cropped-Logo_azul.png

VITÓRIA PARA OS DIAS MAUS

COMPARTILHE

 

Texto: 1 Tessalonicenses. 4:18 “Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.” Um pequeno versículo, mas que tem uma mensagem extraordinária. A mensagem contida nele é a de que todos, independente de qualquer outra coisa, precisamos de consolo.

Alguns dias atrás, abri o jornal de grande circulação de nossa Cidade, e li uma declaração muito interessante de um homem por quem tenho grande admiração, um cardeal católico
O jornal começa por dizer: “Continuamos com os mesmos erros.” E o jornalista pergunta a ele: “Como podem conviver na igreja do Brasil, os herdeiros da “Teologia da Libertação” com o espetáculo do padre Marcelo Rossi?” Disse, então, o arcebispo: “Neste consistório, quando da reunião em Roma, se falou muito sobre o aprofundamento da Fé. Reconhecemos que não adianta fazer espetáculos religiosos, encher as igrejas, os estádios e cantar muito; quando o espetáculo termina, e voltamos para casa, verificamos que tudo continua vazio como era antes. Nós precisamos de levar para casa uma evidência da Fé.”

Aproveitei esta oportunidade para, com todo respeito, tratar deste assunto, de “podermos levar para casa uma evidência da Fé e não termos vida vazia.” A vida cristã precisa desta Fé, pois nada na vida é um mar de rosas. Não é como navegar em mar azul, dizem os marinheiros.
Vejamos o que diz 2 Coríntios 4:7 “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.” O Ap. Paulo explica à igreja que nós já temos um poder ilimitado nas nossas vidas, um “tesouro”, para fazermos frente aos dias maus e árduos que enfrentamos.
Irmão, é preciso entendermos que tesouro é esse que os cristãos têm. É um tesouro amplo, grandioso. Primeiro, trata-se da pessoa de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo; Ele é o maior tesouro que temos em nós! Depois, o conhecimento da Palavra da Graça de Deus, cuja revelação nos é dada através de Jesus. Em terceiro lugar, as grandes e preciosas promessas de Deus para nós.

E o Ap. Paulo ainda nos fala em “excelência do poder”. A palavra excelência é “uperbole” no original grego, e é uma palavra forte que quer dizer: excessivo, transcendental, sem medida. Vê que este poder que está em nós, doado pelo próprio Deus, é transcendental, é sem medida! Todo poder repousa m Deus. Oh! Se todos os crentes cressem nisto! Jesus não é o Salvador apenas para os dias bons. Ele está presente quando as coisas não vão bem, quando as dificuldades nos atingem. Ele é Deus fiel, é cuidadoso, é o Bom Pastor!
Muitas pessoas, nos dias maus, por não terem “evidências da Fé”, como disse o cardeal, por se sentirem vazias, são pessoas que desistem facilmente das lutas da vida. Outras chegam a dizer que Deus não existe. Outras dizem: “Eu não sinto a presença de Deus.” Tudo isto são ataques malignos para confundir a Fé.

1 João 5:4 “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” Se tu estás atravessando dias difíceis, como eu atravessei, quando estive no CTI o ano passado e o próprio médico me disse: “O senhor não sairá daqui; chame os seus filhos”, nessas horas é que podes compreender que nós não estamos sozinhos; nós temos uma FÉ que vence, que derruba obstáculos, que traz a cura, que abre as janelas dos céus, que despedaça trancas, que nos faz saltar muralhas!
2 Coríntios 7:5 “Porque, chegando nós à Macedônia, nenhum alívio tivemos; pelo contrário, em tudo fomos atribulados: lutas por fora, temores por dentro.” Tu, às vezes, enfrentas familiares, crises financeiras, um chefe que se opõe a ti, ameaças de perder o emprego… Tu tens lutas. E aqueles temores que estão por dentro? Vai dar certo, não vai dar certo, vou sofrer, não vou sofrer, vou passar, não vou passar, será que Deus vai me atender?

O Ap. Paulo chegou a dizer que ninguém o amava. 2 Coríntios 12:15 “Eu de boa vontade me gastarei e ainda me deixarei gastar em prol da vossa alma. Se mais vos amo, serei menos amado?” Este é o ser humano. O Ap. Paulo também sentia assim: “amando-vos, mas sendo menos amado.”
Paulo teve dias terríveis, mas uma coisa eu entendi: ele nunca cedeu ao espírito de derrota. Olha o que ele diz em: 2 Coríntios 7:4 “Mui grande é a minha franqueza para convosco, e muito me glorio por vossa causa; sinto-me grandemente confortado e transbordante de júbilo em toda a nossa tribulação.” Ele era capaz de buscar forças no meio da tribulação e sentir júbilo. Que homem de Deus, irmão!

V. 6 “Porém Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito…” Deus, que conforta os abatidos. Que dor quando alguém perde um ente amado da família; quando uma esposa perde o marido que ama, quando um marido perde uma esposa, quando se perde um emprego… Há dores terríveis! Mas Paulo afirma que Deus conforta e consola os abatidos.

2 Coríntios 1:3-4 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.”
Deus é Pai de misericórdia, e não de castigo. É bom saberes que Deus é Deus de toda consolação. Quando passas por uma angústia, Deus te consola para poderes consolar outros. As situações difíceis nos amadurecem. Há pessoas que choram por tudo e por nada, se ofendem até sem motivo, e, às vezes, numa hora de dor, de crise, elas afastam a meninice da vida delas.

Romanos 8:17 “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.” A Bíblia não diz que somos herdeiros de uma vida de altos e baixos, de uma vida de miséria, mas que somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, para com Ele vivermos uma vida vitoriosa! Toma posse desta herança, irmão!

Gálatas 4:1 “Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo.” Quando o Ap. Paulo disse ‘quando o herdeiro é menor, em nada difere de escravo’, estava se referindo ao cristão que vive debaixo da lei, não conhece seus direitos, não sabe usar a sua confissão, e por isso vive como escravo.
Gálatas 3:23 “Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se.” (Ler vs. 24-25). Isto quer dizer que, enquanto a revelação da Graça não chega, a pessoa é subordinada à lei. Mas uma vez que a lei, servindo de aio, nos conduz a Cristo, não precisamos mais de tutor, somos livres para desfrutar da herança do Pai. Isto é maravilhoso!

Romanos 8:15 “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.” Graças a Deus! Não devemos viver outra vez atemorizados! “Será que vou ganhar a salvação? Será que vou viver a Vida Eterna?” Não, não! Nós recebemos o espírito da adoção.
Romanos 8:16 “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Deus se encarrega de nos ensinar – o próprio Espírito testifica com nosso espírito que somos filhos de Deus. (Ler Gálatas 4:6).
Gálatas 3:26 “Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus…”. É importante teres esta convicção “…mediante a fé…”. A Fé que nos trouxe a salvação. Por esta Fé, tu és filho de Deus e tens o poder que te chamou para vencer.
Filipenses 4:19 “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.” Deus há de suprir cada uma de nossas necessidades; seja física, espiritual, financeira, emocional… Cada área da tua vida terá que ser vitoriosa. Irmão, não recebas menos do que isto. Isto não é soberba, é bíblico.
Olha o que diz o Ap. Pedro: 2 Pedro 1:3 “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude…” Todas as coisas já nos foram doadas. Parece coisa demais… mas é verdade!
Para finalizar este recado, quero deixar-te mais três passagens:
1 Pedro 5:7 “…lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” O Ap. Pedro está dizendo: ‘Lança a ansiedade de uma vez por todas’: a vida complicada, os fardos, a alma cansada e machucada, as dúvidas…
Salmos 55:22 “Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.” Tu crês nisto? O justo não é abalado – o justo é confortado, é consolado.

Filipenses. 4:7 “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” Não é a paz do mundo, porque o mundo não tem nada para nos dar. É a paz de Deus, que excede todo o entendimento humano…
Naquela hora em que o coração dói. Nos momentos em que se pensa: “O que vai ser de minha vida?” Deus guarda esse coração!
Nada de pensamentos de derrota, de pessimismo, de abatimento. Não! Que se manifeste a mente de Cristo. Deus vai te guardar. Já está guardando! Porque dentro de ti, como já afirmei inúmeras vezes neste capítulo, há uma excelência de um poder. Tudo, tu vencerás. Essa crise, já venceste! Essa dificuldade financeira, já acabou! Essa doença, foi derrotada. Essa mentira que estava aí na tua vida, acabou esta manhã. Ponto final! Agora, como herdeiros, desfrutemos da herança! Por Fé! amém!
Assim seja, assim disse o Senhor.

Tu não vais nunca mais sentir um vazio. Tu tens agora a razão da Fé. Glória a Jesus!
Só há um trono, e nele está o Senhor. Ele é o Único Senhor, Único Salvador; não precisamos de mais nada, não precisamos de mais ninguém.
Graças a Deus! Como herdeiros do Senhor, temos o direito de tomar posse daquilo que Ele deixou para nós.
AGORA, COMO HERDEIROS, DESFRUTEMOS DA HERANÇA! POR FÉ! AMÉM!

Teu amigo, Ap. Miguel Ângelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE