cropped-Logo_azul.png

CONSTRUINDO A VIDA SOBRE FUNDAMENTOS SÓLIDOS

COMPARTILHE

Salmo 119:97 a 105: “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia! Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo. Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos. De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra. Não me aparto dos teus juízos, pois tu me ensinas. Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca. Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.”

 

A Igreja não é um lugar, apenas, para as pessoas irem ou para se realizarem eventos. Não! À luz da Bíblia Sagrada, ela é uma família, um corpo, um edifício, é um rebanho. E todos precisamos de princípios dentro da família. Todos temos uma origem, pensamos diferente, somos de culturas diferentes, status e cor diferentes. Para vivermos juntos, precisamos de princípios e de verdades. Precisamos ter fundamentos sólidos. Todos nós, tomando posse desses fundamentos, desses ensinos, podemos viver como família, como rebanho, como edifício, como Igreja e podemos ser sal da terra e luz do mundo.

Onde vamos encontrar fundamentos sólidos? Nós temos bibliotecas cheias de filosofias, gurus e ensinos. Paulo, na sua segunda epístola a Timóteo 3:16 diz: “Toda a escritura é inspirada por Deus.”

Então, onde vamos buscar a fonte para nos fundamentarmos e criarmos alicerces na vida?  Na Bíblia Sagrada.

Precisamos de fundamentos sólidos, porque são eles que dão forças para vivermos de forma correta o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo.

Como saber se a Bíblia é a verdade? Existem muitas evidências, mas, pelo menos, três evidências precisamos conhecer.

1ª) Evidência histórica. A geografia bíblica prova que isso é verdade. A arqueologia também. Outra coisa: Contamos o nosso calendário pelo nascimento de Jesus. Estamos no ano de 2006, do Nascimento de Jesus. Todo mundo se rege por essa verdade.

2ª) É um Livro escrito num período de 1.500 anos, com 40 autores diferentes. Reis, Sacerdotes, Profetas e Apóstolos. Não existe nenhuma contradição na Bíblia. São 1.500 anos e 40 autores. Isso é Deus.

3ª) Evidência de vidas transformadas. Começando por mim e passando de banco em banco, chegando do outro lado do mundo pela internet, sabemos que a evidência de vidas transformadas por este Livro é muito forte. Todos somos convertidos por causa deste Livro.

Se queremos saber se a Bíblia é verdadeira, basta olharmos para nós mesmos!

A Graça de Jesus edifica, levanta, muda, transforma, e nos faz exemplos de Deus.

Vamos começar a construir a vida em Mateus 7:24-27: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.”

Existem duas formas de construir a vida: Do jeito que o demônio gosta: Empurra com a barriga! Vai uma vez por semana aos cultos! Não precisa dizimar! Pagode! Beira da praia! Tem farra no final de semana! Assim, desse jeito, se constrói a vida sobre a areia. Ou, se constrói a vida sobre a Rocha. A chuva vem, o rio enche, as águas transbordam, mas não cai.

Como começamos? A Bíblia diz: “Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;” Aqui está o segredo: ouvir e praticar. Quando ouvimos e praticamos, temos fundamento sólido.

Como começamos a entender essas verdades? Paulo diz aos Romanos 10:17 “A fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”

É a pregação, somente, que traz fé. Poderia trazer alguns livros de auto-ajuda. Eles são bonitos, são importantes, mas não trazem fé. E sem fé é impossível agradar a Deus. A fé é a certeza, é a convicção. Sempre que ouvimos a Palavra de Deus, a fé vem e nos tornamos mais fortes!

Então, o que temos que ouvir? A Palavra de Deus. Precisamos criar o hábito de ler a Palavra do Senhor. É necessário gastar tempo ouvindo e lendo a Palavra. Isso constrói uma vida bem sólida.

Vejamos o que diz o Espírito de revelação. Apocalipse 1:3 “Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.” Jesus vai voltar!

Devemos ouvir, ler e guardar. Assim, aprendemos a construir a vida espiritual. É isso que traz felicidade e alegria à vida.

Diz Deuteronômio 17:19 “E o terá consigo e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o SENHOR, seu Deus, a fim de guardar todas as palavras desta lei e estes estatutos, para os cumprir.”

É fundamental compreender o que é, e quem é o Senhor deste Livro. Conheçamos a Bíblia! Leiamo-la sistematicamente.

A Bíblia traz respostas às necessidades, ensina a tomar decisões nas horas corretas, ensina a esperar a hora certa, mostra o caminho a seguir, traz esperança quando tudo se desvanece, traz segurança e força quando o mundo se volta contra nós, ajuda a vida quebrada a se restaurar, ajuda o alcoolizado a se ver livre do álcool, ajuda o dependente químico a ser saudável, porque ele sabe que a Bíblia é a dose mais forte, ajuda o confuso, o perdido e o desesperançado a encontrarem rumos. Assim, a Bíblia ensina que as pessoas devem se conectar ao corpo e conhecer o verdadeiro Deus, o Rei sobre todos, Jesus, o Senhor da verdade. As promessas de Deus, na Bíblia são verdadeiras, ajudam nas horas das provas e das tentações. Nas tempestades, Deus gera bonança. Lê Romanos 15:4.

A Bíblia não é um livro de regras, de regulamentos, mas sim, um Livro com a relação perfeita entre Deus e o homem, entre o escolhido e aquele que decide a escolha. Então, ouçamos, leiamos, estudemos e memorizemos.

É muito importante quando memorizamos. Só memorizamos o que é importante para nós. As coisas que não são importantes, o cérebro apaga, bota lá para trás, fica lá escondido no subconsciente, de vez enquanto vem, mas o que é importante, memorizamos. Por isso, em Provérbios 7:1 a 3 diz: “Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos dedos, escreve-os na tábua do teu coração.” Memorizemos a Bíblia.

Diz o Salmo 119:11 “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” Memorizamos para, quando chegar o pecado, não pecarmos.

Nas tentações, nas decisões, na pressão da vida, coloquemos as verdades memorizadas na nossa confissão.

Finalmente, a Bíblia diz que devemos MEDITAR na Palavra.

O que é MEDITAR? É focalizar a vida na Bíblia, deixar que ela se internalize. (Exige um tempinho).

Diz o Salmo 1:1 a 3 “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.”

Amado(a), só há vida bem-sucedida se fizermos tudo como a Bíblia manda.

Diz Provérbios 4:20 a 23 “Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.”    

Josué 1:8 diz: “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.”

Devemos ouvir, ler, estudar, memorizar, meditar e praticar. Esses são os seis aspectos de quem está construindo a vida bem construída.

Praticar a Palavra é fazer o que a Bíblia diz. Está na Bíblia, cremos!

Tiago disse em Tiago 1:22: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Há muita gente que só ouve a palavra, mas não pratica. Muitos ouvem, mas poucos praticam.

Diz Mateus 5:19: “Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.”

Quem violar uma vírgula da Bíblia e ensinar coisas erradas aos homens será considerado mínimo no reino dos céus. Lê Romanos 16:25.

Qual a verdade que deve ser ensinada à Igreja, no século XXI? Os mistérios que estiveram ocultos e que foram revelados a Paulo. Romanos 2:16 diz: “no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens, de conformidade com o meu evangelho.”

Paulo deixa claro que o Evangelho que lhe foi revelado é o verdadeiro para a dispensação da Graça. O resto é lei.

O que são fundamentos bons? Ouvimos muita gente dizer: “Toda a Igreja é boa! Todos os caminhos vão dar em Roma! Qualquer coisa está bom!” Não! Jesus vai voltar. E eu vou dizer uma coisa: Haverá muita surpresa. Precisamos ter cuidado. Não gastemos a nossa vida com coisas que não prestam. Já perdemos vidas demais no mundo. Agora, precisamos ganhar a restituição de Deus.

Diz 1ª Coríntios 3:10-11 “Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.”

Paulo lançou os fundamentos, segundo a revelação da Graça. Além disso, ele afirmou que ninguém poderia lançar outro fundamento, só o que já foi posto.

O Apóstolo Paulo não andava com Jesus, não colocou a mão na cabeça de Jesus, não comeu com Jesus e não viu os milagres de Jesus, mas ele teve mais: Ele foi ao terceiro céu, e Deus lhe revelou coisas tão inefáveis que, quando ele voltou, a grandeza da revelação era tão grande que um espinho da parte de Satanás entrou na sua carne. Então, ele disse: eu descobri que, quando estou fraco, aí é que estou forte.

Continua no versículo 12: “Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,”.

Construída com madeira, feno e palha, a casa  cai e é ruína. Mas quando a casa é ouro, prata e pedras preciosas – elementos sólidos – a casa permanece firme.

Mostra o versículo 13: “manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.”

Há dias na nossa vida que é fogo puro. Quem tem a vida sobre ouro, prata e pedras preciosas volta à Igreja, pois reconhece que depende dela. Agora, quem é madeira, palha e feno, quando o fogo vem, desiste da Igreja, não dá o dizimo etc. Lê os versículos 14-15.

Começamos a trazer de volta aquilo que é verdade: os princípios fortes dos fundamentos paulinos. Quando um empresário detém esses fundamentos, ele se torna um bom patrão, não explora e paga em dia. Quando a dona de casa detém esses fundamentos, ela se torna uma mãe eximia, cuida dos filhos, cuida do lar, não deixa seu marido perder dinheiro. Por quê? Porque tem madeira, palha e feno? Não! Porque há ouro, prata e pedras preciosas!

A pessoa que tem ouro, prata e pedra preciosa, quando está diante de uma situação, diz: “Deus, fico com a Bíblia!”

Estamos edificando a vida bem edificada porque, um dia, a chuva vai cair, o vento vai soprar, o rio vai tentar avançar e precisamos ter uma vida resistente, convicções fortes, alicerces sólidos, porque é assim que vive a Igreja do século XXI.

Vale a pena construirmos a vida sobre valores sólidos. A Bíblia diz que um dia Jesus Cristo vai voltar. Repito: vale a pena gastarmos a vida, investirmos a vida nas verdades de Deus. As verdades de Deus são proféticas, não voltam vazias, e Ele tem o melhor para as nossas vidas.

Oração: Pai amado e bendito, a Palavra foi mostrada, a semente foi semeada. Sei que, nesta hora, ela já está germinando a trinta, a sessenta e a cem por um. Senhor, gera temor no coração do Teu povo. Não podemos aceitar qualquer escândalo, qualquer situação que entristeça o Teu coração. Não podemos aceitar pessoas se separando, não podemos aceitar pessoas que continuem fumando, bebendo, não podemos aceitar nenhum tipo de posicionamento que não seja a Tua verdade. Por isso, Pai, nesta hora, gera temor no coração para que todos saibam que um dia Tu voltarás e só irá viver a vida eterna quem for predestinado e, por isso, seguir os ensinamentos, porque quem segue os ensinamentos é ovelha, e as ovelhas ouvem a voz do Senhor e O seguem. Pai, eu recebo no meu espírito esse temor para a Igreja. O Teu povo vai fazer do domingo o dia do Senhor, vai se dedicar à Tua obra, com constância e perseverança, desembaraçando-se de todo pecado que tenazmente acedia. Faz de cada homem e de cada senhora, luz. Luz para a família, para os amigos e no trabalho, faz deles também sal da terra para dar sabor a todos. Em nome de Jesus.

                                     Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

5 respostas

  1. Parabéns muito lindo ,! Edificante Deus te abençoe ricamente .Ja peguei pra eu estudar mais a palavra de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE