarão justos.” Tornamo-nos pecadores por causa de um: Adão.

Por que são muitos? Porque os da perdição sempre foram perdidos. Fomos nós, os predestinados, que nos tornamos pecadores por causa do pecado original.

Isaías 41:4 diz: “Quem fez e executou tudo isso? Aquele que desde o princípio tem chamado as gerações à existência, eu, o SENHOR, o primeiro, e com os últimos eu mesmo.” Quem chama à existência as gerações das igrejas é Deus.

É interessante que entendamos essas verdades, para que, quando as pessoas nos perguntarem: “Qual a razão da Fé?”, possamos responder sem titubear: Somos porta-vozes das boas novas de grande alegria. Somos a geração com conhecimento das Verdades de Deus, não das mentiras dos homens, ou das filosofias vãs que os homens criam. Lê 1 Coríntios 1:30.

Revela a Palavra, em Mateus 5:20: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.”

Esse versículo amedronta os cristãos. Só que, por causa da Justiça de Jesus, que já nos foi imputada, não precisamos fazer mais nada. Nós podemos dizer que somos mais justos do que os fariseus e escribas, porque o Reino do céu está garantido. Não é necessário fazermos justiça, pois ela já foi feita.

Diz, em Romanos 13:14: “mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.”

Por que não podemos nos deixar levar pela vontade da carne, para que ela peque? Vê o que diz 2 Coríntios 5:21: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”

Em 1 Pedro 1:2, diz a Palavra do Senhor: “eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.” Fomos eleitos segundo a presciência de Deus.

“Presciência” vem de uma palavra grega: “PROGNOSIS” e quer dizer: “predestinação”. Agora, há pessoas que não aceitam isso, dizem que têm livre agência, que não são robôs, que são elas que decidem, que Deus tem que respeitá-las. Que tipo de conversa é essa? Deus precisa nos respeitar? Se Deus não fosse Misericordioso, quem de nós sobraria? Somos nós que devemos respeitar Deus. Deus não tem que respeitar ninguém. Deus é Deus! Deus é Soberano! Ele faz como quer, quando quer e com quem quer. Ele criou os céus, o sol, a lua, as estrelas, o mar, os animais, criou tudo, fez tudo e, agora, precisa ficar na porta, pedindo: “Please, open the door?” Amado, Deus, quando tem um propósito na vida de uma pessoa, não há coração duro que O possa resistir. Lê Romanos 15:13.

2 Tessalonicenses 2:13-14 diz: “Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade, para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.” Estávamos perdidos, depois, fomos chamados para alcançar a Glória do Senhor. Não perguntávamos, estávamos mortos em pecados e delitos, não buscávamos, não entendíamos e Deus nos achou. Por quê? Porque já estávamos dentro do Seu projeto desde antes da fundação do mundo. Lê Romanos 10:20.

Romanos 1:16 diz: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;”. Os decretos de Deus determinaram a nossa vida antes de existirmos. Ele é Soberano! Lê Judas 24.

Apocalipse 21:27 diz: “Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.” Somos nós, os inscritos.

Irmão, ninguém pode nos tirar o que o Senhor nos outorgou. Apocalipse 3:5 diz: “O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.”

Deus pode apagar o nosso nome que está inscrito? Existe algum pecado que possa fazer Deus apagar o que está inscrito? Não! Não há nenhum modo de apagar o que o Senhor inscreveu. Lê Lucas 10:20.

Amado, tu és sal, luz, cabeça, Jesus reina em ti, tu és mais que vencedor, passaste da morte para a vida, do império das trevas para o Reino do Filho do Seu amor, estás livre da hipocrisia da lei… Essa é a razão da nossa Fé, da nossa esperança.

Nós vivemos uma vida sobrenatural, conhecemos os Mistérios de Deus, temos olhos iluminados e vemos o que o Espírito Santo vê. Os véus foram arrancados. Não há mais sentimento de culpa em nós. Não há fardo, não há lei, não há acusação. Nós conhecemos a razão da nossa Fé, porque amamos a Graça de Deus. Precisamos plantar essas verdades pelo mundo inteiro. É a hora de Deus para o mundo, irmão!

Eu termino com Daniel 12:1-4, 13: “Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo o teu povo, todo aquele que for achado inscrito no livro. Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as palavras e sela o livro, até ao tempo do fim; muitos o esquadrinharão, e o saber se multiplicará.” “Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança.”

Recebe essa Palavra. Temos muitos dias pela frente. Mas, haverá um dia em que o Senhor te levantará e dirá: “Pega a tua herança. Vem ter comigo eternamente!” Mas, nesta peregrinação aqui na Terra, quando te perguntarem qual é a razão da tua Fé e da tua esperança, tu tens, agora, argumentos sólidos.

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE