cropped-Logo_azul.png

Sete segredos do sucesso

COMPARTILHE

Mateus 7:24-25. Diz a Palavra do Pai: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica (ouve e pratica) será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, (mas havia um limite)que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha”.

Oremos:

“Senhor, a Tua Palavra diz que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que procede da boca de Deus. Senhor, esta mensagem, esta série de mensagens, não é minha. Cada Palavra, que for aqui proferida, vem de Ti, é provisão Tua. Não fui eu que encontrei as palavras; elas chegaram até mim. Por isso, Deus, agora, aquietamos o nosso espírito para que esta sementeira caia em terra fértil, que é o coração das ovelhas, dos eleitos, e comece já a germinar e a dar frutos a trinta, a sessenta, e a cem por um, alimentando-nos com a Palavra da verdade para que a verdade prevaleça em nossa vida, em nome de Jesus. E todo povo de Deus diga: Amém!”

Eu acredito que todos, todos, todos que estamos aqui e os milhares e milhares à volta do mundo, querem ser bem-sucedidos. Eu quero, também, dizer-te que eu creio que Deus quer que cada um de nós seja bem-sucedido e tenha êxito na vida. Então, tu precisas ouvir cada um dos sete sermões, porque em cada um deles tu encontrarás coisas que precisarás para viver uma vida de sucesso. Esta série que começo hoje é inspirada e será de grande ajuda para que tu possas te ver como Deus te vê. Tu vais poder, com os ensinos que eu vou transmitir durante estas sete mensagens, ter uma qualidade de vida que, talvez, estivesse apenas nos teus sonhos: uma vida de quem ouve a Palavra, pratica, e tem a sua vida edificada sobre a rocha. A Bíblia diz que a rocha é sólida. Então, quando tu ouves a Palavra, a pratica e a vivencia, a tua vida é estabelecida sobre uma rocha sólida. O vento bate, a chuva cai, e a tua vida continua intocável. Tu sais incólume de tudo, porque a vitória já está na tua vida.

Vamos abrir a Bíblia em Josué para darmos base a esta primeira leitura que acabo de fazer com a Igreja. Olha o que diz a Palavra no livro de Josué 1:8: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; (ou seja, se tu ouves a Palavra, pratica a Palavra, e fazes tudo que está escrito, tudo que te é ensinado na Igreja, a Bíblia diz, que esta é a premissa, aí vem o resultado da promessa:) então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”.

Tu sabes que, se tu procuras alguma coisa, deves saber o que é que procuras, senão, não achas, não encontras. Por isso, temos que definir bem o que é sucesso, porque muitas pessoas pensam que sucesso é alguma coisa de gênio, de mágica, tão distante que é impossível de possuir. Isso não é verdade. Tu precisas aprender como podes ser uma pessoa bem-sucedida, porque há, também, pessoas que pensam assim: “Bem, eu só seria bem-sucedido se tivesse o dinheiro do Bill Gates, o dono da Microsoft”. Ou então: “Eu só seria uma pessoa de sucesso se eu tivesse o corpo do Arnold Schwarzenegger, o Exterminador do Futuro”. Ou então: “Eu só seria uma mulher bem-sucedida se eu tivesse a beleza da Gisele Bünchen”. Ou então: “Se eu tivesse a inteligência de Albert Einstein”. Ou “A força atlética do maior jogador de basquete de todos os tempos: Michael Jordan”. “Ou tivesse a alma de Madre Teresa de Calcutá”. Há pessoas que pensam que, se reunissem essas qualidades todas, seriam pessoas bem-sucedidas. Quero dizer-te desde já, que nunca existiu nem existirá ninguém que reúna essas qualidades todas numa só vida.

A palavra sucesso é algo que Deus predestinou para cada um dos Seus filhos. Se tu crês que vais ser aquilo que te for ensinado, poderás ser aquilo que estás pensando ser, mas, se tu não crês, nunca serás. Por que eu digo isso? Porque o sábio ensinou em Provérbios 23:7:“Porque, como imagina em sua alma, assim ele é;”.

Aquilo que temos dentro de nós, no nosso pensamento, nos sentimentos, na mente, no coração, é aquilo que somos. Se nunca nos sentirmos capazes, se nunca nos sentirmos pessoas destinadas ou predestinadas para ter sucesso, nunca teremos. Mas, se começarmos a nos imaginar, se a nossa mente conseguir conceber isso, conseguiremos alcançar sucesso na vida. Se tu começares, agora, a partir de hoje, a conceber na tua mente, vais ver que podes conseguir, podes alcançar esse propósito. “Mas, por que digo isso”? Porque é vontade de Deus que todos nós sejamos bem-sucedidos! Tu pensas que Deus, o nosso Criador, o nosso Senhor, é honrado quando um filho dEle está na miséria? Quando um filho dEle é envergonhado? Quando um filho dEle é humilhado? Isso não é obra de Deus! É vontade de Deus que tu sejas bem-sucedido. “Pastor, e onde eu encontro as regras para que isso aconteça na minha vida”? Olha, eu tenho em mãos a Bíblia, que é o maior e o melhor manual de sucesso que existe. Jamais foi escrito na terra outro livro igual à Bíblia. Se tu crês na Palavra, ela vai te conduzir ao destino e ao lugar que Deus tem para ti. Por isso, insisto em dizer que esta mensagem não é minha, é de Deus para o Seu povo.

Como nós procuramos o sucesso, a vida bem-sucedida, vamos começar a definir com detalhes o que é sucesso à luz da Bíblia. Sucesso ou vida bem-sucedida não é só dinheiro, porque, emProvérbios 11:4 e 28 diz assim: “As riquezas de nada aproveitam no dia da ira, mas a justiça livra da morte. Quem confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem”.

Portanto, sucesso não é só ter muito dinheiro, porque, às vezes, o dinheiro não serve quando a pessoa tem um tumor cerebral. Sucesso não é só poder. Há pessoas que pensam: “Se eu fosse uma pessoa muito poderosa eu teria sucesso”. Eu quero dizer que muitas vezes o poder corrompe muitas pessoas.

2 Coríntios 7:2 diz: “Acolhei-nos em vosso coração; a ninguém tratamos com injustiça, a ninguém corrompemos, a ninguém exploramos”.

Vemos, então, que dinheiro não quer dizer poder. A pessoa que tem poder é a pessoa bem-sucedida. Tu lembras que na História Universal, Alexandre, o Grande, o grande conquistador, conquistou o mundo, mas aos trinta e três anos de idade morreu contaminado pela sífilis. Ele tinha poder, mas não tinha sucesso.

Sucesso também não é apenas atingir alvos. Muitos atingiram alvos, lutaram a vida toda sem ser dentro das regras bíblicas, conseguiram chegar à presidência de uma organização, conseguiram atingir o “topo” de uma situação, mas perderam a esposa, perderam os filhos para a droga, os netos não gostam deles…

O que é sucesso?

Sucesso é uma jornada de vida. Sucesso é conseguir as coisas que tu amas. Sucesso é te afastares das coisas que tu odeias, das coisas que não servem, das coisas que te atrapalham a conseguir aquilo que amas. Sucesso é não perder a tua vida. Sucesso é amar o progresso, a vitória, a promoção, a subida, é amar e desejar estar lá em cima. Isso é sucesso, isso é vida bem-sucedida.

Lembra-te: tu és filho de Deus, e o Criador, o Deus vivo, o Deus que foi capaz de te predestinar, de colocar dentro de ti uma semente incorruptível, está totalmente interessado em que tu digas: “Eu sou uma pessoa bem-sucedida, ou eu serei uma pessoa bem-sucedida”!

Por que eu digo que o filho de Deus deve pensar dessa forma? Porque Mateus 17:20 diz: “E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível”. Diz: “Nada me será impossível!”

Se Deus diz: “nada é impossível”, vida bem-sucedida não é um fato impossível; ou será? Não. Nada será impossível. “Pastor, mas, e se isso não for verdade”? Amado(a), se isso não for verdade Hebreus 6:18 diz o que?: “para que, mediante duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para o refúgio, a fim de lançar mão da esperança proposta”. Podemos mentir, porque somos humanos, mas é impossível que Deus minta!

Por que estou te encorajando a que compreendas que sucesso é uma jornada, é o correr atrás das coisas que queres alcançar, das coisas que amas, é amar o progresso, é amar a promoção, é amar a vitória? Porque muita gente que está me ouvindo, pode ter estagnado há muitos anos. Há pessoas que não experimentam nada novo há muito tempo. Há pessoas que não têm um novo sonho. Há pessoas que não têm uma nova ação. Há pessoas que não têm um novo pensamento. É tudo sempre a mesma coisa. E, naturalmente, se tu fores uma pessoa que não sonha, que não tem uma nova ação, que não tem um novo pensamento, só podes esperar a morte. Há muitas pessoas que estão ouvindo do outro lado que só estão esperando o seu funeral, porque talvez já tenham até morrido para a vida.

Sucesso é o progresso contínuo, é o alcançar metas, é o cumprimento dos propósitos divinos na nossa vida. Por isso é que sucesso é uma jornada, sucesso é o vencer obstáculos que se interpõem quando tu queres avançar. Sempre que tu tens um propósito de avançar, de vencer, obstáculos são colocados pelo inimigo das nossas almas e por aqueles a quem ele energiza. Mas, quando tu vences os obstáculos, quando não desistes, és uma pessoa bem-sucedida.

Amado(a), eu vou te dizer, sem falsa modéstia: Eu escolhi ser assim: vencer e ultrapassar tudo aquilo que tenta me impedir de ser uma pessoa bem-sucedida. Sei que sucesso é ultrapassar barreiras, é acreditar que os impossíveis se tornam possíveis. Há vinte e seis anos e quatro meses atrás, no dia sete de março de 1979, fui ordenado ao Ministério Pastoral. No dia quinze ou dezesseis, começamos o Ministério na Ilha do Governador, numa escola pequenina. Muita gente começou o Ministério naquela época, e continuam em lugares pequenininhos, continuam naquele lugarzinho, Graças a Deus por isso, mas eles nunca pensaram em vida bem-sucedida.

Para se fazer a obra de Deus, há muitas barreiras, obstáculos, e, se não tivermos a força de ultrapassá-los, eles nos fazem estagnar.

Há pessoas que disseram: “Eu vou estudar, quero ser médico”. Fizeram o vestibular, não passaram, disseram: “Oh! Medicina para lá”… Outros disseram: “Eu quero, um dia, ser advogado”. Foram fazer o vestibular, não passaram, não voltaram a fazer o vestibular novamente, porque as barreiras e os obstáculos são diários na vida de quem quer avançar, progredir.

O que eu preciso te explicar, agora, é que todos nós, filhos de Deus, temos, da parte de Deus, em nossa vida, potencial. Amado(a), tu tens potencial. Não há outra pessoa igual a ti nesta Terra. Tens um potencial ilimitado, és único, és imagem e semelhança de Deus. Vê o que Deus diz em Hebreus 2:6-7: “antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? (Há muita gente que diz: “Eu sou um rato, eu sou um gafanhoto, eu sou o pó da terra, eu não valho nada”. Vejamos como é que Deus nos fez: Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos”.

Isso és tu! Deus coroou a tua vida. De glória e de honra os coroaste. Tu não és um número de CPF, não és um número de carteira de identidade, és uma pessoa, és eleito de Deus, que estás coroado de honra e de glória e que foste constituído sobre as obras de Deus na Terra.

A Bíblia diz que os anjos te cercam por detrás e por diante, que o poder do Espírito Santo está em ti, que tu estás coberto pelo Sangue de Jesus, que és filho do Rei, que o Criador te chamou pelo nome, o teu nome está escrito na palma das mãos de Deus, tu és imagem e semelhança do Senhor, Ele te conheceu antes da fundação do mundo, te predestinou, te chamou, te justificou e te glorificou. Para que? Para tu andares de ônibus o resto da vida? Para tu viveres de um salário mínimo? Não, não, não! A Bíblia diz: se tu fizeres o que está na Palavra, terás sucesso na vida! Por isso, não faças planos pequenos, não desistas de nada. A Bíblia diz: “nada é impossível para ti. A vida é um dom de Deus. Deus nos deu esse dom maravilhoso! Somos capazes de fazer mais do que fizemos até aqui. Tu és capaz de fazer muito mais do que acreditas que seja capaz, tens que te surpreender a ti mesmo. A pessoa diz: “Não, mas eu não sou capaz de fazer”. Tu tens um potencial dado por Deus.

Para que o sucesso, a vida bem-sucedida venha, é preciso focalizar a vida naquilo que tu amas e naquilo que fazes bem. Tu podes ser vendedor, mecânico, doutor, advogado, secretária, militar, comerciante, engenheiro, estudante, mas, se tu focalizares a tua vida naquilo que amas e naquilo que fazes bem, preparaste teu terreno para o próximo passo. Paulo explicou isso aos Filipenses 3:13: “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço:…”.

Agora, vamos a uma regra de marketing. Ele diz: “uma coisa eu faço”. O que Paulo está dizendo? Eu vou focalizar a minha vida naquilo que amo e faço bem e vou me dedicar intensamente àquilo. Há pessoas que não focalizam a sua vida numa coisa. Eles fazem isso, mas também fazem aquilo, mas também fazem aquilo outro, e assim, acabam perdendo as energias. Se tu fizeres uma coisa bem, com amor, com intensidade, com dedicação, o sucesso chega, porque a Bíblia diz: “nada é impossível para ti”. Assim, as recompensas da vida chegam, como resultado das coisas que tu estabeleces na tua vida.

“Pastor, toda vez que estou lutando por um ideal, criam barreiras e obstáculos”. Ora, sucesso também é a recompensa das coisas que tu resolves. Quando tu resolves problemas, quando vences barreiras, também sentes satisfação. Isso faz parte do sucesso. Casos resolvidos fazem parte de uma vida bem-sucedida.

Queria dizer que tu nunca serás promovido na tua empresa, nem crescerás, se tu não te qualificares para o trabalho. Esquece teu passado, se tu falhaste. Esquece! Tu podes começar pequeno, hoje, se pensares grande, serás grande.

“Pastor, mas eu falhei no meu casamento. No passado, falhei nos negócios, eu fui despedido”. Seu passado terminou ontem à noite. Ontem à noite, quando bateu meia-noite, teu passado passou. Não fiques agarrado ao passado, porque ele terminou. Vai acontecer o impossível na tua vida.

Paulo disse: “eu vou me concentrar numa coisa”! Isso é muito importante para tu teres um foco de vida. É preciso ter um foco, um objetivo, um alvo!

Quando comecei o Ministério, um tempo depois, quis fazer o curso de direito e alguém me disse: “O senhor vai fazer advocacia?” Um dos meus professores disse: “tu deverias trabalhar num escritório, tens potencial, vais ser um grande advogado criminalista”. Outra pessoa me disse: “Pastor, o senhor deveria dedicar a sua vida a dar aulas de marketing”. Outro me disse: “Apóstolo, o senhor deveria se dedicar a sua vida”. Então, me propuseram umas vinte coisas. Eu disse: “Não, uma coisa eu faço: o Ministério”! Eu faço bem, faço o que amo, me dedico com intensidade a isso! Cada culto para mim é o último da minha vida.

Então, Paulo disse em Filipenses 3:13: 1) “…uma coisa eu faço” ele tinha um foco.2) “eu me esqueço das coisas que para trás ficam e 3) avançando para as que diante de mim estão”.

Amado(a), Deus não consulta o teu passado para determinar o teu futuro. Paulo continua:“esquecendo-me das coisas que para trás ficaram”. O que aconteceu até à noite passada está esquecido. Paulo diz: “Eu avanço”. Então, ele tinha um alvo, colocou a vida para trás, as falhas, as perdas, as ignomínias, os fracassos, os prejuízos, e disse: “de hoje em diante, tenho um alvo, quero fazer da minha empresa a melhor empresa, quero ser o melhor vendedor, o melhor gerente, o melhor comprador, o melhor médico, o melhor engenheiro, o melhor advogado. Tenho que avançar.”

Eu me recordo de que um dia, conheci um garoto. (Relato isso com todo o respeito. Não penses que venho humilhar alguém. Só falo a título de ilustração). Esse garoto devia ter uns dez anos, e eu lhe perguntei: “O que tu queres ser quando cresceres”? Ele disse:“Eu quero ser gari, lixeiro da Comlurb”. Todo sonho dele era andar no carro da Comlurb catando lixo. Eu disse:“OK”! Com toda honra, porque quem faz isso é uma pessoa muito corajosa, é uma pessoa que não tem outra alternativa. Mas eu pensei: Se o indivíduo com dez anos, criado numa roda de pessoas todas formadas, tem o desejo de ser gari, ele não tem desejos. Ele vai ser gari.

Deus não consulta o nosso passado para determinar o nosso futuro. Meu passado terminou ontem à noite. Se lermos a história de Moisés, o homem tirado das águas, veremos que ele foi assassino. Matou um egípcio que estava falando mal dos hebreus, e, se Deus levasse em conta isso, seu passado não seria esquecido, e Moisés seria um assassino e não o libertador do povo de Israel. Deus o recuperou e o usou para ser o libertador dos hebreus e para levá-los à terra prometida.

Eu me esqueço das coisas que chegaram até ontem à noite. Eu olho para o alvo e avanço, avanço porque é desejo de Deus que eu avance.

Tu te recordas de Davi, que nós tanto amamos nesta Igreja. O homem que Deus chamou: “homem segundo meu coração”, aquele que estabeleceu a cidade de Jerusalém, o pai de Salomão, o maior sábio desta terra? Ele adulterou e mandou matar o marido de Bate-Seba. Teve um filho ilícito com ela, um filho bastardo, e o bebê morreu. Um homem que chegou a dizer: “Oh! Deus, não tires o espírito de mim”. Se Deus fosse levar em conta seu passado, ele lhe colocava o dedo em riste para dizer-lhe: “Ô malandro, Eu te coloquei como segundo rei de Israel e fazes uma coisa dessas”? Deus não fez isso.

Paulo, o Apóstolo que nós imitamos nesta Igreja, foi blasfemo, perseguidor da Igreja, consentiu na morte de Estevão, mandava apedrejar as pessoas, e, foi o pai da Igreja do Novo Testamento, escreveu catorze epístolas, que contêm o Pacto da Graça de Deus. Esses três homens, Moisés, Davi e Paulo, chocaram o mundo e também mudaram o mundo. Portanto, esqueças o que ficou para trás, corre atrás do teu destino, o sucesso é o teu destino.

ATITUDE – O Primeiro Segredo do Sucesso.

“Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo”. (Provérbios 23:7)

Filipenses 2:5 “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”.

Será que em Cristo Jesus houve um sentimento de derrota, de doença, de pobreza, de miséria, de falha, de fracasso? Então, tenhas o mesmo sentimento dEle.

Isaías 26:3: “Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; (aquele que tem uma atitude) porque ele confia em ti”.

O primeiro segredo é a atitude que devemos ter perante a vida. Amado(a), se tu tens a atitude de um homem vencedor, bem-sucedido, nunca mais poderás dizer: “Eu não posso”. Se o teu sentimento é de incapacidade, ele está expressando o teu comportamento. Até mesmo na Igreja eu vejo. Quando olho para as pessoas, consigo distinguir quem tem um padrão de vitória e sucesso e quem não tem. Ao começar o culto, vemos um monte de gente feliz, batendo palmas, mas, há gente com mão no bolso, olhando, coçando a cabeça etc. A impressão que dá é que só vêm à Igreja para marcar o ponto.

Amado(a), o teu sentimento mostra o teu comportamento. Se lá dentro do teu coração, independentemente da idade, da cor, da raça, há um sentimento de vitória, de sucesso, isso já sucedeu na tua vida. Portanto, atitude é ter um sentimento de vitória, é ter um desejo de progresso, de avanço, é ter uma atitude e dizer: “Eu vou chegar lá”!

Meu irmão, eu não posso te incutir isso na mente, se o Espírito não o fizer. Mas, se tu pensares e sentires que o teu sentimento é de progresso, de avanço, de vitória, o sucesso está batendo a tua porta. Tu estás tendo a atitude certa, a atitude que te leva ao sucesso.

Olha, a tua atitude pode ser o teu melhor amigo ou o teu pior inimigo, porque é a atitude que determina o sucesso ou o fracasso, é a atitude que determina se tu vais ser diferente ou se vais ser uma pessoa como as demais. Há pessoas brilhantes, que poderiam cantar, que poderiam louvar, que poderiam ser empresários. “Ah! Pastor, mas eu já sou aposentado”. O que? Aposentado? A pior coisa que existe no aposentado é o fato de não poder mais tirar férias. É horrível não pode tirar um “day-off”, porque todos os dias são de férias, de “day-off”. “Ah! Eu já me aposentei, Pastor, trabalhei trinta e cinco anos, agora, quero um chinelozinho de manhã, fico lá em casa, às dez horas ouço o seu programa, depois eu passo”. Não é isso que é a vida. A tua atitude vai determinar até a qualidade de relações com a tua esposa, com o teu marido, com a tua família, com os teus filhos e com Deus.

Se não tomasse a atitude de orar todos os dias, eu não oraria, porque minha carne não gosta. Se não tomasse a atitude de fazer a obra de Deus crescer, a obra não iria para frente, porque só posso alcançar aquilo que concebo e que minha alma imagina. Se eu me sinto fracassado, sou fracassado. Mas, se me sinto vencedor, chego lá!

A atitude é uma escolha, e só há duas escolhas: ou uma boa atitude ou uma má atitude. Há pessoas que escolheram ser derrotadas, não lutam, tudo está sempre na mesma. Segunda-feira é igual à segunda-feira do mês passado, é igual à segunda-feira do ano passado.“Pastor, mas o senhor acha que eu, com sessenta e cinco anos, ainda posso estudar”? Claro que pode! Há curso aqui na Igreja.“Pastor, mas eu lutei a minha vida toda para chegar à aposentadoria, Graças a Deus consegui, o governo me dá uma boa aposentadoria, ganho trezentos e quinze reais”. Tu podes sair daqui hoje para ganhares três mil.

Há senhoras na Igreja, que têm receitas, que, se fossem fazer as receitas que sabem, ganhariam dinheiro à beça. Há pessoas que sabem tocar instrumento, há pessoas que sabem cantar, há pessoas que sabem bailar, há pessoas com grandes potenciais. Eu conheço gente que sabe fazer um pão que ninguém mais sabe; são segredos… Sabem fazer uma comida que ninguém sabe. Têm receitas da vovó escondidas debaixo da cama para dar para o neto, mas nada fazem.

Portanto, atitude é uma escolha. Escolha por lutar por um bom futuro! Glória a Deus! Ao Cordeiro de Deus seja dada a Glória nesta casa.

Volto a dizer: sempre dou esse testemunho. Em 1982, participava de uma outra denominação, e um grupo de Pastores, uma vez, em um almoço, chegamos à conclusão de que seria bonito todo mundo voltar a estudar. Éramos uns trinta e cinco, quarenta pastores… Resolvemos fazer direito, advocacia, todo mundo advogado na Igreja. Começamos. Três fizeram vestibular e entraram. Um ano depois, estávamos dois. Um ano e meio depois, estava um só. Quatro anos depois, era o único me formando. Tu sabes o que eles disseram? “Vaidoso”. Vaidoso não, atitude de sucesso.

“Foi difícil, Apóstolo”? Muito difícil! Todos os dias eu tinha barreiras e dificuldades, tinha que conjugar, escola, faculdade, com igreja, com família, muito difícil, mas cada obstáculo que eu ia vencendo, era um sucesso na minha vida; cada barreira que eu ia pulando, era um sucesso na minha vida, cada problema que eu ia resolvendo, era uma jornada. Era uma jornada de quatro anos. Ou eu punha um foco na minha vida e dizia: “eu vou chegar lá”, ou, então, faria como os outros.

A escolha é uma atitude. Vê o Salmo 118:24 diz: “Este é o dia que o SENHOR fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele”.

Amado(a), hoje é dia de nós celebrarmos a Deus com uma atitude de sucesso. Temos este dia que o Senhor nos deu para que o nosso amanhã seja muito mais feliz. Por isso, Isaías 52:1diz: “Desperta, desperta, (para esta realidade) reveste-te da tua fortaleza, ó (Igreja) Sião; veste-te das tuas roupagens formosas, ó Jerusalém, cidade santa; porque não mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo. Sacode-te do pó, levanta-te e toma assento, ó Jerusalém; solta-te das cadeias de teu pescoço, ó cativa filha de Sião”. Levanta-te!

“Pastor, mas eu sou uma pessoa negra”. E daí? O que a tua cor tem de menos que as outras? Tu tens que lutar pela vida, tens que correr atrás dos teus sonhos, tens que amar o progresso.

“Pastor, mas eu vim do nordeste, minha família não tem preparo”. Oh! Esquece as coisas do passado, começa a pensar de hoje em diante.

Diz Romanos 8:31 e 37: “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós”? Quem é que pode impedir, quando Deus está agindo? Quem pode impedir a ação de Deus numa pessoa? 37: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”.

Não importa a tua idade, não importa o teu “background” familiar, não importa de onde tu vieste, importa que tu estás aqui, estás aqui por Deus, e Ele diz que tu és mais do que vencedor. Ele já te amou para isso, tu vais vencer, se tu te recusares a parar e, se tu te recusares a viver estagnado, Deus não vai falhar em nenhuma das Suas promessas. As promessas de Deus são fiéis. Deus não pode negar-se a si mesmo.

Não há barreiras que tu não possas transpor, não há vales profundos que tu não saias deles, não há sonhos nem desafios impossíveis porque a Bíblia diz: “Nada te será impossível”. Então, se o primeiro segredo é atitude, ela é a maior decisão que tu podes tomar na vida.

“Pastor, mas sempre que eu luto por um ideal vêm críticas”. Amado(a), críticas não podem te abalar. “Mas, Apóstolo, estou lutando na minha empresa, tenho muitas oposições”. As oposições não podem te parar, porque Provérbios 9:6 diz: “Deixai os insensatos (deixa os críticos, deixa os opositores, anda pelo caminho que eu estou te ensinando) andai pelo caminho do entendimento”.

Não esqueças que a tua atitude é o que vai decidir a tua vida.

Provérbios 8:17 diz: “Eu amo os que me amam; os que me procuram me acham”.

Tu estás aqui porque amas a Deus. Deus te ama e, se tu procurares esse caminho, vais achar, porque é a tua atitude que vai determinar o teu futuro.

Filipenses 4:13 diz “tudo posso naquele que me fortalece.”

Amado(a), essa Palavra é contagiosa, isso é contagioso. Diz: “Eu posso tudo naquele que me fortalece”! “Nada me é impossível”! “Eu sou filho do Deus Todo-Poderoso”! Isso é atitude que Deus espera da Sua Igreja.

A tua atitude para com Deus vai determinar a atitude de Deus para contigo. Sejas um bom cristão vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana e vais ter uma vida bem-sucedida.

Jesus não prometeu somente a vida eterna àqueles que O amam de todo o coração. Ele disse: “Eu suprirei cada uma das tuas necessidades. Tu vais poder fazer tudo, porque Eu te fortaleço, porque és um Espírito Comigo. A atitude, agora, precisa ser tomada”.

É a atitude que vale, quando tu estás diante de um diagnóstico médico, e o médico diz: “A coisa é feia”. Aí tu tens duas atitudes: ou tu dizes: “Ah! Quanto tempo eu tenho de vida? Duas semanas? Então, vou morrer já, hoje”. Ou tu dizes: “Vou lutar pela vida. As chagas de Cristo já me sararam”! É a atitude, é a atitude que determina o futuro.

Há vinte e quatro anos e meio atrás eu tive uma atitude. Eu disse: “Vou ser o melhor Pastor desta Terra”. Estou lutando por isso, estou lutando por isso. Barreiras chegam, eu salto, pulo muros, resolvo problemas daqui, subo acolá… Isso tudo faz parte de uma vida bem-sucedida.

Tu estás numa catedral com ar condicionado, tens uma capela quase terminada. Começamos na rádio relógio. Era uma interrupção a cada cinqüenta segundos. Eu pensei: “Eu tenho que começar aqui, mas estou determinado a chegar ao mundo todo”. E, neste momento, hoje, a Igreja Cristo Vive está no mundo inteiro! Aos domingos, às 8 horas da manhã, em Lisboa, e em todos os países onde há pessoas que entendem português, estão recebendo a mensagem desta Igreja. Diariamente, pela rede TBN, cento e vinte e cinco países do mundo assistem a meia hora de programa. Todos os dias, de segunda a sábado, o mundo inteiro vai ouvir a mensagem do Evangelho da Graça de Deus.

Há pessoas que pensam que isso tudo caiu do céu. Não caiu, não, amado(a). Tudo isso é fruto de luta e determinação e de atitude.

O que há de gente para te impedir de progredir! Afasta-te! Afasta-te dessa gente derrotista e insensata. Põe um alvo na tua vida. Essa atitude é o primeiro passo, o primeiro segredo para uma vida de sucesso.

Assim seja, assim disse o Senhor!

 

2 respostas

  1. Amei o ensinmento. Palavra poderosa! Atitude é o primeiro segredo. Não encontro os outros 6 segredos. Pode por favor esclarecer-me. Obrigado. Deus abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE