cropped-Logo_azul.png

Ele Chamou e Salvou com Santa vocação

COMPARTILHE

2ª Timóteo 1:9 “que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos”

Eu queria começar por dizer à igreja que esta chamada é obra do Espírito Santo de Deus. Não tem intervenção humana, não é desejo do homem, não é vontade da carne, mas é uma obra profunda, grande, intensa do Espírito Santo. Eu não posso convencer ninguém, e ninguém me convenceu absolutamente de nada. O Espírito Santo convence. 

Diz Atos dos Apóstolos 2:37 “Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos”?

Quem compungiu? Quem tocou o coração para que as pessoas reconhecessem, neste caso de Atos dos Apóstolos, a sua condição de pecado?

Portanto, este convencimento é do Espírito, ele também ilumina a mente. Veja o que diz em Atos 26:18 “para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim”.

Abrir os olhos e converter da morte, das trevas para a luz, da potestade de Satanás. Era assim que nós vivíamos, estávamos em trevas, na potestade. Éramos governados por um poder satânico, mas éramos filhos de Deus, já éramos ovelhas do Senhor. Ele nos abriu os olhos e nos converteu.

A chamada, que é a obra do Espírito Santo, também transformou a nossa vontade. Isto é uma das áreas que eu penso com gratidão.

Deus faz uma obra, Ele tem um controle absoluto sobre a nossa vida. Ele põe o Espírito e faz com que andemos segundo os estatutos e guardemos os juízos e a palavra e observemos. Veja que obra extraordinária.

A lei diz que é a vontade própria do homem, que o homem tem que jejuar, que o homem amarra a mão de Deus. E a Bíblia diz que Deus, através do seu Espírito, tira o coração de pedra. O nosso coração era de pedra. No passado as atitudes que nós tínhamos, a forma de sentir, de ter sentimentos, emoções, era o coração de pedra. Deus mudou, transformou o coração, pôs um espírito novo dentro de nós, agora, andamos nos estatutos, ele faz com que amemos a sua palavra e guardemos aquela que é a sua vontade. Mas Ele também faz algo muito importante pelo seu espírito: persuade o homem para que reconheça Jesus como Senhor e Salvador. Veja, o que diz, João 6:44 “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim”.

Olha como é a obra soberana. O Pai me trouxe, não fui eu que exerci o livre arbítrio, até que não podia, o Pai me trouxe. E quando o Pai traz, das mãos do Pai ninguém pode arrebatar. Portanto, esta obra, que é a chamada de Deus, que convence do pecado, que ilumina a mente, que transforma a vontade, que persuade a pessoa a querer Jesus, é parte daquilo que é a grande obra de Deus, chamada a regeneração.

O que é a regeneração?

Nós estamos ensinando isto à igreja, para que todo o povo do nosso ministério não se iluda, não seja persuadido pelos apelos miseráveis, enganadores que estão aí nas televisões, nas rádios. A pessoa diz que não fuma, que não bebe, que não baila, e que é salva. Isto não é verdade. Existe um processo de Deus na vida, para mudar a vontade do indivíduo, para persuadir o indivíduo. Isto não é coisa humana, não é jejunzinho, não é medalhinha comigo ninguém pode, não é gruta de não sei de que, isso é uma grande enganação e mentira que está aí, escravizando o povo de Deus.

Então, o que Deus faz com esta regeneração? A regeneração começa com quê? Deus nos fez nascer de novo. E é aqui que começa a profundidade do nosso estudo. João 3:3 diz “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”.

O cara pode ter as medalhas que tiver, comigo ninguém pode, o pente da salvação, o sabonete de não sei do que, do enxofre, se não nascer de novo, se não passar por uma regeneração, ele pode passar na gruta dos milagres, ele pode passar no descarrego de não sei do que, mas se não nascer de novo, não pode entrar nem ver o reino de Deus. Pode andar com a Bíblia debaixo do braço, pode ir até à igreja, pode fazer corrente, pode beber sal, óleo, flores, mas se não nascer de novo, se não houver uma regeneração, o indivíduo deita nesta terra, e acorda no inferno, e é isso que precisa ser dito, porque a Bíblia diz: muitos são chamados e poucos os escolhidos.

O apelo bíblico chama muito, mas a quem Deus faz o apelo? Aos seus escolhidos.

Pedro, já no entendimento mais dilatado, explica isso em 1ª Pedro 1:3, 23 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”. “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente”.

Quer dizer que não são coisas humanas que se corrompem, mas de incorruptível, mediante a palavra. Isso é a verdade do evangelho. Quem não é regenerado pela misericórdia e pela palavra viva, não é salvo, não nasceu de novo.

Existem milhões de pessoas que nunca ouviram falar de novo nascimento nem de regeneração. Sabem ave Maria, pai nosso, novena, sabem tudo, sabem quem é Aparecida, quem é Fátima, mas não nasceram de novo, não vão entrar no reino de Deus.

Tu algum dia viste o Papa abrir uma Bíblia em uma das suas campanhas? Algum dia viste esses pregadores de meia tigela, que andam aí enganando as pessoas, com a Bíblia na mão?

Então, nós nascemos de nossos pais, fisicamente, e passamos a ter a imagem dos nossos pais, mas depois nós nascemos de Deus, e passamos a ter a imagem de Deus. O primeiro nascimento nos fez nascer em pecado, o segundo para uma santa vocação. O primeiro nascimento foi carnal, o segundo nascimento é espiritual. Passamos a ser homens e mulheres espirituais. No primeiro nascimento nascemos escravos do pecado, no segundo nascimento fomos libertos por Jesus Cristo. No primeiro era Adão, que estava em nós, o primeiro Adão, no segundo, o segundo Adão, que é Jesus Cristo.

Dentro de nós está uma semente, que é o próprio Deus dentro de nós, incorruptível.

O que diz a palavra de Tiago 1:17 “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”.

Portanto, este dom da salvação é perfeito, veio do Pai das luzes, veio dos céus. Uma vez em Deus, em Deus para sempre, uma vez salvo, salvo para sempre, uma vez ungido, ungido para sempre, uma vez perdoado, perdoado para sempre, esta é a obra da boa dádiva de Deus. Deus não nos chamou para andarmos em problemas espirituais.

João 3:27 diz “Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada”.

O que somos é porque os céus nos deram, o que temos é porque os céus nos deram, o que representamos ou reproduzimos é porque os céus nos deram, ele nos deu a salvação, a remissão, a redenção, o perdão, a unção, a santidade.

Tiago 3:17 diz que “A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento”.

Olha, no que nós vamos nos transformar: plenos de misericórdia, de bons frutos, de amor, bondade, misericórdia, compaixão, fidelidade. A pessoa fica imparcial, sem fingimento. Quantas coisas mostram o que é a vida de uma pessoa regenerada. Em Hebreus 3:1 o Senhor usa o Apóstolo Paulo, e diz: “Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus”,

A pessoa que nasceu de Deus, quem ele coloca em primeiro lugar? Jesus.

Diz Tito 3:5: “não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”,

Mais uma vez, mostra que é Deus. O homem não pode receber coisa alguma, se do céu, se não for Deus a ter misericórdia. Ou seja, para dizer que sou salvo, eu tenho que passar por uma regeneração, uma lavagem, uma renovação do Espírito Santo.

O que quer dizer regenerado?

Esta palavra vem da palavra grega, Paligenesia, que quer dizer nascer de novo, estar purificado, ou seja, houve uma mudança na sua antiga natureza, foi expurgado o pecado, houve uma mudança moral, houve uma transformação. Então, a condição sine qua non da salvação tem que passar pela regeneração e renovação do Espírito Santo.

O que quer dizer renovado?   Anaqueinosis, quer dizer que eu passei a partilhar da natureza de Cristo, a partilhar dos atributos de Cristo. Se não houve isto, não houve salvação!

O que produz a regeneração, a renovação?   Nós somos novas criaturas, somos novos homens. Veja como é que diz 2ª Coríntios 5:17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.

Se é salvo, se foi regenerado, se foi lavado, se foi renovado, é uma nova criatura. E o que aconteceu com as coisas antigas? Já passaram. Deus não deu uma melhorada, Deus não uma guaribada. Deus não faz isso. Deus fez novo, novas criaturas. 

A graça de Deus, só a graça de Deus regenera, renova e insere no coração, na alma e no Espírito este novo nascimento.

Eu louvo ao meu Deus, porque Ele não me melhorou; Ele me fez novo. A obra não é melhorar as pessoas, é fazê-las totalmente novas, nova criatura, novo homem, novo coração, novo espírito, nova mente, para podermos entender e conhecer o que antes não podíamos, que era o Deus da graça.

Então, como eu poderia ser salvo? Ele, mediante o seu espírito, me lavou mediante uma regeneração, e uma renovação. Agora, eu conheço o Deus da graça, agora a minha relação com Deus não é de medo, é de temor reverencial, um negócio que ferve no meu coração, terrível.

A regeneração e a renovação trazem novos desejos, novas afeições, novos deleites, novas alegrias. Passamos a entender a palavra. Uma vez nas mãos de Jesus ninguém pode nos arrebatar. Passamos a entender a palavra, passamos a amar a Deus como nunca. Olha, passamos a distinguir a voz de Deus e a voz do demônio, a voz de estranhos, passamos a viver por fé, passamos a guardar até a língua. O regenerado guarda a sua língua. Lê Provérbios 25:2.

Em Efésios 4:32 diz “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou”.

Aquele que não consegue perdoar não é nascido de Deus.

Efésios 4:2 “com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor”.

Há pessoas que é difícil de serem amadas, mas temos que suportá-las em amor.

Gálatas 6:2 diz: “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo”.

O regenerado ajuda a levar fardos?

Então, a regeneração traz vida, nós passamos da morte para a vida. Lê Efésios 2:1.

Passamos a amar a vida de oração.

O regenerado ama, tem raízes de oração, o regenerado deseja intensamente alimentar-se da palavra espiritual, não abandona a congregação. Hebreus 10:25 “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”.

Amado, quanto mais o tempo passa, mais o dia se aproxima, mais difícil é a vida, mais tu tens que estar na vida da igreja.

O regenerado vive uma vida nova, totalmente diferente da que tinha antes. Não vive mais para si, vive para Deus.

Qual é o grande sinal de uma pessoa regenerada, renovada, lavada, convertida?

A Bíblia mostra  como é a pessoa regenerada. Paulo escreveu isto em Gálatas 4:19 “meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós”;

Então, qual é o sinal de um regenerado, de um salvo? Cristo formado em vós. Este é o sinal. Ou seja, o primeiro Adão, que matou, trouxe morte, sai, estabelece o segundo Adão, Cristo, que trouxe vida. Passamos a ter Cristo formado em nós. Nós passamos a ter Cristo formado em nós, e isso se reflete na nossa vida exterior.

E Paulo diz aos Gálatas 2:20 “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”.

Aqui é um sinal final de um regenerado, lavado no sangue de Cristo, transformado: já não sou eu mais que vive.

Eu vou te asseverar uma coisa: muita gente que andou anos e anos aí em ministérios, no dia em que parar o seu coração e der o próximo sopro, agora já em termos espirituais, não nasceram de novo, não passaram por regeneração, não eram na realidade ovelhas, não eram salvas, o seu lugar é no lago de enxofre com sofrimento eterno.

Tem que parar no mundo este engano das pessoas, que botam as pessoas atreladas à salvação: tu só és salvo se não cortares o cabelo, se não tirares o buço, se não raspares o braço, se não vires televisão, isto é a guaribada. Na primeira, a pessoa cai, cai na tentação, fala mal do outro, não perdoa, não ama.

Há alguns passos que devem ser seguidos:

Primeiro, a espiritualidade. Tu olhas no rosto da pessoa e vê quem é espiritual.

Santidade. Nossa família tem compromisso com Jesus, vamos honrá-lo, somos espirituais, nosso dízimo é da obra do Senhor, esperamos uma porta grande de Deus. Santidade dentro de casa, bondade. A pessoa que é regenerada, é boa.

Benevolência. Sabe aquela coisa de tu perdoares quem não é perdoável.

Lealdade. Leal ao marido, à esposa, à igreja, aos irmãos.

Fidelidade. São sintomas de quem realmente é nascido de Deus, quando você vê uma pessoa que não é benevolente, não é bondosa, não é leal, não é fiel, não é nascida de Deus.

Gratidão. Gratidão. A minha experiência é muito grande nesta questão. Porque são muitos anos na obra de Deus. Quantas pessoas nós ajudamos? Quantas pessoas nós tiramos do fundo do poço? A gratidão é uma coisa que só é do salvo.

Então, agora a palavra foi semeada e se há alguém lutando com algumas dessas áreas, diga: “Deus, age nesta minha área.”

Agora, como é bom um homem convertido, uma mulher convertida, como é bom você poder deitar e dizer: eu nasci de novo, eu tenho Jesus como meu Senhor e Salvador, eu tenho espiritualidade, eu tenho gratidão, eu tenho benevolência, eu sou leal, eu sou fiel, eu sou grato.

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

3 respostas

  1. Obrigado Senhor Jesus pela obra que o Espírito Santo fez em mim. por ser uma nova criatura em Cristo Jesus, e por o apóstolo Miguel Ângelo por ser divinmente usado por Deus. Amém.

  2. Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos!….
    Obrigado Senhor por me teres escolhido antes da fundação do mundo, para a salvação eterna. Obrigado Pai, pelos Teus maravilhosos ensinos, pela Palavra que nos alimenta, orienta, ensina, corrige e consola!. Obrigado Senhor porque eu sei que a boa obra que começáste em minha vida e família Tu vais completá-la, porque Tu não és homem para mentir, nem filho do homem para Te arrependeres, antes pelo contrário, ela prospera naquilo para o qual Tu a enviáste. Obrigado Senhor por tudo o que fizéste, estás a fazer e farás na minha vida. Tu és Fiel!. Obrigado por este ministério da graça, ao qual Te aprouve juntares-me . Obrigado pela vida de Teu servo, nosso Apóstolo Miguel Ângelo, este instrumento poderoso que tens usado na Tua obra e me tem ensinado em 2 anos o que ninguém me ensinou em tantos anos de crente!. Obrigado por este família espiritual, maravilhosa, poderosa, vitoriosa, mais que vencedora da qual pela Tua graça eu faço parte. Obrigado por mais este banquete que preparáste na presença de nossos adversários. A Tua palavra, é o alimento que nos fortaleçe pois tem TUDO o que o nosso espírito precisa para ser forte e sádio. Por tudo e em tudo, o meu eterno obrigado, em primeiro lugar a Ti, meu Senhor, e o meu obrigado também a si meu Apóstolo por ser este instrumento poderoso nas mãos de noss0 Deus e Pai!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE