+55 (21) 3017-9090

Rua Maricá, 320 - Rio de Janeiro

Top

Deus quer lhe falar

Deus quer lhe falar

TEXTO: Lucas 8:8  “Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.

A mensagem deste livro prioriza o entendimento das pessoas para   ouvir a voz de Deus, para ouvir Deus falar.  Este é o bojo deste livro, e com certeza vai ser um dos temas mais densos, mais profundos, mais intensos pregados aqui.  Porque é do ouvir a voz de Deus que vem a prosperidade, e do ouvir a voz de Deus que vem a paz dentro da família, e do ouvir a voz de Deus que se educa um filho, é do ouvir a voz de Deus que se faz negócios.  Portanto, nós vamos nos dedicar  às pregações contidas neste livro, que nos remete ao segredo de como ouvir a voz de Deus a nos falar.

Uma das frases mais perigosas que eu ouvi  no meio evangélico durante minha experiência de trinta e cinco anos de pregador é: Deus me disse, Deus me falou, Deus me mostrou. Estas são frases extremamente, perigosas quando não é Deus a falar.  E a frase mais perigosa que eu conheço no mundo protestante é: Deus me disse.  É talvez o assunto menos compreendido na obra de Deus, e é aquele que tem mais confusão, mais abuso. É com esta frase que muitas vezes se manipula as pessoas.   Porque quando alguém chega e diz: Deus me disse,  isto pode ser para o bem, pode ser para a manipulação e pode ser para o mal.

Eu tenho ouvido muitas historias ao longo da minha vida ministerial. História de pessoas que tomaram decisões erradas, e depois disseram que a culpa foi de Deus, porque acharam que foi Deus que falou,  quando não tinha sido Deus a falar.

Como é que você sabe que é Deus a falar?

Às vezes, há uma imitação, pode até parecer verdade que seja Deus a falar, mas uma imitação é uma imitação, ela pode parecer verdade, mas não é verdade.

Portanto, a verdade é que Deus fala ao seu povo, e Ele quer lhe falar. Ele tem lhe falado desde que você começou a ler este livro.

Eu posso comprar um rádio da melhor marca, mas se eu não aprender a sintonizar a estação que eu quero ouvir, eu não vou ouvir um som nítido, um som perfeito. Eu posso ter a melhor marca de rádio, mas eu não terei uma sintonia perfeita.

Como é que realmente, se reconhece que é Deus a nos falar?

A bíblia nos mostra quando é Deus e quando não é Deus a falar, nós fomos criados à sua imagem e à sua semelhança, por isso, nós podemos ouvir Deus  falar.  Mas nós temos que aprender a sintonizar a voz de Deus, nós temos que aprender a reconhecer a voz que nos fala. Nós temos que reconhecê-la ao ponto  de dizer:  esta é a voz de Deus!  É assim que Deus está me falando.  Remetamo-nos  ao texto de Lucas  que assim explica à igreja,

Lucas 8:8   “Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Ele não disse quem tem orelhas, Ele disse: quem tem ouvidos. Ele está dizendo: você tem que aprender como sintonizar Deus na sua percepção para poder dizer: É Deus que está me falando! Deus está me falando a respeito de casamento, de negócios etc. Porque Deus fala, Ele  fala à igreja.  Portanto, nós temos que aprender a sintonizar a voz de Deus. Nós vamos usar o  texto  de Lucas, para explicar bem este assunto, porque ele é  muito importante. Lucas 8:4-9“Afluindo uma grande multidão e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse Jesus por parábola:  Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram.  Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade.  Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.

Eu entendo que ouvindo bem, e sabendo que é Deus a falar, você tem descanso, você não comete erros, você não se equivoca.  Quando Jesus proferiu esta parábola, Ele teve o cuidado de explicar a parábola, porque se Ele não a explicasse seria um problema grave.Lucas 8:10-15   “E os seus discípulos o interrogaram, dizendo: Que parábola é esta? Respondeu-lhes Jesus: A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam”.

Ele quis dizer que nós temos o direito de conhecer os mistérios de Deus, e o principal mistério de Deus, é saber ouvir a voz dele.  Eu já recebi muita gente que veio a mim e me disse:Apóstolo, Deus me disse.   E se eu tivesse feito o que a pessoa disse que Deus lhe havia dito, eu estaria totalmente tramado, frito, cozido e assado no caldeirão.  E talvez, haja muita gente que já caiu em armadilha, que já tomou decisões equivocadas, porque alguém chegou e lhe disse: o Espírito de Deus me falou, e não havia sido  o Espírito de Deus a falar.

“Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus. A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; (mas ouviram mal), vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos.  A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam.A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, (sempre a pessoa ouve, mas Jesus disse que o problema é o solo onde a semente cai), no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança”.

Nós vamos entender algumas coisas muito importantes.  Eu confesso que  eu queria ter aprendido isto, há trinta anos atrás.  Porque eu também errei  em algumas coisas na vida, por não ter ouvido Deus.  Eu ouvi homens e mulheres que diziam que era Deus que estava falando.  Mas eu não conseguia sintonizar, eu não sabia se era Deus ou não.

Então, por que  é importante ouvir a voz de Deus?

Porque isto prova, primeiro: que você é um cristão, que você está na família de Deus, que você é uma pessoa salva por Cristo, que você é uma pessoa de bom e reto coração.

Se você ouve Deus é porque você tem uma boa relação com Ele, e só tem uma boa relação com Ele e O ouve quem tem bom e reto coração.  Ao fingido, falso e mentiroso, Deus não fala.  É o perigo de tanta gente que vai às vezes, a uma profetisa para ouvir profecias. As pessoas vão lá para saber se devem casar ou não, e muitas vezes, a profetiza mente, seduz, manipula, e o que ela diz que Deus falou, não foi Deus a falar,  e a pessoa dá com os burrinhos na água.  Então, se eu ouço Deus, é porque eu aprendi a ter uma relação com Ele.

Vejamos o que disse Jesus em João 10:27  “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem”. Elas estão na minha igreja,elas me seguem, elas têm um bom e reto coração. Eu digo é assim, e elas não duvidam. Elas dizem: foi Jesus que falou, porque elas conhecem a voz.  Deus só fala às suas ovelhas, Deus não fala com lobo, joio, vaso de desonra, curiosos, Deus fala às suas ovelhas.  Isto é como os filhos aprenderem a conhecer a voz dos pais. Nós temos filhos pequenos e é assim:  às vezes o Davizinho está chorando, mas se  ouve a voz da mãe ele se cala, porque ele se habituou com a voz da mãe, ele sabe identificar:aquela é a voz da minha mãe. Às vezes, ele briga com a Ana Laura, a mãe lhe chama atenção, e ele diz o meu pai, o meu pai, eu quero o meu pai, eu digo: filho! Ele ouve a minha voz de pai, e ele vem a mim.

Então, assim como uma criança aprende a reconhecer a voz dos pais, nós temos que aprender a reconhecer a voz de Deus. Temos que saber distinguir  quando é Deus a falar e quando não é Deus a falar.  Eu sei que isto não é fácil! Eu não aprendi a ouvir a voz de Deus de um dia para o outro.  Durante muitos anos, eu precisei que alguém fosse a voz de Deus para mim, eu precisei de um tutor, de um Pastor, de alguém que me ensinasse a  distinguir a voz de Deus.      Eu me recordo de alguns momentos em que eu  estava diante de encruzilhadas,  não sabia o que fazer, e eu pegava o meu carro ia a Petrópolis, e me encontrava com o meu tutor espiritual, o meu pai na fé, Pastor William WandicK, um homem como poucos que existiram nesta terra.  Eu chegava lá, eu o tratava de pai. Papai eu estou com uma agonia no meu coração, ele dizia: eu já sei o que é, e Deus já me falou a respeito: é assim, assim, e assim, e eu regressava tranqüilo porque eu tinha certeza que   era Deus que tinha falado.

Portanto não é fácil,  no meio de tantas vozes, discernir qual é a voz de Deus,  sim, porque às vezes, você liga a televisão e vê um homem chamado Pastor, Apóstolo, Bispo, e  vê falar assim: “olha, é Deus  que está falando!” Eu posso lhe assegurar que quando grande parte dos que estão falando,  dizem que é Deus que está falando, não é Deus que está falando, é o homem que está falando, quiçás, às vezes, é o diabo que está falando.

Por que é muito importante se ensinar à igreja a entender no meio de muitas vozes, a voz de Deus?           Busquemos a resposta na palavra do Senhor:

Provérbios 3:06  “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”.Quer dizer, você reconhece a voz de Deus!  O que Deus está dizendo?  Está dizendo que quando você ouve a voz dEle, essa voz lhe protege de erros, quando Ele diz: endireitará os teus caminhos, Ele está dizendo: Ele vai evitar erros, Ele vai evitar acidentes, Ele vai evitar armadilhas. Quando você está em um processo e Deus lhe fala e você reconhece que é Ele a falar, porque  Ele está imprimindo a Sua voz no seu coração, na sua consciência, então erros são totalmente evitados.  Quantos erros estúpidos as pessoas cometem por não ouvirem a voz de Deus.  Se você O ouvir, Ele vai lhe proteger de erros. Quando Deus diz:não! e você, teima que quer aquilo que Deus disse não, você, com certeza vai se dar mal. Deus fala por impressões, por pressão do Espírito Santo.

Muitas vezes, você está tão  envolvido com aquilo que você quer que mesmo Deus lhe falando, você não vai ouvir e aí você não vai se dar  bem.

Às vezes, chega a mim  uma pessoa  que diz estar apaixonada. Apóstolo, eu conheci um homem que é o homem na minha vida, mas ele não é crente, ele é filho de uma senhora que consulta búzios, mas ele é melhor do que os crentes! E vem uma voz e diz: saia disso! Mas não é uma voz gritada como a minha, é um sussurro! Mas a pessoa não ouve. E começa  a emperrar de um lado e de outro… porque não ouviu a voz de Deus!

Certa vez, eu estava viajando, eu ia fazer um casamento, e uma voz veio ao meu Espírito e me  assim: “não faça este casamento, esse homem não é de Deus.”  Eu ia ficar uma semana fora, peguei o carro voltei para a cidade, chamei as pessoas envolvidas e lhes falei o que Deus havia me falado. A irmã não quis dar crédito à voz de Deus, casou-se e  dois meses depois estava divorciada.  É o que eu disse anteriormente, erros estúpidos são cometidos, porque as pessoas metem-se em sociedades, em casamentos, em parcerias porque dizem que foi Deus que falou que era para fazer, quando não era Deus a falar.   Portanto:

Primeiro– saber ouvir a voz de Deus evita muitos erros.

Segundo- ouvir a voz de Deus, produz sucesso pessoal na vida. Não há ninguém bem sucedido nesta terra se não ouve a voz de Deus!  A pessoa pode ser muito rica, mas se não ouve a voz de Deus, vem um problema da bolsa, leva-lhe o dinheiro todo.  O Senhor diz em:Salmos 32:8  “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho”.

Como é que Deus instrui para você saber o que deve fazer, se você deve casar ou não com uma pessoa, se este é o homem certo, se esta é a mulher certa, se este é o negócio que você deve fazer, se você deve ou não fazer aquela compra da casa, do terreno?

Eu e minha esposa tivemos esta experiência  em várias decisões que tivemos que tomar ultimamente.  Instruir-te-ei e te ensinarei, ora, alguém que instrui e ensina, fala. Debaixo dos meu conselhos aquilo que designei, então, você vai receber as instruções e as direções de Deus porque quando Ele dá conselhos vem  o sucesso na vida daquele que recebeu instruções e direções e as pôs em prática. Não é suficiente ouvir, é preciso praticar.

Quantas vezes, Deus está usando o Apóstolo da igreja, o Bispo Primaz, o Bispo Nacional, a Bispa da igreja, os Pastores, orientando a igreja: seja dizimista, é Deus que está falando.

A palavra dita está saindo da Palavra de Deus, mas a pessoa não quer ouvir a palavra dizimista. Há pessoas que questionam e dizem que o dízimo é da lei,  e em vez de seguirem a voz de Deus, Suas instruções e ensinos ficam se apegando àquilo que outros dizem ou falam.

Quando Deus dá conselhos, Ele também da o sucesso à medida que Seu conselho é posto em prática.  Quando eu falo de sucesso, eu me refiro a ter uma vida com significado.  Quanto mais você ouvir Deus, mais efetivo, mais firme, mais bem sucedido, mais benefícios maravilhosos você verá na sua vida.

Então, como é que eu me preparo para ouvir a Deus?Pois quando você entrou na igreja, você não viu Deus.  Você viu pessoas que reproduzem Deus para lhe ensinar o que Deus lhe ensinou. Por isso, como é que eu me preparo para ouvir Deus?

Número um – Você tem que cultivar uma mente aberta, estar receptivo, estar aberto e pronto para ouvir.

Por que nós  oramos antes da mensagem?

É para preparar os corações que vão ouvir Deus falar.  Quando eu comecei a pregação, um senhor levantou-se e foi embora! Ele poderia me ouvir, a semente ia cair em seu coração, mas o diabo ia lhe tirar a semente.  Porque ele não estava receptivo para ouvir Deus o que Deus iria lhe falar..  E se eu não estiver receptivo, aberto e pronto, eu começo a ter resistências e a grande barreira para não se ouvir Deus, é criar resistências.

Quando é que eu crio resistência? Dizendo:eu não acredito que Deus fale; ou pessoas que chegam a dizer: eu não preciso que Deus fale. Muitas pessoas têm a mente fechada para a voz de Deus.

Deus nos fala em Lucas 8:5,12  “Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram”.

Como é que Jesus explicou isto?

“A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos”.

A Palavra do Senhor diz que vem o diabo arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que creiam nela e sejam salvos.  Quer dizer,que  há possibilidade de uma pessoa não estar aberta para Deus, e o diabo pisar essa pessoa, e arrebatar a palavra que caiu em seu coração. Não há chance para a palavra operar, porque a mente da pessoa está fechada.

Por que a mente de uma pessoa se fecha?

Por orgulho,dizendo:eu não preciso de Deus! Pode se fechar também por medo.  Às vezes, a pessoa tem medo de ouvir Deus falar, porque  quando ela ouvir  de Deus dizendo-lhe de que forma ela deve agir, ela sabe que ela vai ter que mudar de direção, mudar de atitude, de postura, mudar seus projetos talvez, e por isso fica com medo de ouvir Deus. Só que ela desconhece que  a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável!

Há pessoas que se fecham por amargura, por ressentimentos. Há pessoas que acusam Deus daquilo que Ele não fez.  Normalmente, são pessoas que  foram traídas, abusadas, rejeitadas, feridas, por um ex-marido, uma ex-mulher, um ex-patrão… e não conseguem sair  daquele impasse, não conseguem superar aquilo que viveram, que sentiram e vão se arrastando pela vida e ficam se perguntando: onde estava Deus quando eu me casei, onde estava Deus quando eu fui abusada? Onde estava Deus quando eu fui durante tantos anos explorada pelo meu patrão, sem um salário condizente  ao que eu desempenhava?  Onde estava Deus quando eu fui rejeitada pelo meu marido? Onde estava Deus durante tantos anos em que eu me senti que só servia para trabalhar, para produzir, sem receber uma palavra de gratidão, de afeto, de carinho, de valorização e de cuidado? Onde estava Deus quando  eu amei com todas as minhas forças aquela pessoa muito mais que a mim mesma e fui trocada por outra sem mesmo saber por que? Onde estava Deus quando eu perdi a pessoa que eu mais amei  por uma  morte inexplicável e aparentemente sem sentido? Onde estava Deus quando eu fui roubada por empregados, por colegas por sócios e com isso perdi tudo, embora eu tivesse boa fé e confiasse nessas pessoas? São questionamentos existenciais e importantes que as pessoas se fazem, e se não estiverem firmes na fé e não tiverem uma espiritualidade alicerçada sobre a rocha ficam culpando Deus. Elas ficam presas, ficam amarradas a esses fatos por anos e anos.

Então, não fuja de Deus, não se feche para Ele, não O culpe por nada, venha a Ele, e não permita que alguém ou que alguma vivência ou fato lhe afastem de Deus Não permita que a sua vida seja emperrada e pisada por causa das circunstâncias, esteja aberto humildemente, para ouvir Deus falar e não tenha medo de fazer o que Deus manda.

Um dia, Deus disse: Jonas, eu quero que você vá a Nínive pregar, ele como estava resistente, fechado à voz de Deus, perguntou: aonde?  Vai a Nínive, tem lá um povo rebelde que precisa me ouvir! E Jonas não quis obedecer a voz de Deus e em lugar de ir para Nínive ele foi para Társis, desviou a rota traçada por Deus para sua vida.Ele entrou, foi para o porão do navio e dormiu. De repente se levanta uma tempestade, o barco começa a bater de uma lado para o outro, o Comandante dizia: eu não entendi, eram bons ventos, está um dia excelente, a noite foi estrelada, não havia ventos de proa, a viagem estava tranqüila… há alguém aqui dentro que fez algum mal. Jonas acordou e deu-se conta que era por sua causa.  Aquela tempestade foi porque ele não deu ouvidos à voz de Deus, ele sabia que Deus tinha falado, ele tinha consciência que Deus lhe falou, mas ele não queria fazer o que Deus mandou. Houve  uma hora que ele pediu que o jogassem ao mar e o jogaram. E Deus lhe disse: vai, afinal de contas o seu livre arbítrio acabou nisso! Apareceu um peixe e o engoliu. Ele ficou três dias  e três noites dentro da barriga do peixe, Jonas  tipifica Cristo que ficou três dias dentro do túmulo. Enquanto estava na barriga do peixe, Jonas lembrou de Deus, e na hora que ele lembrou de Deus, o peixe o vomitou na praia e  foi para Nínive pregar.

Não tenha medo do que Deus lhe disser, Deus só quer o seu bem! Nós temos que cultivar uma mente aberta, temos que ser receptíveis à voz de Deus.

 

Número dois – eu tenho que ter um tempo para ouvir Deus. Porque as preocupações, as ansiedades,os afazeres, os compromissos impedem a pessoa de ter um tempo para Deus.           Jesus tem que ser o centro da nossa vida, e tem que haver um tempo para Ele. Lucas 8:6  “Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade”. Jesus explicou o que isto significa. “A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam”. Ou seja, a palavra tem que internalizar-se e criar raízes.

Irmão, você não tem idéia das aflições que eu já passei nos meus trinta e cinco anos de ministério!Um dia, eu sai daqui de carro com as crianças pequenas, pessoas de uma igreja me interceptaram e alvejaram meu carro porque  foram mandadas para me matar. Eram pessoas que andavam com bíblia. Numa mão a bíblia e na outra um revolver! Encheram o meu carro de balas, me arrancaram do carro, eu me deitei no chão comecei a rastejar, me joguei do outro lado, entraram dentro do meu carro, eu vi meu filho pequenino, nosso Bispo, dizendo: papai, chorando no vidro de trás porque levaram minha família. Fizeram isso porque eu estava pregando sobre a predestinação.  E eles não admitiam que eu falasse a verdade tão evidente e tão óbvia que está na Bíblia. Essas são  pequenas coisas! Se eu não tivesse raiz forte em Deus, na hora da provação, eu teria caído fora.

Haviam me mandado recados que iriam me matar! Nós vamos matar a família toda.    Mataram outros, mas a mim ninguém me toca.  Porque maior é aquele que está em mim, do que aquele que está neste mundo.

Então, diz o texto que crêem mas só por algum tempo, na hora da provação se desviam, ou seja, têm uma vida superficial.

Não admita ter uma vida superficial com Deus.  Você tem que exigir uma mudança de vida, uma transformação, você não pode ouvir o Pastor e setenta e duas horas depois esquecer tudo o que você ouviu.  Você não pode viver uma vida superficial, tem que ter raiz, tem que ter um tempo com Deus.

Por isso que a igreja tem aqui uma reunião de oração às segundas-feiras, não falte às reuniões de oração.  Porque um culto, não é uma missa. Na Missa o que Padre diz hoje, é o mesmo que diz amanhã, o mesmo que disse o mês anterior, é a mesma história, aliás você nunca viu o Papa pregar com a Bíblia na mão.  Nem Padre com a Bíblia na mão. Você tem que cuidar de sua espiritualidade. Cultive uma intimidade com Deus e Ele lhe falará sempre que você precisar ouvir  a sua vontade.

Hebreus 10:25   “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”.

Amado, quanto mais difícil está a vida, mais nós precisamos estar na igreja, estar em comunhão com Deus, ouvir Sua palavra e comungar com os irmãos na congregação.

Terceiro lugar – elimine o que lhe rouba o tempo para estar com Deus.  Você não ouve Deus, se sua vida está cheia de coisas.          Lucas 8:7,14  “Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram”

Qual é a explicação disto?

Versículo 14.“A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer”.

Portanto, se eu estiver muito ocupado, se eu não tenho tempo para as coisas de Deus, para colocar Deus em primeiro lugar, eu estou andando em círculos. E quem anda em círculos não chega a lugar nenhum.  Eu tenho que ter uma vida com Deus, para  não ser sufocado pela vida.

O que são os espinho dos quais fala o texto?

Quem já viu um espinheiro crescer, pode constatar que ele não faz nenhum esforço para crescer. Ele cresce naturalmente, é a própria lei da natureza que habita nesse espinheiro que o faz nascer, crescer e desenvolver-se e depois morrer. Tudo o que existe na natureza  cresce e vive naturalmente, sem fazer esforço algum.

O que são espinhos na nossa vida?

São as negligencias da vida espiritual. Há muito, Deus quer lhe falar mas talvez, você esteja muito ocupado.  Há pessoas que pensam que Deus fala no berro. Normalmente, não é assim que Deus fala.  Lembremos como Deus falou com Elias.1ª Reis 19:11-13 “Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o SENHOR. Eis que passava o SENHOR; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do SENHOR, porém o SENHOR não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o SENHOR não estava no terremoto;depois do terremoto, um fogo, mas o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranqüilo e suave. Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?

Deus fala num cicio suave. Em todos os cultos desta igreja, Deus tem lhe falado num cicio suave.  Eu lhe garanto com a mão sobre a Bíblia, que nesta igreja toda às  vezes, que  abrimos o culto, Deus fala.  Quantas vezes eu terminei o culto, e pessoas vieram  ter comigo dizendo:

-“Como é que o Senhor sabia da minha vida?”

Eu não sei nada da sua vida.

-“O meu marido contou alguma coisa?”

Não, não sei nem quem é o seu marido!

-“Mas o senhor descreveu a minha vida.”

Isto acontece porque  Deus fala. Por isso nós temos que estar percebendo o quê Deus está falando, não precisa que se ouça um trovão dentro da igreja, não precisa de vento, não precisa de fogo, precisa de um cicio suave.

 

Vejamos a quarta semente ou quarto solo.

Quarto lugar – Lucas 8:8   “Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” Vamos ouvir a explicação.

“A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança”.

Há irmãos que freqüentam a igreja e que nunca foram dizimistas. Eles não ouvem Deus falar a respeito do dízimo. Pulam esta parte. O diabo lhes rouba a semente, estão sempre ocupados, estão sempre sufocados, eles estão sempre com espinhos.  Mas há pessoas que entram na igreja e  imediatamente, se tornam cooperadores com Deus, com a obra da evangelização, com a sementeira do Reino e decidem fazer a vontade de Deus e já começam a prosperar e suas vidas vão mudando para melhor. É o plantio e a colheita! É a lei do dar e do receber, esta é uma lei divina, imexível porque é divina, porque foi estabelecida por Deus.Nas leis estabelecidas por Deus a gente não pode  mexer, por exemplo nas leis da natureza, mas precisamos respeitá-las.

Deus não fala a quem O questiona, Deus não fala a quem tem outras opções além de Deus.  Deus fala ao que diz: sim Senhor. Tu falas, Senhor, eu ouço e pratico! Ouvindo de bom e reto coração, esses retêm a palavra e frutificam.  Se você realmente, quer ouvir a voz de Deus,  tenha bom e reto coração, retém a palavra e o mais Ele fará.

Há pouco, um senhor veio aqui à frente e me disse:

“Quando  eu cheguei a esta igreja, eu não tinha nada.  Decidi ser dizimista, e hoje, estou aqui para consagrar o meu carro.” Ele veio consagrar o seu carro! Ele me disse: “foi sua palavra, eu decidi ser um dizimista.”  Ou seja, ele ouviu a semente, que caiu na boa terra, ele reteve a palavra e decidiu agir de  bom e reto coração, e o mais o Senhor Deus já fez! É assim que Deus fala!

Quando  nós ouvimos Deus, Ele endireita as nossas veredas, Ele nos instrui para que sigamos os caminhos que devemos andar.  Não há como dar errado, tem que frutificar, mas para isto tem que haver perseverança.

Eu sonhei com uma catedral, eu desejei construir uma igreja.  Mas eu não podia ter ficado no sonho?   U precisava agir, arregaçar as mangas e começar a obra! Em 1989, eu poderia ter dito, não, a minha preocupação agora é parar e ver o que acontece no governo!  Mas, eu decidi lutar pelo meu sonho!

Eu poderia só pensar em minha casa. Não! Eu fui ter uma casa trinta anos depois de estar no ministério, depois que a casa de Deus já estava pronta e Deus sendo glorificado nela.   Eu  ouvi Deus! É isto que eu quero ensinar hoje!  Deus me dizia:  Miguel eu vou te dar um terreno grande! Aí eu pegava o carro andava pela zona norte toda, não encontrava, e um dia eu passei aqui na frente, e vi uma placa vende-se, e eu parei, e Deus disse: é aqui.

Liguei para o administrador da igreja e lhe pedi que procurasse saber quem era o dono do terreno.  E chegamos ao dono do terreno.

Eu lhe falei: eu quero comprar o seu terreno.

Ele falou:

-“quanto é que o senhor tem.”

Eu respondi: eu não tenho nada.

-“Então, toma o cafezinho e vai embora, porque eu tenho que atender outra pessoa!”

Calma senhor,disse eu, mas eu tenho fé!Ele retrucou:

-“não, eu quero ferro, eu não quero fé.”

Mas eu tenho fé!Ele mais uma vez disse:

-“ Eu quero ferro!  Eu quero à vista.”

Eu lhe disse: Eu quero pagar em oito vezes.

Ele me perguntou:

“quem garante que o senhor vai pagar?”

Nós levamos dez famílias da igreja, elas levaram as escrituras de suas casas, e hipotecaram suas casas.

E o homem disse às famílias:

-“Se este senhor não pagar, vocês vão perder as casas!”

Um irmão falou: este senhor não vai deixar de pagar.  Porque o Deus a quem servimos honra a Sua Palavra. E fechamos negócio!

Começamos a construção, veio o bloqueio do dinheiro, não havia dinheiro, e Deus me disse: não pares a obra!

-“Apóstolo, como é que o senhor sabe que era  Deus quem estava falando?”

Aqui está o resultado! Se eu tivesse desistido, hoje estaríamos lá na gruta, lá na cova da Piedade!

Deus disse: este é o terreno! Contratamos um arquiteto, ele colocou um desenho bonito da catedral, e um prédio grande de oito andares lá atrás.  Deus disse: eu não quero um prédio grande de oito andares aqui atrás. Isto vai ofender a comunidade.

O arquiteto  fez uma viagem a Santa Cruz teve um acidente e morreu! Ficamos sem o arquiteto. Contratamos outro e ao invés de um prédio de oito andares, fizemos o prédio de oito andares deitado que é a obra das salas de aula, da escola bíblica, cursos de teologia, a administração da igreja, estúdios de rádio e televisão  que estão atrás da igreja e que tem o comprimento de cem metros. Este foi o resultado.

Uma vez, eu estava em casa, e uma voz me disse: vai urgente à igreja que eles estão cometendo um erro numa estrutura na parte de trás da obra.  Peguei o carro, vim e olhei  o que estava sendo feito e percebi que realmente estava errado. Tivemos que desmanchar esta parte de trás toda.  Foi Deus que falou!

Houve muitos casos semelhantes. Eu me recordo que um dia vieram quatro advogados vestidos de preto, com um terno Hugo Boss ao meu  gabinete, e me disseram:

-“Nós viemos aqui lhe fazer uma proposta, nós somos de uma fundação de Roma, e temos dinheiro ilimitado, o senhor entra nas contas da igreja, trinta e cinco por cento para a igreja, sessenta e cinco por cento o senhor vai fazer compras de rádio, televisões, prédios, edifícios, fábricas, e passa um contrato de gaveta para nós.”  E veio uma voz que me disse: corra com eles daqui agora! Eu falei, senhor por favor levante-se e lhe indiquei a porta!  Não, não, mas fulano de tal aceitou.  Senhor corra, disse-lhe eu!  Deus está dizendo para o senhor ir embora! Ele me  disse que eu era muito burro e eu lhe respondi que   eu não sou burro, mas sou ovelha!

Eu hoje, tenho uma afinidade muito grande com Deus. Nós vamos saber como ter esta intimidade em outro capítulo.

Com  a questão da voz de Deus  a minha esposa tem um feeling inexplicável com Deus. Ela tem uma sabedoria que eu nunca tinha visto na minha vida.  Às vezes, eu preciso tomar uma decisão, eu falo com ela e a voz dela, os olhos dela, já me dão a resposta, eu já sei o que Deus vai falar, através da atitude dela.  Eu vou explicar como é que isto se faz entre os casais, entre as famílias da igreja.

A nossa proposta é para que as pessoas cresçam, evoluam, tomem posse, reinem, mas elas têm que ouvir Deus.  Se não ouvirem  Deus, nada vai acontecer. Nós temos que saber distinguir a voz de Deus, e parar  de ouvir vozes e coisas que vêm da carne.

Gênesis 26:1-3,12-14,16“Sobrevindo fome a terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica nesta terra, habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai”.

Deus, está confirmando o juramento que fez a Abraão sobre a nossa igreja.  Amado,  prepare-se para grandes conquistas. Eu estou vivendo com uma energia muito grande dentro de mim, uma energia que vem de Deus. Há uma expectativa muito boa dentro de mim! Há  algo muito bom  que vai se manifestar. Há um  mover extraordinário na minha consciência, no meu coração, e isto tudo tem que acontecer, e vai acontecer!

Isaque ouviu a voz de Deus, ele poderia ter dito: Senhor, já nos dias de meu pai houve fome! Ele poderia ter se  apegado ao período de fome que o povo de Deus havia passado em outros períodos da história. Mas ele ouviu Deus e ficou em Gerar, ele obedeceu a voz de Deus e Deus o abençoou!

“Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o SENHOR o abençoava”.Ele ouviu Deus, obedeceu a Deus, e Deus o abençoava.

“Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo; possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja. Disse Abimeleque (aquele que ele foi pedir esmolas), a Isaque: Aparta-te de nós, porque já és muito mais poderoso do que nós”. Aparte-se, você já é muito maior do que nós!          Então é muito importante quando você está aberto a ouvir Deus falar.  Eu repito: Ele não fala no fogo, no vento, no terremoto, fala num cicio, uma das coisas que eu vou explicar em outros capítulos deste livro é como é este cicio de Deus! É  uma coisa que vem à mente, à consciência e que dá paz.

Deus está falando agora, neste momento! Há pessoas  que precisam tomar grandes decisões na vida. Se Isaque tivesse batido de frente com Deus não teria ficado rico, prospero, a ponto do rei dizer: você agora, já é muito maior do que nós, Deus já lhe fez crescer tanto! Você já cresceu tanto! Agora, você tem que ir embora, você já é maior que todos nós, conforme disse Abimeleque a Isaque.

Se você é um empresário, uma dona de casa, um executivo, um profissional liberal, uma pessoa temente a Deus, tenha bom e reto coração. Você precisa não ter medo quando a voz de Deus chega à sua vida, você não pode ter medo. Às vezes, as pessoa têm medo.  Se Deus me diz para eu não casar com Joaquim, eu não posso casar com Joaquim!  Como será a minha vida se eu desobedecer a Deus    Se Deus disse: não é para comprar aquela casa, é aquela outra, obedeça!  É o melhor.  Se Deus disse: cuidado com essa sociedade, não faça a sociedade!

-“Várias pessoas já me disseram para  não fazer sociedade, mas eu fiz.”

Agora, você está se dando mal porque não foi Deus a falar, porque você desobedeceu a Deus, você fez o que você quis e não o que Deus queria que você fizesse!

Quando você ouve Deus, você tem paz.  Em todos os cultos Deus fala, de uma forma ou de outra. Deus tem seis formas de falar. Eu vou explicar ao longo do livro.     Então, muitos erros vão ser evitados, muitas armadilhas vão ser quebradas, muitos caminhos que você poderia meter o pé na argola, você não vai meter.  Porque você vai aprender a ouvir Deus, vai estar sensível, estar aberto à voz de Deus.

Quantas vezes, eu digo para a minha mulher: Nani, eu preciso ouvir algo de Deus, o que você acha? A minha mulher tem um time, uma intimidade com Deus, maior do que a minha.Há momentos que eu e ela nos encontramos numa sintonia perfeita em relação ao que Deus nos quer falar. Às vezes, eu acordo às cinco da manhã, ela já está acordada falando em línguas!

Portanto, ouça a voz de Deus, ouça o cicio suave de Deus! Ele é impregnado na mente, no coração, na consciência, e você percebe nitidamente, quando é Deus e quando não é Deus a falar.Se você fica nervoso, atrapalhado, inquieto, cai fora, porque não é Deus a falar!  Mas quando você está aberto e receptivo, Ele fala! Ele fala até na hora da dor!  Ele está falando a muitas pessoas agora! Para você ser uma pessoa boa, reta de coração, não dar ouvidos a vozes estranhas, ser fiel ao apostolado, ao que a igreja lhe ensina.

Nós temos trinta e cinco anos de ministério, não podemos ter medo, temos que seguir os ensinamentos da igreja.  Todos os dias há pessoas que dão testemunhos, nossa família é o que é, por causa do altar, porque ouvimos Deus.  Ou seja, retivemos a palavra, frutificamos.  Foi Deus que falou, nós obedecemos.  Você que precisa tomar uma grande decisão, uma importante decisão na vida ouça Deus falar, ouça o que Ele tem a lhe dizer.  Eu estou para tomar algumas importantes decisões a nível ministerial.  Hoje, eu disse ao Pai: eu preciso Te ouvir,eu preciso ter aquele insight porque eu não posso errar nas decisões que eu vou tomar!

Quando você faz a vontade de Deus, o resultado é maravilhoso!  Você sente paz, sente a sua consciência tranqüila! Eu já tive momentos de decisão que eu não dormia, rolava na cama de um lado para o outro, era Deus dizendo não, e eu insistindo vou ou não vou, até que eu parei de lutar com Deus, acabou a minha insônia,e  a vontade dEle se fez.

Eu quero que a igreja toda esteja preparada, para quando surgirem grandes negócios, grandes oportunidades, grandes portas se abrirem,  as pessoas perceberem que é Deus a falar. Mas não diga: ah, será que é por aqui ou por lá!  Você vai dizer: Deus falou que é por aqui, é por aqui que eu vou. Isto é muito importante.

Toda pessoa que tem intimidade com Deus e ouve Deus, se dá bem na vida!  Porque é para isso que existe a igreja!

Pai amado e bendito, assim como Isaque, ouviu a tua voz, e ele reconheceu que era a voz de Deus, não era a voz do maligno, era a voz de Deus.  Nós precisamos todos Pai, de andar sempre de bom e reto coração, para reter a palavra e fazer o que é bom, e viver do melhor desta terra.  Continua Senhor falando, mostra a tua igreja, mostra cada um pessoalmente, há pessoas aqui esperando uma porta de emprego, um casamento, um grande negocio, uma restituição de dividas, mostra Pai, fala com cicio suave, mostra porque está pessoa está doente Pai, porque ela tem resistido a tua voz.  Fala Deus, fala no coração de cada um dos membros da igreja, aqueles que estão ouvindo pela Internet, Pai.

Está jornada, é uma jornada de conquistas.  Quantas vezes Pai, no meio das aflições da minha vida, eu disse para mim mesmo, eu vou abandonar tudo, vou largar, vou embora, e tu disseste: não, eu tenho o melhor para a tua vida.  Obrigado, pelas vezes, Senhor, que eu tive que buscar no professor Wandick, a orientação perfeita, e quando ele me disse, um dia , é você Miguel Ângelo que vai cuidar do meu filho, era Deus falando, Ele fala, e quando Ele fala é o melhor, dá paz ao coração, evita os seus erros, endireitam-se  as veredas, conquistas.  Em nome de Jesus, Pai, amém, amém, e  amém.  Graças a Deus.

Se nossa Mensagem tem abençoado a tua vida, se estas palavras tem feito bem ao teu espírito, ajude-nos a mantê-la, seja um semeador. Com certaza seu dízimo e oferta semeado em nosso ministério de evangelização, será honrado por Deus em tua vida com bençãos sem medidas. CLIQUE AQUI PARA DOAR!

Compartilhar
1Comentário
  • Elias Alves Bento
    23/10/2018em08:23

    Muito boa a mensagem.

Escrever um Comentário