OS REMIDOS DE DEUS – Vitória sobre o pecado
Salmo 107:1-2 “Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre. Digam-no os remidos do SENHOR, os que ele resgatou da mão do inimigo.”
Estamos estudando este tema que me encanta: os remidos de Deus. E, como remidos do Senhor, temos convicções e certezas inabaláveis, afinal, a Palavra de Deus já foi semeada em nós, por isso temos a Mente de Cristo, a consciência limpa diante do Senhor, e muitas coisas a dizer: Jesus já pagou o preço da nossa redenção. A Bíblia diz que já não há mais dívidas contra nós! Não há mais acusação! Não há mais condenação!
Agora, quero te dizer uma coisa muito interessante: a tradição evangélica tem complicado demais esta questão da redenção e da nossa identidade diante de Deus, quando o assunto é o pecado. A “lei” tem complicado aquilo que é tão simples.
Só a Doutrina da Graça de Deus pode, na realidade, explicar que o pecado não pode mais nos dominar. Esta tem sido a âncora da nossa alma nestes últimos cultos.
Quando Cristo morreu na cruz, quando o Senhor deu a Sua vida na cruz do Calvário, o pecado foi vencido, foi derrotado. A impiedade e a iniqüidade, que nos acompanhavam, foram anuladas. Quando alguém recebe Jesus Cristo como Senhor, entra no estado de Graça tal, onde o pecado não tem mais parte nem tem mais domínio, porque essa pessoa passa a ser filha de Deus.
Agora, temos posto isto com muita abertura diante da Igreja, porque a tendência das pessoas, quando ouvem um pregador da Graça, é começar a arranjar pensamentos da lógica em relação ao pecado. Nós já aprendemos que, se pecarmos, pecamos somente no corpo físico, e aí as conseqüências são: disciplina, correção e açoite.
O que eu quero é que tu tenhas boa consciência diante de Deus. Quero que tu saibas, definitivamente, que o teu espírito está perfeito! No teu espírito não há mais o domínio do pecado. Vamos ver isso, por favor, em Hebreus 10:14: “Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados.”
Ora, para tu aprenderes o que é perfeição espiritual e a incapacidade da carne, deves te lembrar do que diz Hebreus 4:12: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”
Uma vez que tu compreendes o que é o corpo – a carne -, a alma e o que é o espírito, aprendes que a carne, diz a Palavra do Senhor, para nada aproveita, que ela é de imundície, que é um corpo de humilhação e não se converte. E o espírito? Por um único sacrifício se tornou perfeito!
A Igreja de Jesus é o Corpo de Cristo, e este Corpo está perfeito, senão, não seria o Corpo de Cristo. Se nós nos víssemos em pecado, sendo seres espirituais, porque a nossa verdadeira identidade é espiritual, Deus não habitaria no nosso corpo, não habitaria no nosso meio, não se manifestaria no nosso meio. Olha o que diz Efésios 5:27: “para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.”
A Igreja de Jesus não tem manchas, não tem rugas, é santa, não tem qualquer defeito; é assim que Deus nos vê. Quando Deus olha para nós, Ele não nos vê mais pecadores. Fomos pecadores enquanto não tínhamos Jesus como Senhor. A partir do momento em que Jesus passa ser o nosso Senhor, o que acontece? O pecado é anulado da nossa vida! A Bíblia diz que nós nos tornamos novas criaturas, as coisas velhas já passaram! E o que são as coisas velhas? É tudo aquilo que envolveu a nossa vida até o dia em que confessamos Jesus como Senhor e Salvador.
Falar sobre o pecado dentro da obra de Deus tem sido muito complicado, porque os sistemas religiosos, as idéias humanas e até o aspecto comercial sempre se estabelecem nesta questão.
Existem movimentos religiosos onde se “paga” para se ter o perdão do pecado. Então, para eles, interessa, sempre, que o povo esteja se sentindo em pecado para que ele possa “pagar” pelo pecado. Mas, o pecado já foi pago. Jesus Cristo foi a nossa propiciação. Diz em Romanos 6:14: “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.”
Olha o que eu te vou dizer: se pensas que o pecado pode te dominar, não nasceste de Deus, estás profanando o Sangue da Aliança, estás ultrajando o Espírito da Graça, estás chamando Jesus de mentiroso. A coisa é séria! Nós estamos gerando uma nova geração, cuja consciência é de liberdade e não de pecado.
Hebreus 8:12 diz: “Pois, para com as suas iniqüidades, usarei misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei.”
Tu estás percebendo a urgência que Deus tem de levantar um povo à volta do mundo, que creia no efeito do Sangue de Cristo, que creia na provisão do Calvário, que não dê ouvidos à tradição da lei?
Tu te lembras do que diz Miquéias 7:19? Olha que linda esta Palavra: “Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.”
Muita gente, por não entender a Verdade, crê que a salvação se perde, porque acha que, se está em pecado, pode perder a salvação. Ora, se Deus não se lembra dos nossos pecados, quer dizer que podemos ter a garantia de que somos salvos para sempre. É nisto que Deus quer que os Seus filhos creiam. Lê Colossenses 3:3.
É verdade que na carne todos erramos, mas o crente nascido de Deus tem a semente divina e não vive na prática do pecado, porque ele sabe que é justo em Cristo, e o justo não faz da Graça de Deus libertinagem.
Estamos aprendendo a viver o cristianismo, sendo instruídos e vivendo segundo a Verdade de Jesus. Efésios 4:20-21 “Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,”.
Temos um velho homem dentro de nós, que não se converte, que é a carne. Devemos nos despojar dele, tirar o seu efeito da nossa vida. Como fazemos isto? Quanto mais vamos à Igreja, quanto mais oramos, quanto mais lemos a Bíblia, mais o nosso velho homem é despojado.
Depois, dizem os versículos 23-24: “e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.”
O crente em Jesus Cristo deve se despojar do velho homem. Não é Deus que puxa a orelha para tu te despojares. És tu que, conforme vais conhecendo a Palavra, conforme o Espírito vai te revelando, vais trabalhando todas as áreas da tua vida. É nesse momento que as obras da carne cessam e o fruto do Espírito se manifesta.
Romanos 6:12 faz um alerta: “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões;”.
O pecado pode reinar, no meu corpo mortal, se eu lhe der lugar, mas não pode mais reinar no meu espírito.
Tu tens que estar atento para que o teu corpo mortal não te envergonhe. A carne quer nos envergonhar, ela não quer que venhamos à igreja, não quer que oremos, não quer que sejamos dizimistas. Este é o lado da carne.
Agora, e quanto ao espírito? Olha Romanos 8:2: “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.”
2 Timóteo 2:12 diz uma coisa muito interessante: “se perseveramos, também com ele reinaremos; se o negamos, ele, por sua vez, nos negará;”.
Quando tu não crês na efetividade do Novo Pacto, quando não crês no poder do Sangue de Cristo, estás negando Jesus. E, como é que Ele te nega? Ele te nega impedindo ou pelo menos não permitindo que tu recebas os benefícios do Novo Pacto. Mas, Deus diz no versículo 13: “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo.” Deus não pode tirar o que Ele já deu.
Hebreus 3:14, explica um pouco mais: “Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos.”
Tu achas que Cristo se uniria a alguém pecador? Não! Ele nos perdoou, nos lavou, foi a propiciação dos nossos pecados. Nós temos que honrar o Sangue de Cristo, irmão! Nós temos que honrar o Pacto de Melhores e Superiores Promessas, e, em função disto, que glorificar a Deus no nosso corpo. 1 Coríntios 6:20 “Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”
O pecado, tenazmente, nos assedia, a mim e a ti. As tentações chegam por todos os lados, diariamente: tentação de não ir à igreja, tentação de largar tudo, tentação de não ceiar, de não crer mais em Deus… Agora, quando eu glorifico a Deus no meu corpo, quando não permito que o pecado reine em mim, não há derrota, enfermidades, crises ou problemas na minha vida.
O mundo inteiro ouve pregadores acusando o crente de pecado. Porém, a Bíblia, diz: Romanos 6:14″Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.”
Quando tu ouves uma mensagem que dá autoridade ao pecado, é porque essa mensagem não vem de Deus. Quando ouves um pregador dizendo para teres cuidado, porque a porta é estreita, o caminho é estreito; e que quem não estiver vigiando vai para o inferno… é porque não é Deus! Quando ouves um crente dizer que Satanás pode lhe pegar, que tem encosto, sabe tu que esta pessoa não está falando de Deus, não tem o respaldo de Deus. Lê Romanos 6:11 e 13.
Tu te recordas da passagem de Hebreus 6:4-6? Diz assim: “É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia.”
A Palavra chave aqui é: “é impossível”. O que é impossível? Por que é impossível outra vez renová-lo? Porque tu só te arrependes uma vez para a salvação. Deus não salva duas, três, quatro vezes. A primeira renovação é suficiente. Quando tu foste perdoado uma vez, foste para sempre. Quando foste renovado uma vez, foste para sempre. E é nesse momento que o pecado não tem mais domínio, porque, senão, estaríamos crucificando para si o Filho de Deus, expondo-O à ignomínia. Jesus Cristo teria que voltar outra vez para morrer por nós. Só que Ele não voltará outra vez para morrer pelos nossos pecados. Então, é impossível renovar outra vez, porque não se perde a primeira renovação.
O justo já se arrependeu e se tornou justo. Ele não precisa mais ficar todos os domingos dizendo que se arrepende. Isto é para o pecador. O justo não tem que se arrepender de mais nada. Se ele pecar, ele tem que corrigir a sua vida, para não estragar a família, para não afetar a igreja. Mas, o arrependimento da salvação, não! O justo não precisa. É justo! E quem é justo? Quem foi justificado pelo Sangue de Jesus. Lê Lucas 15:7.
Em Efésios 4:30, o Senhor diz: “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.”
Em 1 Tessalonicences 5:9: “porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo,”.
Deus não nos destinou para ira; Ele nos selou para o dia da redenção. Não é para o dia da maldição, não é para o purgatório.
Agora, vamos ver alguns versículos que são a força dos teólogos da lei, que gostam de atacar o povo de Deus.
Hebreus 10:26 “Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados;”. Já não resta mais sacrifícios porque Cristo só morreu uma vez e foi para sempre.
Versículo 27 “pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.” Expectação de juízo é o temor de Deus, é o Espírito Santo que trabalha na mente. É o Espírito que te convence, que não te deixa andar no erro.
O crente legítimo, que não consegue ter paz, não olha nos olhos do marido, não olha nos olhos da esposa, não olha de frente os irmãos da igreja, não quer saber de ninguém, não bate palmas, não ri, está oprimido! O verdadeiro crente não vive, deliberadamente, em pecado.
Versículo 28 “Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés.” Olha, quem rejeitasse a lei de Moisés, morria.
Depois, ele diz assim: versículo 29 “De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?”
Por isso é que quando conhecemos a Verdade não nos metemos no erro. Se eu, agora, saísse por aqui pecando, eu estaria calcando, debaixo dos meus pés, o Filho de Deus. Se eu estivesse negando as coisas que eu ensino, eu estaria ultrajando o Espírito da Graça, estaria dizendo que o Sangue de Jesus é como sangue de bodes, de cabritos, que não teve efeito nenhum, não me tirou pecado nenhum.
Depois, Paulo continua dizendo nos versículos 30-31: “Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.”
Depois, o que ele diz no versículo 39? “Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.” Nós não andamos brincando com Deus, esperando cair nas mãos do Deus vivo, porque a Bíblia diz: “horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!”
1 Coríntios 11:31-32 diz: “Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.”
Não penses que a Graça de Deus é libertinagem, pois, na realidade, Deus te disciplina para que tu não sejas condenado pelo mundo.
O pecado não tem domínio sobre a tua vida. Então, antes que tu “faças e aconteças”, Deus te disciplina! Olha o que diz Provérbios 28:13-14: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal.” Quem teme a Deus, corre das coisas erradas… Feliz é o homem que anda, constantemente, no temor de Deus.
Não abandones a congregação! Tu sabes onde está a fragilidade das pessoas? É quando o inimigo as convence que elas não precisam da igreja… Quando o diabo consegue tirar uma pessoa duas semanas da igreja… a “brasinha”, que enquanto está na igreja está quente e incandescente, se apaga. O hino torna-se pesado, o dízimo passa a ser desnecessário… Tudo é difícil! A volta é muito difícil!
Deus quer expressar toda a Sua autoridade sobre a terra, todo o Seu poder, toda a Sua glória. Deus quer, através da igreja, mostrar que Ele é Vivo, que é Soberano, que quer que o Seu povo viva a plenitude da Segunda Graça.
Muita gente, por lógica, dá força ao pecado. Apesar de falar de Deus, apesar de andar com Bíblia debaixo do braço, anula tudo o que Deus fez. Por isso Paulo disse em Gálatas 2:21: “Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.”
Se eu dissesse que tu és um pecador, Cristo teria morrido em vão. Se eu dissesse que o pecado tem domínio sobre a tua vida, estaria profanando o Sangue da Aliança, ultrajando o Espírito da Graça.
O pecado não pode dominar o crente, Cristo já o resgatou. Cristo fez de nós nova criatura, as coisas velhas passaram, tudo se fez novo!
Romanos 8:3-4 “Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” Nós não andamos segundo a carne, nós andamos segundo o Espírito.
Muita gente, por não conhecer a Verdade, na hora da evangelização, em vez de proclamar o Ministério da Reconciliação, proclama o ministério da imputação de pecados.
Então, Hebreus 9:12 “não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.” E o que Ele fez com esse sangue da eterna redenção? Versículo 20 “dizendo: Este é o sangue da aliança, a qual Deus prescreveu para vós outros.” Quem são vós outros? O povo evangélico, o povo de Deus.
Eu tenho, para terminar, duas notícias: uma boa e uma má. A má notícia é que pela carne tu não podes viver de maneira santa. A boa notícia é que tu, pela Graça, podes dizer como Paulo disse: “tudo posso Naquele que me fortalece”.
ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!
Teu apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.
3 respostas
ESTUDO MARAVILHOSO…
Este estudo é um precioso achado para aqueles que ainda estão caminhando sobre a linha divisória da regeneração.
Este estudo traz estabilidade e paz…
Que coisa linda! Tocou profundamente meu coração. Voltei pra Cristo há pouco tempo e por vezes me sinto culpada pela dificuldade de vencer costumes mundanos. O amor de Jesus é lindo demais, mesmo sem merecermos Ele nos concede a graça. Ainda tenho recaídas das quais me envergonho, mas hj quando faço algo de errado sinto que não sou mais “eu” quem está ali, mas sim apenas um corpo morto. É indescritível. Sei que é o Espírito Santo se movendo dentro de mim e me lembrando que aquelas coisas não me pertencem mais. É simplesmente divino. Eu tenho muito o que melhorar, mas de uma coisa eu tenho certeza não abro mais mão da presença Dele dentro de mim.