cropped-Logo_azul.png

SETE MENTIRAS QUE O HOMEM ACREDITA SOBRE SI MESMO

COMPARTILHE

João 17:17 “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.”

Meu filhinho na fé, povo de propriedade exclusiva de Deus, aquele que o Senhor chama de raça eleita, nação santa, povo do Senhor, ovelha de Cristo.

Todos nós, um dia, já fomos enganados e também já nos enganamos a respeito de nós mesmos em algum momento. Quero te dizer que aquilo que nós acreditamos sobre nós mesmos determina o nosso futuro espiritual, físico, emocional e profissional.

Há certas mentiras que, por vezes, nas quais o homem acredita sobre si mesmo, destroem a vida, arrasam sonhos e acabam com ideais. Essas mentiras precisam ser rechaçadas. Elas não podem fazer parte da vida daqueles que têm Jesus no coração.

Para falar de mentiras, precisamos saber o que é a verdade. Precisamos começar perguntando: O que é a verdade? Qual é a verdade?

Para iniciar, a verdade é a busca de todas as culturas, religiões e povos.

Existem algumas perguntas feitas numa pesquisa sobre esse assunto que quero compartilhar contigo.

Há pessoas que dizem que verdade é apenas aquilo em que resolvem acreditar. Outro item da pesquisa diz que a verdade absoluta não existe. Outro item diz que a verdade é relativa, porque o que é verdade, certo e bonito para uma pessoa, pode não ser para outra. E ainda há outro item que diz que as pessoas que acreditam em verdades absolutas são perigosas.

Precisamos dissecar esse assunto porque vivemos em um mundo cheio de mentiras, falsidades, inverdades, e é necessário entendermos porque o ser humano diz que quem acredita em verdades absolutas é perigoso. Ora, seguindo esse raciocínio, poderíamos dizer que Deus é perigoso, já que Ele é absoluto. Vejamos o que diz o Salmo 31:5 “Nas tuas mãos, entrego o meu espírito; tu me remiste, SENHOR, Deus da verdade.” Então, em Deus não há enganos, mentiras. Deus é a verdade absoluta!

Devemos começar, como cristãos, a dizer, a confessar e a crer que Deus é o Deus da verdade absoluta. Ora, se acreditar em verdade absoluta fosse perigoso, Jesus seria perigoso. Lê João 14:6.

Nós, que nascemos de uma semente incorruptível, que passamos da morte para a vida, que temos o selo do Espírito em nosso coração, que fomos perdoados para sempre e lavados no Sangue de Cristo, cremos que Jesus é a verdade absoluta. Ele é o Deus de tudo, mas não é o Deus de todos; somente das Suas ovelhas.

Também, nesse sentido, toda a Bíblia seria perigosa, porque diz em João 8:32 “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Muita gente crê, mas não tem conhecimento. É como, por exemplo, uma pessoa que tem uma injeção de penicilina para curar determinada doença, mas não sabe disso, e, por esse motivo, não a injeta. A verdade que liberta é aquela que conhecemos. Só essa faz o homem livre!

Se alguém diz que a verdade absoluta é perigosa, esquece-se dos Dez Mandamentos. Os Dez Mandamentos são princípios de verdade absoluta. Lê Êxodo 20:3 e 4.

Portanto, quando Deus diz não, é não! E quando diz sim, é sim! Porque Ele é a Verdade Absoluta. Talvez tu perguntes: “O que é, para nós, a Verdade Absoluta?” Verdade Absoluta é o que é revelado pela Palavra Soberana de Deus, é o Deus da Verdade que se revela nas Escrituras Sagradas. É assim que devemos crer.

Portanto, meu amado, Deus, por causa da verdade, não é o mito que quer ser conhecido como uma religião pelos domingos pela manhã e à tarde. Ele não é um vovô que está sem controle nenhum sobre as coisas. A Bíblia ensina e nós cremos que Ele tem todo poder sobre tudo e sobre todos. Deus é Elohim, o Criador; o Jeovah Jireh, o Deus Provedor; o Jeovah Shammah, o Deus que está presente; Jeovah Rapha, o Deus que cura; Jeovah Nissi, a nossa bandeira de justiça, de santidade e de verdade. Ele é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Ele é o Pastor das Estrelas. Tem os sete mares nas mãos. É o Autor e Consumador da fé. É o Deus dos Dez Mandamentos. É a Verdade Absoluta! Sua Palavra é a Verdade Absoluta! Qualquer outra palavra é mentira e qualquer outro mensageiro é mentiroso.

Agora, o paganismo deste mundo tem tentado impingir mentiras de que verdade absoluta não existe. Eu vou dizer ao sistema pagão: Creiam ou não creiam, a Palavra é a verdade absoluta.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos disse que noventa por cento das pessoas do mundo mentem regularmente, mas que cem por cento condenam-na. Cinqüenta por cento não acreditam que seus governantes sejam verdadeiros. Setenta e cinco por cento das pessoas mostraram que hoje há menos honestidade do que havia há dez anos.

Às vezes, a verdade pode até doer. Dizer a verdade a respeito de um chefe no emprego pode ser uma porta de despedida. Mas, precisamos ser pessoas da verdade. Eu direi uma coisa: Se te guiares pela verdade, Deus te protegerá. A verdade é sempre libertadora. A mentira é escravizadora, enganadora.

Paulo ensinou, dizendo em Efésios 4:15 “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,”.

Nós devemos seguir a verdade em amor. A Verdade nos libertou. Não podemos permitir que a mentira seja parte da nossa vida. Por isso diz em Êxodo 20:16 “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”

Não mintas para os outros nem para ti mesmo. A mentira cria muitas inseguranças, frustrações, enganos, é a prova de que alguém tem ligação com o diabo. Diz isso em João 8:44 “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”

Somos filhos de Deus e temos um chamado para falar a verdade e vivê-la. Porque isso abençoará o nosso casamento, trabalho, família, amigos e removerá toda insegurança das nossas relações.

Depois dessa introdução, quero dizer que há mentiras que o homem crê a respeito de si mesmo e que precisam ser rechaçadas. Toda mentira atormenta, adoece emocionalmente e cria divisão.

Temos sete aspectos que precisamos compartilhar de forma racional. É importante explicar o que são mentiras que Satanás coloca como dardo para que o homem acredite a respeito de si mesmo.

Primeira mentira: Eu devo ser uma pessoa perfeita.

Olha, normalmente, o perfeccionista é inseguro, tem complexo de inferioridade, chega à exaustão em tudo que faz, vive um inferno de vida, não sente paz, nem alegria.

Podemos e devemos fazer sempre o melhor. Mas, não precisamos ser o melhor, sempre. Isso arrebenta com a vida das pessoas. É uma mentira de Satanás.

Há pessoas que se comparam às outras. E nessa comparação, admitem a mentira na sua vida. Diz 2 Coríntios 10:12 “Porque não ousamos classificar-nos ou comparar-nos com alguns que se louvam a si mesmos; mas eles, medindo-se consigo mesmos e comparando-se consigo mesmos, revelam insensatez.”

Deus nos deu um tipo de qualidade e de virtude que não precisamos nos comparar com ninguém. Não importa cor, raça, origem, status de vida; Jesus veio nos salvar, deu a Sua vida, o Seu Sangue. Ele nos fez irmãos e amigos com Ele. Tornamo-nos reis e sacerdotes. Teremos parte nas bodas do cordeiro.

Não te compares a ninguém. Sê tu mesmo, e serás muito mais feliz. É bom quando tu podes viver sendo tu mesmo.

Segunda mentira: Eu preciso da aprovação de todos.

Amado, Jesus disse para termos cuidado quando todos nos aplaudirem. A unanimidade não é verdadeira.

Moisés, o homem que libertou o povo de quatrocentos anos de cativeiro, colocou o seu pé no mar e o mar se abriu. Jogou uma vara na rocha e tirou água. Conduziu aquele povo durante quarenta anos. Contudo, esse homem tinha questionamentos dentro de si, até dentro de sua família. Ora, se dentro da família havia problemas, é porque Ele não tinha unanimidade.

Se tu pensas que terás aprovação de todo mundo, sabe que não terás. Querer ter a aprovação de todos é uma mentira.

Jesus não teve a aprovação de todos. João 17:14 “Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou.” Já que não era do mundo, foi odiado.

Paulo não teve a aprovação de todos. Foi preso, fustigado, apedrejado, abandonado, traído e odiado. Ele não teve a unanimidade de todo mundo. Nem todos o aplaudiram. O que ele disse em 2 Coríntios 4:7 a 9 “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;”.

Não precisamos ter a aprovação de todo mundo. Sejamos honestos e verdadeiros em nossas decisões. Há pessoas que olharão para nós e dirão que gostaram, e outras dirão que não gostaram. O que faremos? Podemos ter a unanimidade de todos? Não! Mas, daremos sempre o melhor.

Terceira mentira: É mais fácil ignorar os problemas do que enfrentá-los.

Essa é uma mentira que deve ser combatida. Há pessoas que são PhD em procrastinar suas decisões. Não confrontam ninguém porque alguém pode não gostar e sempre deixam para amanhã, para o mês que vem, para o ano que vem. Amado, todos os problemas devem ser tanto enfrentados como devorados. Os problemas são provas de que nós somos seres humanos. Eu volto a dizer: Só existem dois lugares no mundo onde não há problemas: Número um: no IML – Instituto Médico Legal. Número dois: no Cemitério.

Agora, todos nós passamos por dificuldades e conflitos. Mas precisamos enfrentá-los. Provérbios 24:10 “Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena.”

Então, não ignores os teus problemas, não procrastines as tuas decisões. É errado ignorar os conflitos. Quem ignora ou evita enfrentar problemas, para mim, é doente, demonstra sinal de fraqueza, vive num mundo de ilusões.

Problemas, quando confrontados, fazem homens fortes, fortalecem os casamentos, unem as famílias. Em Jesus sempre vencemos!

Amado, tu não deves temer as pessoas. Deves saber respeitá-las e pronto. Não há ninguém maior do que ninguém nesta Terra. Todo mundo nasce igual e morre igual.

É necessário entendermos que procrastinar o confronto de um problema é um erro, uma mentira; nós precisamos rechaçar os problemas e as situações.

Quarta mentira: Culpar sempre os outros ou as situações.

Há pessoas que dizem: “O meu marido é a razão da minha infelicidade.” “A minha mulher é a culpada de todos os meus problemas.” E há pessoas que vivem isso no casamento. Amado, nós devemos tratar isso de frente porque não é o teu marido o culpado de nada nem a tua mulher.

Quinta mentira: Eu serei feliz quando arranjar um novo emprego, quando eu terminar o meu curso, quando eu comprar a minha casa, quando eu me casar…

Dizer que só será feliz quando se casar ou quando for mais velho não é verdade. A felicidade está no interior. Cristo é a nossa felicidade. Saber que viveremos eternamente, que o diabo não nos toca, que somos vitoriosos, que nada nos falta, que as portas do inferno não prevalecem, que somos cabeça, é felicidade. Isso é ser feliz!

Sexta mentira: Estou doente e nunca mais terei aquela saúde de antes.

Entendemos que Jesus é Senhor e Ele quer nos curar; Ele tem um milagre para a nossa vida. Ele pode fazer isso, hoje. Por Suas Chagas já fomos sarados. Ele é o mesmo de ontem, de hoje e eternamente. A Bíblia diz em Daniel 11:32 “Aos violadores da aliança, ele, com lisonjas, perverterá, mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo.”

Recebe, agora, o milagre em tua vida, em Nome de Jesus! Do teu corpo, do alto da cabeça à planta dos pés, seja totalmente sarado, em Nome de Jesus!

Está quebrada a maldição da doença, o problema desse diagnóstico médico imprevisível. Está quebrado, em Nome de Jesus Cristo. Pelas Chagas de Cristo eu mando uma semente de cura para a tua vida! Em Nome de Jesus!

Sétima mentira: Eu me tornarei membro da Igreja para ser salvo.

Isso é uma mentira. A Igreja, ser religioso, passar pelas águas, seguir rituais e cerimônias não salvam. Só existe um caminho para a salvação: É confessar Jesus! Lê Romanos 10:9.

Esta é a verdade absoluta: a tua vida, como salvo, mudará. O teu amanhã será certo. Haverá saúde, prosperidade, paz, alegria, certeza. Tu sairás das cinzas para a abundância, do fundo do poço para o trono de Glória, da derrota para a vitória, da mentira para a verdade. Tu serás livre, próspero, eterno! Nós somos eternos. A Bíblia diz que ainda que morramos, viveremos. Então, isso é a verdade, a Bíblia Sagrada é a verdade absoluta. Não aceitamos mentiras do mundo, nenhuma outra palavra como regra de vida. Se Deus, em Sua Palavra, pede para crer, creiamos! Creiamos de todo coração. Ele é o Autor e o Consumador da fé. A Palavra é Viva e Eficaz. Ela saiu da Boca de Deus.

Nunca o mundo conheceu outra Palavra que levasse à eternidade. Só Jesus Cristo! Só Ele ressuscitou de entre os mortos, só Ele deixou um túmulo vazio, só Ele voltará para levar a Sua Igreja, só Ele fez promessas. Durante três anos Ele teve um Ministério. Ensinou, pregou, curou, libertou, disse que voltaria para o Trono, mas que enviaria o Seu Espírito. Paulo disse que o Espírito é o Senhor, Ele é o Senhor, está conosco, é a razão da nossa vida, é a Pedra que vive, é a força do nosso coração, a coragem da nossa vida. Ele é Senhor! Ele é a Verdade Absoluta!

Crê Nele e viverás eternamente! Crê! Confessa! Diz com teus lábios que Jesus é o Senhor e serás salvo!

Salvação não é apenas ser livre do inferno. Salvação é ser uma pessoa próspera, curada, saudável, verdadeira, cabeça, uma pessoa cujos olhos são iluminados.

As nações ouvirão que Jesus é o Senhor! Glória a Deus! Glória a Deus! Glória a Deus! Glória a Deus!

Se tu que lês este Recado estás quebrado, falido, sem possibilidades na vida, uma porta abre-se para a tua vida! Se tu te sentes derrotado, quebrado, intimidado, recebe a coragem de Deus para viver! Aleluia! Recebe a cura, a provisão, a solução dos teus problemas, o teu marido, a tua mulher, os teus filhos salvos. Recebe os teus negócios prósperos, aquele negócio que está preso há muitos anos; recebe-o de volta, agora!

Recebe paz, felicidade, harmonia, alegria, segurança. O Deus da Bíblia não falha. É com a verdade que nós avançaremos, amado.

                                                        Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE