cropped-Logo_azul.png

Sabemos que a Lei é boa.

COMPARTILHE

1 Timóteo 1:8-11 “Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo, tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas, impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina, segundo o evangelho da glória do Deus bendito, do qual fui encarregado.”

Paulo diz que a lei é boa. Quer dizer que precisamos descobrir alguns fatores dentro da lei que servem para nós no Novo Pacto.

A lei é boa quando é utilizada de modo legítimo. Logo, é possível alguém se utilizar da lei de modo errôneo. Foi nesse modo errôneo que a Igreja de Jesus caiu depois da reforma, que é tentar viver aquilo que não faz mais parte do Novo Pacto, pois pertence à Velha Aliança, que a Palavra diz que não tem força, é inútil, não salva ninguém.

Agora, nota o que diz Paulo: “tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo,”. Portanto, a lei dos 613 mandamentos, dos ritos, das cerimônias, dos sábados, do jejum, já não tem força para quem é justo. E quem é justo? É aquele que foi justificado dos seus pecados. É assim que diz Romanos 5:1 “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;”.

Jesus nos justificou, ou seja, Ele nos imputou uma nova posição espiritual.

Paulo, em 1 Coríntios 1:30-31 diz: “Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.”

Ora, para quem é justo, sábio, santo e redimido, não há lugar para a lei. Na realidade, não nos tornamos filhos de Deus quando recebemos Jesus. Sempre fomos filhos de Deus. Gálatas 4:6-7 “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escravo, porém filho; e, sendo filho, também herdeiro por Deus.” Sendo filhos, também somos herdeiros.

Quem é o escravo? É o filho do diabo ou quem vive debaixo do jugo da lei.

Agora, por que a lei é boa? Voltemos a 1 Timóteo 1:9 “tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina,”.

É possível uma pessoa ser salva, mas ainda estar dando lugar a sua carne e se portar como um transgressor. A lei é para essa pessoa. Quando uma pessoa não segue o Evangelho que Paulo pregou, a lei é para ela.

Meu amado, hoje, em Cristo, somos justos, perfeitos, mas existe um detalhe que eu preciso destacar. Quando nos convertemos, a carne não se converte. Então, há uma tendência da carne, porque não se converteu, a voltar ao passado.

Diz Judas 1:4 “Pois certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.”

Quem transforma em libertinagem a Graça de Deus? É aquela pessoa que sabe da sua posição em Cristo, sabe o que já lhe foi imputado, mas mesmo assim, insiste em pecar. Para essa pessoa vale tudo, desde que ninguém saiba. Esse é o grande problema na obra de Deus.

A Palavra diz em 2 Timóteo 3:16 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,”.

O que a Graça de Deus faz? Ela nos educa. E quando nos educa, ela nos transforma. Versículo 17 “a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

No nosso espírito, somos perfeitos, mas a nossa carne é de imundície, de pecado. É aí que entra a lei. Há pessoas que, quando entram na Graça, deixam o seu corpo à deriva. Volto a dizer: acham que vale tudo, que podem fazer tudo, desde que ninguém saiba.

O que Deus faz quando uma pessoa eleita começa a deixar o seu corpo à deriva? Começa a dar asas ao seu corpo? Vejamos o que diz a Palavra em Hebreus 12:5-10 “e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos. Além disso, tínhamos os nossos pais segundo a carne, que nos corrigiam, e os respeitávamos; não havemos de estar em muito maior submissão ao Pai espiritual e, então, viveremos? Pois eles nos corrigiam por pouco tempo, segundo melhor lhes parecia; Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade.

Começamos, agora, a ver que, para vivermos uma vida santa, muitas vezes, Deus precisa nos disciplinar, corrigir e açoitar. O açoite de Deus, às vezes, é uma morte prematura.

Então, qual a parte da lei que é boa?

Não devemos seguir os 613 mandamentos, as luas, as festas, os sábados, os domingos com marcas especiais nos calendários, as comidas, as bebidas, os ritos, as abluções, os mandamentos dos homens. Então, o que devemos fazer para que a parte boa da lei esteja na nossa vida?

Hebreus 10:9 “então, acrescentou: Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade. Remove o primeiro para estabelecer o segundo.”

Removemos a lei, o sacerdócio; estabelecemos Jesus e a Graça de Deus.

Diz o versículo 10 “Nessa vontade é que temos sido santificados, mediante a oferta do corpo de Jesus Cristo, uma vez por todas.” Entendemos que somos salvos. Esse fato está garantido.

Diz Colossenses 2:16-23 “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus. Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.” Paulo está dizendo que a lei não serve.

Hebreus 9:9-10 “É isto uma parábola para a época presente; e, segundo esta, se oferecem tanto dons como sacrifícios, embora estes, no tocante à consciência, sejam ineficazes para aperfeiçoar aquele que presta culto, os quais não passam de ordenanças da carne, baseadas somente em comidas, e bebidas, e diversas abluções, impostas até ao tempo oportuno de reforma.”

Qualquer sacrifício da lei é ineficaz para aperfeiçoar uma pessoa, porque a carne não se aperfeiçoa, não se converte. Estamos mostrando o que é lei, o que é Graça, o que temos que tirar e o que temos que praticar.

Então, o que é bom na lei?

Os dez mandamentos são a parte boa da lei porque, na realidade, quando Deus os instituiu, Ele o fez para estabelecer regras de convívio social, espiritual e moral para o povo judeu. Esse é o lado bom da lei. Se estamos nos utilizando legitimamente da lei, devemos tirar o aspecto moral dos dez mandamentos e aplicá-los à nossa vida. Não são os 613 mandamentos do Antigo Testamento, ou o sábado, os dias de lua, as festas, não, não! Esses ritos só geram sofrimento. Devemos observar o aspecto moral e sábio dos dez mandamentos.

Cristo nos redimiu da maldição da outra parte da lei, mas Ele não nos redimiu da parte boa da lei. Qual a parte boa? Quando o Senhor diz: “não adulterarás, não furtarás, não cobiçarás”.

Como vivemos isso no Novo Pacto? Respondemos com a Palavra do Senhor em Colossenses 3:5-8 “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.” São as inclinações da nossa carne. Qualquer pessoa está inclinada a isso, se ela não se converter.

Então, quando nos despojamos daquilo que a parte moral da lei condena, estamos aplicando a parte que é boa na nossa vida. Senão, amado, a vida do crente seria um carnaval. Paulo fala em linguagem obscena, falso testemunho, mentira e muito mais. São os preceitos morais da lei que Paulo descreve.

Dizem os versículos 9-10 “Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;”.

Diz 1 Tessalonicenses 4:1-8 “Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais; porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus. Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo.” A Graça de Deus é muito mais responsável.

Por que a lei é boa? Porque, quando começamos a conhecer o aspecto moral dos mandamentos, começamos a viver. Surge uma situação de tentação, e dizemos: Não! Sou nascido de Deus. Sou crente. É, então, exigido um padrão de vida do povo de Deus. Fora desse padrão, a Bíblia diz que Deus se torna o vingador. É por isso que há muitas pessoas com Bíblia debaixo do braço, cuja vida é uma desgraça. Esses esqueceram de aplicar essas verdades, esse padrão de vida que Jesus quer.

Romanos 3:31 diz: “Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.” Nós confirmamos a lei. Qual lei? A lei moral dos dez mandamentos.

Somos sujeitos a tentações, a quedas. Por isso, o cuidado que devemos ter com o testemunho pessoal. É nessa área que o demônio mais lança as suas mentiras. Todos precisamos nos determinar a não ferir ou entristecer, nem macular o nome de Deus.

A Bíblia diz: nós confirmamos a lei. Qual? O lado bom. Espera que o salvo tenha uma conduta irrepreensível. Irmão, para Deus, um pecado pequeno é igual ao pecado do tamanho de um bonde. Não existe tamanho de pecado. Ou se é ou não pecador. Então, o que se espera de um salvo? Conduta irrepreensível.

Diz Efésios 4:22-24 “no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.”

Há desejos e enganos dentro da nossa carne. Ou tu pensas que o Pastor da Igreja é um gigante de ferro? Todos somos vasos de barro. Mas dentro de nós está a excelência de um poder.

De vez em quando surgem pessoas dizendo que, porque são da Graça de Deus, podem fazer o que quiserem, pois não vão perder a salvação. É verdade, não perdem, mas há disciplina, correção e açoite. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Amado, não brinques com Deus.

Diz Romanos 6:1-3 “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?” Por que estamos na Graça vamos continuar pecando? De modo nenhum. Morremos para o pecado.

Diz Gálatas 6:8 “Porque o que semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.”

O que ensino na Igreja? Ensino que as pessoas que semearem no Espírito colherão no espírito. Mas as que semearem na carne, colherão problemas e corrupção.

Há um lado bom da lei que é o seu aspecto moral. Ou não temos desejos carnais? Todos nós temos. Às vezes, há aqueles que sentem vontade de jogar tudo para o ar e fugir. Há desejos enganosos dentro de cada um de nós.

Vejamos como se colhe corrupção na obra de Deus: quando se semeia para a carne. Um dos aspectos de colheita, difícil, na obra de Deus, é quando se semeia divisões. Provérbios 6:16-19 diz: “Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.”

Isso Deus abomina, mas há uma que Deus, na realidade, odeia porque é grave aos Seus olhos: o que semeia contendas, o que cria grupinhos, desordem, discórdias em vez de obedecer às autoridades instituídas por Deus. Fazem visitas às casas dos irmãos, espalhando discórdias, desordem, usam telefones, usam Internet, o Orkut para convites. Põem uns contra os outros. Usam a Igreja de Cristo para atingir os seus fins. Deus abomina isso! Tenho visto líderes do louvor caírem nessa “ratoeira” do diabo. Começam a ter um pouco de influência e já começam a armar o seu grupo, deixam de concordar com o Pastor e acabam todosem rebelião. Dizemser grupos independentes. Amado, tudo isso é abominação. É semear e colher corrupção. Quando uma pessoa está numa obra e deixa de concordar com o que está estabelecido, semeia na carne. É melhor ir embora, procurar outro lugar, mas não levar pessoas à rebelião.

A Palavra diz em 1 Samuel 15:23 “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”

Muitos estão sofrendo porque não entendem, não concordam com a liderança, criam descontentamentos e influenciam outros. Começam a ter gente na mão e a cauda do dragão os arrasta. Olha o que diz a Palavra do Senhor! No mundo secular, isso é crime, é abuso de confiança.

Olha o que diz Provérbios 26:2 “Como o pássaro que foge, como a andorinha no seu vôo, assim, a maldição sem causa não se cumpre.”

Não existe maldição sem causa. Foi assim que Lúcifer fez.

Diz Provérbios 28:13 “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.”

É necessário fugir daquilo que é pernicioso, afastar-se daquilo que não serve, porque, uma vez que se semeia para a carne, colhe-se corrupção.

 

Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Uma resposta

  1. Bp.Ap. Miguel Angelo estou muito feliz pela sua vida pois atraves dela minha vida se tornou uma fonte de conhecimento através do seu ministério.Desejo conhece-lo pois o sr é o meu pai, pastor e amigo do povo de Deus.Não perco um culto ao vivo,estudo e mensagens.Aguardo uma saudaçao de sua parte. Um abraço.Sou de joinvvill SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE