cropped-Logo_azul.png

COMO TER UMA FAMÍLIA TEMENTE A DEUS?

COMPARTILHE

Provérbios 1:7 “O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.”

 Hoje, vou ensinar e encorajar o povo de Deus com os valores das famílias tradicionais cristãs. Valores esses que já sumiram da sociedade, já que ela não leva Deus a sério. Estamos baseando os nossos ensinamentos na Bíblia, mais especificamente, nos dez mandamentos.

Diz a Palavra do Senhor em Êxodo 20:7 “Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.”

Por que Deus não quer que usemos o Seu nome em vão? Porque o Seu nome é Santo!

O que isso tem a ver com a família? Qual o princípio que extraímos para a família?

Vamos passar para o nosso caso pessoal. Provérbios 22:1 “Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro.”

Agora, Deus traz isto para a prática da vida: o bom nome é melhor do que ser rico. O que Deus está dizendo? Quando se fala de nome, três coisas estão envolvidas: A REPUTAÇÃO, O CARÁTER E A AUTORIDADE DA PESSOA. Então, quando Deus disse: “Não uses o meu nome em vão”, Ele estava dizendo: “Cuidado com a minha reputação, cuidado com o meu caráter e com a minha autoridade!”

O que é reputação? É aquilo que a pessoa sabe de bem e de bom de ti. Por exemplo, quando alguém diz: “Hitler!” É uma pessoa de boa ou má reputação? Má reputação. Mas se tu ouves falar em Madre Tereza de Calcutá, a reputação é boa ou má? Boa.

E quanto ao caráter? O caráter é o que a pessoa é. E Deus foi tão interessado nessa questão da reputação e do caráter que mudou o nome de Abrão para Abraão. Fez o mesmo com Jacó, que significa trapaceiro, mentiroso, e trocou para Israel, que é o mesmo que príncipe entre todos.

E a autoridade? Quando o policial manda parar o carro, ele se apresenta como autoridade! Quando um governante, um magistrado ou uma autoridade eclesiástica aparece, naquela pessoa há um investimento de poder chamado autoridade.

COMO SE USA O NOME DE DEUS EM VÃO?

1)                 Quando se insulta o nome de Deus.

Quando amaldiçoamos uma pessoa. Quando damos guarida em casa a uma tele-novela que ridiculariza Deus e a família evangélica. Quando dizemos a um filho: Vá para o inferno! Que Deus te castigue! Quando juramos em nome de Deus. Enfim, devemos ter cuidado com o que dizemos e com o que fazemos, especialmente, no que diz respeito à nossa família. Lê Provérbios 6:16 a 19.

2)                 Quando se usa o nome de Deus para se satisfazer desejos pessoais.

3)                 Quando se usa o nome de Deus para intimidar as pessoas

Então, quando alguém vem e intimida, dizendo: “Se não fizeres dessa forma, o Espírito Santo sairá de ti e Satanás entrará porque o Espírito me mostrou.”

Tu, que queres ter uma família feliz, próspera, com valores tradicionais cristãos, não intimides ninguém e não aceites ser intimidado porque isso é usar o nome do Senhor Deus em vão.

A Bíblia diz em 2ª Timóteo 1:7 “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” Equilíbrio!

Usar o nome do Senhor para impressionar, é usar o nome do Senhor em vão.

No Antigo Testamento, Deus era sério com essa questão. Conheço muita gente destruída por causa de ter usado o nome de Deus em vão. E nós, que somos famílias tradicionalmente cristãs, queremos basear as nossas vidas em cima das verdades de Deus.

Diz Levítico 24:15 a 16 “Dirás aos filhos de Israel: Qualquer que amaldiçoar o seu Deus levará sobre si o seu pecado. Aquele que blasfemar o nome do SENHOR será morto; toda a congregação o apedrejará; tanto o estrangeiro como o natural, blasfemando o nome do SENHOR, será morto.”

A coisa é séria! Evangelho é algo sério! Ser cristão também, pois estamos lidando com o caráter, com a reputação e com a autoridade do Criador. Eu vejo pessoas dizendo: “O chefe. O cara lá de cima!” E o temor de Deus, onde está? Onde estão os valores de Deus?

Deus não tolera o uso do Seu nome de forma imprópria. O nome de Deus representa reputação, caráter e autoridade. Se o nosso Deus se transforma no “Cara lá de cima”, qual é a reputação que Ele tem? Qual é o Seu caráter?

Na Bíblia diz que Ele é Soberano, Rei de reis, Senhor de senhores, Deus sobre tudo e sobre todos, brilhante Estrela da manhã, Rosa de Saron, Aquele que é perfeito em todo o Seu agir. Ele não é o chefe. A Igreja deve temer o nome de Deus!

4)                 Quando se usa o nome de Deus impulsivamente.

Diz Malaquias 3:13 e 14 “As vossas palavras foram duras para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: Que temos falado contra ti? Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos Exércitos?”

Há pessoas que dizem: “Eu não acredito em Deus. Para que vou à Igreja? O meu vizinho não é crente, fuma, bebe e tem dinheiro. Eu estou indo à Igreja e ainda não tenho dinheiro.” Amado, os nossos valores tradicionais cristãos devem estar dentro da nossa casa. Quando vejo uma pessoa dizendo: “Ou Deus me atende ou eu rasgo a minha Bíblia!”, isso é usar o nome do Senhor impulsivamente.

No versículo 15: “Ora, pois, nós reputamos por felizes os soberbos; também os que cometem impiedade prosperam, sim, eles tentam ao SENHOR e escapam.”

Essas palavras duras são, muitas vezes, ditas pelo povo de Deus! Irmão, teme ao Senhor! Teme!

Continua no versículo 16: “Então, os que temiam ao SENHOR falavam uns aos outros; o SENHOR atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome.”

Tu tens um Memorial? Deus tem te ouvido glorificar o Seu Santo nome?

Mostram os versículos 17 e 18: “Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei, diz o SENHOR dos Exércitos; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve. Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve.” Aleluia! Glória a Deus! Aba Pai!

Agora, como se usa o nome de Deus de forma correta?

  1. Quando O honramos e O abençoamos.

Vamos ver isso em 1ª Samuel 2:30 “Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos.” Há muitas pessoas que desprezam o nome de Deus.

Quando permitimos que a boca faça uma fofoca, estamos desprezando o nome de Deus. Se não tivermos respeito com a santidade, com o caráter, com a reputação e com a autoridade de Deus, não seremos honrados.

O que diz Provérbios 3:9 e 10? “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” Ser dizimista é dar honras a Deus. Lê João 12:26.

Um chefe de família com honras é lindíssimo. Um empresário com honra, uma dona de casa com honra, uma mãe com honra, é lindíssimo!

Honramos a Deus se reconhecemos o Seu nome. Se dentro da tua família, do teu lar esses valores são fortes, Deus te dará sucesso, saúde, prosperidade, paz, uma família forte e feliz.

  1. Quando O reverenciamos.

Diz o Salmo 29:2 “Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade.”

Então, cuida do teu falar em casa! Cuidado com a família, quando se fala a respeito de Deus e da igreja. Não aceites valores do mundo. Não digas que aborto é normal, que todo mundo pode fazer, que o uso da droga tem que ser discriminalizado, que o homossexualismo está correto. Deus não quer que o Seu povo deixe de reverenciá-Lo, aceitando essas situações.

Disse Paulo aos Hebreus 12:28 “Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor;”.

3)         Quando representamos o nome de Deus claramente.

Diz 2ª Timóteo 2:19 “Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.”

Se professamos o nome do Senhor, não podemos nos ajuntar às injustiças. Somos templo do Espírito Santo. Por isso, aparta-te da injustiça. As nossas famílias devem se separar das injustiças. Tem lá a tele-novela que aparece um menino dando beijo na boca do outro menino, menininhas dando selinho com lingüinha, e mais não sei o quê, e todo mundo diz: “Que lindo!”

Os teus filhos precisam ver o teu testemunho, por isso, aparta-te da injustiça. Devemos agir como cristãos, no caráter e na conduta irrepreensível.

O cristão é a extensão de Deus. Deus se multiplicou na vida de todos nós. Se a nossa conduta, a tua conduta for igual a do profano, estamos usando o nome de Deus em vão.

Romanos 8:29 diz: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

Para que Deus nos predestinou? Para sermos conforme a Sua imagem. Eu tenho que ser a imagem de Jesus. Tu tens que ser a imagem de Jesus. Na tua casa não pode haver injustiças. Na tua vida pessoal não pode haver injustiças. Isso é ser temente a Deus. Isso é uma família temente a Deus com valores cristãos verdadeiros.

Deus disse que nós fomos chamados para sermos conformes a imagem de Jesus. E Jesus dizia palavrão? Jesus fumava? Cheirava? Dava um “teco”? Tomava cachaça? Batia na esposa? Jesus agredia as pessoas? Não!

Muitos profanam o nome do Senhor porque se envolvem com trevas. 2ª Coríntios 6:14 parte A: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos;…”

Não faças sociedade com incrédulos! Não avalize coisas de incrédulos!

No versículo 14, na parte B: “…porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?”

Nos versículos 15 e 16 “Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos?” Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” Somos santuário do Deus vivente.

No versículo 17 diz: “Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei,”.

Esses são os valores das famílias tradicionais cristãs.

  1. Quando confiamos totalmente em Deus.

Salmos 33:21: “Nele, o nosso coração se alegra, pois confiamos no seu santo nome.”

Amado, Deus vela por nós. Ele está olhando por ti, pois é perfeito, é Soberano.

Em 2ª Coríntios 5:10 diz: “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.”

O tribunal de Cristo não é mais para julgar pecado. Os pecados já foram julgados. Agora, é para ver o que tu fizeste de bem e de mal através da tua vida, para receberes galardão, e isso começa onde? Temendo o nome de Deus, mostrando aos filhos o temor de Deus.

Mateus 12:35 e 36 diz: “O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo;”. Até das palavras frívolas, vamos dar contas a Deus.

Diz Lucas 6:45 “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” Agora, o nosso falar é daquilo que está cheio o coração.

Se o teu coração está cheio de boa reputação, de caráter, de autoridade, de valores cristãos, é isso que a tua boca fala em casa. E qual o principal valor que deves promulgar como família tradicional cristã que teme a Deus e que não usa o Seu nome para insultar, para criticar, mas corretamente? Romanos 5:5 explica: “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.”

Quando a pessoa tem Jesus, tem a vida, tem o principal motivador da vida, que é o amor que o Espírito Santo derramou.

E quais são os grandes problemas da família? São os problemas que começam na incapacidade de amar. E o que é a incapacidade de amar? É a incapacidade de compartilhar a vida. E como se chama o espírito que não deixa compartilhar a vida? O egoísmo. E quem são os mais egoístas? As crianças. Se não ensinares o teu filho, desde criança, a compartilhar a vida, ele vai ser um adulto egoísta. Todo ser humano já nasce egoísta, e precisa ter a capacidade de amar, para que ele ame a Deus, a si, o próximo, a família e tema o nome do Senhor.

Não há família forte, livre e temente a Deus, enquanto não se supera o egoísmo e não se aprende a amar. O egoísmo impede relações afetuosas, satisfatórias e felizes.

Mas qual o segredo que Deus está falando? É que, para receberes amor, primeiro, deves dar amor. Para receber honra de Deus, precisas honrá-Lo, primeiro. Para receber o resultado das benesses de Deus, deves temê-Lo. E o temor de Deus começa dentro do lar.

Então, quando Deus diz para não usarmos o Seu nome em vão, é porque Ele quer trazer honra à Igreja; Ele não é egoísta.

Amar é descobrir uma vida feliz e fecunda. Com o amor, acabas com a alma torturada, doente, sofrida. Além disso, és feliz, a tua família aprende a amar e a respeitar os valores bíblicos. Assim, acaba a doença da alma chamada egoísmo.

Então, Mateus 19:19 diz: “honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Sabe o que o egoísta diz: Amarei a mim mesmo como a mim mesmo!

Sabes há quanto tempo os teus filhos estão esperando um beijo, um abraço, um carinho? Sabes há quanto tempo a tua esposa espera o mesmo?

Amarás o próximo como a ti mesmo! E se isso for o espírito da tua casa, da tua família, Deus te honrará e proverá. Deus não desampara e cumpre a Sua Palavra.

Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE