cropped-Logo_azul.png

Tempo Apostólico

COMPARTILHE

Atos 13:41 “Vede, ó desprezadores, maravilhai-vos e desvanecei, porque eu realizo, em vossos dias, obra tal que não crereis se alguém vo-la contar.”

Meu amado irmão, minha família, meu filhinho em Cristo!

 Quando o Apóstolo Paulo citou esta passagem bíblica, profética, ele estava se referindo ao Livro de Habacuque. Esta expressão do versículo 41 é palavra do Profeta: Habacuque 1:5 “Vede entre as nações, olhai, maravilhai-vos e desvanecei, porque realizo, em vossos dias, obra tal, que vós não crereis, quando vos for contada.”

Paulo descreveu o que estava ocorrendo naqueles dias, que era, na realidade, o que já havia sido profetizado por Deus a Habacuque. O que Deus estava fazendo no meio dos gentios era algo tão grande que corria o risco de ser menosprezado, porque os judeus não aceitavam que os gentios também pudessem ser eleitos e predestinados para a salvação. Isto descreve o que ocorre em Tempos Apostólicos. É o que ocorre nos dias de hoje. São os novos Tempos Apostólicos!

Hoje, o Evangelho é livre na Rússia, e em todo leste europeu há liberdade para se pregar a Palavra de Deus. Na África, nas tribos mais distantes e remotas, o Evangelho chegou. Hoje existem muitos Ministérios proprietários de satélites, que transmitem a Palavra de Deus através da televisão e de ondas de rádio para o mundo inteiro. O Senhor levantou o Espírito Apostólico para que isso fosse possível.

O Senhor Jesus Cristo, nestes Últimos Tempos, tem levantado líderes e igrejas apostólicas em resposta às orações dos santos à volta do mundo. O tempo em que estamos vivendo é o tempo da colheita dos Últimos Tempos – são Tempos Apostólicos. O que são “Tempos Apostólicos”? São Tempos aprovados por Deus, Ministérios aprovados por Deus, cujo respaldo é de Deus.

Para iniciar este processo, o próprio Senhor Jesus Cristo separou os primeiros Apóstolos. Em Lucas 6:12-13, o Senhor diz assim: “Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos.”

Para que o Espírito Apostólico fosse liberado, para que houvesse gente enviada por Deus, para que o Evangelho pudesse correr e chegar aos nossos dias, foi preciso um momento forte de oração, no qual a visão sobre quem seria chamado para o Ministério foi revelado.

Apesar de todas as resistências que a igreja primitiva sofreu, apesar de todas as perseguições e mortes, a igreja se manteve em oração. O que nos faz viver na plenitude de Deus, no refrigério do Senhor é a oração.

Em Atos 4:30-31, o Senhor diz: “enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus. Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.”

Quando a igreja apostólica orava, Deus fazia tremer o lugar. Este “tremer o lugar” é apenas mais uma manifestação divina. Sempre que o Ministério Apostólico tem uma vida de oração e intercessão, a presença de Deus se faz notar. Toda vez que o Ministério Apostólico ora, há abundante Graça, há mover espiritual, há a manifestação de Deus. Vê o que diz o versículo 33: “Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.”

Pelo fato da igreja Apostólica orar e crer no poder da oração, assim como Jesus fez quando escolheu os doze Apóstolos, teve um crescimento sobrenatural. Atos 5:14  “E crescia mais e mais a multidão de crentes, tanto homens como mulheres, agregados ao Senhor.”

A tendência de uma igreja que ora é o crescimento numérico, o crescimento espiritual e o crescimento de sinais de Deus. A  tendência de uma igreja que ora é agregar pessoas. Isto é a unção da colheita. Nós vamos ver em 7 meses o que demoraria 7 anos para ocorrer; eu creio nisto, irmão! Eu creio nesta Verdade. Lê Atos 9:31.

Sempre que uma igreja ora, ela se estrutura sobre bases sólidas – a Graça de Deus. Depois, ela se levanta, edificando-se no conhecimento, no gozo, na alegria, no regozijo, no louvor, na adoração, no estudo bíblico e na oração.

Em Atos 6:4, os Apóstolos tinham esta função: “e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra.”

A oração sempre foi a força do apostolado, sempre foi a força do cristianismo e sempre foi a força da igreja. Uma igreja apostólica tem que ser uma Casa de Oração. Lê Isaias 56:7.

A Casa de Deus não é para se discutir política, não é para se discutir sincretismo religioso. A Casa de Deus é Casa de Oração! É onde tu te sentes bem, onde tens paz, onde vais buscar forças e alimento espiritual para a tua vida, onde vais buscar energia para confrontar o dia a dia, ensinamentos, coragem e determinação.

Quantas pessoas, na sexta-feira, “batem cabeça” diante de altares? Quantas pessoas “fazem cabeça”, “raspam cabeça”? Quantas pessoas são catuladas? Quantas pessoas se oferecem a iemanjá, nas beiras das praias, nas encruzilhadas, nos cemitérios? Essas pessoas estão cegas! O príncipe deste mundo as cegou! É preciso pregar a Verdade e tirar os véus de sobre os seus olhos, para que vejam que o Único Caminho, a Verdade e Vida estão em Jesus Cristo, o nosso Senhor.

Agora, a oração apostólica, o Tempo Apostólico traz, também, Revelação. A Palavra Predestinada de Sabedoria é o resultado, também, da oração apostólica. Hoje, no ano de 2003, nós conhecemos coisas que em 1989 não conhecíamos. Estamos descobrindo coisas na Palavra do Senhor que durante anos e anos não tínhamos visto. Hoje somos muito mais fortes, temos raízes muito mais profundas por causa da Revelação e por causa do Ministério de Oração.

Diz Colossenses 4:12 “Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus.”

Sabes, irmão, isto é o que nós devemos praticar. Não é orar um dia e, depois, dizer: ‘Ah! Não adianta. Deus não vai atender!’

Esta coisa de “esforço contínuo”, sobremaneira contínuo, traz grande retorno para a nossa vida. Paulo disse em I Tessalonicenses 5:17:  “Orai sem cessar.”

Somos implacáveis neste assunto. Até que vejamos o cumprimento das Promessas de Deus, não cessaremos, nunca. Apesar de toda resistência, dos contratempos, das barreiras, continuaremos orando, porque fomos chamados para cumprir a Grande Comissão. Não estamos num passatempo. Estamos equipando o povo de Deus, preparando o povo de Deus, esclarecendo o povo de Deus, formando o povo de Deus, dando identidade ao povo de Deus, para que ele saia para viver vitoriosamente!

A unção apostólica é também a unção que completa a obra de Deus. João 4:34 “Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.”

Jesus diz em João 10:16: “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.”

Quem são as ovelhas que não são do aprisco dos judeus? Os gentios predestinados. Meu irmão, quem ouve a voz de Jesus Cristo? As Suas ovelhas. Quer dizer que Ele estava dizendo aos judeus: ‘vós sois o povo eleito por nação, são os meus escolhidos, mas eu tenho outros que não são daqui. A mim me convém conduzi-los. São os gentios predestinados. A eles Eu vou dar a capacidade de ouvir a Minha Voz.’

Mas, como os gentios ouviram a Voz de Deus? Através da vida do Apóstolo Paulo. Vê o que diz Atos 22:1-7, onde Paulo dá o seu testemunho: “Irmãos e pais, ouvi, agora, a minha defesa perante vós. Quando ouviram que lhes falava em língua hebraica, guardaram ainda maior silêncio. E continuou: Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade e aqui fui instruído aos pés de Gamaliel, segundo a exatidão da lei de nossos antepassados, sendo zeloso para com Deus, assim como todos vós o sois no dia de hoje. Persegui este Caminho até à morte, prendendo e metendo em cárceres homens e mulheres, de que são testemunhas o sumo sacerdote e todos os anciãos. Destes, recebi cartas para os irmãos; e ia para Damasco, no propósito de trazer manietados para Jerusalém os que também lá estivessem, para serem punidos. Ora, aconteceu que, indo de caminho e já perto de Damasco, quase ao meio-dia, repentinamente, grande luz do céu brilhou ao redor de mim. Então, caí por terra, ouvindo uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

Sabes, irmão, às vezes, as pessoas precisam levar “choques” na vida para acordarem para a realidade. A pessoa está entretida com seu dinheiro, com seu status, com seu nível de vida abastado, com isso, com aquilo, e, de repente, ela leva um  “choque” na vida. De vez em quando isso é necessário para que a pessoa acorde e não pense que ela é dona de si.

Então, diz a Palavra do Senhor no versículo 8:  “Perguntei: quem és tu, Senhor? Ao que me respondeu: Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu persegues. Os que estavam comigo viram a luz, sem, contudo, perceberem o sentido da voz de quem falava comigo.”

Vê, os outros não perceberam o sentido da Voz. Por quê? Porque não eram eleitos. Eram cabritos, eram lobos. Eles ouviram a Voz, mas não conseguiram entender o Seu propósito. Lê os versículos 10-12.

Paulo vinha com toda a sua autoridade e soberba, mas não pôde resistir a Deus. Deus é Soberano! Paulo não discutiu com Deus! Tudo foi predestinado. Nada pode falhar na nossa vida. Deus está no controle da nossa vida. Dize: ‘Glórias a Deus!’

Versículo 14:  “Então, ele disse: O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da sua própria boca.”

A primeira recomendação que Ananias fez ao Apóstolo Paulo foi: ‘Conhece a Vontade de Deus.’ Tu deves conhecer a Vontade de Deus. Diz em Romanos 12:2:  “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

A segunda recomendação foi: ‘Vê o Justo.’ II Coríntios 12:1-4 “Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir.” Gálatas 1:11-12.

Agora, entramos na verdadeira razão do Ministério Apostólico: fazer o filho de Deus conhecê-Lo, vê-Lo e ouvi-Lo. Lê Atos 9:15.

Eu queria, ainda, falar um pouquinho deste instrumento escolhido – Paulo. Em Gálatas 1:15-16, o Senhor diz: “Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue.”

Por que Paulo não consultou carne e sangue? Porque carne e sangue não herdam o Reino de Deus.

O que Paulo está mostrando no versículo 15? Qual a Doutrina que Paulo está deixando clara? A Doutrina da Predestinação.

Não somos crentes por nosso livre arbítrio. Estamos na igreja porque Deus, antes de nascermos, já nos havia separado, irmão! O livre arbítrio é uma maldição, é um mito, é uma mentira de Satanás para roubar a glória de Deus. É Deus quem chama, quem separa e quem faz a obra. Deus é Soberano! Lê Romanos 9:15-16 e II Timóteo 1:9.

Quando eu leio a Palavra de Deus, quando eu prego sobre este assunto, sinto a certeza, a convicção de que nós estamos vivendo, realmente, Tempos Apostólicos. Hoje sabemos que é o Senhor quem determina tudo. É o Senhor quem ordena todas as coisas!

Em I Pedro 1:1-2, o Senhor diz: “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.”

A palavra “presciência” vem do original grego “PROGNOSES”, que significa: “determinação para a salvação, ao ser criado por Deus, soberanamente escolhido e chamado”. Ou seja, quando Deus criou o nosso espírito, soberanamente, ele nos chamou e nos escolheu. Cristo, na cruz do Calvário, materializou tudo isto, e, no dia em que ouvimos a Palavra da Verdade, se manifestou. Não se manifestou porque foi ocasional, mas, sim, porque já havia sido predestinado. Isto é maravilhoso, irmão! Isto é maravilhoso!

E, finalmente, vamos lembrar de Atos 20:24: “Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.”

Amado, creiamos todos que só existe um Evangelho, o da Graça de Deus. “Evangelho” significa: “boas novas, boas notícias”. Só a Graça de Deus traz as boas novas, por exemplo: que salvação não se perde, que o inimigo não pode contra nós, que o inferno não pode contra a igreja, que somos eleitos e que ninguém pode nos separar do amor de Deus. Só a Graça de Deus traz boas notícias.

Amado, Paulo sabia qual era a sua missão. Ele sabia que a sua missão tinha uma razão, um sentido, por isso ele disse: II Timóteo 4:7:  “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” Esta é a mentalidade que supera todos os obstáculos, todas as provas, todas as tribulações. Tu estás vivendo Tempos Apostólicos, conhecendo a Revelação da Graça do Senhor, compreendendo o Ministério Apostólico, o Ministério de Oração e de Intercessão. Tu, eu, nós temos que estar decididos como Paulo e dizer: ‘Eu vou completar a minha carreira.’ Não permitas que nada te desvies de completares a carreira que Deus tem para a tua vida. Sê um homem determinado, uma mulher convicta. Assume a direção da tua vida, tem uma visão. A tua existência deve ter sentido. Tu precisas ter esta mentalidade Profética e Apostólica de crer na Palavra de Deus.

Nada pode te dissuadir, nada pode mudar os teus propósitos com o Senhor, nada pode impedir que a tua vida seja vitoriosa nesta terra. E eu vou te dizer: a Graça de Deus supera toda oposição, ultrapassa todas as barreiras! Nada parará a tua vida, até que tudo o que Deus determinou esteja cumprido! Tu tens que ser um homem determinado, uma mulher determinada.

Muita gente começou a construir a sua casa e não acabou; foi para a faculdade e ficou no primeiro ano; foi para a escola e só chegou à metade do 2º grau; quase casou, quase viajou, quase, quase…. Meu irmão, eleito do Senhor, está decidido a não parar. A tua vida é importante. Tu tens uma missão nos Tempos Apostólicos. Luta pelos teus ideais, não desistas, nunca! Tu terás um tempo de colheita a qualquer momento. Não desistas do Exército de Intercessores. Não desistas do Projeto de Vida Vitoriosa.

Eu termino dizendo: não desistas da tua vida, não desistas dos teus sonhos, não desistas dos teus ideais; sê determinado. Não importa a idade que tenhas. Tu podes ser jovenzinho ou um ancião; não desistas! Não te aposentes para ficar jogando cartas na esquina com os teus amigos. Tu tens muito para dar para Deus. Não desistas! Desistir é morrer, irmão. Desistir é morrer!

Eu queria terminar esta mensagem com uma ilustração que amo: as duas rãs que caíram numa panela de leite. Diz assim: Duas rãs estavam passeando e, de repente, caíram dentro da panela com leite. Quando elas perceberam que estavam dentro da panela com leite começaram a bater as patas, a bater, a bater, a bater… Depois de um certo tempo, uma delas disse: ‘Eu não estou agüentando mais, eu não agüento mais, estou perdendo as forças, vou morrer!’ E a outra disse: ‘Não! Continua!’ ‘Não, não, eu não agüento mais, eu vou desistir, eu vou desistir!’, disse a primeira. Então, parou de bater as suas patinhas, foi ao fundo e morreu afogada. A outra, porém, continuou batendo. E bateu, bateu, bateu e começou a perceber que quanto mais batia com as patinhas, mais o leite se transformava em alguma coisa pastosa. O leite começou a virar manteiga, ficou sólido, e ela pode botar as patinhas em cima e pular para fora!

Amado, faze como a segunda rã: bate forte, vibra com a Palavra, esforça-te continuamente, faze movimentos de mudanças, começa a fazer movimentos de mudanças, porque o milagre vai chegar, a cura vai chegar, a prosperidade vai chegar, a solução vai chegar e tu vais dizer: ‘Valeu a pena não ter parado!’

Não te entregues, não te desmotives, não aceites vozes do diabo, que dizem: ‘tu não vais chegar a nenhum lugar…’ O pior foi chegar onde estás. Uma vez ai, é para sempre! Uma vez no Reino de Deus, no Reino para sempre!

Não desistas! O Tempo em que estamos vivendo são Apostólicos. Há grande mover de Deus. Há grandes promessas. Há grandes milagres. Temos um grande Deus!

Teu amigo, irmão e Apóstolo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE