Romanos 15:20 esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio;
Que esta palavra abençoe a todos os corações!
Vamos orar ao Senhor!
Senhor Jesus Cristo, como é bom estar em tua casa, em pastos verdejantes, onde há águas tranqüilas e de descanso, onde há ensinamento, onde há pão que não é pão para boca, mas é pão que vem dos céus, pão espiritual, entra pelo ouvido vai ao coração e sai pela confissão da boca. Senhor! Usa meus lábios, as minhas cordas vocais para dar visibilidade aos sentimentos que Tu tens para a Igreja e ensinamentos do trono para a vida do teu povo. E o povo de Jesus diga: Amém e amém!
Meus filhinhos na fé, santos preciosos de Deus, meus irmãos em Cristo Jesus:
Como ter uma vida com objetivos?
Todas as pessoas que têm sucesso na vida, elas têm uma visão. Em síntese, todas as pessoas bem-sucedidas são aquelas que sabem o que querem da vida. Há uma coisa que eu como pastor posso lhe oferecer que é um dom que eu tenho recebido de Deus. Deus tem me dado um dom de visão. Eu queria lhe passar este dom através do ensinamento, para você ver o que o Senhor Jesus quer fazer em sua vida e através da sua vida. Você vai poder, com este ensinamento, visualizar objetivos, alvos, e vai poder dizer: Eu sei o que eu quero na minha vida!
Veja a vida de Paulo, por favor. O Apóstolo Paulo, a quem nós seguimos e imitamos, disse em 1 Coríntios 11:1 Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. Apóstolo Paulo era um homem com uma tremenda visão de Deus, por isso, ele foi um homem tão bem-sucedido, porque toda a pessoa que tem sucesso tem que ter a visão que Paulo teve:
1) Paulo sabia o que queria;
2) Paulo focava-se em alvos;
3) Paulo corria atrás de seus alvos;
4) Paulo, com perseverança, corria atrás de seus alvos.
Ele disse em Romanos 15:20 esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio;
Por pregar o evangelho não na porta da Igreja Batista, não na porta da Assembléia, não na porta da Metodista. Não! Ele dizia: Eu sei o que eu quero, eu sei qual é o meu alvo, meu objetivo. Eu vou pregar onde Cristo não foi, ainda, anunciado.
Ele era um homem de visão, ele não tinha um chamado para ficar na porta das igrejas para roubar membro dos outros ministérios, ele disse que iria pregar onde Cristo nunca pregou. Então, ele tinha alvos, metas, ambições.
Eu queria lhe dizer que ambição não é uma coisa errada. Paulo tinha uma ambição: Meu principal desejo na vida é pregar onde nunca ninguém foi pregar. Isto era uma ambição. E não era fruto de um desejo pessoal, havia alguma coisa que Deus tinha inserido no seu coração, por isso, é que quando ele dava o seu testemunho perante o rei Agripa, em Atos 26:19 Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial,
Deus tinha dado a Paulo uma visão, e ele sabia, exatamente, onde tinha que pregar, com quem tinha que se encontrar, com Reis que ele iria se deparar, as prisões que ele sofreu. Ele sabia, exatamente, porque ele tinha uma visão que Deus lhe tinha dado, e ele disse ao rei Agripa: Eu não fui desobediente à visão! E uma das coisas da sua visão era pregar onde Cristo ainda não havia sido pregado. Uma vida com objetivos é aquela que tem, bem definidos, os seus propósitos. E eu estou dizendo propósitos, não é apenas dizer: Eu quero comprar a minha casa, quero realizar alguns negócios, quero fazer a viagem dos meus sonhos. É a razão da nossa existência. É saber por que estou, aqui, é saber qual é a razão de eu estar vivo, por que eu acordo de manhã, por que eu me visto?
Então, quando você descobre a razão da vida, você começa a dizer: Eu sei porque eu existo, eu sei o que Deus quer na minha vida, e eu vou atrás dos meus sonhos.
Por que é importante ensinar a ter uma vida com objetivos?
O nosso Bispo Nacional tem enchido o meu coração quando eu ligo pra ele, ou ele liga pra mim, e me passa os assuntos que ele trata no altar. E eu digo: Filho! Mas isso é muito importante! Essa fonte inesgotável para produzir nas pessoas, força, para que elas corram atrás dos seus sonhos. Parabéns, filho, por este trabalho que você faz, como Bispo Nacional, que engrandece tanto a Deus e que honra tanto o seu pai.
Por que é importante nós termos objetivos?
1) Porque a pessoa que tem objetivos, reduz a sua frustração.
A vida é muito complexa, cheia de decisões, de escolhas e há pessoas que fazem coisas acontecer, outros olham as coisas acontecerem, e outros que nem têm idéia de como elas acontecem. Não têm objetivos, não têm sonhos. Portanto, se você fica, apenas, olhando os sonhos acontecerem, você não tem idéia como as coisas acontecem, a vida é uma frustração e a pessoa fica inconstante.
Vejamos como disse Tiago 1:8 homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.Você já viu uma pessoa inconstante? Está com ânimo dobre, um dia está bem, no outro está mal, um dia acha que é Hércules, no outro dia, acha que é pó da terra, é inconstante, não tem ânimo firme, não tem firmeza, perseverança. Uma pessoa que tem objetivos, ela não se frustra. Quem tem objetivos, não tem frustrações.
2) Quem tem objetivos aumenta a sua motivação.
O que é que motiva a sua vida? A pessoa diz:
– Apóstolo, o meu único objetivo que tenho é me aposentar. Eu sei que quando eu me aposentar, o INSS vai aparecer com aquele carro forte, com o dinheiro, e vai depositar na minha conta trezentos e oitenta e sete reais. O meu sonho é, todo mês, quando eu for ao banco, pedir o extrato e baixar lá R$387,00.
E depois?
-Depois, eu vou jogar cartas.
E depois?
-Depois, eu vou morrer.
Então, não está motivado.
O que diz o sábio Salomão? Provérbios 29:18 Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.
O que tem visão, o que segue o ensinamento, não se frustra, ele é motivado. Eu tenho cinqüenta e cinco anos, eu sou um homem motivado. Às vezes, eu penso assim: Depois de tudo que Deus fez na minha vida, agora, é hora de me aposentar, já estou com quatro netos, os primeiros quatro netos. Ontem, a minha filha e o namorado foram à minha casa e disseram: Olha, quem sabe no ano que vem, no início, nós vamos nos casar. Então, tem mais netos daqui há dois anos. Eu pensei em ser só um estragador de netos e Deus disse: Não, senhor. Você vai abrir uma ponte para que toda a Europa conheça a minha reforma.
Por isso, eu estou motivado. Uma pessoa que tem visão, ela não se corrompe. Muitos têm vidas corrompidas porque perderam objetivos, não têm alvos, não têm visão, se perderam.
Uma visão bem definida reduz frustração e aumenta a motivação.
Uma pessoa motivada, inspirada, ela luta, ela corre, ela batalha pela vida. As pessoas mais felizes com quem eu tenho convivido, são pessoas que têm uma vida com propósitos definidos.
-Pastor, eu tenho um propósito! Vou construir a minha casa. Vou colocar os meus filhos para estudar, tenho um sonho de viajar.
Ontem, eu falava com o Bispo Sinval. Ele me deu algumas lições de amor muito importantes, ele disse: Apóstolo, eu estou fazendo um projeto: Nos próximos oito anos, eu vou estudar, vou abrir o meu consultório de Psicanalista. Eu cheguei, aqui, na Igreja, frustrado, quebrado, tinha medo das pessoas, eu era um verdadeiro Bicho do mato.
Ele já se formou, tem um consultório, ele tem um projeto de estudar nos próximos oito anos. É um senhor, não é mais uma criança. Então, a pessoa mais feliz, a pessoa mais motivada tem propósitos definidos, sabe o que quer da vida.
3) Sucesso é o resultado de você se focar em algo e fazer bem feito e concentrar.
Paulo ensinou isto. Ele disse: Uma pessoa com propósitos definidos não se frustra, é motivado e tem um foco de vida. Olha o que ele diz em Filipenses 3:13-14 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Ele estava com um foco de vida. Ele era um homem motivado. Era um homem energizado, tinha inspiração de uma visão celestial. Ele disse: Eu sei o que eu quero. Uma coisa eu sei que faço: Vou abandonar as coisas que ficaram para trás. O ano de 2007 passou, as frustrações que eu tive, as quebras, os problemas, as lutas, o choro, o pranto, a lagrima, e eu vou deixar para trás. Agora, eu tenho um foco de vida. Eu tenho um alvo. Prossigo para o alvo. Uma coisa eu faço.
Há pessoas que andam de projeto em projeto, de trabalho em trabalho. Há pessoas que querem ser engenheiro, vai para uma faculdade de engenharia faz um período e diz que o negócio é ser médico. Aí, faz medicina um período e diz que é muito difícil, e aí quer ser advogado, mas para ser advogado tem muita lei, mas, e, às tantas, passa a vida toda sem um alvo. Quem não tem um alvo, se frustra, não se motiva, não consegue alcançar nada. Não tem foco, não tem concentração.
4) Quem tem objetivos atrai para a sua vida cooperadores para lhe ajudarem.
Há pessoas como eu que só gostam de seguir objetivos e são bem-sucedidos. Eu nunca seguiria um frustrado. Não me convide para entrar na canoa furada de uma pessoa: Tem, ali, um pastor, e a igreja está toda mal, está em guerra, eu vou me juntar a ele para ajudar. Eu não me junto a quem fracassa porque eu sei o preço que eu pago para ter uma vida íntegra com Deus.
Quando você tem objetivos, você atrai pessoas. Filipenses 1:15 Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade;Eu não me importo com quem está fazendo erros no evangelho quem está criando porfias, e invejas, eu me importo com os que estão fazendo um trabalho bom e de boa vontade.
Então, Provérbios 11:27, diz: Quem procura o bem alcança favor, mas ao que corre atrás do mal, este lhe sobrevirá.Se você procura o bem, você alcança cooperadores. Você se lembra quando eu comecei o meu ministério, você que me assiste a muitos anos e participa do nosso ministério, há vinte e nove anos, na Ilha do Governador, eu estava cumprindo a minha visão, hoje, é a nossa visão. Hoje, há pessoas, aqui dentro desta igreja, que dão a vida por esta igreja e que quando nós dizemos: Já temos 120 membros em Portugal! Amado, você não sabe o que é ter 120 membros em Portugal! Eu falava com um Apóstolo, por telefone, e ele disse: Apóstolo, eu tenho três igrejas, duas com dezoito membros há cinqüenta e cinco anos de evangelho e uma com 32 membros. Esta é a realidade da Europa. Esta é a esfera deles, é o foco deles.
Amados, quando eu comecei o meu ministério, era a minha visão, hoje, é a nossa visão. Esta visão celestial que passou à minha vida, eu passo à igreja. Nestes anos todos aqui, vocês não imaginam quanta gente comprou carro, comprou casa, quanta gente se formou. Eu consagrei, agora, mais uma carteira de um Advogado, Dr. Aroude! Pessoas que se inspiram, aqui, aprendem a sonhar pela vida, não importa a idade, ele é um senhor de idade, mas cumpriu. Isso é muito importante. Grandes pessoas têm me ajudado, eu tenho atraído muita gente, que no tempo de Deus, ao atraí-lo para o meu Ministério, Deus as faz pessoas vencedoras. Por isso, que o Salmo 37 diz: Salmos 37:5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.
Deus tem me dado pessoas com talentos, com habilidades, com dedicação para cumprirmos a nossa visão, porque, agora, isto não é mais implicação de um homem, agora, é de uma comunidade. Agora, é em Portugal, Deus, inexplicavelmente, ninguém sabe como foi, Deus colocou a Bispa Deolinda no nosso caminho, colocou um anjo no nosso caminho, a obra foi, estamos indo, e Deus está atraindo pessoas para nós, Ele nos deu o Casal Vitor e Elisa, nos deu pessoas maravilhosas, que nós não conhecíamos há sete meses atrás.
Veio ter comigo um homem que trabalhou com empresas de petróleo, plataforma de petróleo, e me disse:
– Apóstolo Miguel Ângelo, eu lhe amo tanto, eu não sei explicar porque eu lhe amo, mas o senhor é uma pessoa muito importante para mim!
Veio ao meu gabinete, a esposa trouxe um bolo para nós. São coisas que você atrai porque você tem objetivo.
Quando você sabe o que quer, quando você sabe aonde vai, quando você tem uma visão clara de Deus, quando você reduz, totalmente, a frustração, quando você tem um foco de concentração, você atrai pessoas à sua vida.
Como é que eu estabeleço uma vida com objetivos para o resto da minha vida?
Três coisas simples, mas que são muito fortes para a sua vida:
1) Aprenda a passar um tempo com Deus.
Nós temos uma reunião de segunda-feira, com o Bispo Nacional. Às vezes, eu digo ao meu filho: Bispo, entrega esta reunião para um outro pastor, um outro Bispo. E ele disse: Não, Pai. Eu quero estar nesta reunião de oração, porque ela é a razão da minha vida, também.
Então, quando você aprende a passar um tempo com Deus, a orar a Deus, a falar com Deus, o Espírito de Deus vai lhe inspirando. Salmos 46:10 Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.
E como eu me aquieto? Correndo o dia todo, de um lado para o outro? Falando ao telefone? Não. Aquieta,i é ficar em oração.
Quando Paulo foi chamado ao Ministério, você pensa o quê? Que ele foi a um Seminário de educação para aprender a ouvir Deus? Para onde ele foi? Para o deserto. Diz Gálatas 1:17 nem subi a Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para as regiões da Arábia e voltei, outra vez, para Damasco.
Durante três anos, ele ficou no meio de desertos, em lugares, sozinho, para ele poder ouvir Deus, para ele entender Deus. É muito importante você aprender a ouvir Deus. E é na vida intima com Deus que você aprende a ouvir, como você vai saber o que fazer da vida, como também, você vai identificando os dons que Deus dá às pessoas. Olha o que disseRomanos 12:6-8 tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.
Como eu sei qual é o meu ministério?
1)Aprendendo a ter uma vida íntima com Deus.
Não é possível você conhecer Deus, sem ter vida íntima com Deus. Não há essa que Deus fala, que Deus se move numa pessoa que não tem comunhão íntima com Deus. Você me ouve dizer: As cinco da manhã, seis da manhã, lá estou eu no meu altar. Às vezes, eu não durmo, a Bispa não dorme, ficamos falando em línguas. Isto, aqui, de intimidade com Deus você tem que criar.
Depois da intimidade, você vai descobrindo os seus dons. O que eu tenho que fazer na obra? Não é só assistir aos cultos e voltar, alguma coisa Deus quer. Somos pessoas únicas. Eu sou único no meio de seis bilhões de pessoas, você é uma pessoa única. Nós não somos outros, somos nós.
2) Na intimidade com Deus, você vai rever as experiências da vida.
Romanos 8:28 diz: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Ora, se eu tenho vida íntima com Deus, muitas das experiências da minha vida, são revistas na minha intimidade com Deus. Nós temos pessoas, aqui, nesta manhã, que foram feridas na vida. São pessoas que passaram por divórcios, parentes que morreram, alcoolismo, famílias alcoólatras, vítimas de abusos sexuais, abortos, fracassos, feridas nas emoções, nos sentimentos. Mas o que Deus disse? Que todas as coisas, incluindo isto que acabei de dizer, tem que cooperar pro teu bem. Você precisa rever as coisas da sua vida, e às vezes, na vida íntima com Deus que a pessoa se descobre. Veio uma irmã, aqui na frente, que em 33 anos de Ministério, eu nunca vi uma pessoa me fazer um pedido como este. Ela chegou e disse: Apóstolo, ore por mim porque eu sou uma mulher soberba, eu tenho a mania de julgar todo mundo. Ore por mim! E eu olhei para o rosto desta senhora e disse: Incrível! Como uma pessoa tem a coragem, a humildade, porque ela pensava que era soberba, mas realmente, ela deve ser uma pessoa muito humilde, chegar, aqui, e confessar que é soberba. Eu tenho que tirar esta coisa do julgamento.
Isso de rever a vida é muito importante, porque tem pessoas que na hora de rever a vida ficam com mágoas porque o marido me abandonou, e eu tenho desejo de matar. Amado! Vida íntima com Deus você revê, você perdoa, você cede, você se limpa, tira o que é peso da tua vida. Isso é muito importante para a vida espiritual, porque tudo coopera, mesmo as feridas, os problemas, tudo tem que cooperar pro teu bem.
2 Corintios 1:4 É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.
Quando eu vejo, hoje, um irmão de cadeira de rodas, eu luto, obcecadamente, para tirar pessoas de cadeira de rodas, muletas, porque eu já passei por isto. Agora, em Portugal, um irmão que não me via há 32 anos, que me emprestava o carro, e lembrou destas histórias todas. Ele chegou e disse: Miguel Ângelo, mas você está tão bem! Eu me recordo você se arrastando de muletas! Eu pensei que você ia ficar aleijado para o resto da vida!
Então, é muito importante, porque eu poderia ser uma vítima de cadeira de rodas, ter aceitado as muletas, mas, aquilo tudo contribuiu para o meu bem. O que eu sou, hoje, muito do meu caráter, dos meus valores morais, a minha esposa, sempre, dá este testemunho: Mas, o Apóstolo não dorme, ele não pára! E ela diz: Porque ninguém passou pelo que ele passou, ninguém teve a experiência de morte, de gangrena, das pernas apodrecidas, das necroses, dos tecidos, a vida lhe escapar por suas mãos como o meu marido sentiu, então, ele tem muito amor por Deus.
Hoje, a minha experiência serve de consolo para outros. As nossas experiências nos ensinam muito para ajudarmos outros que passam pelo mesmo problema que já passamos.
Então, identifique os seus dons, reveja as suas experiências e decida o que realmente é importante para a sua vida.
3) Decida o que, realmente, é importante para a sua vida.
1 Coríntios 10:23 diz: Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam.
Você quer, hoje, estabelecer alvos, objetivos, você diz que quer, definitivamente, voltar a estudar, a ser um comerciante, um engenheiro, estabelecer metas e, agora, você precisa saber o que é, realmente, importante para a sua vida, porque há coisas que nós fazemos que não são necessárias. Elimine o que não é essencial, elimine o que lhe rouba o seu tempo, o que lhe tira o prazer com a família. Você sabe, nós temos ajudado pessoas em Portugal que estão chegando desmotivadas, sofridas, e a minha esposa deu outro dia uma palestra:O que adianta um empresário ter um milhão de dólares no banco e ter a família toda frustrada, desamparada? O que adianta você conquistar muitas coisas e depois, você perder o seu casamento? Não adianta nada.
Então, quais são os seus alvos? Você sabe que tudo nesta vida vai passar. Só existem duas coisas que não passam: A palavra de Deus e a pessoas.
Marcos disse em Marcos 13:31 Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão. A palavra não vai passar. Pessoas, também, não passarão. Há pessoas que vão viver a eternidade no céu e há pessoas que vão viver a eternidade no lago de enxofre. Vão passar: a terra, o céu, os prédios, as riquezas, os iates, o avião, dinheiro, mas o valor bíblico que vai ficar em sua vida, isso não passa. Você vai ter uma vida com objetivos, bem-sucedidas, e para ter isso você tem que se envolver com a palavra de Deus. E com pessoas de Deus. Não há outra hipótese. Você já decidiu o que quer para 2008? Então, venha me desafiar! Não perca a sua vida, não perca os dons de Deus, encontre razão para a sua vida, você não pode falhar mais, é a sua vida que está em jogo! Tenha uma visão, tenha sonhos de construir uma vida, aquela vida que você, sempre, desejou.
Eu volto a dizer isto, não estou sendo piegas, eu cheguei aos 55 anos: Eu tenho três sonhos muito fortes:
1. Eu quero ser, sempre, um grande homem de Deus.
Eu quero servir a Deus de todo o meu coração, com toda a minha integridade.
2. Eu quero ter uma família divina.
Eu, a minha esposa, filhos, netos, genros, noras, sogros, cunhados. Todos vivendo, incondicionalmente, para Jesus.
3. O meu sonho é investir o resto da minha vida na evangelização do mundo.
Um dia, todos nós, vamos comparecer diante do julgamento, do tribunal de Cristo, e dar contas da nossa vida, eu quero chegar, diante de Deus, e dizer: Senhor! Eu não fui desobediente à visão celestial que me deste, eu obedeci. Eu quero fazer como fez Davi.Atos 13:36 Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção.
Deus tem desígnios, Ele chamou a mim e a você, a todos nós, para servirmos a nossa geração, aqui no Brasil, nas Áfricas, na Europa, no Oriente Médio, na Ásia. Eu sei porque, hoje, do Oriente Médio, da Rússia, pessoas telefonam dizendo: Eu quero este Apostolado, eu quero servir a Deus na minha geração conforme os desígnios de Deus e depois, adormecer!Davi serviu a Deus, segundo os seus desígnios e adormeceu.
Qual é o desígnio de Deus para a sua vida?
É a vontade dEle. Ele quer que você tenha objetivos, que você saiba o que quer, que você não se frustre, que você se motive, que você veja a sua vida, que você tenha intimidade com Ele, que você seja usado pelos dons de Deus. Este é o objetivo.
Eu quero, um dia, quando eu adormecer, que seja colocada uma lápide, dizendo: Miguel Ângelo, serviu a Deus, segundo o desígnio do Senhor à sua própria geração. Eu quero, daqui alguns anos, quando passar a vida, e eu deixar como legado e herança, um legado de filhos, netos e bisnetos e todos vão dizer: O meu avô, o meu pai, o meu bisavô, serviu a Deus segundo o desígnio de Deus para a sua geração e depois adormeceu. É isso que eu quero que você faça.
Esta igreja tem que ser uma igreja de gente que tem propósitos definidos. Não ande de um lado para o outro, mudando de emprego, fazendo e acontecendo. Não! Concentre-se no Senhor dizendo: Senhor, tu colocaste no meu coração este sonho e eu vou ser obediente à visão celestial. Se eu não fosse obediente à visão celestial, nós não tínhamos construído esta catedral. Se eu não fosse obediente à visão celestial nós não estaríamos na televisão, no Rádio, não estaríamos com a nossa antena de televisão mundial, lá. Eu acredito que Deus, hoje, pode levantar duas mil pessoas com trinta reais e quinta feira voltarmos à rede Nacional. Você sabe por quê? Porque são desígnios de Deus e ninguém pode frustrá-los.
As palavras de Paulo ao Rei Agripa: Ó Rei Agripa! Porque Deus tinha usado Paulo para pregar ao rei e o rei disse em Atos 26:28 Então, Agripa se dirigiu a Paulo e disse: Por pouco me persuades a me fazer cristão.Paulo, então, termina o seu encontro com o Rei e diz no versículo 19: Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial,
Amado, Deus lhe deu uma visão. Ele tem uma visão, eu não sei se é na área empresarial, família, na área sentimental. Cada um de nós tem recebido de Deus uma visão. Seja obediente à visão de Deus. Tenha um foco, é muito triste ver os testemunhos que você liga a televisão e vê: Pastor preso! A Igreja fez! Não faça isso, por favor! A integridade, estes valores que defendemos na igreja: caráter, integridade, são coisas que levam a vida toda, é como espada que vai a forja. O ferro é aquecido, depois malha, malha, até fazer aquela lâmina, às vezes, demora dias e dias e Deus está trabalhando no seu coração.
O senhor passa a ser amigo da sua esposa, carinhoso com a sua mulher. Para você senhora, seja submissa ao seu marido, tenha uma família feliz, tenha vida de oração, seja testemunho para a sua vizinhança, para os seus amigos. Às vezes, demora tempo, porque as pessoas têm amarras antigas. Uma moça em Portugal me procurou e disse: Apóstolo, eu tinha oito anos de idade, o meu pai queria me possuir, sexualmente. Às vezes, você olha para uma irmã e acha aquela irmã chata complicada, mas vai ver o que está dentro do coraçãozinho dela. Nós compreendemos isso, aqui é uma escola do saber, aqui, não é um tribunal, eu sou advogado, mas o tribunal é lá fora. Aqui, é uma escola de treinamento de vida, de capacitação, de ensinar as pessoas a amarem a perdoarem. Um dia, todos nós vamos adormecer e se servirmos a Deus, segundo os desígnios dEle, em obediência à visão celestial, nós vamos ter razão de existir e de viver. Tem muitas pessoas que somente passam por esta terra: Passou! Ninguém mais se lembra. Você tem família, sonhos, tem alvos, e eu queria que você se motivasse com isto. Porque aquela moça de Portugal, a única coisa que está na cabeça dela foi o pai aos oito anos, querendo abusar dela. Ela me disse: Apóstolo, eu tinha que dormir e nós éramos: eu, três irmãos e o meu pai numa cama, e o meu pai forçava de noite, e eu pulava de um lado, pulava do outro. E o pai, como ela não queria ceder, botava-a para pedir esmola na rua. Hoje, é uma senhora casada, com filhos, frustrada, não consegue amar direito o marido, é chata, ninguém gosta dela, mas ela precisa de alguém para entender o drama dela. E quem pode entender? O povo de Deus.
Você tem dons maravilhosos, talentos, habilidades dadas por Deus. Invista a sua vida na obra do Senhor, seja unido ao seu Apóstolo, ao seu Bispo Nacional, a sua Bispa, aos Bispos da Igreja, ajude a obra de Deus crescer. O diabo pensa que vai nos tirar da rede nacional. Eu vou dar um grito. Não pode!
Então, sirva a Deus, vamos lutar. Eu quero este ano com o Bispo consagrar cem vezes mais casas, carros, eu não vou consagrar moto de ninguém. Não traga moto para consagrar porque moto é só para dar acidente. Eu quero consagrar casas, apartamentos, carros, cursos, negócios. Vamos nos concentrar de que este ano será um ano de grande multiplicação, de multiplicação extraordinária, e nós vamos viver esta abundância de Deus, em nome de Jesus Cristo, eu acredito, eu peço e eu recebo. Em nome de Jesus e o povo de Deus diga: Amém e amém, Senhor!
Nós vamos celebrar a Ceia do Senhor.
-Pastor, quem pode participar da Ceia do Senhor?
Todos que crêem. A mesa é de Jesus, não é do Apóstolo.