cropped-Logo_azul.png

COMO VENCER AS AFLIÇÕES

COMPARTILHE


João 16:33 “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

O que João 16:33 diz, é uma verdade inconteste: todo remido de Deus, toda pessoa salva, todo cidadão do Reino, em algum momento de sua vida, passa, passou ou passará por algum tipo de aflição ou por algum tipo de situação difícil.

Eu tenho uma proposta para te ajudar a ultrapassar e a vencer os momentos de aflições. A vida de um cristão não é apenas feita de rosas; nela também existem espinhos. Para que tu aprendas a superar, a ultrapassar e a vencer os momentos de aflições, eu preciso te passar alguns valores comportamentais, éticos e, principalmente, atitudes bíblicas.

Eu queria te dizer, logo de início, que não é possível eliminar as aflições com recursos médicos, ou com qualquer panacéia química. Não é possível tu chegares a um lugar e dizer: ‘Olha, dá-me, por favor, duas pastilhas para eu eliminar esse problema que tenho com o meu marido, com a minha esposa, com meus filhos, no trabalho…

Nós, como cristãos, como remidos do Senhor, precisamos aprender a nos comportar diante das aflições. Afinal, somos o referencial do mundo. Somos renascidos de uma semente incorruptível. A Bíblia nos chama de remidos do Senhor, logo, temos a imagem e a semelhança de Deus. Por isso, nos é exigido um tipo de atitude diante das aflições da vida, que o ímpio não tem.

Vamos pensar juntos sobre algo muito importante: o bem sempre triunfa sobre o mal. Por isso, tu não deves temer mais nada na vida. Tarde ou cedo, tu verás e experimentarás como Deus é Justo, como Deus é Fiel, como Deus é Bondoso. Tu deves crer que a vitória sempre chegará!

Agora, talvez tu digas: ‘Mas Apóstolo, como eu supero as injustiças que estou vivendo? Como supero a dor de uma infidelidade? Como posso suportar a pressão e os maus tratos que tenho na família e no trabalho? Como eu suporto a pressão? Como eu supero a tentação que, às vezes, me faz desejar desistir de tudo?’

A minha resposta para esses momentos de pressão, de maus tratos, de injustiça, de infidelidades, de dores, de tentações uma atrás da outra, de pressões para desistir, sempre está baseada na Palavra de Deus. Por que eu digo isso? Porque a tendência do ser humano é “dar o troco”, é retaliar. Atitudes assim não glorificam a Deus. Agir na base do “dente por dente, olho por olho” gera vidas amargas, cínicas e hostis.

Onde vamos encontrar respostas para as aflições? Onde encontramos recursos para superá-las? Nós somos pessoas da Bíblia. É nela que eu vou te dar as respostas que te farão bem à alma.

Em 1 Pedro 3:12, o apóstolo Pedro faz uma das declarações mais importantes dos 66 Livros da Bíblia, no que tange às pressões da vida, às adversidades, às injustiças, às infidelidades, aos ataques, às calúnias, aos dedos em riste… Tu verás como Deus é Bom e sentirás uma paz tão profunda, que o teu inimigo não te reconhecerá mais. Olha o que Pedro diz: “Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males.”

Eu queria te afirmar outras coisas importantes: Primeiro, nada passa despercebido aos olhos de Deus. Segundo, Deus cuida de nós. Terceiro, Deus está atento a cada uma das tuas súplicas, ou das tuas orações.

Ao longo de tantos anos de vida ministerial, eu aprendi que Deus nunca se esquece do mal que nos fazem, nunca! Às vezes, tu pensas que Ele está sendo tolerante demais com uma situação, mas eu aprendi outra coisa muito importante: Deus não compromete a Sua Justiça. O bem sempre vence o mal. No final das contas, Deus sempre vence por nós. Ele nunca deixará de fazer justiça.

Tu podes estar pensando: ‘Por que Deus não toma logo providências? Por que Deus está deixando durar tanto tempo este ataque no meu trabalho, esta injustiça na minha família, esta situação que eu estou vivendo tão dolorosa?’ Precisamos estar certos e convencidos de que Deus sempre faz justiça. Sabes por quê? Porque os olhos de Deus estão postos sobre os justos e os Seus ouvidos estão atentos à súplica, mas, o rosto do Senhor está contra quem faz o mal. Por isso, não devemos retaliar, chutar, querer vingança. Não!

Olha o que eu te digo, em Nome de Jesus: Deus fará com que todas as coisas cooperem para o teu bem e para a Sua Glória! Lê Romanos 8:28.

Depois, Pedro continua ensinando, em 1 Pedro 3:14: “Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados;”.

A palavra “amedrontar”, no original grego é FOBOS, ou FOBIA, que significa: “não fiques cheio de terror, não fujas da pressão”. Logo, não fiques cheio de terror, não fujas das pressões da vida.

Se tu estás passando por um sofrimento injusto, mesmo no meio das aflições, deves te considerar sempre um abençoado. Isso consola o coração. Lê Tiago 1:2-4.

Se nós reagirmos diante das aflições como o mundo reage: retaliando, agredindo, chutando, não estaremos agindo como cristãos. Por isso, vamos a 1 Pedro 3:9, onde o Senhor disse: “não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.”

Nós não temos o chamado para pagar mal com mal, injúria com injúria, mas sim, para bendizer. Ao bendizer uma situação, tu estás, na realidade, fazendo o que Deus manda fazer. Lê Tiago 1:12.

O que Deus está dizendo é o seguinte: se tu te mantiveres na postura bíblica, sempre verás a recompensa de Deus e andarás de cabeça erguida. Lê Mateus 5:10-12.

Eu creio que se tu estiveres firme na Palavra, se não te amedrontares com ameaças, se não ficares alarmado, se souberes que o rosto de Deus está contra quem é contra ti, então, poderás responder aos períodos de aflições e de injustiças com atitude de Fé, com atitude positiva que raramente se vê. Deixa eu abrir um parêntese e te dizer: “raramente se vê”, porque a maioria do povo de Deus vive segundo a “lei de talião”: “olho por olho, dente por dente”. Falou? Eu falo. Atacou? Eu ataco. Chutou? Eu chuto. É grande o galardão da pessoa que age como a Bíblia manda agir.

Por mais intensa que seja a luta que tu possas ter, não há motivos para fugir, não há motivos para ficar aterrorizado, não há motivos para entrar em pânico, porque quem deseja que tu entres em pânico e fiques aterrorizado é o diabo. É o inimigo que quer que tu fiques com “embrulho no estômago”, que não durmas à noite, que tomes calmantes, que fiques “lutando com o telefone para trás e para frente”, tentando encontrar soluções. Irmão, tu não tens que fazer esquema nenhum. A peleja não é tua, é de Deus! Eu creio nisso.

Nunca mais eu vou viver amedrontado, aterrorizado ou alarmado, porque é exatamente isso que o inimigo quer: ver um crente se “descabelando todo…” Lê João 14:1.

Durante muito tempo, enquanto eu não compreendia a Verdade, quando recebia “cartinhas” de ameaças, telefonemas com gravações dizendo que iam me matar, com chantagem de pessoas que se formaram em faculdades para serem piores que bandido, eu ficava atormentado: tomava calmantes, fugia, fazia jejum… Até que compreendi que quem criava tudo isso era o diabo. Eu estava dando festa para o diabo. Um dia, Deus me disse: ‘Miguel, tu pensas que chegaste aonde chegaste por tua capacidade, por tua causa? Tu achas que estás onde estás porque quiseste? Eu sou o Senhor de tudo isso! Eu sou contra quem quiser ser contra ti.’

A partir do momento em que Deus se coloca contra alguém que está te perseguindo, esse perseguidor ou esse instigador deve ficar muito mais preocupado do que tu. Sabes por quê? Porque ele não tem a paz que tu tens. Ele não sabe que Deus é por ti e é contra ele. Por isso, Paulo disse em Romanos 8:31 “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”

Eu me habituei a pensar da seguinte forma: se alguém vem com intimidações ou com pressões, ele está muito pior do que eu possa estar. Eu sou muito melhor, porque Deus é a meu favor.

No teu emprego, ou na tua família, ou no teu lar, ou com os teus amigos, se existe alguma situação que te pressiona, que te deixa realmente mal, com aquela “vontade de vomitar”, quem estiver te causando esse mal-estar tem que ficar muito mais preocupado do que tu. Quando Deus está contra alguém que pratica o mal, “sai de baixo”!

Em 1 Pedro 3:15 diz assim:  “… santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós,”.

Em vez de tu ficares amedrontado, agitado, com vontade de vomitar, tomando calmantes e querendo fugir para outro país, santifica o Senhor. Ora a Deus no meio das tuas aflições. Começa a dizer que o Senhor tem os Seus próprios motivos ao permitir essa situação na tua vida. Agora, tem também a ousadia de dizer que o Senhor nunca vai te enganar. O Senhor é muito bom para ser cruel. O Senhor é muito bom para ser injusto. O Senhor se importa conosco. Ele não vai negligenciar a tua situação nem a minha. O Senhor tem o controle sobre tudo na nossa vida. O Senhor dá graça para permanecermos calmos, porque Ele é o Senhor de todas as situações, Ele é Soberano. O Senhor Jesus Cristo está no controle das circunstâncias, das injustiças, e Ele será glorificado pela vitória.

Vamos a 1 Pedro 3:16: “fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo,”.

Não somos nós que temos que pedir retaliações. A Bíblia diz que é com mansidão, com tranqüilidade, com temor e com integridade. Nada como ter um caráter sólido para enfrentar provas, porque nada fala mais alto e é mais poderoso do que uma vida íntegra. Não existe uma defesa mais eficiente do que viver uma vida com integridade. A integridade possui um poder invencível, que silencia todos os caluniadores.

A maior arma que tu podes ter não é atacar nem contra atacar, mas sim, saber que Deus vai envergonhar os que difamam a tua vida, que Deus está a teu favor.

1 Pedro 3:17 “porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal.”

Eu aprendi a conviver no meio das dificuldades com essas Palavras escritas pelo apóstolo Pedro. Não fico alarmado nem amedrontado. Os olhos de Deus estão postos sobre mim, os Seus ouvidos estão atentos às minhas orações e o Seu rosto é contra quem me faz mal.

A Bíblia relata a vida de um homem justo que sofreu injustamente. Ele não fazia mal a ninguém, cuidava da sua família, andava com Deus, era temente, justo e íntegro. De repente, se abateu o caos sobre a sua vida. O absurdo chegou, e ele perdeu tudo o que tinha: as ovelhas, o rebanho, os servos, os filhos, a saúde e a confiança da esposa. Estou te falando de Jó. Ele nunca previu ou compreendeu o que lhe aconteceu, mas resistiu bravamente e pacientemente aos ataques do inimigo.

Jó 42:1-2, 10 “Então, respondeu Jó ao SENHOR: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” “Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra.”

Saber que Deus pode tudo é um descanso. Dize: ‘Deus pode tudo! Deus pode tudo. Graças a Deus! Graças a Deus! Graças a Deus, nenhum dos Seus Planos pode ser frustrado.’

Deus tem planos com a minha vida, com a tua vida, com a nossa vida, com o Ministério, com a família, com os teus filhos, com o teu marido, com a tua esposa, com os teus negócios.

Os olhos de Deus estão sobre os justos, os ouvidos atentos às súplicas, mas o rosto de Deus está contra quem pratica males. Não te alarmes, não fiques perturbado, confia, santifica a Deus os problemas e sabe tu que nada pode ser frustrado com Deus. Deus pode, agora, mudar a tua sorte.

Em Isaias 55:8-9, diz a Palavra que tu deves guardar: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.”

Hoje, os teus pensamentos podem estar enormes: tu imaginas que podes perder a tua casa, que vão te tirar teus bens, que vão te matar… Irmão, Deus está no controle de todas as coisas. Ele sempre vence. Ele não te deixa sem esperança. Ele peleja e luta as tuas pelejas, as tuas batalhas. A batalha não é tua, é do Senhor!!! Glória a Deus!

Tu és abençoado por Deus. Não fujas da luta. Reconhece e entrega ao Senhor a tua situação. Mantém a tua integridade. Deus sempre vence. Ele fechou a porta do ontem para ti. Lembra-te de uma coisa: tu não és mais como antigamente: assustado, intimidado e acuado. Tu, hoje, és mais do que vencedor!

Antes de conhecermos a Graça de Deus vivíamos acuados e amedrontados, mas, nós não somos mais como antigamente. Dize: ‘Eu não sou mais como era antigamente.’

Deixa que o Senhor te defenda. Tu não és um mártir. És uma pedra viva! Tu não vieste a esta terra para apanhar, para te jogarem “flechas” no coração. Tu nasceste para vencer na vida!

Os olhos do Senhor estão sobre os justos, os Seus ouvidos atentos à súplica. O rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males. Aqueles que ameaçam serão envergonhados. Eles estão muito mais preocupados do que tu, pois eles têm que enfrentar Deus.

O mundo inteiro saberá que há um Deus verdadeiro. Vou te dizer, amado: mesmo que a realidade da tua vida possa ser quase insuportável, mesmo que tu estejas carregando um fardo pesado, acalma o teu coração. O Senhor te mostrará que os Seus caminhos são mais altos que os teus, que os Seus pensamentos são mais altos que os teus pensamentos.

Eu queria terminar com o Salmo 91, que não é só para ficar aberto na estante, na sala de visitas. É para ser vivido!

Salmo 91:8-16 “Somente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios. Pois disseste: O SENHOR é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada. Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente. Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei. Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação.”

Não estamos investindo a nossa vida em coisas infrutíferas. A Verdade é inconteste. É a Verdade de Deus. Não é conto de fadas! Os olhos do Senhor repousam sobres os justos, os Seus ouvidos estão atentos às súplicas, mas, o rosto de Deus está contra aqueles que praticam males.

Não te amedrontes com as ameaças do inimigo. Santifica a Cristo. Deus é o Senhor de toda e qualquer situação. Ele é o Senhor e fará com que sejam envergonhados aqueles que pelejam contra a tua vida.

Eu creio na Verdade. Se eu sou capaz de acreditar numa bula médica, sou muito mais capaz de crer na Bíblia Sagrada. Deus não deixa nenhum dos Seus Planos se frustrar. Ele fechou a porta do ontem. É para frente, é para cima! Se Deus não fosse a nosso favor perderíamos tudo. Ou nós cremos desta forma ou seremos perdedores o resto da vida.

Não te amedrontes nem fiques alarmado. O inimigo está muito mais preocupado do que tu. Ele tem que enfrentar o El Shadai, o Jeová Jireh, o Jeová Shamá, o El Eloin, O SENHOR JESUS CRISTO!

Quem resiste a Deus? Quem pode contra Jesus Cristo? Quem? Ninguém! Nada, nada, nada, nada… Nós estamos em terra firme, estamos em terra firme. A chuva vem, o vento sopra, o rio transborda, mas a casa permanece sobre a Rocha! Faz a tua vida ser harmoniosa, bem constituída.

O Senhor é Justo demais para ser cruel. Deus é Bom demais para ser mal. Ele não pode ser justo e cruel! O Deus da Bíblia é Misericordioso.

“Senhor, nós Te glorificamos. Pai, santificamos cada situação da nossa vida. Ó Deus, há alguém sofrendo, de luto, com dores, crises, problemas financeiros, ameaças, chantagens e gritos. Pai, em Nome de Jesus, Tu não Te deixas levar por nada disso. Tu não Te deixas levar por nada disso. Tu não Te deixas levar por nada disso. Glórias a Deus.”

ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR!

Teu apóstolo, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

11 respostas

  1. Obrigada deus abençoe por está palavra estava com o coração aflito mais agora com esta palavra deus acalmou meu coração

  2. Obrigado pela palavra, estou passando uma fase difícil estou buscando forças no senhor Jesus 🙏🏻

  3. Eu estou feliz com está mensagem fui glorificado pelo nome de Jesus Cristo.

  4. O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. (1 João 5:4) que Deus seja louvado e glorificado

  5. DEUS abençoe esse homem tão sábio que me trouxe essa palavra de consolo , diante de tanto sofrimentos.

  6. A paz. Essa palavra é de 2013 e agora, em 2023, 10 anos depois, a descubro buscando conforto pela internet, e parece estar falando diretamente comigo. Obrigada ao irmão que escreveu esse texto, Deus te abençoe.

  7. Glória a Deus. É tão bom ouvir palavras que nos consolam. Que Deus pela tua infinita bondade e misericórdia continue abençoando a vida de seu servo Miguel Ângelo. 🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE