cropped-Logo_azul.png

Nem uma hora comigo?

COMPARTILHE

TEMA: NEM UMA HORA COMIGO? – DOMINGO – 16/11/03 – 1840.

TEXTO: Mateus 26:40-41 “E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”

Meu filhinho na Fé, meu irmão querido, família de Deus, povo por cabeça, eleito segundo a presciência de Deus para a obediência!

Estamos desenvolvendo, há 3 domingos, a questão da oração. Estamos dissecando o tema, mergulhando fundo, aprendendo algumas verdades transformadoras.

Há um fato que eu quero deixar bem claro logo no início desta mensagem: oração não é um passe de mágica, não é uma tarefa fácil, mas, é a forma que mais nos surpreende na nossa relação com Deus, isso porque a oração opera eficazmente.

À medida que nos envolvemos em oração, vamos reconhecendo o Senhor em todos os nossos caminhos. Ele vai, então, satisfazendo os desejos do nosso coração. Foi assim que o salmista, no Salmo 37:4, disse: “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.”

O nosso coração possui desejos, sonhos e metas. Não andamos apenas porque existimos. Queremos viver a plenitude de Deus, a plenitude da bênção de Cristo.

É preciso satisfazer ao Senhor, para que Ele satisfaça aos desejos do nosso coração.

Talvez, algumas pessoas tenham um pouco de dificuldade de entender a questão da oração. Mas, Mateus 18:19 nos ensina, dizendo: “Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus.”

A Bíblia diz que se dois concordarem a respeito de alguma coisa, ser-lhe-á feito. Então, a oração é algo que a Igreja precisa entrar em concordância. É preciso que eu ensine e pratique, para que a Igreja receba e pratique. Isso se chama entrar em espírito de concordância. Uma vez entrando em concordância, a Igreja começa a receber benefícios.

Tenho trazido à Igreja o resultado de uma pesquisa sobre a oração dos líderes. Talvez tu digas: ‘Apóstolo, por que o Senhor está trazendo essa pesquisa todos os dias?’ Porque quero inquietar o teu coração, despertar o teu coração, perturbar-te um pouco, para que tu entendas que essa pesquisa revela que o povo de Deus tem estado adormecido para a principal tarefa da sua relação com Deus: orar.

Diz a pesquisa que 57% dos Pastores do mundo inteiro oram menos de 20 minutos por dia. Isso não te inquieta? Claro! Porque, quando tu olhas para o teu Pastor, quando olhamos para os Pastores, sempre imaginamos que eles levem uma vida totalmente consagrada e de oração. Mas, a pesquisa mostra o contrário.

Continuando, diz que 34% dos Pastores oram entre 20 e 60 minutos, e, por último, diz que 9% dos Pastores estão incluídos naquele modelo que Jesus pré-estabeleceu, ou seja, oram mais de 1 hora por dia. A pesquisa também diz que a média de oração é de 22 minutos por dia.

Na investigação de Peter Wagner, que é a maior autoridade do mundo em oração, Apóstolo nos Estados Unidos, afirma que 1, em cada 4 Pastores, ora menos de 10 minutos por dia, ou seja, 28% dos líderes oram menos de 10 minutos por dia.

Por fim, uma outra pesquisa mostra que os Pastores australianos oram, em média, 23 minutos por dia, os japoneses 44 minutos por dia e os coreanos oram 90 minutos por dia. Somente os pastores coreanos estão dentro do padrão que Deus quer que a Sua Igreja tenha.

É chocante descobrir que até os líderes sentem dificuldades em manter tempo e qualidade na vida de oração. Há pessoas que chegam a dizer que orar é muito legalista, e sugerem aos cristãos que não orem.

Eu sugiro que tu comeces a encontrar uma hora específica, todos os dias, para orar. Não temos alternativas. Ou nós agradamos ao Senhor e temos uma vida de comunhão com Ele, ou vamos perder muito tempo e muito campo para o inimigo. E não há mais tempo. O primeiro passo é que nós todos precisamos encontrar quantidade de tempo e, depois, a qualidade vai surgindo. Eu sei que isso não é uma tarefa fácil, tem sido uma luta para muitos, o que os levou a perder anos a fio.

Vê, o tempo de oração dos líderes é de 22 minutos. 1, em cada 4 Pastores, ora menos de 10 minutos por dia. Tu podes imaginar como as igrejas estão na sua conduta espiritual?

Há sempre alguma coisa que bloqueia a vida de comunhão com Deus. Eu estou te dizendo isso porque também já enfrentei essa luta. Para eu chegar a ter uma vida de oração como tenho hoje, de no mínimo 3 horas por dia, tive de exigir muito de mim mesmo, tive que criar uma disciplina muito grande. Deus teve que mudar o meu relógio biológico, os meus sentimentos, as minhas emoções e mudar, acima de tudo, o meu relógio biológico. O meu relógio biológico era desarcertado há quase 50 anos. Como eu não dormia à noite, e o sono só me chegava por volta das 4 ou 5 horas da manhã, o meu relógio biológico estava alterado, e a minha vida de oração andava sempre alterada. Tive que começar a recuperar o tempo perdido, os anos que foram consumidos pelo gafanhoto.

Deus me disse: ‘Miguel, começa a despertar numa hora certa e inicia uma batalha de 30 minutos de oração. Foram meses e meses de uma luta desesperadora. Então, fui galgando espaço: de 30 para 60 minutos, de 60 para 90 minutos, de 90 minutos para 2 horas, de 2 horas para 2 horas e meia, de 2 horas e meia para 3 horas; até que eu consegui consolidar e estabilizar nesse tempo, para a Glória do Senhor. Igualei-me ao reformista Martinho Lutero. Isso passou a ser a primazia da minha vida.

Em primeiro lugar deve estar a vida de oração, porque, se falhas um dia, e falhas outro, nunca mais consegues recuperar e, aí, começas a abrir brechas para o inimigo. Deixas de te revestir da armadura de Deus.

O que nós já aprendemos? Que em Isaías 62:6-7 há um bom exemplo de experiência com Deus. Olha o que diz: “Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o SENHOR, não descanseis, nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra.”

“Muros” significam proteção. Quem é Jerusalém? A Igreja. Quem são os “guardas dos muros” de Jerusalém? Os que oram, os que intercedem, os que se põem diante do Senhor, diariamente.

Há pessoas que oram um dia, dois, mas, depois, se calam, dois, três dias, depois, voltam a orar. Em vez de se colocarem sobre o “muro”, para ficarem vigilantes contra os ataques, contra as ciladas, contra as armadilhas, contra as setas, contra as pestes, contra as forças tenebrosas do mal, ficam desarmadas e de “peito nu”… Não é que Deus não saiba o que ocorre, Ele sabe, mas, Deus quer que tu O lembres. Paulo disse: ‘Orai sem cessar!’ A oração deve ser diária, contínua, ininterrupta, com quantidade de tempo e com qualidade.

O que Deus está nos mostrando? Que Ele nos pôs como guardas todos os dias, a toda hora, para não nos calarmos até vermos restabelecido o que nos foi tirado.

Meu amado, aqui está um grande segredo: nós não podemos dar descanso a Deus até que Ele restabeleça tudo na nossa vida. Essa é uma ordem de Deus. Foi o profeta que ouviu do Senhor e disse: ‘Olha, Deus está dizendo: ‘Não te cales, não deixes de orar, não deixes de ter a tua hora com Deus, o teu tempo específico com o Senhor, ponha-O em primeiro lugar’. Não é primeiro o café da manhã, ou o telefonema. Não! Primeiro é a oração. Sai do teu quarto, levanta-te, vai para a cozinha, para a sala, estabelece um lugar de adoração e ora ao Senhor.

Há pessoas que precisam ver a sua família, a sua vida profissional, os seus sonhos, as suas finanças e os seus negócios restabelecidos. Precisamos orar até que a nossa cidade seja restabelecida. Temos mil coisas que precisam ser restabelecidas. Como elas serão restabelecidas? Através da oração.

Se tu me pedes para eu orar, eu oro; é minha obrigação. Agora, se entenderes que o chamado para a oração não é só meu, mas é teu também, coisas surpreendentes irão acontecer na tua vida.

Depois, no versículo 8, diz: “Jurou o SENHOR pela sua mão direita e pelo seu braço poderoso: Nunca mais darei o teu cereal por sustento aos teus inimigos, nem os estrangeiros beberão o teu vinho, fruto de tuas fadigas.”

Muita gente está dando o fruto do seu trabalho para o “estrangeiro”. Ou seja, alguém está comendo o seu dinheiro e o fruto dos seus dias. Quem é o “estrangeiro”? Pode ser o médico, a farmácia, a emergência, o carro que quebra, a família que se desfaz…

Diz o versículo 9: “Mas os que o ajuntarem o comerão e louvarão ao SENHOR; e os que o recolherem beberão nos átrios do meu santuário.”

Vê, Deus disse: ‘Tu trabalharás, lutarás, mas comerás, beberás. Não será o “estrangeiro”, não será a receita médica ou a cirurgia. És tu quem comerás o fruto do teu trabalho.

Dizem os versículos 10-11: “Passai, passai pelas portas; preparai o caminho ao povo; aterrai, aterrai a estrada, limpai-a das pedras; arvorai bandeira aos povos. Eis que o SENHOR fez ouvir até às extremidades da terra estas palavras: Dizei à filha de Sião: Eis que vem o teu Salvador; vem com ele a sua recompensa, e diante dele, o seu galardão.”

Deus possui uma recompensa e um galardão para quem leva uma vida dedicada à oração, para quem se “põe como guarda em cima do muro”, para quem chama para si a responsabilidade de cuidar da família. Alguém deve cuidar dos “muros” da família, da empresa ou da vizinhança…

Depois, no versículo 12, diz: “Chamar-vos-ão Povo Santo, Remidos-Do-SENHOR; e tu, Sião, serás chamada Procurada, Cidade-Não-Deserta.”

A igreja que ora será procurada. As pessoas ouvirão na rádio, verão na televisão, e irão, porque sabem que na Igreja não há deserto, não há areia seca; há pão da vida, vinho de alegria, óleo do Espírito, há Deus. Deus seja louvado!

 

Põe no teu coração, meu filhinho amado, o desejo de veres restaurado o teu cônjuge, os teus filhos, os teus netos. Recebe as bênçãos da Nova Aliança. Não pares de orar até que Deus restaure e restabeleça tudo o que se perdeu. É o próprio Deus quem manda fazer isso, para que tu sejas chamado de povo santo, remido do Senhor, e a Igreja seja procurada.

Agora, vamos continuar vendo as manifestações que revelam o caráter de Deus. Quando tu conheces a respeito do caráter e das manifestações do Senhor, tens como orar, encontras uma relação perfeita com Deus, porque passa a conhecê-Lo. Lembra-te de que todas essas manifestações se cumprem em Cristo.

Lembremos do que diz Hebreus 13:8: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.”

Precisamos saber quem é o nosso Deus, quem é o nosso Pai, de que forma Ele se manifesta, qual é o Seu caráter e quais são as Suas virtudes. Para quê? Para que aprendamos a orar.

Já ensinei que o Senhor Jesus teve muita preocupação em ensinar a orar. Nota, Ele nunca ensinou ninguém a pregar. Jesus não juntou um grupo e disse assim: ‘Hoje eu vou dar uma aula de exegese, de hermenêutica e vou explicar como se prega usando as técnicas de homilética. Também vou ensinar as línguas originais: grego, hebraico e aramaico.’ Ele não disse nada disso. O Senhor também não disse: ‘Hoje, eu vou dar uma aula de canto e uma aula de dança.’ Não! Entretanto, Jesus ensinou a orar em Mateus 9. Ele disse: “portanto, vós orareis assim…”

Jesus não disse que tens que orar repetindo o Pai nosso, senão, cairias na oração tradicional dos fariseus, que é repetitiva, são vãs repetições. Ele deu um modelo e, nesse modelo, estão todas as necessidades e as promessas que eu vou ensinar ao longo das semanas.

O que muita gente me diz é o seguinte: ‘Pastor, eu, às vezes, não encontro palavras. Começo a orar, mas, depois, eu me perco.’ Tu deves aprender com quem estás te relacionando para que saibas dizer a Ele e receber dEle as informações necessárias para uma vida de comunhão.

Deus te ama tanto, e Ele não ouve nada de ti. Ele quer ouvir, precisa te ouvir. Deus precisa do nosso louvor, porque Ele nos fez com coração de louvadores e de adoradores. Ele quer, Ele precisa, por isso ensinou como se ora.

O primeiro ensino que tiramos da oração modelo do Pai nosso é sobre o Pai.

A idéia que a maioria das pessoas têm, é que existe um Pai no Velho Testamento, um Filho no Novo testamento e o Espírito Santo. Tu verás que não precisas falar do Pai, do Filho e do Espírito, porque não existe qualquer sinal, na Bíblia, da expressão: trindade celestial. Isso foi criado pelos homens. Existe um Deus tri-único, que se manifestou como Pai, como Filho e como Espírito Santo, mas não são três. É um que se manifesta de diversas formas.

O Deus que se manifestou no Velho Testamento, que é o que nós vamos aprender agora, o Pai do Velho Testamento, é Jesus Cristo. Quando o Espírito Santo se manifesta, é Jesus Cristo. O Pai, o Filho e o Espírito são uma só pessoa. Nós estamos no verdadeiro, e o verdadeiro Deus é Jesus.

A primeira manifestação de Deus que vamos ver nesta mensagem é Jeová Rafá. Jeová Rafá, do original hebraico, significa: “o Senhor que te sara”. Vejamos Isaías 53:5, dizendo: “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”

Agora, vejamos 1 Pedro 2:24“carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.”

Então, a manifestação de Deus, no Antigo Testamento, Jeová Rafa, é Jesus Cristo.

É preciso que tu saibas disso: que pela morte de Jesus na cruz do Calvário, “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),”(Gálatas 3:13).

Tudo aquilo que fazia parte da maldição da lei: doença, enfermidade, tísica, febre, tudo isso já foi tirado da nossa vida.

Diz o versículo 14: “para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.”

E qual é a bênção de Abraão? Gênesis 24:1 diz: “para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.”

O que é ter a bênção de Abraão? É ter a bênção de Deus em tudo, em todas as áreas da vida: emocional, física, espiritual, familiar e financeira.

A bênção de Abraão quanto aos filhos é relatada em Deuteronômio 28:4“Bendito o fruto do teu ventre…” Os nossos filhos são abençoados por causa da bênção de Abraão.

Diz o versículo 7: “O SENHOR fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença.”

Depois, na vida financeira, na vida da casa. Versículo 8: “O SENHOR determinará que a bênção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o SENHOR, teu Deus.” No teu trabalho, no teu emprego, na tua casa, tens a bênção de Abraão.

Depois, no versículo 12, diz: “O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro…” Não pode faltar dinheiro na casa de um abençoado.

Fala o Senhor no versículo 13: “O SENHOR te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.” Tudo isso é a bênção de Abraão.

Cristo, no Calvário, foi o nosso substituto. Por quê? Porque Ele é Jeová Rafá, Ele é o Deus que cura. Jesus já levou sobre Si a maldição. Quando eu falo maldição, refiro-me a fracassos, incapacidades, fracassos morais, financeiros e emocionais. Deus já determinou que tenhamos sucesso em tudo.

Em Filipenses 4:13, Deus diz: “tudo posso naquele que me fortalece.”

Eu vou te afirmar: mesmo que a terra o impeça, o inferno esbraveje, tudo coopera para o teu bem. Amado, ninguém pode impedir a bênção de Deus na tua vida. O que está escrito se confirma na nossa vida.

A segunda manifestação de Deus é Jeová Nissi, que significa: “o Senhor é a minha bandeira”.

Em Êxodo 17:15 o Senhor fala sobre isso: “E Moisés edificou um altar e lhe chamou: O SENHOR É Minha Bandeira.”

“Bandeira”, na Bíblia, significa: “estandarte, mostra o sentido do milagre, representa as causas de Deus, as batalhas ganhas pelo Senhor”.

Em Isaías 11:10 diz: “Naquele dia, recorrerão as nações à raiz de Jessé que está posta por estandarte dos povos; a glória lhe será a morada.”

Quando tens Jesus na tua vida, há uma bandeira erguida, há um estandarte de vitória na tua vida. Porque nós somos da descendência de Davi.

Em João 3:33 diz: “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Jesus é o nosso estandarte

Diz 1 Coríntios 15:57“Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Eu tenho Deus como um guerreiro poderoso. O meu inimigo tropeça, não prevalece. Com eles está a força do braço, conosco está o Senhor, para nos ajudar, para guerrear as nossas guerras. Ele é o nosso estandarte, é a nossa Bandeira.

Em 2 Timóteo 1:10, diz: “e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho,”. Jesus trouxe a imortalidade mediante o Evangelho.

A terceira manifestação de Deus que vamos estudar é Jeová Rohí, que significa: “o Senhor é o meu Pastor”. Salmo 23:1 “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.”

Em João 10:11, mostra Cristo como Jeová Rohí: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.”

Tu não precisas orar: ‘Jeová Rohí…’ Basta, dizeres: ‘Jesus…’ Porque Ele é o Bom Pastor. O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas. Diz: ‘Jesus deu a vida por mim, para que eu tivesse vida.’

Gálatas 2:20 diz: “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.”

A quarta manifestação de Deus é Jeová Jiré. Jeová Jiré significa: “o Senhor proverá”.

Vamos encontrar essa expressão em Gênesis 22:14: “E pôs Abraão por nome àquele lugar – O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.” Deus, verdadeiramente, é a nossa provisão.

Volto a Filipenses 4:19: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”

Jeová Jiré, o Deus da provisão do Antigo Testamento, é Jesus.

Deus, o nosso Pai, vê cada uma das nossas necessidades, e tem provisão absoluta para as nossas necessidades. Eu quero que creias, que descanses em Deus. Tu não podes perder nenhuma batalha!

Quando estamos em linha com Deus, em harmonia com o Senhor, recebemos a manifestação da provisão absoluta.

Agora, uma das coisas que me encanta nessa passagem da provisão de Deus, que se encontra em Gênesis 22, é que lá está retratado o maior drama da história humana, cuja repercussão foi a provisão de Deus.

A história que essa passagem bíblica relata é um drama espiritual, emocional e humano; talvez a mais profunda história que eu conheça. Diz a Palavra do Senhor: “Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui!” (versículo 1). Olha, Deus estava provando a Abraão.

Eu vou trazer essa passagem para a questão da oração, porque estamos tratando de como encontrar uma relação perfeita com Deus, fazendo uma leitura das Suas virtudes, do Seu caráter, de quem Ele é e de como Ele nos vê.

Deus, hoje, está dizendo à Sua Igreja: ‘João, Antônio, Maria, Miguel, Jorge…’ E tu deves dizer: ‘Senhor, estou aqui. Não estou adormecido. Estou ouvindo a Tua Voz.’

Diz o versículo 2: “Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.”

Vê uma coisa interessante: o filho amado, o filho prometido, o filho que demorou tanto para chegar, agora precisava ser sacrificado. E pior do que isso, pelo próprio pai.

Qual é a primeira lição que tiramos dessa passagem bíblica? Não pode haver limites à dedicação e à obediência a Deus, mesmo que isso inclua sacrifícios.

Para muitas pessoas, orar é um sacrifício. Só que para ti, crente da Graça, não pode haver limites à tua dedicação e à tua obediência. Se Deus está te chamando para orares todos os dias, ainda que isso inclua qualquer tipo de sacrifício, cumpre-o, porque tudo na Bíblia acaba em bênção de Deus, em vitória.

Voltando à história de Abraão, esse foi o teste mais severo que ele teve que enfrentar. Quando o patriarca teve que mandar Ismael embora, foi doloroso, mas, agora, Deus estava pedindo que ele matasse o seu filho; o filho querido, o filho da promessa.

Uma coisa é nós falarmos que confiamos em Deus. Outra coisa é obedecermos a Deus. Vejo muitos crentes dizerem: ‘Eu confio em Deus,’ mas, na hora da obediência, poucos são os que praticam a Verdade. Meu irmão, uma coisa é falar, outra coisa é obedecer. Muita gente fala: ‘Eu vou orar, vou dizimar, não vou faltar aos cultos…’ Três dias depois já não oram, não dizimam e não vão aos cultos.

Vê, Abraão já havia deixado o seu país e a sua família para trás. Depois, teve que se separar do seu sobrinho, Ló, teve que expulsar Ismael, e, agora, Deus queria o seu filho como sacrifício. Cada teste pelo qual Abraão passou, foi um sacrifício. Contudo, todos esses sacrifícios mostram-me uma rendição total de nosso pai na Fé, mesmo em se tratando das coisas que lhe eram tão queridas. Tudo na vida de Abraão redundou em bênção. Deus o abençoou em tudo, porque ele não falava, obedecia.

Diz a Palavra do Senhor no versículo 9: “Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha;”.

Às vezes, esse Isaque que está sobre o altar é um dízimo. A pessoa fica agarrada ao dinheiro, pensando que vai lhe faltar e não dizima. Tu achas que Deus chamaria alguém para prejudicá-lo? Claro que não.

Diz o versículo 10: “e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho.”

Como o Senhor foi capaz de pedir um sacrifício desse? Agora, não nos esqueçamos de que Deus é provisão, Ele jamais deixaria o cutelo cortar o pescoço do menino. Mas, naquele momento, era preciso que Abraão fosse testado para que olhasse para si mesmo e soubesse que era um homem obediente.

Nos versículos 11-12, diz: “Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.”

Quantas vezes Deus tem te dito: ‘Não faltes mais à Igreja, santifica o Meu Nome no Domingo, traz o teu dízimo à Casa do tesouro, para que haja mantimento, põe a tua vida sobre o altar, oferece-Me a tua vida como sacrifício vivo, santo e agradável?’ E, ainda assim, há pessoas que dizem estar difícil. Na realidade, elas estão com medo de entregar o seu “Isaque”, estão segurando o seu “Isaque” da oração.

Voltando ao versículo 12, diz: “…agora sei.” Será que Deus só fica sabendo dos fatos na hora? Não, amado, isso tem um sentido antropomórfico. Deus não fica sabendo das coisas na hora em que acontecem, Ele sabe de antemão. Mas, no caso de Abraão, Deus queria que ele soubesse o quanto era obediente. Ele mandou o outro filho embora, tudo bem. Largou os pais, tudo bem. Separou-se do sobrinho, tudo bem. São coisas que a pessoa pode agüentar naturalmente. Agora, matar um filho, é outra história. Colocar um filho amarrado sobre um monte de lenha para cortar-lhe o pescoço e depois tocar fogo, é outra história. Para mim, é algo inconcebível e inimaginável. O que isso quer dizer? Quer dizer que, às vezes, aquela horinha, aqueles trinta minutos que Deus está pedindo da Igreja, em vez de 2 horas vendo novela, verdadeiramente, podem ser o teu Isaque.

É preciso matar a indolência, matar a preguiça, matar essa coisa de televisão, que te amarra horas e horas. Tu precisas matar a descrença dentro de ti. Dá-lhe uma cutelada no pescoço, definitivamente, e oferece a tua vida como sacrifício vivo.

Diz a Palavra do Senhor no versículo 14“E pôs Abraão por nome àquele lugar – O SENHOR Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.”

Quando o anjo disse: ‘Pára. Não mates o menino.’ Eles olharam, e, no meio dos arbustos, havia um cordeiro, havia a provisão.

Amado, tu verás que, com a vida de oração, encontrarás a provisão que nunca havia visto antes; verás Deus agindo, verás como Ele sempre cumpre o que promete.

Deus há muito tempo está trabalhando no coração de muita gente da Sua Igreja. Essas pessoas estão inquietas, desassossegadas. Não oram, mas também não dormem. Ficam na cama, rolam para um lado, rolam para outro, pois, Deus quer que, definitivamente, todos tenhamos uma vida com dignidade, por cabeça, no Seu total descanso, até que vejamos tudo sendo restabelecido na nossa vida.

Amado, não dês descanso a Deus. Oferece-te como Abraão se ofereceu para seres obediente a Deus, pronto para “sacrificar” o teu “próprio filho”. Estejas pronto para sacrificar 30 minutos, 1 hora, 2 horas, ou até 3 horas da tua vida. Verás que Martinho Lutero tinha razão. Ele dizia: ‘quando eu sei que vou ter um dia de muita luta, oro muito mais.’

Eu termino com Jeremias 20:11-13: “Mas o SENHOR está comigo como um poderoso guerreiro; por isso, tropeçarão os meus perseguidores e não prevalecerão; serão sobremodo envergonhados; e, porque não se houveram sabiamente, sofrerão afronta perpétua, que jamais se esquecerá. Tu, pois, ó SENHOR dos Exércitos, que provas o justo e esquadrinhas os afetos e o coração, permite veja eu a tua vingança contra eles, pois te confiei a minha causa. Cantai ao SENHOR, louvai ao SENHOR; pois livrou a alma do necessitado das mãos dos malfeitores.”

Todos os dias eu passo por uma prova. Todos os dias tu também passas. Abraão passou por um monte delas. Nisso tudo, Deus quer que tu reveles a Ele o que está dentro dos teus afetos, o que mais amas, o que mais gostas, o que está em primeiro lugar em teu coração. Estamos confiando a nossa causa a Deus, mas Ele quer saber o que está lá dentro do nosso coração. Para quê? Para, depois de orarmos, depois de crermos, depois de vermos os inimigos envergonhados, conscientizarmo-nos da importância de uma vida íntegra de oração.

Eu gostaria muito que a Igreja do Senhor levasse esse ensinamento a sério. Precisamos fazer uma obra gigantesca no mundo. Para isso, precisamos ver uma obra gigantesca na tua vida.

É preciso que aprendas a não dar descanso, até que vejas tudo restabelecido. Há muitas coisas que tu queres ver restabelecidas. Até que isso aconteça, não pares de orar, não afrouxes.

Quando vires uma área restabelecida, passa para outra, até que esta também seja restabelecida. Não dês descanso. Deus sempre esperou um povo de oração.

Nós, no Brasil, habituamo-nos a ser um povo “pidão”. Todos pedimos muito. É a hora de oferecermos o nosso “Isaque”, o nosso tempo diante de Deus. Deus nos honrará! Veremos a vitória completa, em Nome de Jesus!

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

FIM

 

Uma resposta

  1. Muito rico este estudo sobre a oração, edificou nuito a minha vida, e gerou e. .im despertamento para uma vida de oração diaria.
    Aleluia louvado seja Deus por esta palavra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE