cropped-Logo_azul.png

Estabilidade em tempos instáveis III

COMPARTILHE

TEMA: ESTABILIDADE EM TEMPOS INSTÁVEIS III – DOMINGO – 01/02/04 – 1867.

TEXTO: Isaías 33:6“Haverá, ó Sião, estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do SENHOR será o teu tesouro.”

Meu filhinho na Fé, meu amado, servo do Senhor, noiva de Cristo, rebanho de Deus, selo do meu apostolado!

Hoje continuo estudando com a congregação a questão da estabilidade em tempos instáveis. A pergunta que eu sugeri na semana passada foi: Como é possível se viver em estabilidade quando à nossa volta tudo está instável? Como é possível viver equilibrado quando tudo à nossa volta está desequilibrado?

A Bíblia nos promete, e o Profeta Isaías informa que, através da Sabedoria, do Conhecimento e do temor de Deus, podemos nos tornar estáveis. Tu crês nisso? Diz assim: ‘Eu creio na estabilidade por causa da Sabedoria, do Conhecimento e do temor de Deus.’

Em Colossenses 2:3-4, Paulo se refere a Cristo e à Sabedoria de Cristo como solução. Ele diz assim: “em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos. Assim digo para que ninguém vos engane com raciocínios falazes.”

O Profeta Isaías se referia à Sabedoria e ao Conhecimento, os quais Paulo trata como tesouros que estão ocultos em Cristo. Quando Cristo nos é revelado, quando tiramos os véus dos nossos olhos espirituais, quando tiramos os véus do coração, então, os tesouros da Sabedoria e do Conhecimento, que geram estabilidade em tempos instáveis, passam a ser parte da nossa vida.

Creio, definitivamente, que a palavra de Sabedoria, Conhecimento e temor, têm, realmente, poder para transformar todas as circunstâncias que nos desestabilizam, entre elas, o medo. O medo é uma das armas do inimigo, pois uma pessoa com medo fica desestabilizada. Há pessoas que vivem mergulhadas em tormentos diariamente, por isso vivem totalmente desestabilizadas, tornam-se dependentes químicos, dependentes do álcool, de prisões da alma.

A Palavra de Deus é viva, é verdadeira, é poderosa. Na Palavra, possuímos o poder que muda qualquer situação.

Em 2 Coríntios 4:18, Paulo diz assim: “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”

A palavra “temporal”, no original grego é: “TEMPORÁRIA”. Algo temporário é passageiro. Tudo o que tu vês, é passageiro, como, por exemplo, uma doença. A Fé promulga aquilo que é eterno: a cura divina.

Tu podes estar vivendo tempos instáveis, mas a Palavra de Deus, que é uma Palavra eterna, pode estabilizar a tua vida.

Vamos pensar mais uma vez: Tu podes estar com uma crise financeira. Porém, lembra-te de que isso é temporário, é passageiro. O que é eterno? Que o teu Deus, segundo a Sua riqueza em glória, há de suprir cada uma das tuas necessidades. Mesmo que tu não estejas vendo, ou sentindo, Deus cumprirá a Sua Palavra.

Há, hoje, no Ministério Cristo Vive, um inconformismo com a questão da instabilidade. Nós nos recusamos a viver de forma instável, nos recusamos a viver nos sentindo mal, sempre angustiados. Eu, pessoalmente, fico inconformado quando vejo alguém que já perdeu a sua motivação de vida, ou quando alguém diz que não consegue continuar vivendo.

Quantas vezes já atendi pessoas – e me desculpe a expressão que vou usar –, que, quando começo a mostrar-lhe que há uma alternativa, normalmente, ela se volta para mim e diz: ‘Apóstolo, olha, que “tudo se dane”.’ A pessoa que vive sempre instável, vive num estado de agressividade, está sempre de mal com o mundo e com a vida.

Creio que Deus está devolvendo a estabilidade a muita gente que está desestabilizada, está devolvendo a sanidade, a capacidade de conviver consigo e com o próximo e está mudando conceitos de vida. Amado, não é o mundo à nossa volta que deve mudar. Somos nós que mudamos. Para isso, é essencial, que nos envolvamos com Jesus. Assim, haverá a estabilidade que o Senhor está anunciando desde a passagem do ano.

Tu não podes te envolver apenas 99% com Deus. Deves te envolver 100% com a igreja, com a Bíblia, porque, quando te envolves com Deus, fazes uma grande reformulação de vida. Aquilo que te atormentava, deixa de te atormentar. O que te intimidava, deixa de te intimidar. O que te desestabilizava, deixa de te desestabilizar. Estamos propondo, hoje, uma grande reformulação de vida.

Se tu vives uma guerra constante com as tuas emoções, se as tuas emoções interferem de forma destrutiva no teu comportamento diário, não são aqueles que estão à volta que são o problema, mas tu mesmo.

Deus está querendo fazer uma grande reforma de vida. Deus não nos chamou para vivermos como idôneos? Chamou. Deus não nos chamou para vivermos como cabeça? Chamou. Então, se existem emoções negativas na vida de alguém, que interferem no seu comportamento diário, destrutivamente, precisam de uma reformulação.

O Apóstolo Paulo passou por esse drama. Em Romanos 7:15, ele diz assim: “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto.” Olha a luta que esse homem estava tendo com a sua carne.

Dizem os versículos 16-19: “Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.” Olha a luta do Apóstolo Paulo. Ele tinha consciência de que havia alguma coisa que afetava a sua conduta diária e que distorcia a sua vida.

Vamos adiante com os versículos 20-24: “Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?”.

Paulo reconhece a sua incapacidade e pergunta: ‘quem me livrará desse laço de morte que eu tenho constantemente em mim?’ Em seguida, ele busca a resposta, dizendo: versículo 25: “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor…” Há solução, sim: Jesus Cristo.

Mas o que são emoções destrutivas? Por que eu estou levantando esse assunto? Estou tirando o que é palha, madeira e feno, para estabelecer uma vida com ouro, prata e pedras preciosas.

Por exemplo, uma pessoa dominada pelo egoísmo, que só se preocupa com ela mesma, enfrenta um drama, se é casada, pois não se preocupa com o cônjuge. Logo, ela possui emoções totalmente destrutivas. Outro exemplo são aquelas pessoas cheias de preconceitos. São, geralmente, muito fechadas e, com isso, perdem demais. Há pessoas que perdem anos de vida trancadas dentro de si mesmas, e, às vezes, essas emoções destrutivas causam um vazio espiritual, uma sensação de que está faltando algo.

Os meus colegas psicanalistas gostam de falar desse assunto. Dizem eles que tais pessoas tentam substituir o vazio pela comida, pela bebida, pelas drogas, pelo sexo, pelo casamento, trazendo ainda mais problemas para elas e para aqueles com quem convivem. Numa determinada hora, percebem que nada do que fazem elimina a sensação de vazio interior.

O que está faltando, então? O que está faltando é vida íntima com Cristo, é a unidade com Jesus, é permanecer em Jesus, é vida de oração. Isso sim muda tudo na vida de uma pessoa, acaba com os vazios, com os distúrbios de conduta, com as neuroses, com a falta de preenchimento da vida, com a sensação de carregar um enorme peso todos os dias. Amado, não há plenitude, não há satisfação, não há preenchimento de vida, não há bem-estar sem vida íntima com Deus.

Como é possível sair de uma vida desestabilizada, de depressão, para uma vida de plenitude, de felicidade, de bem-estar, de satisfação? Aprendendo com Jesus. Olha o que Ele disse, emMateus 11:28-29: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim…”. Só se aprende com Jesus tendo intimidade com Ele.

Algumas pessoas ainda não decidiram ter um tempo a sós com Deus. Venho ensinando, tranqüilamente, já há alguns meses, que é preciso orar pelo menos 1 hora todos os dias. Tenho explicado que se deve começar com 5 minutos, depois com 10 minutos, até alcançar a média mundial que é de 22 minutos. Assim, tu percebes que são melhores 22 minutos do que nenhum minuto. Em seguida, tu deves perseverar até chegares a 1 hora por dia. Não caias na mentira do diabo de que tu não precisas orar.

Os períodos da minha vida ministerial em que vivi em “sequidão de estio”, foram períodos em que não dei muita atenção à vida de oração. Percebi que eram nesses momentos que surgiam as confusões, os problemas pessoais e as guerras existenciais dramáticas da minha vida. Hoje, atribuo a vida vitoriosa do Ministério Cristo Vive ao poder da oração que nós instituímos na igreja. Todo crente precisa orar, e todo crente precisa receber oração.

Seguindo essa regra de vida, o Pastor Miguel Ângelo Júnior constituiu um grupo ministerial para todas as reuniões de oração. Entendemos que das reuniões de oração congregacionais virá a vida individual com Deus, e a transformação da nossa vida, da nossa família, do nosso sonho e das nossas metas.

A oração de intercessão muda e transforma qualquer situação, especialmente aquelas que desestabilizam a vida e que geram guerra pessoal.

A oração não é uma atividade natural da carne. Orar é um assalto a auto suficiência, a autonomia do homem. Quando o homem pensa que é autônomo, auto suficiente e, com isso, acredita que não precisa orar, a oração assalta a sua autonomia, a vida de auto-suficiência, de independência de Deus. Nós não podemos viver uma vida independente do nosso Pai Celestial. Eu sei que a oração é estranha à natureza humana. Mas, também sei que a mais íntima comunhão com Deus só acontece pela oração.

Olha o que disse Paulo, em Filipenses 4:6-7: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.”

Quando oramos, acaba a vida perturbada, a vida seca, a vida de deserto, de falta de preenchimento, acabam aquelas lacunas grandes que fazem a pessoa pôr ponto final à vida. Quando oramos, surge a paz que excede todo o entendimento.

Não posso te explicar com palavras o que sucede na minha vida íntima com Deus. Tenho explorado, estudado, praticado e compreendido o significado da oração, por isso vou te dizer uma coisa: tem havido uma diferença qualitativa na minha relação com Deus. Quando comecei a intensificar a minha vida de oração, há um ano e pouco, não sabia o que estava para acontecer. Quanto mais eu intensificava o tempo de oração, mais resultados obtinha. Por exemplo, foi com a vida de oração que entramos em rede nacional e internacional de TV.

Eu não sabia o que significava a vida íntima com Deus como hoje, porque antes ela era muito corrida. Comecei a aumentar o tempo de oração e comecei a perceber que Deus queria falar comigo, e até então não dava tempo. Hoje eu compreendo: Deus se revela na hora de oração. Hoje tenho um espírito muito mais sensível, estou totalmente dependente de Deus, estou muito mais equilibrado, quebrantado, muito mais humilde, muito mais confiante, tenho uma paz que nunca tive na minha vida e sinto o poder de Deus fluir por causa da oração.

Há dias que é fácil correr para o oratório e orar. Mas, há outros que estou cansado, dói a cabeça, a perna… Mas, eu já não posso mais viver sem orar de 2 a 3 horas diárias.

A Bíblia está cheia de passagens que mostram que a oração moveu o coração de Deus e o Todo-Poderoso operando milagres. Ele acalmou tempestades, proveu comida para milhares de pessoas através de dois peixes e cinco pães, deu vista aos cegos, fez os surdos ouvirem, os mudos falarem, o coxo saltar, levantou mortos. A igreja primitiva foi formada e cresceu pelas orações contínuas do povo. O poder da oração realmente muda qualquer circunstância, ajuda a enfrentar lutas diárias, ajuda a evitar problemas físicos, emocionais, remove obstruções no casamento, supre necessidades financeiras, resolve qualquer espécie de dificuldades, qualquer dilema, qualquer desencorajamento, enfim, tudo é resolvido pela oração.

Quando mantemos a nossa vida num corre-corre, somos nós que trabalhamos, mas, quando oramos, é Deus quem trabalha por nós.

Talvez alguém diga: ‘Apóstolo, eu tenho uma certa resistência a essa questão, porque eu acho que uma oração respondida é apenas mera coincidência.’ Olha, eu vou te dizer uma coisa: É maravilhoso ver quantas coincidências ocorreram na minha vida depois que eu comecei a orar.

Há, no Antigo Testamento, uma passagem que me persuade mais do que qualquer outra passagem a respeito da oração, cujos resultados são significantes, especialmente nas horas dos testes e das provações.

O que eu passo no meu Ministério há de te ajudar tanto, mais tanto, que tu verás que a transformação que sofro dioturnamente, será a transformação que toda a nossa igreja sofrerá. Na oração está o segredo de uma vida poderosa.

Quando tu oras o mundo à tua volta não muda, mas o teu muda.

Vê, fiquei até agora falando de dificuldade, de guerras e de instabilidade. Vou te mostrar, agora, o caminho para anulares o que te desestabiliza. Para isso, quero falar da batalha entre o povo de Deus e Amaleque.

O Livro de Êxodo 17:8 mostra um antigo e contínuo atrito entre Israel e Amaleque. Vê:“Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim.”

Amaleque era um povo descendente de Saul, portanto, da perdição. O intuito deles era guerrear contra Israel. Diz a Palavra do Senhor: “Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão.” (versículo 9).

Josué era o comandante militar, era o general, o comandante da guerra, o homem que ia para o campo de batalha para o “supapo”. Moisés era espiritual, era o Ministro da Palavra, era o Apóstolo do povo de Deus de então. Então, Moisés disse: ‘Vamos criar uma estratégia para acabar com essa guerra definitivamente.’

Sei que muitos estão em guerra. Guerras pessoais, familiares, financeiras, guerra contra o INSS, contra o vizinho que incomoda, contra o patrão espírita… E há guerras que, às vezes, são antigas e contínuas e que geram atritos o dia inteiro. Em outros casos são guerras da pessoa contra ela mesma.

Voltando ao relato bíblico, Moisés disse: ‘Vocês vão para o front de guerra, mas haverá a minha proteção, o meu manto, a minha cobertura. Eu vou para o monte e estarei lá com a vara, com o símbolo da autoridade. Lá em cima orarei por vocês, porque essa guerra com os amalequitas deve acabar.’

Amado, o câncer, hoje, terminará, a crise financeira não continuará… Vamos arranjar uma estratégia para derrubar “Amaleque” de uma vez para sempre.

Depois, em Êxodo 17:10, diz: “Fez Josué como Moisés lhe dissera e pelejou contra Amaleque; Moisés, porém, Arão e Hur subiram ao cimo do outeiro.” Ou seja, Josué faria o físico, e Moisés o espiritual.

Moisés subiu ao monte com Arão e Hur, e diz a Palavra do Senhor: “Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amaleque.” (versículo 11).

O que Deus quer nos falar? Enquanto as tropas estavam no campo de batalha, havia oração e intercessão. Josué lutava, Moisés orava.

Continua nos versículos 12-13: “Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr-do-sol. E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada.”

Josué teve o crédito da vitória, mas, quem venceu, foi a oração.

Amado, a história pertence aos que oram e intercedem. O direito prevalece quando se ora. As orações de Moisés, Arão e Hur trouxeram coragem, valor, coordenação, proteção sobrenatural. Então, tanto Josué quanto Moisés acreditavam na oração e na intercessão.

Quando as mãos de Moisés se levantavam, o povo prevalecia. Quando elas baixavam, prevalecia o inimigo. O que isso quer dizer? Significa que a vitória ou a derrota da tua vida está no uso ou na negligência da oração. Quando oras, tu vences. Quando deixas de orar, perdes.

Olha a igreja primitiva, olha os grandes homens da Bíblia, olha as grandes igrejas. Nós precisamos valorizar a oração, porque a vitória ou a derrota está no uso ou na negligência da oração.

Moisés descobriu que o poder de Deus é liberado quando se ora. Quando oramos, Deus se envolve com as nossas lutas, com a nossa casa, com as nossas relações, com os nossos negócios, com a escola, com a igreja, com qualquer necessidade. A oração gera o poder de Deus que pode vir em forma de Sabedoria, de Conhecimento ou de temor.

Às vezes, a sabedoria é manifestada através de uma idéia nova, de um ato de coragem, de uma atitude de confiança, de um espírito de perseverança, de uma mudança de atitude, de uma mudança de circunstância. Deus, através da oração, muda e opera um milagre.

Quando o poder de Deus prevalece, o povo de Deus se alegra.

Não dirijas a tua vida sozinho, pois perderás, terás derrotas, andarás em círculo. A oração é a chave que destrava e libera o poder de Deus na tua vida.

Eu creio que existe uma conexão entre oração e o poder de Deus. Moisés sabia disso, por isso ele ficou o dia inteiro orando. Ele orou para que Deus se envolvesse naquela batalha de Refidim, para que Deus acabasse, definitivamente, com Amaleque. Ele sabia que não podia baixar as mãos, ou seja, não podia deixar de orar, pois as tropas dependiam dele.

Amada, tu não podes deixar de orar, pois o teu lar depende de ti. Amado, tu não podes deixar de orar, pois os teus negócios dependem de ti. Amados, vós não podeis deixar de orar, porque as circunstâncias dependem de vós.

Moisés era ajudado por Arão e Hur, seus companheiros de intercessão. Ninguém pode fazer algo significativo sozinho, precisa ser em equipe.

Na tua empresa, começa o teu dia de trabalho orando com os teus funcionários, mesmo que eles não saibam orar. Faz da tua voz a voz dos teus empregados. Lê a Bíblia dentro da tua empresa. Vamos nos ajudar uns aos outros a interceder pelas guerras, porque a vitória chegará.

Creio que podemos nos ajudar muito com as reuniões de oração, que na Igreja Cristo Vive acontecem às segundas-feiras. Precisamos segurar nos braços espirituais uns dos outros. Tu oras por mim, eu oro por ti, todos oramos pela igreja, a igreja ora pelos irmãos. Enquanto estivermos em oração, prevaleceremos! Ajuda alguém a orar, sê o “Arão e Hur” de algum “Moisés”.

Eu vou te dizer uma coisa: Quem sabe se num dia tu precisarás orar 5, 6, 10 horas para acabar com o câncer, para acabar com a crise, para acabar com o problema, para acabar com o drama, para acabar com “Amaleque”. Amaleque simboliza o diabo, o mal, a insegurança, a inconstância, a depressão… Tu vais continuar vivendo com isso? Se Deus é dono da prata e do ouro, tu vais querer continuar ganhando um salário mínimo? Se Deus possui tesouros preciosos para nós, vamos viver mendigando? Não! Eu não aceito!

Olha o que dizem os versículos 14-15: “Então, disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e repete-o a Josué; porque eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu. E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira.”

Deus riscou Amaleque definitivamente, riscará aquele exame que acusa carcinoma, metástese e acabará com o desemprego.

Eu quero te passar esse tipo de convencimento, porque essa é minha convicção. Nós ficaremos em espírito de oração até o câncer desaparecer, até a família sair da crise, até as finanças serem abundantes, até chegar a resposta de emprego; teremos mãos firmes!

Se em algum momento tu disseres: ‘Pastor, hoje eu estou vacilante, meus braços estão caindo.’ Haverá um “Arão” e um “Hur” para levantarem os teus braços.

A história conta que Amaleque foi destruído. Tu deves entender que Amaleque não foi vencido porque Josué sabia espadachim, mas sim, porque Deus honrou os 3 homens – Moisés, Arão e Hur – que tinham consciência de que uma guerra, seja ela qual for, só se ganha com oração.

Todas as guerras da vida se resumem em guerras espirituais. O diabo não quer largar o dinheiro, não quer abrir a porta de emprego; ele segura, amarra, detém. Tudo é vida espiritual. São principados, potestades, dominadores do mundo tenebroso, forças espirituais do mal. Todo os dias temos um “Amaleque”, só que “Amaleque” cairá e será riscado.

Começa a orar, vai à reunião de oração, sobe o monte conosco, o monte da Fé. Bota os teus braços para cima. Estás cansado? “Arão e Hur” seguram. Bota uma pedra em baixo, mas não deixes de orar, porque, cada vez que vacilas, “Amaleque” avança. Mas, quando as mãos estão para cima, quando as mãos estão para cima, nós vencemos!

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR! AO SEU NOME TODA GLÓRIA!

FIM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE