cropped-Logo_azul.png

O CHAMADO A CRESCER: FÉ, GRAÇA, PREDESTINAÇÃO

COMPARTILHE

2ª. Pedro 3:18 “antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.”

 

Eu começo esta mensagem com a ilustração de uma viagem de avião para um destino traçado. Quem viaja não pode entrar no avião e tentar orientar o comandante sobre como chegar àquele destino. Ele já sabe, é altamente treinado e capacitado. No seu cokpit tem tudo o que ele precisa para a viagem. O passageiro deve sentar e descansar. Esta  ilustração é para dizer que o comandante da viagem da nossa vida é Jesus, e que nós não precisamos ensinar-lhe nada. Não queiras dar uma ajudinha a Deus, porque se  seguires o caminho que é Jesus e Sua Palavra, vais chegar à Eternidade.

Muitas pessoas na Obra querem ajudar Deus, mas diz Provérbios 30:5-6 “Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso.” Se tu acrescentares alguma coisa, se tentares dar uma ajuda ao teu Comandante Maior, serás repreendido. Na tentativa de ajudarmos a Deus, nós distorcemos a Palavra. Diz Provérbios 16:25 “Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte.” Portanto, não distorça a Palavra, não acrescentes à Palavra, não tires da Palavra. Siga o que já foi programado. Tudo já estás no computador da viagem! Ele é o Guia, Ele nos levará à Eternidade.  Judas 1:24 “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória,” O destino final está garantido, nesta viagem. 2ª. Timóteo 1:12 “e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia.” Tu sabes em quem crês? Diz Filipenses 1:6 “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”

Portanto, isso que eu acabo de ler, eu chamo de Leis de imputação. Ou seja, Deus imputou  Verdades em nosso coração e  ninguém mais pode retirá-las de nós. Romanos 5:1 “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;” A fé cristã, a fé dos eleitos tem que te trazer paz. Tu não podes viver uma vida perturbada, agitada, com medo do inferno, do diabo, da vida eterna. Não! Todos temos que ter descanso e segurança! Romanos 5:2 “por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.” Portanto, quando nós falamos de Graça de Deus temos que falar também da fé. Efésios 2:8 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós,  é dom de Deus;” Paulo disse que essa fé não vem de nós, não é humana, não foi o livre arbítrio, não fui eu que decidi tê-la, ela é um Dom de Deus, ela nos dá acesso à Graça.

O que é a Graça de Deus?

Jesus é a Graça, Ele disse: Eu sou a Graça e a Verdade! Tudo o que Jesus nos deu é Graça de Deus, é um Pacto, é uma Aliança que Deus, em Cristo Jesus estabeleceu com aqueles que eram de origem gentílica, aqueles que não são de sangue hebreu.Mas tudo é por Graça e não por obras  Efésios 2:9 “não de obras, para que ninguém se glorie.” Ou seja, as Obras da carne não têm parte com Deus,

Por que nós não fazemos unção com óleo?

Porque o óleo na tradição judaica é um símbolo do Espírito Santo. Nós não temos símbolos na Igreja. Nós temos o Espírito Santo conosco. Nós somos um Espírito com Ele. Logo, não é por guardar dias, não são obras, não são conceitos humanos, não são comidas, não são bebidas, não são roupas, não é a lei, não são doutrinas dos homens. Diz Colossenses 2:20 “Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças:”

Como é a entrada da Graça  em nós?

Ela vem por um sinal maravilhoso, como um click na alma! Uma irmã me escreveu dizendo que ‘pelo conhecimento da Predestinação, deu o click nela! Como é que se chama esse click? Rasgar os véus, ou seja, quando os véus foram arrancados e nossos olhos espirituais foram iluminados. Diz Efésios 1:18 “iluminados os olhos do vosso coração, – quer dizer que enquanto os olhos espirituais do coração não forem iluminados, não tiverem luz e  revelação, eu não entendo as coisas espirituais como devem ser entendidas.–para saberdes  qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos. Essas são  Verdades do Evangelho, eu não as compreendo enquanto os véus da minha ignorância espiritual não forem rasgados e os meus olhos iluminados.

 Em 1986,  passando  por uma crise existencial tremenda, com obras, expulsão de demônios,  jejuns, sacrifícios, eu cheguei num ponto de perguntar a Deus: ‘Senhor, mas é isso que é o Evangelho? O Criador dos Céus e da Terra que disse, haja Sol, Lua, Estrelas; Ele se faz homem, morre numa cruz, é levado ao túmulo, ressuscita ao terceiro dia; levanta Paulo, leva-o ao terceiro Céu, revela-lhe a Igreja, e seus fundamentos, fez esse trabalho todo de Deus e a gente fica numa guerra de Igrejas, com confusões de Demônios? Deus disse: ‘Eu vou te mostrar o que são os Mistérios da Graça de Deus, Miguel Ângelo.’ Eu já tinha decorado Efésios,1.. de frente para trás e de trás para frente ‘E em amor te predestinei…’, ‘…Eu te abençoei com toda a sorte de benção…’, ‘…foste selado para o Dia da Redenção…’, ‘…iluminados os olhos do vosso coração…’ De repente, veio um dilúvio de Revelação em cima de mim!

Enquanto a revelação não vem 2ª. Coríntios 3:14 “Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido.” Quer dizer que, quando as pessoas, leem o Velho Pacto, o mesmo véu permanece.’ Sendo assim,  não adianta  Cristo ter vindo! Esta era uma reclamação de Paulo há 2011 anos. O mesmo véu, a mesma lei, os mesmos sacrifícios, os mesmos jejuns, a mesma volta ao útero materno, paga maldição, quebra maldição…   o mesmo véu permanece! Tudo permanece igual para quem continua guardando os preceitos e mandamentos de homens! Eu vou te dizer  que eu não tinha um véu, eu tinha um toldo sobre meus olhos!A única coisa que eu via era obrigações do sacrifício, pagar preço, achava ter jejuado pouco, vivia em aflição! Hoje sou totalmente, diferente. Os véus foram rasgados!

Quando é que o véu é retirado da pessoa?

Quando ela se converte ao Senhor! Mas se o véu não é retirado como a pessoa vive? De sacrifícios, de abluções, de batismos, de ameaças de perder a salvação, medo de que Deus tire o nome do Livro da Vida.  Mas diz  2ª. Timóteo 1:9 “que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,” Está falando que  Jesus nos salvou!  Ele nos salvou, e nos chamou!!! Quer dizer que a salvação é Dele, a fé é Dele, a Graça é Dele, a chamada é Dele para nos dar uma santa vocação! Paulo bate nisto firme: não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça – Graça! Não lei, Graça! – que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,” Portanto, este é um programa de viagem, do computador de Deus e ninguém muda. Deus não se equivoca, a viagem se cumpre perfeitamente! Diz Efésios 1:4 “assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade…”(Ef.1:5). Deus não fala de livre arbítrio; isto é heresia, é mito, é mentira. Diz Lucas 10:20 “Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus.” A tua alegria é porque o teu nome está  arrolado nos céus, e ninguém pode tirar.

 

Então, como é que nós sabemos que uma pessoa é predestinada e tem o nome no Livro da Vida?’

1.Quando ela reconhece o seu estado de pecado. Sem Jesus, meu amado, não dá.

  1. Quando ela ouve e confessa o Senhor como Salvador.
  2. Quando manifesta frutos do Espírito.
  3. Quando tem atitudes de regenerada.
  4. Quando não vive em pecado. Essa é a pessoa predestinada.

Diz 1ª. João 3:9 “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.” Pode a pessoa ter um momento de turbação, um deslize qualquer que errou na vida, cedeu a alguma situação, mas, na realidade, nenhum de nós gosta de vida de pecado. Todos nós já erramos e fraquejamos. Mas, tu e eu não gostávamos da vida de pecado. Nunca gostamos.

Então, 1ª. João 3:10 “Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.” Então, há filhos do diabo? Se tu viste uma pessoa que se diz filha de Deus mas, não anda na prática da justiça, não é filha de Deus, não é predestinada. Quem não ama seu irmão não é predestinado! Quem vive criando contendas entre irmãos não é predestinado. É para o lago do fogo. Ninguém pode estar na sua chamada se não tiver sido predestinado. A Obra está completa. Ele Chamou, justificou, glorificou porque predestinou. Nada é por lógica, nada é teoria…A Bíblia sempre prevalece. A Palavra de Deus não muda. Não há surpresas. Ele disse: ‘Tudo foi consumado!’ o eleito de Deus, Deus o busca, Ele é o Bom Pastor. Se um escolhido se perdesse, Jesus perderia o título do Bom Pastor.

 

Mateus 12:46-50 “Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe. E alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar-te. Porém ele respondeu ao que lhe trouxera o aviso: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? – naquele momento Jesus se desatrelou da maternidade porque Ele era Deus. – E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe.” E tu sabes quando é que tu fazes a Vontade do Pai? Quando crês na Graça de Deus!!! Glórias a Deus!

Com especial carinho do teu                                                           

Apóstolo e Profeta

 

Miguel Ângelo da Silva Ferreira

             Bispo Primaz

Uma resposta

  1. Muito obrigado meu amado apostolo e profeta pela mensagem linda.
    Obrigado por esta verdade absoluta.

    Irmao Mateus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE