cropped-Logo_azul.png

REGENERAÇÃO: A MAIOR OBRA DE DEUS

COMPARTILHE

Tito 3:3-7 “Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.”

Hoje, vamos estudar uma série de pensamentos que trarão conhecimento profundo a respeito do maior milagre que Deus faz na vida do eleito, que é o novo nascimento. Eu quero que você aprenda a respeito disso. Por quê? Porque o Espírito Santo, ao gerar o novo nascimento na vida do cristão, produz vida onde havia morte. Isso é um milagre! Disse Paulo aos Efésios 2:1 “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,”

Antes de termos Jesus no coração, antes de sermos salvos, a nossa posição era de mortos, mortos espiritualmente falando.

A obra do Espírito Santo é tão intensa, tão profunda, tão verdadeira que, onde habitava condenação e morte, Deus transforma e dá vida. Romanos 8:1-2 “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.”

Portanto, a ação do Espírito Santo muda a natureza total de um homem e de uma mulher de Deus.

2 Coríntios 3:18 “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”

Olhe o que é a obra do novo nascimento: estávamos mortos, debaixo de condenação, e a nossa vida era de desajuste. O Espírito Santo vai, e onde havia morte, dá vida. Onde havia condenação, libera da lei do pecado e da morte. E diz a Bíblia que somos transformados de glória em glória.

Portanto, é tão fácil identificar quem é salvo, quem é nascido de novo e quem não é. Se a pessoa ainda apresenta atitudes de morte, não aconteceu nada na sua vida. Se a pessoa ainda vive embaixo de um espírito de condenação, nada aconteceu na sua vida. Se a pessoa não é transformada, diariamente, culto após culto, na imagem de Deus, pelo Espírito, não aconteceu nada na sua vida. Significa, por exemplo, que quando um homem se converte, ele pode ter as atitudes mais bárbaras, mais odiosas, mais estranhas, mais delinqüentes, que o Espírito Santo vai transformando de glória em glória, de culto em culto, e aquela pessoa que tinha atitudes pecaminosas, vai se tornando um personagem de Deus, e começa a ser um bom marido, uma boa esposa, um bom filho, um bom profissional, e isso não pára, porque ele vai sendo transformado de glória em glória. A pessoa que roubava, não rouba mais; mentia e não mente mais. Lê Efésios 4:24.

Quando nós nascemos de novo, nossas vidas se abriram para a palavra de Deus, nossas mentes passaram a ser a mente de Cristo. Entendemos como o mundo é louco, errado, pecaminoso.

Romanos 8:15-16 “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

A obra do Espírito Santo é uma obra tremenda! Quando o Espírito tira da morte, da condenação, Ele dá vida, liberdade. Então, os nossos horizontes se alargam, passamos a exalar o perfume de Cristo, e passamos a reinar em vida.

Onde havia morte, condenação, pecado, maldição, passa a haver um novo homem gerado pelo Espírito.

A pessoa em quem o Espírito operou passa a reinar em vida, e mais, ela tem uma posição espiritual nova. Efésios 2:6 “e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;”

Não temos mais parte com o diabo, com o demônio, com o espírito do mundo; começamos a entender que o mundo inteiro jaz no maligno, que o mundo inteiro tem um padrão, uma voz, uma atitude, e nós queremos viver separados disso tudo. Essa é a vida de uma pessoa que passa a viver, vitoriosamente.

Agora, quando eu me deparo com estas verdades que nós estamos abordando, eu me ponho a pensar: Qual a transformação que se passa ou que se passou na vida da maioria das pessoas que se dizem cristãs e que vivem debaixo de uma opressão de sal, de óleo, de vigílias, correntes, pentes, de grutas? Pode uma pessoa que vive num ambiente desses (jejuns, ritos, cerimônias, abluções, sacrifícios), aprender alguma coisa que lhe leve a um novo nascimento? Pode isto ser sintoma de conversão? Absolutamente, não.

A falta de conhecimento das doutrinas da regeneração, do novo nascimento, da saída da morte para a vida, do reinar em vida, estar sentado juntamente com Cristo, ser uma nova criatura, tem efeitos destrutivos, porque as pessoas pensam que a salvação depende dela, do jejum, do sacrifício, do pagar o preço. Comece por pensar como a Bíblia pensa:

1)                 A salvação é pela graça.

Efésios 2:8 “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;”.

Se não vem de nós, não existe a doutrina do livre arbítrio, na Bíblia. Não depende de nós, é um dom de Deus.

Então, a primeira coisa que eu tenho que pensar é que o primeiro passo da salvação, quem deu foi Deus.

Se tudo é por graça, você tem que entender essa obra milagrosa, poderosa, que Deus fez na nossa vida.

Olha como Paulo identifica as pessoas que não passaram pelo novo nascimento: Tito 3:3 “Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.” Nisso você incluí vícios, bebidas, maconha, briga de família (eu mato, eu esfolo). Assim, éramos todos nós, um pouco.

E então disse a palavra do Senhor:Versículo 4: “Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos,”

Quando isto se manifestou? No dia em que ouvimos a palavra da verdade, no dia em que recebemos Jesus como Senhor e salvador, no dia em que dissemos: “Pai, eu preciso de ti! Eu não posso continuar nesta vida incrédula, morrendo!”

Versículo 5: “não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.” O Senhor é misericordioso, Ele me salvou!

Então, começa o maior milagre: “Mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.” Ele me salvou. Ele nos salvou, mediante o lavar regenerador.

Portanto, Ele regenera, lava e renova. Para quê? Para que nós não sejamos mais néscios, escravos das paixões.

Deus interfere na vida, lava, regenera, é o lavar regenerador e você tem que entender o que quer dizer isso.

O que quer dizer “o lavar regenerador? A palavra “REGENERADO” vem do grego PALIGGENESIA – quer dizer: novo nascimento; purificado; mudou a natureza antiga, foi expurgado todo o pecado. Houve uma mudança moral, houve uma transformação, nasceu o novo homem.

Portanto, não é só conversão, é mais do que isso. A pessoa diz que já não baila mais, já não fuma mais, já não vai mais a pagode, é salva, mas depois maltrata o marido, maltrata a mulher, engana a Deus, mente… Não é do Senhor Jesus nada. Eu tenho que lhe falar a verdade.

Salvo tem que ser, em primeiro lugar, regenerado, PALIGGENESIA, purificado, ter mudança da antiga natureza, mudança da moral. Não pode uma pessoa crente dizer que era uma pessoa dedicada, mas que um dia Satanás colocou uma casca de banana e quando ela acordou, estava deitada num motel:

Não é que o diabo seja sujo, é que a pessoa não passou por uma regeneração. O regenerado passa por uma PALIGGENESIA, ele teve uma mudança moral, ele não é capaz de mentir mais, ele não é capaz de adulterar, de roubar, de fornicar.

João 5:24-25 “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.”

João 6:57 “Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá.”

A primeira coisa que Deus faz é uma mudança de caráter, de moral, de personalidade. A mãe passa a ser uma mãe maravilhosa, ela está lavada, regenerada. O pai é um bom profissional, homem da verdade, não falta aos cultos, está ligado, não aceita vozes, ele é uma pessoa regenerada, mas diz a palavra do Senhor que ele foi, também, renovado, porque é “o lavar regenerador e renovador”.

A palavra “RENOVADO” vem do grego ANAKEINOSIS – que quer dizer: passa a partilhar da natureza de Cristo; passa a partilhar dos atributos de Cristo.

Você, algum dia, viu Cristo fazendo fofoca? O lavado e regenerado não podem fazer. Você algum dia viu Cristo desejando a morte de alguém? O lavado e regenerado não podem. Você algum dia viu Cristo querendo ver o mal de alguém? O lavado e regenerado não podem. Você algum dia viu Cristo não perdar alguém? O lavado e regenerado não podem. Tem que perdoar. O lavado e o regenerado são capazes de amar até os seus inimigos. Lê Colossenses 3:10.

João 3:3 “A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”

Se não passar pelo lavar regenerador, não adianta. ersículo 5: “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.”

Não é a água do batistério. É o lavar regenerador do Espírito Santo. Não pode entrar no reino.

Versículo 6-7: “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.”

Tito 3:5 “não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,”

A salvação implica numa lavagem, numa regeneração e numa renovação que o Espírito Santo faz. É um absurdo pensar que as águas do batismo é que regeneram.

Romanos 2:29 “Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.”

Nós fomos circuncidados no coração. A palavra, o Espírito, veio e fez uma obra maravilhosa, tremenda, na nossa vida.

Portanto, o novo nascimento envolve uma mudança total, completa e sobrenatural de vida.

1 Coríntios 6:9-11 “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus. E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.”

Fostes lavados, regenerados, renovados. “Tais fostes”. Tudo bem que no passado a pessoa pode ter adulterado, roubado, fornicado, mas depois que ela tem Jesus, se é do Senhor e pratica adultério, roubo ou fornicação, não é do Senhor nada, não nasceu de novo, não teve uma lavagem, uma regeneração.

A natureza divina é colocada e formada no coração e faz a pessoa agir com santidade, ela passa a viver uma vida agradável a Deus.

A regeneração é a mudança que o Espírito Santo faz no entendimento, na vontade, nos desejos, na conduta, porque se não mudou nada disso, é hora do irmão dizer: “Senhor, opera em mim esta obra, eu não quero passar a minha vida inteira dentro de uma igreja, e por fim o Senhor dizer: “Arreda-te daqui!”

A conduta de uma pessoa lavada, regenerada, tem que ser ilibada. A sua boca passa a ser uma boca de louvores a Deus.

O lavar regenerador do Espírito Santo vivifica, cura, corrige, faz obedecer, acaba a rebelião, isso gera uma liberdade verdadeira.

Se nós ignorarmos a regeneração, não há vida santa, não há fidelidade, não há vida eterna. Portanto, não é uma pequena transformação que mostra que o homem é salvo, não é uma mudança externa do cabelo ou das unhas que mostra que a pessoa é salva. Isso não é suficiente! Só se houver uma nova vida, passada por um lavar regenerador do Espírito Santo. Lê 1 Coríntios 15:10.

Pode um homem salvo maltratar a sua esposa? Ameaçar, que faz e acontece? Pode uma mulher salva, regenerada, lavada no sangue de Cristo, que passou por essa mudança de caráter e de conduta, dormir na sala e o marido dormir na cama? Dizer que dorme na sala já há seis anos porque tem coriza?

O problema é a coriza, então vamos orar pela coriza, ou é só uma desculpa para destruir a vida conjugal?

A Bíblia diz que Satanás usa a incontinência, a falta de vida conjugal para botar as pessoas debaixo de um Espírito de adultério e depois envergonhar o evangelho. Quando alguém nasce de novo, uma grande obra do Espírito Santo é feita, ela submete a vontade dela à vontade de Deus, redireciona a sua vida.

Efésios 1:19-20 “e qual a sobre-excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus,”

O mesmo poder que tirou Jesus de entre os mortos é o poder que opera em nós, fazendo uma grande mudança. O mesmo poder que tirou Jesus de dentre os mortos é o poder que converte as nossas almas. É a maior obra de Deus, é a demonstração da Onipotência de Deus. Deus, pelo Espírito Santo, lava e regenera, fora disso não há salvação.

Moralmente, espiritualmente, fisicamente, em termo de caráter, de padrão de vida, de conduta, uma pessoa que sai da morte para vida tem que apresentar o fruto do Espírito Santo.

Mateus 7:21 “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”

Muitos, não são todos, dizem ao Senhor que têm profetizado, passam o pente da salvação na cabeça, vão à corrente para expulsar demônios, entram na gruta dos milagres, foram naquela inauguração onde se cantava e se bailava, fazem muitos milagres, e então, o Senhor diz, explicitamente: “Eu nunca vos conheci!”

Versículos 22-23: “Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”

Eu pedi a Deus que esta mensagem fosse forte que é para mudar mesmo, que é para temer mesmo, e para dizer que somos o paradigma do Brasil. Eu disse ao Senhor: “Deus, faz estas pessoas sentirem a responsabilidade deste novo nascimento!”

A obra quem faz é o Espírito, eu não posso fazer em você, é o Espírito Santo, mas que a pessoa entenda que tem que estar aberta a estas verdades. Não se iluda. Às vezes, a pessoa diz que não fuma mais, não bebe mais, glória a Deus, e diz que vai viver a vida eterna, que é um predestinado, e, na primeira situação, no primeiro vento que sopra, a pessoa diz que rasga o cartão de membro, que vai embora da igreja, entrega o cargo, eu preciso de liberdade. Estas pessoas nunca nasceram de Deus.

Somos a luz do mundo. A sua esposa quer que você seja luz do mundo e sal da terra para ela, e o marido quer que você seja a esposa de Deus, os seus filhos querem. Só dizer que não fuma, não bebe, isso é muito pouco para dizer que a pessoa nasceu de novo, que custou a vida de Cristo, o sangue derramado na cruz.

A pessoa, às vezes, é muito religiosa, acende vela, paga novena, ajoelha e diz que é salva. Não é nada salva. Ser salvo mostra uma mudança de caráter, de conduta e de valores, ele passa da morte para a vida, passa a ser um marido exemplar, uma esposa exemplar, um filho exemplar.

O mesmo poder que tirou Jesus da morte é o mesmo que opera na nossa vida.

O lavar regenerador do Espírito Santo lava, regenera e renova e faz um homem ser um novo homem.

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE