cropped-Logo_azul.png

Quando precisamos de um Milagre

COMPARTILHE

Mateus 8:23 a 27: “Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos! Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar; e fez-se grande bonança. E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

Vamos aprender a respeito de um dos milagres mais importantes da Bíblia Sagrada. Nesse sentido, quero te lembrar de umas coisas importantes: Todos os milagres na Bíblia Sagrada têm uma missão. Nesse caso, além de uma missão, veremos princípios que nos ensinam como enfrentar e vencer crises chamadas tempestades. Portanto, cabe ao altar da Igreja orientar o povo do Senhor, porque existem, no mínimo, três tipos de tempestades que, normalmente, o ser humano enfrenta:

1. Situações tempestuosas: quando as circunstâncias se levantam contra nós. Vejamos como diz Provérbios 1:27 “em vindo o vosso terror como a tempestade, em vindo a vossa perdição como o redemoinho, quando vos chegar o aperto e a angústia.”

Ele está dizendo que todo ser humano é passível de passar por tempestades, de passar por redemoinhos, de chegar a ter apertos e angústias.

2. Relações tempestuosas, que passam por tempestades e por crises.

Quando uma família começa a brigar, quando existem atritos dentro de uma família, isso são relações de crise, são relações tempestuosas. Às vezes, são pais contra filhos, filhos contra pais, o marido que se levanta contra a esposa, a esposa que se levanta contra o marido.

Diz o Salmo 38:10 e 11: “Bate-me excitado o coração, faltam-me as forças, e a luz dos meus olhos, essa mesma já não está comigo. Os meus amigos e companheiros afastam-se da minha praga, e os meus parentes ficam de longe.”

3. Tempestades emocionais.

Às vezes, a pessoa vive, por fora, com um sorriso, mas, por dentro, há um inferno; é a vida do stress. Há pessoas que vivem tempestades secretas: ninguém sabe, ninguém viu, mas, lá dentro, a sua vida emocional está paralisada pelo medo. São pessoas que são vencidas pela culpa e pelos seus medos do passado. São pessoas cheias de ira, consumidas por preocupações, que chamo de as tempestades da vida.

A Bíblia mostra três coisas a respeito dessas tempestades:

1. Tempestades e crises são inevitáveis.

Todos que vivemos neste mundo diabólico, ou já passamos ou estamos passando ou passaremos por tempestades. Tiago 1:2 e 3 “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.” Então, é inevitável.

2. Muitas coisas da vida, além de inevitáveis, são imprevisíveis.

De repente, surge uma crise, uma tempestade, um problema no emprego, um problema na família, um problema financeiro… Por isso, as pessoas que não têm confiança em Deus procuram a astrologia, a cartomancia, a leitura das mãos, os búzios, para ver se eles podem mostrar o que é imprevisível.

3. Tempestades são imparciais. Vejamos em Mateus 5:45 “para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.”

As tempestades são inevitáveis, são imprevisíveis e são imparciais. Elas, tanto acontecem com gente boa, como com gente má, com cristãos e não cristãos. Então, qual é a diferença que existe entre um cristão e um não cristão perante as tempestades? É isso que quero te dizer. Olha o que disse Malaquias 3:13 e 14, 16, 18: “As vossas palavras foram duras para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti? Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos? Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros; o SENHOR atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome. Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve.”

Se existe uma diferença, e se tempestades são inevitáveis e imprevisíveis, e são situações que chegam sem sinalizar, qual é, e como nós, como cristãos, identificamos a diferença que Deus diz que existe entre o justo e o injusto?

Muitas pessoas pensam que a tempestade só vem quando a pessoa está em pecado e em desobediência. Isso não é verdade! Vamos voltar a Mateus 8:23 a 25 “Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos!”    

Amado, essa situação ocorreu quando os discípulos estavam em obediência. Eles não estavam em pecado, como Jonas esteve. Eles estavam exatamente aonde deveriam estar: com Jesus no barco.

O que começamos a compreender desses ensinamentos da Graça de Deus? É que, é aqui, na Terra, que as coisas não são perfeitas, que há erros e lutas!

Deus está dizendo: “Na hora da luta, tu verás a diferença entre quem é justo e o injusto.”

O que devemos fazer? Como deve ser a nossa posição como eleitos de Deus, como pedra viva, quando as tempestades chegarem? Quem sabe, tu que lês este Recado já estás vivendo, ou conheces alguém já viveu, ou, como é imprevisível, poderá viver. Eu queria te dizer que, ou tu reages em fé ou com medo. Ou reages com confiança ou temendo. Olha como os discípulos disseram no versículo 25: “Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Perecemos!”

Eles ficaram cheios de medo! É uma reação normal. É do ser humano sentir medo. Vejamos qual foi a reação de Jesus. Diz no versículo 24: “E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia.”

O que Ele estava fazendo? Dormia. Isso mostra que a paz é a reação da fé, porque, poder dormir numa tempestade é prova total da confiança em Deus, pois a primeira coisa que o inimigo faz é roubar o descanso e a noite das pessoas.

Será que Jesus sabia que eles seriam varridos por uma grande tempestade? Sim, claro, é óbvio! O plano de Jesus, com esta passagem, que está em Mateus, Marcos e Lucas, é ensinar, não só aos discípulos do passado, como do presente, sobre como a fé e a confiança são importantes nas horas de tempestades. Por quê? Porque nada surpreende Deus.

Está bem que Deus queria ensinar confiança, mas não é irônico? Jesus dormir em um momento de tempestade? O que Jesus estava mostrando? Ou tu confias ou entras em pânico. Se entrares em pânico, tu temerás, poderás ter um enfarto ou um derrame. E para exemplificar o que acabei de afirmar, contarei um testemunho. Temos na Igreja um irmão que é Coronel da Polícia Militar. Ele foi seqüestrado por duas pessoas que entraram no seu carro. Os bandidos viram a sua arma, puxaram os documentos e descobriram que ele é Coronel. Começaram a conduzi-lo para um lugar escuro, afirmando que o matariam. E esse irmão começou a dizer: “Deus, eu preciso de um milagre! Deus, eu não vou morrer! Deus, eu quero ver um milagre! Senhor, não posso morrer nessa situação. Tenho esposa, filhos e um projeto de vida! Senhor, quero ver um milagre! Senhor, preciso ver um milagre! Tu és o Deus de milagres! Tu me dás a fé que vence.” Enquanto ele orava, o seu carro ia por ruas escuras, quando, a menos de 500 metros do lugar aonde ele seria morto, apareceram três carros da polícia. Como os ladrões o haviam colocado no banco do carona, quando eles passaram pelas viaturas policiais, o irmão abriu a porta e se jogou do carro e não sofreu nada. Em lágrimas, ele disse: “Milagres existem!” Se ele não tivesse confiança e fé, teria sido morto. Lê João 14:27.

Olha o que diz Hebreus 3:14: “Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos.” Precisamos confiar nisso!

Diz Hebreus 13:5 e 6 “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?”    

Nossas vidas estão nas mãos do Senhor. Se o teu barco, se a tua vida está sendo varrida pelo vento, pelas ondas, pelas tempestades, se já está entrando água no teu barco, lembre-se: Deus é contigo!

Deus estará para sempre comigo e contigo. Deus está no controle, nada enfrentamos sozinhos. Ele está conosco.

Isaías 43:1 a 3a diz: “Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, Eu serei contigo, quando pelo rio, não vão te submergir. Quando passares pelo fogo não te queimará e nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o teu Senhor.”

Então, acredita, por favor, no cuidado de Deus.

Amado, Deus é conosco, cuida de nossa vida. Crê! Deus está no controle de tudo! Marcos 4:39 diz “E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança.”

O que Jesus disse? “Acalma-te! Emudece!” Do original grego esta palavra quer dizer: Senta-te e cala-te! Deus disse ao vento e ao mar: “Senta-te! Cala-te!” O vento parou e as ondas baixaram. Jesus estava dizendo: Não há razão para sentir medo. Sou Eu que estou aqui!

Então, mesmo sem compreendermos como Deus está no controle, as coisas podem estar fora do nosso controle, mas não estão fora do controle de Deus. Às vezes, as coisas estão fora do nosso controle, mas não estão fora do controle de Deus.

Diz Jeremias 32:17Ah! SENHOR Deus, eis que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido; coisa alguma te é demasiadamente maravilhosa.”

Não há coisa demasiadamente maravilhosa para Deus. Nada é difícil para Deus.

Vamos em Lucas 8:22 “Aconteceu que, num daqueles dias, entrou ele num barco em companhia dos seus discípulos e disse-lhes: Passemos para a outra margem do lago; e partiram.”     

Então, Jesus disse: “A minha ordem é que vamos pegar o barco, passar e chegar lá do outro lado.

Diz o versículo 27: “Logo ao desembarcar, veio da cidade ao seu encontro um homem possesso de demônios que, havia muito, não se vestia, nem habitava em casa alguma, porém vivia nos sepulcros.”

Amado, Deus não faz a obra pela metade. Se fosse possível acabar com a minha vida ou com a sua vida, se fosse possível destruir uma Igreja, se os inimigos deste mundo fossem mais fortes do que Deus, não teríamos jeito. Mas a viagem se completou.

E Jesus disse no versículo 25: “Onde está a vossa fé!”

O problema para o crente é o medo. A solução do problema é a fé. O problema para os discípulos não foi a tempestade, foi a descrença, a falta de confiança na fé.

O segredo para a vitória sobre o medo é a fé é o dom da fé. Efésios 2:8.

Portanto, a luta de Jesus com as pessoas é quando elas não têm confiança Nele.

Hebreus 10:35, 39 dizem: “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.” “Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.” A confiança na fé tem grande galardão, tem grande resultado.

Quero que tu entendas isto: é uma questão de fé quando as coisas são inevitáveis, quando as coisas são imparciais, quando as coisas surgem.

Diz Hebreus 11:6 “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.”

Sem fé, entra água no barco e ele afunda. Sem fé, as coisas inevitáveis vão para o “brejo”. Mas quando há confiança na fé, quando nos aproximamos de Deus com fé, cremos que Ele existe e é o galardoador dos que o buscam.

Agora, se Jesus sabia que eles enfrentariam uma tempestade, porque não evitou? Ele não evitou porque queria que todos, os discípulos e nós, aprendêssemos uma lição; e só se aprende uma lição dessas passando por experiências. Então, o que Ele está ensinando? Que, quando temos experiências e passamos por adversidades, tempestades e crises, Deus sempre mostra o Seu poder e o cumprimento das Suas promessas.

A minha pergunta é: O que está se passando com o teu barco? Está entrando água? Está passando por varredura de vento de um lado para o outro? Tens tido relações difíceis em casa e com a família, que não te compreende? Tens problemas financeiros, de relações interpessoais? Uma grave situação de saúde? O que está dentro do teu barco? Jesus usa as minhas mãos para dizer: Acalma-te, homem! Vento, pára! A vitória chegou!

As tempestades são inevitáveis, são imprevisíveis, são imparciais, mas, amado, todas as tempestades são temporárias. Tempestades passam. Tempestades vêm, tempestades passam. O sol da justiça vai brilhar! Ele está no teu barco. Tudo está perfeito, tudo está bem e tu sairás vitorioso! Lê Jeremias 8:22.

As situações negativas são imprevisíveis. Elas ocorrem. As tempestades chegam. Mas Deus está dizendo à Igreja: Eu acalmo a tempestade!

E a Bíblia ainda diz que, depois de tudo, veio uma grande bonança, uma grande paz.

Amado, vale a pena confiar dessa forma. Vale a pena crer dessa forma, porque as tempestades são todas temporárias, passageiras. Elas não ficam na vida da pessoa para sempre. São experiências que nós devemos ter para aprender a confiar em Deus.

Deus é fiel! Deus é fiel! Deus é fiel! Ele não é homem para mentir, nem filho do homem para prometer e não cumprir. Todas as experiências que tive em 31 anos de vida espiritual, e algumas foram muito dolorosas, arrancaram e despedaçaram o meu coração, nunca o inimigo prevaleceu, nunca foi caso perdido!

Deus está dizendo: “Acalma! Eu estou no controle! Eu sou o Senhor! Eu sou a pedra viva da tua construção! Eu sou o Deus que não falha. Nunca perdi uma batalha! Maior é aquele que está na nossa vida do que aquele que está neste mundo! Deus é por nós; não importa quem seja contra.

Amado, venho enfrentando tempestades na minha vida que tu não imaginas. Mas Deus sempre me diz: “Eu estou no controle! Eu estou no controle! Eu sou o teu Pastor! Eu sou a tua Rocha! Eu faço proezas! Eu acalmo tempestades! Eu faço o vento sossegar! Eu estou contigo no barco!”

Grande galardão tem a nossa confiança! Grande galardão tem a nossa confiança! Vale a pena confiar em Deus! Vale a pena confiar em Deus! Porque a nossa confiança tem grande galardão. Tem o sim e a resposta de Deus!

Então, vais reagir em paz ou vais ficar em pânico?

Assim como Deus reverteu aquela situação do barco, Ele reverterá o que se passa contigo.

Para aquelas pessoas que estão dizendo: “Deus, quero ver um milagre!”, Ele está dizendo: “Acalma-te, vento! Sossega, tempestade! Senta-te! Acalma-te, vento!

Nós sabemos quem é Jesus. Ele é soberano, é o único, é o mesmo que se manifestou no passado quando Ele disse: “Eu sou Jeová Jire! Eu sou El Shaday! Eu sou Jeová Shalom!” Ele é o mesmo de ontem. Aquele que abriu o mar vermelho.

Deus é por ti, amado! Deus é conosco! O diabo estava pensando que nós não acreditávamos nisso.

Tu dormirás tranqüilo, porque a Bíblia diz que, enquanto dormimos, Deus dá aos seus amados.

A luta está armada! As trevas contra a luz. A luz contra as trevas. E sabe quem ganha? A luz!

Acalma-te, vento! Acalma-te, vento! Sossega, mar! Os anjos de Deus estão ministrando!

Deus está no controle!

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Uma resposta

  1. Graça e paz Apostólo
    Estou vivendo uma situação de milagres na minha vida. para honra e Glória do Nosso Deus,passei num concurso depois de anos de tentativa enfim chegou a hora de Deus!A secretaria para qual fui designada está em meio a uma tempestade, com pessoas brigando e muitas fofocas em volta e eu sou alvo de inveja porque a supervisora me concedeu um horário de trabalho diferenciado dos demais para que eu não deixasse minha filha sozinha em casa.Estão se amarrando para me passar o serviço.Preciso que a tempestade acalme.Peço oração em concordância. Obrigada irmão.Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE