cropped-Logo_azul.png

Livre das prisões das dívidas

COMPARTILHE

TEXTO: Filipenses 4:19.

Abre a tua Bíblia em Filipenses 4:19. Diz assim a Palavra do Pai: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”

Que essa Palavra abençoe ricamente o coração do povo eleito do Senhor. Oremos ao Pai:

Pai, Tu preparaste este dia precioso, e desde antes da fundação do mundo já havias determinado que nós estaríamos reunidos neste lugar santo, neste santuário, que eu construí para a Tua Glória. Nesta hora, Senhor, queremos, com os ouvidos espirituais e os olhos iluminados, compreender a esperança e a herança dos santos. Meu Pai, queremos ouvir a Tua Voz sobre essa questão do que o Evangelho oferece para aquela pessoa que presa na areia movediça das dívidas, Pai. Tu não podes ser glorificado quando um filho Teu sofre. Tu tens uma solução, uma estratégia, um caminho. Por isso convidamos pela televisão pessoas quebradas, falidas, para virem aprender, junto ao trono da Graça de Deus, a solucionar os seus problemas, mas acima de tudo, a conhecer-Te como Senhor, como Provedor, como Salvador, com a Pedra que vive, como a Pedra angular, como Aquele que é Soberano, Alfa e Ômega, Rei de reis, invisível mas real, pois Tu vives em nós. O Evangelho são boas novas. Revela essas boas novas ao Teu povo. E todo o povo de Deus diga: Amém!

Meu filhinho na fé, meu amado, eleito do Senhor segundo a presciência de Deus, segundo aprognoses, a decisão, a determinação de Deus!

Quando Deus, em Cristo Jesus, através do Espírito Santo, nos atraiu ao Seu Reino, a Sua Igreja, a Sua Casa, Ele preparou, preconizou um tipo de vida muito maior do que qualquer um dos Seus filhos possa imaginar. Tenho dito: quando tu chegas à Igreja pela primeira vez, Deus te recebe do jeito que vens, mas Ele não se conforma com o estado da vida das pessoas. Sabemos que os Seus ensinamentos (e estamos insistindo com o assunto sobre a prosperidade desde novembro do ano passado) hão de levar toda a Igreja, todos aqueles que dão ouvidos à Voz do Espírito Santo de Deus, a viver um nível de vida muito mais alto daquele que tu chegaste à Igreja, trazido pela mão de Deus.

Creio que Deus tem o Seu tempo preparado para tudo na nossa vida, que Ele tem os Seus progressos e os Seus níveis de agir. Mas Deus preparou para cada um de nós algo importante e especial para nós.

O Livro de Eclasiastes, no capítulo 3versículo 1, onde Salomão disse assim: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:”.

Quer dizer que Deus, para tudo, tem um propósito. O tempo e o propósito de Deus são o que nos alinham com a Bíblia Sagrada.

Meu amado, o Senhor jamais promete algo na Sua Palavra que não esteja totalmente dentro dos Seus propósitos. Deus não nos pede nada sem que antes Ele já tenha provido para nós a solução, ou o recurso, ou a provisão.

Olha o que diz a Graça de Deus em Hebreus 13:21 “vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!”

Deus opera em nós, capacita e habilita, para que cumpramos a Sua Vontade dentro do que Lhe é agradável. Ou seja, eu não poderia ser um pregador, se Deus, de antemão, dentro do Seu tempo, do Seu propósito não me preparasse para isso. Deus não chama pessoas capacitadas. Ele capacita as pessoas chamadas. Amém?

A Graça de Deus nos mostra que somos o que somos por essa Graça, e que, na realidade, é Deus a nos capacitar para que cumpramos a sua Vontade (olha que isso é extraordinário), a que façamos o que Lhe é agradável.

Paulo disse, em 1 Coríntios 15:10: “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.”

A Graça capacita. Tu podes ter chegado à Igreja de um jeito igual a um senhor que me disse há alguns dias: “Eu sinto pena de mim”, que Deus te chama e te habilita e te ensina para que cumpras aquilo que Lhe é agradável. A obra de Deus é completa, na nossa vida.

Agora, para que tudo isso seja uma realidade, Deus colocou uma semente em nós, quando Ele nos chamou. Vê 1 João 3:9: “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.”

Para que possamos cumprir os planos de Deus, Ele coloca em nós uma semente Dele mesmo.

Assim diz 1 Pedro1:23: “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.”

O que Deus semeia em nós é permanente. Ninguém pode arrancar. O que Ele capacita, o que habilita, é para que vivamos dentro dos padrões que Ele quer que vivamos. Diz: Glórias a Deus!

Na quarta-feira passada, falei que os cristãos têm um potencial muito grande, porque Deus nos capacitou para cumprir todos os desígnios, todos os propósitos e tudo aquilo que Ele quer que façamos. Por isso, não somos pessoas normais. O normal é ser derrotado, desequilibrado, fracassado, depressivo, mau… Somos regenerados. Somos Cristo foi. Diz: Glórias a Deus.

Para tu compreenderes tudo isso melhor, vê o que Paulo escreveu aos Efésios 5:17: “Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.”

Então, não podemos imaginar que Deus tenha nos chamado e que a Sua Vontade é que sejamos doentes. Não podemos aceitar que Deus tenha nos chamado para vivermos falidos e quebrados. Devemos compreender qual é a Vontade do Senhor.

No versículo 14 diz: “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.”

Ou seja, Cristo nos dará a sabedoria, a luz, para compreendermos o que Ele tem de propósito para a nossa vida.

Diz no versículo 15: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,”.

O sábio reconhecerá uma Voz. A Voz de Deus é sensível e fala profundamente, inteligentemente, sabiamente, cuidadosamente, ao povo de Deus.

Agora, por que precisamos ser sábios em ouvir essa Voz? Porque Paulo fala no versículo 16: “remindo o tempo, porque os dias são maus.”

Os dias que estamos vivendo são maus. Tu ouves falar de guerras, de rumores de guerras. Atualmente, existem mais de 68 guerras em evolução. As estatísticas dizem que outros tipos de guerras que não usam armas, mas que destroem mais. Até 2020, daqui a 15 anos, a Terra terá mais de 100 milhões de pessoas afetadas com o HIV.

Se estamos aqui, é porque 1 Samuel 12:22 diz: “Pois o SENHOR, por causa do seu grande nome, não desamparará o seu povo, porque aprouve ao SENHOR fazer-vos o seu povo.”

Eu, por exemplo, não estou na Igreja porque um dia resolvi ser Pastor, mas sim, porque Deus decidiu. Sequer eu exercitei o chamado livre-arbítrio, pois a Bíblia diz que antes de Cristo estávamos mortos em pecado e delitos, fazíamos a vontade de Satanás, estávamos no império das trevas… A Bíblia diz que ninguém pode ir a Jesus se o Pai não o levar. Ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor se não for pelo Espírito. Aprouve a Deus fazer-me Seu povo. Ele nos chamou, nos justificou e glorificou. Ele nos cobriu de anjos, que nos protegem e fez com que compreendêssemos o que diz 1 Coríntios 15:48-49: “Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.”

Se temos a imagem do celestial, se Deus tem propósitos para a nossa vida, se aprouve a Ele fazermo-nos Seu povo, a pergunta que se faz necessária é: será que Deus se sente feliz e bem, quando vê um filho com a necessidade de cheque para cobrir cheque, fugindo do agiota, do gerente do banco, devendo a escola do filho, a conta de luz, com o nome do SERASA… Será que isso é coisa de Deus? É claro que não foi para isso que Deus nos chamou.

Em 2 Coríntios 3:18, o Senhor diz: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”

De glória em glória devemos ver Deus agindo na nossa vida. Sei que o filho de Deus, que é chamado por Ele, a quem Deus fez Seu povo, a quem Ele revela a Graça maravilhosa, a quem ilumina, a quem faz compreender os Seus propósitos, passa a conhecer uma vida de abundância.

Diz 1 Coríntios 2:4-5 “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.”

A mensagem que transforma vidas não é conversa fiada. Não é algo persuasivo, humano. É na demonstração do Espírito e no poder. Então, quando tu ouves a Palavra da Graça, o Espírito poderoso de Deus começa a agir na tua vida.

Não é o que pensamos, o que imaginamos, não é o que a estatística diz, mas o que o Bíblia diz que está certo. Não nos apoiamos na sabedoria humana, mas sim, no poder de Deus.

Paulo explica como a Sabedoria chega até nós: “Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época, que se reduzem a nada;”. (1 Coríntios 2:6). Há gente que é muito poderosa e se reduz a nada.

Ontem, estava lendo uma revista da cidade sobre uma matéria de um dos homens mais ricos do mundo, um brasileiro, Tião Maia, criador de gados na Austrália, morreu. Todo o seu dinheiro não serviu para nada. O final foi igual a de todos.

Precisamos saber que a nossa vida não está na sabedoria deste século.

Diz o versículo 7: “mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória;”.

Diz: “Para a minha glória, Deus revela a Sua sabedoria.”

O que dizem os versículos 8-9? “sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu; porque, se a tivessem conhecido, jamais teriam crucificado o Senhor da glória; mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.”

O que Deus tem preparado, diz o versículo 12: “Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.”

O que Deus tem preparado é algo tão grande e não é necessário se pagar o preço por isso. Tu deves saber e crer e começar a receber isso no teu espírito.

Mostra a Palavra no versículo 13: “Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.”

Nesta manhã, vamos conferir, se o que a Bíblia diz e o espírito revela se encaixam para a nossa vida.

Diz o versículo 16: “Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.”

versículo 14 diz: “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

Quando tu ouves uma pessoa que não é da salvação, que a Bíblia chama de homem natural, carnal, ele acha tudo isso loucura. Mas, as coisas de Deus, para se entender, se discernem espiritualmente.

Começamos mostrando que Deus tem tempos, propósitos, progressos e níveis, uma chamada e nos capacita a vivermos aquilo que Lhe é agradável. Ele pede que não nos acomodemos ao sistema do mundo e que entendamos, com sabedoria, qual o propósito da nossa vida. Vimos que os propósitos são manifestados em nós, através do Espírito de Sabedoria. O homem do mundo não entende, e o do espírito confere coisas espirituais com espirituais.

Por que te mostrei essa posição em Cristo? Porque muitas pessoas, por não conhecerem esses detalhes riquíssimos, que revelo no altar, também não se acham merecedores de viverem a bênção de Deus. A maioria do povo de Deus, que não conhece a sua posição, pensam que faz parte do Evangelho apanhar da vida, sofrer… Ora, eu, por exemplo, não consigo ver um filho meu sofrendo, e sou de carne. Imagina Deus, que é bom? Como Ele iría dar coisas más para os Seus filhos? Com que prazer Deus recebeu, nesta manhã, tantos aleluias, e, agora, tu levas para casa os mesmos fardos, os mesmos problemas, sem um solução?! Que Deus injusto seria esse, que aceita as palmas e os louvores do Seu povo e, depois, nega-lhe a solução e a provisão para que viva tudo o que a Bíblia determina?!

Agora, porque os crentes não vivem isso? Há séculos, o Profeta Oséias disse que o povo de Deus tem sido destruído porque lhe falta conhecimento. Então, quando não conhecemos os nossos direitos, não podemos desfrutar deles. Se não conhecemos as nossas obrigações, não as cumprimos.

Vê, só o espiritual discerne as coisas do espírito. O natural diz que é loucura. Por exemplo, se tu disseres a algumas pessoas da tua relação que vais a uma Igreja, e bate palmas, e louva, e ora, e serve a Deus, vão dizer que é loucura. Só o espiritualizado entende as coisas do espírito, só o predestinado entende o que é chamada, justificação e glorificação. Só o verdadeiro filho de Deus sabe que não há alternativas. Na Terra estamos, do céu viemos, estamos em peregrinação e para o céu voltaremos. Nessa peregrinação há muitos Mistérios a serem revelados.

O Senhor Jesus Cristo, quando tentou ir com a Graça adiante, disse aos judeus que havia muito mais a ser revelado, mas que eles não suportariam, no momento. Ele também disse que tinha mais povo, mais ovelhas, que não eram daquele aprisco. Falou que convinha a Ele buscá-las e conduzi-las.

O que Deus está fazendo, nesta manhã, é te conduzindo aos pastos verdejantes. Pastos verdejantes significam abundância. Tu estás entendendo?

Hoje, o Espírito de Sabedoria irá falar à Igreja como ser livre da areia movediça das dívidas.

Tive o cuidado, com muito respeito e temor, como me é peculiar, de preparar um folhetinho, onde eu fazia algumas perguntas, tais: Quanto tu precisas para sair das tuas dívidas? Quanto precisas para realizar os sonhos que Deus colocou no teu coração?, e fiquei surpreendido com o resultado. Algumas pessoas colocaram valores em torno de R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00, mas, muitos relataram que possuem dívidas no valor de R$ 200.000,00, R$ 300.000,00, R$ 400.000,00 e até R$ 2.000.000,00. Pensei assim: Deus, preciso fazer alguma coisa, pois acredito que dívidas são areia movediça, são armadilhas diabólicas.

Não sei se tu já viste em filmes como é areia movediça? Quanto mais a pessoa se debate, mais ela afunda. Começa a gastar as energias e é engolida. Assim vivem as pessoas que estão presas na areia movediça das dívidas.

Se tu buscas sabedoria humana para resolver a questão das dívidas, vão recomendar que tu procures um agiota, pede um empréstimo no banco, usa o cartão de crédito. Não aceitamos isso! E também não vou aceitar que o povo da Igreja Cristo Vive lute desesperadamente, como se alguns estivessem dentro de areia movediça, com cheque para cobrir cheque, cheios de prestações, sendo engolidos pelas dívidas.

Sei, por causa de um bilhetinho que recebi, que a vida financeira para alguns é um inferno. Sua situação financeira se torna angustiante, o salário vai desaparecendo, mensalmente, porque, quando recebe, tem que cobrir o cartão, depois, o empréstimo… Então, Deus me disse: “Miguel, existe na minha Palavra remédio para tudo isso.”

Baseado nisso, comecei a pesquisar com sabedoria, com inteligência, pedindo que Deus me mostrasse o certo. Gosto das coisas feitas com inteligência. Não gosto dessa história de parábolas, dessas artimanhas humanas de mandar colocar um negócio no chão e pisar, de queimar na fogueira santa… Isso não resolve nada. Só complica mais.

Josué diz algo muito interessante. Vê Josué 1:8: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.”

O que quero é isto: que os irmãos aprendam, à luz da Bíblia, como fazer para prosperar os seus caminhos e serem bem-sucedidos. Nesse versículo está o primeiro passo. Deus disse a Josué que, se ele fizesse conforme o Livro lhe ensinasse, ele iría prosperar os seus caminhos, seria bem-sucedido, livre de dívidas, com cancelamento sobrenatural de dívidas. Crê nisso! Agora, Deus disse a Josué que deveria ser segundo a Bíblia.

O salmista, no Salmo 119:105 diz assim: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz, para os meus caminhos.” Precisamos acender essa lâmpada para os nossos caminhos. Deus tem, na Sua Palavra, a luz para tu não tropeçares.

Diz o versículo 130: “A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples.”

A Palavra acende a lâmpada, dá luz, ou seja, a idéia, a capacidade, a forma de resolver as situações. Mas ela é esclarecedora, dá o entendimento. Eu, por exemplo, nunca coloquei o meu foco no que o mundo diz, porque quem dá esclarecimento é a Palavra.

Então, a nossa petição deve ser: quero fazer prosperar os meus caminhos e quero ser bem-sucedido. Não só a nossa que estamos na Igreja, mas também, daqueles que estão pela Internet, pelo satélite, pela rádio…

O Senhor tem princípios estabelecidos que nos levam ao fim das dívidas. Quando praticamos esses ensinamentos, que esclarecem, que são luz, começamos a ver resultados. Há uma saída para todos os problemas.

Estava lendo a matéria de um pregador, onde fazia referência a um certo tipo de filme, que hoje não existe mais, era da minha época de jovem, que era o Tarzan. Tarzan, às vezes, estava no rio, cheio de jacaré e, de repente, aparecia um cipó, no qual ele se agarrava e fugia. Parece-me que Deus, quando vê um filho metido em “areia movediça”, tem que lançar o “cipó”, para ele sair de lá.

Disse o sábio, em Provérbios 24:14: “Então, sabe que assim é a sabedoria para a tua alma; se a achares, haverá bom futuro, e não será frustrada a tua esperança.”

Se tu acreditares na Palavra, terás bom futuro. Se não acreditares, serás frustrado.

Quem acha os ensinamentos de Deus tem bom futuro. Quem não os acha é frustrado. E assim existem milhões de pessoas: frustradas porque não lhes foi dado conhecer a Sabedoria.

Creio que, em Jesus, e não no sistema do mundo, estão as instruções que dão resultado.

Jesus disse, em João 15:5: “Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

Aí está o nosso “cipó”, a Palavra. Vamos nos agarra à Verdade para não cairmos na “areia movediça”.

Jesus está nos querendo dizer que o que Ele mostra através do altar da Igreja é vital. Aprendemos como sair das situações que nos embaraçam e como não cair mais nelas.

Diz o versículo 7: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.”

Se estivermos agarrados à Videira verdadeira, poderemos pedir o que quisermos que nos será feito.

Só Jesus, através do poder do Evangelho, tem poder para libertar, curar, salvar e libertar da areia movediça das dívidas. Ele diz isso em Lucas 4:18: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,”.

Quer cativeiro pior do que uma vida cheia de dívidas?

No versículo 32, o Senhor diz: “E muito se maravilhavam da sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade.”

A Palavra que é pregada do altar da Igreja tem autoridade.

Em Isaías 10:27 diz assim (estou te levando à conclusão de como sair da “areia movediça” e como não cair nela): “Acontecerá, naquele dia, que o peso será tirado do teu ombro, e o seu jugo, do teu pescoço, jugo que será despedaçado por causa da gordura.”Creio que o dia do qual fala o versículo é hoje.

Ora, o individuo que vai dormir com dívidas e acorda com dívidas tem um jugo sobre o pescoço, não vive, não tem vida conjugal, desaparece, não tem paciência com ninguém… É um fardo.

Agora, somos membros do Corpo de Cristo, disse Paulo em 1 Coríntios 12:27: “Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo.”

Estamos ligados ao Cristo que é libertador, ao Cristo que nos ensina que não há limites, e, se não há limites, também não há limites na questão financeira.

Existe uma estratégia, e temos 15 minutos para segui-la.

Número 1: vamos pensar o seguinte: Deus capacita com a Sua Vontade para que cumpramos o que Lhe é agradável. O Senhor está mostrando à Igreja, gerando luz, acendendo lâmpada, mostrando o caminho, esclarecendo que dívidas são forças demoníacas para impedir o povo do Senhor de se tornar forte, rico e ser uma bênção. Se tu não pensares dessa forma, vais te habituar às dívidas. Elas são coisa do demônio, não as aceitamos, porque Deus, quando chamou Abraão, disse que abençoaria os que o abençoassem e amaldiçoaria os que o amaldiçoassem e que nele todas as famílias seriam benditas. Então, é para que todas as famílias sejam abençoadas. O que o diabo faz? Cria situações para que a família não seja abençoada e pense que é loucura Deuteronômio 8:18: “Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.”

Deus dá forças para adquirirmos câncer? Batida com o carro? Doenças? Não! Ele nos dá forças para adquirirmos riquezas. Riqueza essa para confirmar a Sua Aliança que sob juramento Ele prometeu aos nossos pais. Se Deus promete riquezas e abençoar, não podemos aceitar posição contrária.

Como nos tornamos parte dessa abundância? Expliquei no domingo passado. Vê 2 Coríntios 9:6-8: “E isto afirmo: aquele que semeia pouco pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra,”.

Aqui está a regra. Toda a nossa vida é uma sementeira. Tu queres ser amado? Deves amar. Queres ser perdoado? Deves perdoar. Queres ser respeitado? Deves respeitar. Queres ser próspero? Deves semear, primeiro.

Para estarmos no lugar da colheita, é necessário, primeiro, semear. Essa é a regra. Se não acreditarmos nessa verdade, se isso não for luz, nunca chegaremos a alcançar a riqueza que Deus prometeu. E mais do que isso: permitiremos o que diz Cantares 2:15: “Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor.”

Então, quando as vinhas estão com flor, as raposas comem-nas, o que impede que nasça o fruto.

Existe um devorador. Quando nos colocamos na posição de semeador para depois colher, a “raposa” vem. Vem através dos gastos na farmácia, do carro que quebra… A pessoa fica desprotegida.

Diz Malaquias 3:10-11: “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.”

Há devorador que entra silenciosamente, se não temos a proteção de Deus. Muitos cristãos, que se encontram em “areias movediças”, foi porque o devorador atacou a sua vida. Deus repreende o devorador quando compreendemos a Sua da sementeira. Deus age antes do devorador chegar. O Senhor não permite que ele entre na casa de quem é fiel. Repetindo: dívidas são forças demoníacas que impedem o povo de Deus de viver as verdades sobre prosperidade.

Muitas pessoas dizem assim: “Eu não dizimo porque tenho dívidas.” Olha, faz o contrário: começa a semear para que Deus repreenda a rapozinha e devorador da tua vida. Número 2: tome a decisão de viver livre de dívidas. Faz uma mudança na tua vida. Não aceites que dívidas se perpetuem.

No Brasil, existe um modo de vida peculiar. Há pessoas que não se importam em dever. Conseguem dormir, devendo a um, a dois… No final do mês, paga um e fica devendo a outro, estica daqui, puxa dali, espera o décimo terceiro, as férias… Não vivas assim! Vamos começar a atacar as dívidas, para atrair a prosperidade de Deus na nossa vida.

Agora, deixa-me dizer-te algo interessante. Há pouco uma senhora me disse que estava dando o dízimo do último empréstimo que estava pegando. Vê, o fato de se pedir emprestado não é pecado, mas não é o que Deus quer para a nossa vida. Vê o que diz Deuteronômio 15:6: “Pois o SENHOR, teu Deus, te abençoará, como te tem dito; assim, emprestarás a muitas nações, mas não tomarás empréstimos; e dominarás muitas nações, porém elas não te dominarão.”

Pedir um empréstimo ao banco não é pecado, mas Deus quer que tu emprestes, que tu domines e não sejas dominado.

Diz Provérbios 22:7: “O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo do que empresta.”

Se tu pedes dinheiro emprestado a um amigo, ou ao banco, ou ao agiota, tu te tornas servo deles. O estilo de vida que Deus quer para nós é: “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.” (Romanos 13:8).

Deus não quer que tu peças nada a ninguém. Ele quer que tu sigas as Suas regras, sejas um semeador e daí tenhas até para emprestar. Tu deves acreditar nisso.

Número 3: Sê uma pessoa organizada. Há pessoas que não sabem onde estão as contas, não sabem quanto entra, não sabem quanto devem…

Há muitos anos, tinha um auxiliar, que amava muito, que veio a falecer. Três ou quatro dias depois, sua esposa me telefonou e me disse que não sabia onde estavas as contas da casa; não sabia onde estava nada. Eu perguntei-lhe se ele não tinha uma pasta para documentos e contas. Ela me disse que já havia encontrado documentos dentro dos bolsos, em cima do dúplex, tem dentro do carro, em tudo quanto é canto…

Amado, faz uma pastinha e põe as contas organizadas por dia de vencimento. Prepara-te, pois como Deus disse que vai tirar o jugo de sobre o pescoço, Ele vai usar pessoas para cancelar as tuas dívidas, para reduzi-las, para vir dinheiro de onde tu não esperavas. Tu deves ser organizado. De repente, tu, que tens financiamento no sistema de habitação, és chamado para quitar a tua dívida com desconto de 80 %. Agora, se tu não sabes onde estão os documentos necessários, como vás fazer? Sê organizado, porque, quando Deus vier agir na tua vida, tens tudo pronto.

Número 4: dou-te um conselho de pai e amigo. Evita consumir compulsivamente.

O dinheiro pode trazer o pior ou melhor, depende se somos gastadores ou não. Há muita gente na obra de Deus que desperdiça dinheiro. Comprar é uma questão psicológica. Tu compras com a sensação de que aquilo vai completar a tua vida. É verdade que há objetos que são para completar a vida, mas há outros que não precisam ser comprados. Há pessoas que vão comprando, comprando, comprando… Há alguns que gastam o décimo terceiro por conta. Quando o recebe, já virou o décimo quinto. Evita!

Tu, que nos assiste pela televisão, há muitos que gastam dinheiro com jogo, com álcool, com drogas, com adultério…

Recebi uma carta de uma senhora que me dizia que, quando ela pedia algo ao marido, ele negava. Mas, para a amante, ele dava tudo. Graças a Deus que o povo do Senhor não tem essas complicações, mas, quando a pessoa gasta compulsivamente, não tem como dizimar; aí vem o gafanhoto. Vê o que diz Provérbios 1:32: “Os néscios são mortos por seu desvio, e aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição.”

Há pessoas que têm a impressão de bem-estar, mas estão indo para a perdição. Acaba com os hábitos que estão impedindo-te de crescer financeiramente.

Número 5: começa a falar e a confessar a tua prosperidade.

Quanto a isso, tenho alguns versículos. Por exemplo, Romanos 1:17: “visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.”

Vamos começar a falar e a pensar juntos sobre esta realidade: temos fé e temos sonhos, coisas que queremos conquistar, tais como o carro novo, a casa própria… Então, vamos começar a confessar, por fé, que as dívidas estão solucionadas, que a casa própria está comprada, que não há mais crise financeira, vitória na justiça… Começa a falar, por fé!

O nosso objetivo é abundância, a prosperidade, a riqueza, o bem-estar, a harmonia de vida. Não vamos retroceder. Vamos começar a falar, por fé: Senhor, a Tua Palavra diz, a Tua Palavra diz… Vê o que diz Hebreus 10:38-39: “todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.”

Tudo o que estamos aprendendo na Igreja, segundo a atitude de fé, terá resultados.

Diz Mateus 4:4: “Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.”

Estamos acreditando que a Palavra que nos está sendo ensinada está saindo da boca de Deus.

Mostra Filipenses 4:19: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”

Diz assim, por fé: Em Cristo Jesus, cada uma das minhas necessidades será suprida. Não terei mais necessidades, terei para emprestar, não tomarei emprestado, vou dominar, não serei dominado.

A pessoa, com dívidas, é dominada, o rico domina o pobre, quem empresta domina quem toma emprestado.

Depois, revela Provérbios 3:9-10: “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”

Mostra o Senhor em Marcos 11:22-23: “Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus;porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele.”.

Se tu disseres às tuas dívidas, se não duvidares, se confessares o que está no teu coração, assim se fará.

Estamos cuidando de vidas. Não pode haver dúvidas, pois ela é do maligno.

Prossegue Marcos 11:24: “Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.”

Nesta manhã, vamos atacar, em um minuto, pois um minuto para Deus é como se fosse uma eternidade, a questão da dívida, e vamos bloquear, com a fé, o caminho que leva às dívidas, porque isso é areia movediça. Tu entendes quando falo de areia movediça? Quem cai nela, luta, luta e luta e se afunda mais e mais.

Creio na esperança do Evangelho, que Deus realmente tem a solução, que Ele está tirando dos ombros o jugo e o fardo pesados, que está fazendo uma obra maravilhosa.

Essas cinco chaves te levarão à liberdade financeira. Tu semeias, colhes. Não te entregas!

Termino, antes da oração, voltando a falar da fábula das duas rãs que caíram numa panela de leite. As duas começaram a bater com as patinhas para tentarem sair de lá. Uma delas, dizendo que não ia agüentar, começou a arrefecer, a desistir, parou de bater a pata, afundou e morreu. Mas há outra continuou acreditando. Pensava que, enquanto houvesse vida, haveria esperança. Então, começou a bater as patinhas com mais força, bateu, bateu, bateu… de repente, ela percebeu que o leite se transformara em manteiga, o que lhe permitiu sair da panela.

Amado, nesta manhã, em nome de Jesus, as tuas dívidas estão canceladas. Sobrenaturalmente, atacamos e dizemos ao monte que se arrede da vida do povo de Deus. Não aceitamos as dívidas. A nossa fé determina a abundância de Deus, diz que o nosso Deus é o Deus dos impossíveis, que Ele pode mudar todas as circunstâncias, mesmo para aqueles que estão condenados pela justiça, Deus tem a solução. Em nome de Jesus, que o jugo pesado, que o peso dos ombros e do pescoço saia da tua vida. Senhor, declaramos e sentenciamos o fim das dívidas. Declaramos uma porta de abundância para o teu povo. Tu disseste que a Tua Palavra é esclarecedora, e entendemos isso, Pai. Que as montanhas das dívidas se arredem. Elas não podem resistir à Palavra de Deus. Não aceitamos derrota, não aceitamos viver abaixo dos Teus planos, Deus. Que Deus faça os Teus caminhos prósperos, porque é tempo de colheita. Cancelamos dívidas. Fechamos qualquer porta de dívidas. Declaramos abundância financeira, sobrenaturalmente.

Crê nisso! O justo vive por fé! Começa a receber a tua casa própria, o teu carro, o teu negócio, a tua prosperidade, a tua vitória na justiça. Deus muda a mente e o coração do rei. Ele muda as circunstâncias, a decisão do juiz. Deus opera em nós o que Lhe é agradável. O que Lhe agrada é nos ver prósperos, abundantes, sadios, felizes.

Glorifiquemos ao Senhor, reconhecendo que é Ele que age na nossa vida.

Por antecipação, agradece a Deus a bênção da vitória e porque a bênção da provisão chegou a tua vida.

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

 

7 respostas

  1. CERTAMENTE SEGUIREI TUDO O QUE LI, POIS SÓ TENHO DIZIMADO QDO TENHO DINHEIRO, POIS MINHAS DIVIDAS SÃO MUITAS POR ISSO PEÇO A DEUS ORIENTAÇÃO E A IGREJA O COMPLEMENTO DA ORIENTAÇÃO E ORAÇÃO POR MIM, AMÉM

  2. pastor ora pela minha vida financeira …Para mim dizimar perdemos nossa loja por causa de dividas…fugimos temos 10 anos no evangelho me sinto envergonhada…Quero muito poder pagar minhas dividas mais agora só um milagre o que eu ganho só dar pra despesas de casa …creio no teu milagre que meu esposo venha trabalhar pra suprir todas as nossas necessidades…

  3. Não sei o que dizer, mais um coisa tenho de certa. Quero que Cristo continue vivendo em meu ser e quero voltar a ser prospera e leve. Eu creio Deus, repreendendo toda potestade do vento e todo olho maligno, que eu voltarei para dar meu testemunho de vitória em nome de Jesus.

  4. Estou em uma situação difícil, devendo agiotas e peço pastor que ore por mim pois quero sair desse pesadelo, onde estou tendo problemas com minha família por contas das minhas dividas, estou envergonhada,PRECISO DE UM MILAGRE NA MINHA VIDA FINANCEIRA. Meu salario esta sendo devorado não da nem pra tirar o dizimo, preciso de ajuda em oração pois creio no Deus vivo.

  5. Deus falou comigo através dessa palavra, estou muito envergonhada por não dizimar de forma correta. Por isso me encontro na areia movediça! A partir de hoje irei agir de acordo a sua palavra e sei que o Senhor já entrou com providência na minha vida! Vou começar colaborando aqui com esse ministério que muito me ajudou e peço a Deus que continue abençoando sua obra Pastor e o seu ministério. Estou muito agradecida!!

  6. Estou precisando de
    ajuda
    E tenho certeza que Deus vai me ajudar

  7. Jesus vai mim liberta dos agiotas eu creio em nome de jesus e quem esta passondo pela mesma situacao Deus vai fazer um milagre em nome de Jesus Amem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE