cropped-Logo_azul.png

Como desenvolver uma vida poderosa?

COMPARTILHE

TEXTO: 2 Coríntios 4:8-9 “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;”. Que essa palavra abençoe o coração de todos.

Oremos:

Senhor Deus todo poderoso, muito obrigado pelo cumprimento do Ministério Apostólico, porque, durante vinte e nove anos, eu criei raízes profundas para poder, agora, alargar os braços da igreja, as estacas da tenda e levar a palavra para o mundo inteiro. Mas meu Deus, é a partir daqui que tens o alimento. E graças pelo meu Apostolado, porque eu não o recebi de homem algum, nem aprendi com homem algum, nem em qualquer seminário, mas foste tu, Senhor, que me revelaste, e é por isso que tenho um compromisso contido: ser a tua boca para o mundo, a partir deste altar, em nome de Jesus. Então, Senhor, usa-me para ensinar ao teu povo, para que ele possa junto com as dezenas de pessoas que estão assistindo pela Internet aprendam a desenvolver uma vida poderosa. E o povo de Deus diga: amém!

Meus filhinhos na fé, minha família preciosa, sem manchas, sem rugas e sem defeitos, povo escolhido e selado para o dia da redenção.

Continuamos a cada jornada, investindo em conhecimento, conhecimento esse de um novo pacto de melhores e superiores promessas, a fim de que todos os eleitos de Deus tenham uma vida, verdadeiramente, bem sucedida.

O Bispo Nacional da igreja investe pesado nessa área. Quando em volto com a Bispa, solidifico, consolido esse conhecimento, pois a igreja Cristo Vive não é uma igreja normal, mas sim, uma escola do saber, da ciência de Deus, dos mistérios que estiveram ocultos desde os tempos eternos, mas que Deus preordenou, para a nossa glória, que eles fossem revelados. Portanto, hoje vamos falar do desenvolvimento de uma vida poderosa.

Uma das características de uma pessoa bem sucedida é que ela nunca desiste. Ela se mantém ativa, é persistente, é diligente, é determinada. E vou te dizer esta noite com muita alegria em meu espírito: nada pode ser mais importante na vida espiritual do que ser assim.

Tenho ensinado isto durante muitos anos: os vencedores nunca desistem, e os que desistem nunca vencem.

Minha pergunta, como seu orientador espiritual e pai na fé é: tu costumas terminar tudo que começas, ou é facilmente desencorajado quando as adversidades chegam? Quais foram as atividades que começaste e levaste até o fim? Na escola? Nos estudos? Na profissão? Na vida familiar? Na sua carreira?

Infelizmente, no nosso país, 50% das crianças que começam a estudar não terminam o ensino médio. Desistem. Poucas são as pessoas que têm uma carreira empresarial de vinte, trinta, quarenta anos. E tão verdade isso que eu te fala, que, outro dia, o Bispo Muçalan encontrou um amigo de uma outra denominação que lhe perguntou onde ele estava. Quando o Bispo lhe respondeu que ele estava na igreja do Apóstolo Miguel Ângelo há 25 anos, ele ficou extremamente surpreso, dado que isso, como falei, não é comum. O normal é a as pessoas desistirem de seus sonhos, de seus casamentos, de sua carreira e ideais.

Deixe-me te dizer algo interessante: quando tu desistes de algo já começado, isso gera um custo muito alto. Desistir por desistir é muito caro.

Há pessoas que gastaram “tubos de dinheiro”. Foram, foram, foram e, de repente, quando estavam quase lá, depois de gastarem bastante, desistiram. E faltava tão pouco!

É na vida de Paulo que vemos alguns segredos para essa ceara. E eu gostaria que tu os aprendesses. Sabes por quê? Porque são os meus próprios segredos.

Há pessoas que me conhecem há mais de 29 anos, porque, agora, no dia 27 de março completo 29 anos de ministério, e há aqueles que me conhecem desde antes. Essas sabem que eu sigo literalmente os segredos do sucesso do Apóstolo Paulo. Meu “guru” não é um americano que fica lá no seu jato. O meu é o Apóstolo Paulo, que disse que lançou os fundamentos como prudente construtor.

Olha como ele disse em 2 Coríntios 4:8 “Em tudo somos atribulados (tibulação é o dia-a-dia), porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados;”.

Tu sabes o que acontece com uma pessoa que não conhece os segredos de uma vida poderosa? Quando surgem as tribulações, caem. Quando se vê perplexo diante de uma situação difícil, desanima. Quando começa a ser perseguido, na escola, no quartel, na vizinhança, desiste, atira-se para chão. Quando está com a alma abatida, já se sente o pior gafanhoto da terra. Mas Paulo continua: “perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;” (2 Coríntios 4:9).

Ele estava querendo dizer: “Às vezes sou atribulado, mas não deixo a angústia tomar conta de mim. Fico perplexo, mas não me deixo desanimar. Sou perseguido, mas não sou desamparado. Meu coração fica abatido, mas ninguém pode me destruir.”

Começa aqui o segredo de uma pessoa que não desiste nunca. Aqui começa o segredo de uma vida poderosa.

Que forte e persistente foi o Apóstolo Paulo. Porque ele disse: “Quando as situações estão além das minhas forças, eu não desisto. Quando estão além da minha capacidade, eu não desisto. Quando estão impossíveis, eu não desisto.” Que homem!

Qual era o segredo de Paulo? Por que ele a capacidade de agüentar a pressão de uma vida atribulada, perplexa, abatida? Como ele agüentava isso tudo? Claro que havia coisas que o motivavam. E aqui vou eu, porque é importante eu te dizer isso, antes de orarmos pela igreja, já que Deus trouxe alguém esta noite que está muito desencorajada, sofrida, ferida, machucada. Sei que alguns estão a ponto de desistir. Por isso que Deus te trouxe aqui. Aqui é a escola, é o hospital. Não penses que aqui há super-homens. Não! Somos pessoas como tu. Apenas vamos conhecer o que a Bíblia diz, e quando tu a trazes para a tua vida, estás conhecendo a verdade, e, conhecendo a verdade, ela liberta. É o que vai ocorrer esta noite. Não sou eu nem os pastores que vamos fazer isso. É a verdade da Bíblia que vai realizar.

Então, quais eram os 7 segredos de Paulo que o mantinham sempre ativo?

1)       Ele sempre se lembrava do amor e da misericórdia de Deus.

Olha com ele diz em 2 Coríntios 4:1 “Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos;”.

É muito interessante quando tu pensas desta forma: há lutas e dificuldades, mas Deus nos ama. Ele continua sendo misericordioso. “Mas Apóstolo, só vejo nuvens negras.” Por trás o sol vai brilhar, amado.

Dizem os cientistas que isso é uma programação neuro-lingüística; está bom, vá lá. Mas, na realidade, isso é uma programação de fé. Aquilo que cremos, falamos. Essa é a verdadeira programação neuro-lingüística da igreja.

Em 1 Coríntios 15:10, diz: “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.”

Havia um reconhecimento que era por causa do amor e das misericórdias de Deus que ele fazia tudo aquilo.

Quando tu entendes a graça de Deus, Ele te dá a capacidade de começar de novo quando tudo falhou.

Deus não pega o vaso quebrado e manda embora. Não! Ele nos dá a capacidade. Se quebrar, se falhar, começamos tudo de novo. Isso é a graça de Deus.

2)       Ele fazia questão de manter uma boa consciência.

Uma das coisas que afetam muito a vida das pessoas é a má consciência. A lei judaizante bota na cabeça das pessoas que elas não prestam, que, se errarem, acabou, não tem mais jeito, vai para o inferno.

Paulo diz em 2 Coríntios 4:2 “pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.”

A consciência de Paulo era boa, a sua vida sempre era transparente, íntegra, limpa, digna, e segundo o caráter de Deus. Isso se chama boa consciência.

3)       Ele tinha motivações corretas.

Isso é muito importante. Olha o que Paulo disse em 2 Coríntios 4:5 “Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus.”

Paulo não pregava a si mesmo, o que o grande pensador dizia. A sua motivação era certa: pregava Jesus Cristo.

Tu tens que ter uma motivação certa. Paulo tinha várias. Olha o que ele disse em 2 Coríntios 11:28 “Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas.”

Ele pregava Cristo e pensava nas igrejas.

Então, é muito importante quando tu pensas no amor de Deus, sabendo que Ele não joga fora; quando manténs uma boa consciência com o Senhor, quando tens motivações certas, corretas, porque quando tu as tens, o sucesso bate a sua porta. É sinal de que é de Deus, é bíblico.

4)       No meio das lutas da vida, aprenda a aceitar as suas limitações.

Amado, uma das coisas que descobri nas minhas relações íntimas com Deus é que nenhum de nós é super-homem. Essa coisa de achar que o crente é igual ao homem-aranha, que lança uma teia, que cola nos prédios, e voa para lá e para cá, não é verdade. Somos humanos e, às vezes, temos que aceitar as nossas limitações. Por exemplo, domingo eu não pude vir pregar à noite. Trinta e três anos, nunca tinha falhado a um culto de ceia. Nunca na minha vida. Domingo tive uma indisposição. A minha esposa me disse: “Ângelo, tu és humano.”

O que disse Paulo em 2 Coríntios 4:7? Ele está mostrando o que o motivava. “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.”

Aceita as tuas limitações, pois somos vasos de barro. Agora, dentro do vaso há o Poder dos poderes. O vaso, por sua vez, é frágil e não está imune aos problemas da vida. Ora, tanto é verdade que há pouco oramos pela pastora Ana Maria. Ela é uma mulher corajosa, anda por todos os lados falando de Jesus e foi mordida por um mosquito e foi internada (estava, porque creio que o milagre já aconteceu).

Somos vasos de barro. Ninguém precisa ser 100% em 100% do tempo. Há uma hora em que o vaso de barro quebra.

5)       Paulo amava pessoas. Essa era uma das suas maiores motivações.

2 Coríntios 4:15 “Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus.”

O mais importante são as pessoas serem amadas.

Uma pessoa quando ama não significa que é frouxa. Amar não é simplesmente dizer que ama, ou dar beijinho na ponta do nariz. Amar é querer bem um ao outro.

O amor que nós conhecemos, quando se pega uma flor e tira as pétalas, dizendo bem me quer ou mal me quer, é para marido e mulher, namorado etc. Isso é uma coisa. Estamos tratando de um amor ágape, que é divino, sincero, que quer bem, que protege, que guarda, que luta, que não se ufana, que não se exaspera, não arde com o mal e não age pelos próprios interesses.

Se tu não amas, não terás apoio de ninguém nem serás motivado por ninguém.

Vou te dizer algo muito interessante: aprendi cedo a amar pessoas. Amo amar pessoas. Sabe por quê? Quando alguém se sente amado, energiza minha vida. A família apostólica ama de verdade.

Digo a todos que trabalham no ministério: as pessoas, quando chegam à igreja, devem se sentir amadas. E não importa qual seja a sua condição social e econômica, raça, estado emocional ou físico; todos devem ser amados.

Paulo era motivado pelo amor.

6)       Tenho que ter tempo para recarregar as minhas energias, porque uma pessoa motivada deve ser saudável.

Paulo disse em 2 Coríntios 4:16 “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.”

O que não se renova envelhece. E eu, em particular, vou lutar contra isso. Descobri que estava envelhecendo, hoje. Antigamente, quando eu ia a algum lugar, o segurança, por exemplo, dizia: “Pode entrar, tio.” Hoje, indo a um prédio na Barra, o recepcionista disse: “Entre, vovô.” Estou envelhecendo, pois o rapaz me chamou de vovô.

Quem não se renova envelhece.

Como nos renovamos, dia-a-dia? Com vida de oração, leitura bíblica, assiduidade aos cultos, passar tempo com a família, passear com a esposa, ir ao cinema, comer uma pipoca, ir à praia… É muito importante a renovação no dia-a-dia.

Olha, a reunião que temos às segundas-feiras é uma das oportunidades que temos de nos renovar durante a semana. Também é bom criar envolvimento com áreas da igreja. Temos corais, balé, teatro, visitação, evangelização, cursos profissionalizantes, enfim, encontre um lugar para parar o seu barquinho e una-se à igreja.

Tu precisas te envolver com alguma área da igreja. Não saias daqui sem perguntar aonde tu podes ser útil. “Mas Apóstolo, eu não sei fazer nada.” Tu sabes fazer crepe? Vem fazer aqui! Faz alguma coisa em alguma área da igreja.

Não há nada mais maravilhoso do que chegar à porta da igreja e ouvir um irmão dizer: “Abençoado.”

O que diz Isaías 40:31“mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.”

Por quê? Porque se renovam, crêem, esperam no Senhor.

Recebe, agora, uma renovação para o teu corpo físico, para o teu coração, para o teu casamento, para todos os teus órgãos internos, na mente, no cérebro, em nome de Jesus Cristo.

7)       Paulo mantinha os olhos em um alvo.

Ele diz em 2 Coríntios 4:17-18 “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”

Mesmo nos meios das lutas e problemas, Paulo aprendeu a desenvolver uma vida com alvos. E é muito interessante quando isso acontece.

O que disse Tiago 1:12“Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.”

Quando tu tens um alvo, ainda que haja provações, lutas e problemas, que são parte da vida, tu reages bem. Quando tu estás motivado, corres. Tu sabes que as lutas vêem, mas também vem a coroa da vida.

Qual o segredo de uma vida que se mantém poderosa? Na tribulação, não se deixa angustiar. Na perplexidade, não desanima. Na perseguição, não se sente jogado para o lixo. No abatimento, não se sente destruído.

O que Paulo fazia? Ele se lembrava de que Deus o amava, mantinha uma boa consciência, tinha motivações corretas, aceitava as suas limitações, amava outras pessoas, tinha tempo para recarregar as sua energias e tinha olhos em um alvo.

E se tu agires como ele, o que te acontece? Gálatas 6:9 “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.”

Deus está construindo, hoje, neste lugar, pessoas persistentes.

Vou te dizer neste últimos momentos da mensagem: sê determinado. Amado, não desistas! Amado, amada do meu coração, por amor de Jesus, não desistas. Para a glória do Senhor, eu te peço: não desistas, pois há uma coroa de vitória para aquelas pessoas que servem a Deus e crêem.

Sei que algumas pessoas que chegaram à igreja nesta noite têm sido tentadas a desistir. Deus trouxe alguém muito desencorajado na sua carreira, ou profissão, ou negócio. Também há quem esteja desestimulado em relação ao casamento e aos filhos. Não desistas, pois quem desiste tem custos muito altos! Não desistas! Não pares! Não percas mais tempo na vida! Tudo pode mudar hoje! E elas mudarão, hoje!

Persistência, determinação, porque Deus nunca desistiu de ti, logo não desistas de amar a Deus, da vida, dos alvos, das metas e dos sonhos.

Às vezes é uma momentânea tribulação.

Estamos passando uma momentânea tribulação: tiraram-nos da rede nacional. Eu não vou ficar chorando. Vou exercer a minha autoridade de Apóstolo, pois eu não desisto. Quem não desiste vence.

Há custos muito altos para quem desiste.

Não desistas!

Diga: não vou desistir. Vou me manter poderoso, em nome de Jesus.

Graças a Deus.

Vamos chamar todos os Bispos, todos os pastores, todas as pastoras e vamos orar pelo povo. Vamos dizer sobre cada um que chegar à frente: há uma coroa de vitória sobre a tua vida. Quem recebe essa palavra? Amém!

Vamos ligar na terra para que seja ligado no céu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE