cropped-Logo_azul.png

A Bíblia e o poder emocial

COMPARTILHE

2 Pedro 1:3-4 “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo…”

 Amado do Senhor, selo do meu apostolado, santo e irrepreensível!

 Eu dedico esta mensagem à sua fonte de inspiração, a Bíblia Sagrada, porque temos entendido que todas as profecias que temos ouvido, desde o começo do ano, e que fazem parte de um momento profético para a nossa igreja, o Rio de Janeiro, o nosso país, e, quiçá, o mundo, têm sido extraídas das Sagradas Escrituras. Irmão, nenhum outro livro na história humana pode ser comparado à Bíblia, que no original hebraico quer dizer: “O livro dos livros”, “O livro da excelência”.

A Bíblia é a fonte de todos os recursos. Recursos para a saúde física, emocional, espiritual; recursos de poder, vitalidade e energia. Muitos dos problemas emocionais e mentais que as pessoas vivem no seu dia-a-dia têm suas raízes num sistema de valores defeituosos, imperfeitos, incompletos e, às vezes, imorais desta sociedade que se desestrutura cada vez mais. Muitas das lutas têm base nos valores defeituosos que o presente século oferece às pessoas. Mas, como um eleito de Deus, justificado e lavado pelo sangue de Cristo, tens que receber os valores da Bíblia, não os do mundo.

Tens que encontrar a razão da tua vida nas verdades bíblicas. Só estas verdades poderão ajudar-te a viver vitoriosamente! Como apóstolo e profeta deste ministério, persigo um sonho antigo, que já vai para 25 anos, que é ajudar, através da Bíblia, as pessoas feridas pela vida; aquelas que se sentem incapazes, que estão debaixo de prisões religiosas e diabólicas. Meu sonho é ajudá-las a serem felizes.

Irmão, é na Bíblia que obtemos um sistema saudável de valores espirituais, emocionais e físicos, porque é a Bíblia que ensina a sonhar, a desejar, a ir além! E é em cima das virtudes, dos valores e das promessas bíblicas que quero ajudar-te a ir à luta; não apenas ir à luta como se a vida fosse uma guerra, pois a guerra pressupõe desgaste, mas para ir adiante, avançar, progredir, subir alto, longe!!!

A nossa igreja tem como base doutrinal a soberania de Deus e a Graça do Senhor, que ensina o povo de Deus não a ser como um pardal, ou um passarinho qualquer, mas a ser como a águia. A águia é a única ave que, quando voa, sabe o seu destino, conhece o seu rumo, enfrenta tempestades, não foge à luta da vida! Essa é a mensagem que a Bíblia, saudavelmente, nos transmite. Ela ensina sobre o verdadeiro heroísmo do homem e da mulher de Deus, ou seja, ensina a persistir por mais um momento, ainda que custe lágrimas, quando tudo parece perdido.

Só a Bíblia nos ensina a ter atitudes de fé perante as circunstâncias, as adversidades, os problemas de todo dia. A Bíblia nos ensina a ter mentalidade e atitudes vitoriosas. Isto é meio caminho andado para o sucesso! Vê o que diz Habacuque 3:17-18 “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.”

Amado, não tenhas medo de dar um grande passo na vida! Não tenhas medo de falhar! Todo poder está dentro de ti! O teu êxito começa no exato momento em que decides o que queres, e começas a trabalhar para consegui-lo! Eu tenho ensinado, reiteradas vezes, que, quando uma oportunidade divina nos chega às mãos, devemos nos agarrar a ela com todas as forças! Irmão, Deus está te abrindo grandes oportunidades, basta teres coragem! Para conquistares coisas boas, necessitas de muita coragem! Mais vale a lágrima da derrota, se eventualmente tiveres uma, do que nunca teres lutado por nada na vida. Por isso, luta por tudo aquilo que sonhaste!

Amado, eu sou um homem que sonhou e lutou, e continuarei sonhando e lutando! Não tenho medo de errar, não tenho medo do fracasso, porque, às vezes, os fracassos são grandes professores! Irmão, não deixes de sonhar por medo ou por vergonha. Faz dos teus sonhos uma realidade, e desta realidade a tua felicidade! Tu tens que acreditar na palavra de Isaías 61:7 “Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria”.

Irmão, sonhar, desejar, ter ambições de acordo com a Bíblia não é pecado. Pecado é destruir um sonho sem ao menos tentar realiza-lo! Quantos sonhos foram destruídos na vida de tanta gente. A Palavra nos incentiva a dar partida a todos os nossos sonhos. Que a Bíblia oriente os teus sonhos na melhor direção, e estarás protegido pela certeza do sucesso de Deus na tua vida! Glória a Deus!

Voltemos ao texto básico de 2 Pedro 1:3-4, onde o Senhor nos diz que “… nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade”. Inclui aí, por favor, prosperidade, saúde, harmonia, paz, conquista, vida vitoriosa. E como é que essas coisas se tornam realidade na nossa vida? Sim, porque uma coisa é ler, mas outra coisa é ver a realidade na prática – a posse. Só existe um caminho, e é o que estou traçando para ti: “pelo conhecimento completo daquele” – aquele é Jesus! Ou seja, quando és bem ensinado por um orientador bíblico, quando tens um pastor que pastoreia a tua alma, não importa quais sejam os teus sonhos, tu vais vencer!

Isto me faz lembrar uma historieta que a minha filha me contou. Havia um coelhinho na frente de uma caverna, com o seu lep-top, e chegou uma raposa e perguntou: “O que estás fazendo aí com esse lep-top? Ele respondeu: “Estou aqui defendendo a minha tese”.  E ela disse: “Tese? Qual é a tua tese?”  Ele respondeu: “A minha tese diz que eu, o coelho, é que sou o verdadeiro predador dos animais”. Ela retrucou: Tu, coelho, predador? Como é que pode, se eu é que sou a Raposa? E o coelho disse: “Tu queres saber como é? Vem aqui dentro da minha caverna”. Ela entrou, ouviu-se um barulho muito grande, e… adeus raposa! O coelhinho saiu todo vitorioso! Daqui a pouco, chegou o lobo e perguntou: “Coelhinho, o que estás fazendo aí?” Então, repetiu-se o mesmo que aconteceu com a raposa, e… adeus lobo! O coelhinho chegou à conclusão que o importante é o orientador da tese. Sabes quem estava na caverna? O leão! O leão era o orientador dele. Os outros predadores, que pensavam que eram muito fortes, foram comidos pelo leão.

Inspirado por Deus, eu me proponho a ser o orientador da tua tese. Não penses que os outros vão te derrubar – és tu que vais vencer! Irmão, a orientação vem de cima! Pode parecer estranho, mas tu vais vencer! Estás fadado à vitória! Amado, o vs. 4 do texto básico afirma: “… pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas”.  As promessas já nos foram doadas! Acredita nisso! Se estiveres convicto da vitória, não haverá fracasso na tua vida!

Jamais desistas dos teus sonhos! A pessoa que tem grandes sonhos é muito mais forte do que aquela que não tem sonho nenhum! Vê o que diz Isaías 55:10-12  “Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas.” A Palavra não volta sem que se cumpra!

A Palavra de Deus é vida! É um sistema de valores que gera vida! Diz Jeremias 1:12 “Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.” Deus está velando para que a Sua palavra se cumpra na nossa vida! E há um momento exato que ela se cumpre: no tempo de Deus. Deus é muito cauteloso no cumprimento de Suas promessas. Só Ele sabe quando estamos suficientemente maduros e aptos para recebê-las.

Diz Hebreus 6:13-14  Pois, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo, dizendo: Certamente, te abençoarei e te multiplicarei.” Deus é um Deus de bênçãos. Prisão, doença, crise financeira, pobreza não vêm de Deus. As pessoas que vieram da lei têm muita dificuldade em absorver a Graça. Elas não se acham merecedoras da Graça de Deus. Mas, fora das verdades da Bíblia, tudo é incerto, infantil e dúbio.

Muitos procuram a ajuda da psicoterapia ou da psiquiatria. Uma grande maioria dos psicólogos e psiquiatras não acreditam em Deus nem crêem na Bíblia. Então, que tipo de ajuda eles podem dar? Uma senhora de uma de nossas igrejas tinha um filho que, num certo momento, começou a ter uma postura equivocada, voltada para o homossexualismo. A mãe o levou ao psicólogo, e ele disse: “Deixe o menino assumir a sua parte feminina. Ele vai ser mais feliz”.

Vê que tipo de ensinamento tem uma pessoa que não crê em Deus. Se fosse um psicólogo crente, ele diria: ‘Isto é um distúrbio de conduta. Vamos corrigir, vamos ajudar o menino a encontrar a sua masculinidade’. Irmão, eu não conheço nenhuma pessoa homossexual feliz. Por isso, é muito bom entendermos que não devemos procurar ajuda a não ser naquilo que está Bíblia e em quem crê em Deus.

Como psicólogo formado, eu posso te dizer, e digo isto de cátedra, que a psicologia veio trazer um movimento chamado humanismo, onde tudo se concentra no homem. Houve muitos esforços para substituir a força emocional da Bíblia, a fé em Deus pelas terapias. Isso não leva a nada! Eu nunca conheci ninguém curado por psicoterapia. Pelo contrário, nesta época do humanismo, nunca houve tantas pessoas dependentes de drogas, tanto crime, tanta brutalidade, tanta agressão física e emocional na história do Brasil, dos Estados Unidos, da Europa e do mundo inteiro.

Irmão, não podemos nos esquecer que não somos apenas seres humanos, mas somos seres espirituais que habitam um corpo humano. Se o terapeuta tem o temor de Deus e busca respostas na Bíblia, está certo, senão, ele envereda pelo caminho do humanismo. Não somos apenas um corpo humano, a nossa essência é o espírito. Temos que conferir coisas espirituais com espirituais. Vê 1 Coríntios 2:13 “Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.”

Quem instilou o humanismo na vida da nossa sociedade no século passado foi um homem terrível, chamado Sigmund Freud. Mais que qualquer outro, ele foi um ateu. Um ateu que rejeitou o Livro dos livros, a Bíblia Sagrada! Amado, temos que buscar na Bíblia os recursos que necessitamos para o suporte da vida. Vê o que Paulo escreveu em 2 Timóteo 1:7 “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.”  O Espírito de poder, de amor e de moderação é o que está na nossa vida!

Filosofia, psicoterapia e humanismo não podem alimentar e sustentar uma vida. Só encontramos forças e poder na Bíblia Sagrada. É ela que nos conecta com o Criador. Quando começo a ler a Bíblia, eu me conecto com a mente de Cristo, e aí se manifesta o Espírito de poder na minha vida! A Bíblia é o livro que mais me encoraja.  Ela é capaz de restaurar um ser humano, que é espírito acima de tudo, mas que habita num corpo de carne, ás vezes, fracassado, arrasado, sentindo-se apenas como um toco de árvore jogado no chão, impregnando-o com o poder de Deus e capacitando-o a  realizar o impossível! Esse é o Espírito da Bíblia! Queres coisa melhor do isto?

Quando tu lês a Bíblia, tu sabes que nela está a Verdade! Nenhuma terapia pode oferecer cura emocional como a Bíblia. Vê a história de Jacó. Deus pega um Jacó, mentiroso, pervertido, e faz dele um Israel! Um príncipe com Deus! Pega um Saulo de Tarso, perseguidor da igreja, que mandava matar os cristãos, e faz dele um Paulo, um anunciador da Graça de Deus! Pega um Pedro, um pescador bruto, analfabeto, colérico, sangüíneo, coloca nele o Espírito Santo, e, no dia de Pentecostes, três mil pessoas se convertem à pregação de um incapaz! Pega um Miguel Ângelo num hospital de guerra, politraumatizado, ossos podres, tecidos necrosados, tendões expostos, católico romano, seguidor de Judas Tadeu, profundamente idólatra, transforma-o e o coloca no altar e diz: ‘Meu apóstolo’ ! Oh, que Deus maravilhoso!

A Bíblia nos faz crer em Deus e em nós mesmos! A Bíblia nos faz realizar o impossível! O impossível vai acontecer na tua vida, irmão! Por isso, amado do meu coração, é que eu me agarrei a estas verdades de Miquéias 7:11 “No dia da reedificação dos teus muros, nesse dia, serão os teus limites removidos para mais longe.” Eu creio que a Bíblia está falando a verdade! Eu creio que Deus vela para que a Sua palavra se cumpra! Isto é Deus dizendo: ‘Eu sou o teu orientador!

Irmão, a Bíblia também me dá um poder emocional chamado otimismo. Fazer com que as pessoas sejam otimistas é a chave da minha vida! E quem é o otimista? O otimista é aquele que sabe que os seus problemas do passado ficaram no passado; o passado não pode controlar o presente; o passado é história, o passado morreu! O otimista sabe que o seu dia-a-dia é controlado por Deus. Por isso, Deus nos fala em Cantares 2:11 “ Porque eis que passou o inverno, cessou a chuva…” O otimista acredita que passou o inverno! É hora de pensar que os limites vão para mais longe!

O otimismo da Bíblia é tão forte, que persiste até na hora da morte! Ela nos fala que há vida após a morte; fala de eterna salvação, de certezas, de continuidade. A tua vida e a minha não terminarão na sepultura! Vê o que diz João 5:24-25 “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.”

Vê que coisa maravilhosa é estribares a tua vida na Bíblia! Irmão, crê na Palavra, crê em Jesus como Senhor e Salvador. Jesus é o coração da Bíblia! Ele dá raízes, encorajamento, otimismo, entusiasmo! Ele dá motivação! Freud não dava nada disso. Ele fazia a pessoa se deitar num divã  por cinqüenta minutos e ficar remoendo as feridas do passado. Jesus é radical! As coisas velhas já passaram! Cristo pegou  nossos pecados e nossas dores e encravou na cruz do Calvário! Ele pagou as dívidas! Não temos que deitar cinqüenta minutos, temos que levantar para a vida eterna!

Quando comecei o meu ministério, lá na Ilha do Governador, num colégio, eu costumava dizer às pessoas: Eu tenho um grande sonho – quero construir uma grande igreja, dar assistência aos idosos, cuidar de crianças, dar escola e cultura às pessoas; quero ter uma faculdade, um hospital, uma rádio, um canal de televisão… Há vinte e dois anos atrás eu dizia isso. As pessoas mais antigas do meu ministério me ouviram, me amaram e acreditaram nesse sonho. E esse sonho, hoje, está se tornando realidade. O que falta, com certeza, Deus já está providenciando!

Irmão, tu vais poder todas as coisas com Deus! Aquilo que a Bíblia promete, cumpre! Abre o teu coração à Bíblia, confia nas profecias. Vê o que diz Isaías 45:2-3 “Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.” O que está escrito aqui, tem que acontecer! Se está na Bíblia, eu creio! Tu tens que receber os tesouros escondidos e as riquezas encobertas! Eu abri o meu coração para estas verdades. O Senhor tem me enchido de encorajamento, de otimismo, de entusiasmo pela vida! Eu amo a vida!

A nossa catedral é o segundo passo de três passos que, há vinte e dois anos, o Senhor disse que eu daria. O primeiro passo foi a construção da igreja da Ilha do Governador. Mas, temos um terceiro passo a dar, muito maior que a nossa  catedral, muito maior! Vê o que o senhor diz em Mateus 21:22 “… e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.” Se creres, receberás. Não tenhas medo de sonhar!   Todos os teus sonhos serão realizados, para a glória de Deus!

Irmão, tu não sabes quem tu és! Tu és uma rocha, uma pedra viva, sacerdote real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus! Olha o que Deus está dizendo à igreja através de Josué 3:7 “Então, disse o SENHOR a Josué: Hoje, começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, como fui com Moisés, assim serei contigo.”

Hoje, o Senhor começará a engrandecer-te perante os olhos da tua família, dos teus amigos, dos teus colegas de trabalho, especialmente, perante os olhos daqueles que nunca acreditaram em ti, que te rotularam de fracassado, ou melhor, daqueles que acreditavam que tu eras apenas uma lebre, e que os predadores iam acabar contigo. Ele te diz: ‘Amado, HOJE, começarei a engrandecer-te’! E Deus vai engrandecer-te diante de todos! Tu vais ver a tua empresa galopar, o teu patrimônio dobrar, a tua família forte e unida, a recuperação dos teus valores existenciais! Em lugar da vergonha, tu vais ter dupla honra! O teu inverno já passou!

Irmão, só a Bíblia ensina a acreditar nessas verdades! Sê forte! Não te desalentes! Deus é o Autor de toda boa dádiva, de todo dom perfeito! NEle não há sombra de mudança nem de variação! Inexplicavelmente, coisas incomuns já estão sucedendo; são tesouros que estiveram escondidos, são portas que estiveram fechadas, são as trancas da depressão que caíram por terra. A Bíblia Sagrada fala de otimismo, de entusiasmo, de esperança! Fala de um Deus que prometeu e cumpre! Deus não pode falhar, irmão! Deus é fiel!  ELE VAI REVERTER O TEU LAMENTO E O TEU PRANTO EM ALEGRIA!

                                             Teu Apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

0 resposta

  1. Apostolo MIGUEL,GRAÇA E PAZ! MUITO OBRIGADO POR TUDO QUE O SENHOR TEM NOS ENSINADO ATRAVÉS DO SENHOR JESUS,É BOM SABER QUE O SENHOR SE PREOCUPA COM A GENTE,TEMOS SOFRIDO HORRORES AQUI NO RECIFE,MAS COM A CERTEZA DE QUE O SENHOR É FIEL,ESTAMOS ESPERANDO EM DEUS!!!!!! AGUARDANDO A RESPOSTA DE DEUS,O SENHOR DOS IMPOSSÍVEIS. CEIÇA

  2. Eu recebo esta Palavra, em o nome do SENHOR JESUS!!

    OBRIGADO AP. Miguel Ângelo.

    Feliz Natal e Ano Novo!!

    Graça e Paz.

  3. AMADO APÓSTOLO, EU SEI O QUANTO LUTAS PARA QUE OS FILHOS DE DEUS ENTENDAM ,ESTA GLORIOSA PALAVRA.NA VERDADE, DESCANSO É O QUE NÃO TEMOS ,PORQUE DEUS TEM PRESSA E NOS TEMOS QUE ULTRAPASSAR TODOS OS LIMITES PARA REALIZARMOS NOSSA MISSÃO AQUI NESTA TERRA.MAS, TEMOS UMA CERTEZA DE QUE “ELE VAI ADIANTE DE NÓS, ENDIREITANDO NOSSOS CAMINHOS, DERRUBANDO AS GRANDES E AS PEQUENAS DIFICULDADES E TRAZENDO À TONA TODAS AS SOLUÇÕES.”EU TENHO ABSOLUTA CERTEZA QUE O QUE ESTÁS ENFRENTANDO AGORA, EM NOME DE JESUS JÁ ESTÁ SOLUCIONADO.OBRIGADO POR SERES UM FILHO OBEDIENTE AO NOSSO PAI.AGRADEÇO A DEUS POR TUA VIDA.NÃO SE PREOCUPE COM PERNAMBUCO, NEM RECIFE, NEM NORDESTE,DEUS ESTÁ AGINDO CERTO. BISPA IEDA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE